Toda história de vida é uma obra de arte : ateliê biográfico como estratégia de criação de projetos de vida na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/248293 |
Resumo: | Trabalho e Projeto de Vida é a sexta competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e oferece oportunidades para o desenvolvimento de inovadores dispositivos para a (auto)reflexão, dentro de uma abordagem integral do ser humano. Nesse sentido, este texto apresenta os ateliês biográficos de projeto (ABP) como ambiências estratégicas de criação de projetos de vida para que os educandos, numa perspectiva autopoiética, possam se projetar no amanhã, a partir de seus conhecimentos, experienciais de individualização e de subjetivação, em seus contextos sociais. Assim, tomando a vida como uma obra de arte singular, aberta e viva, os ateliês biográficos de projeto podem favorecer a construção reflexiva das existências dos formandos da educação básica. Por fim, é apresentada a Dinâmica das Cartas como um dos dispositivos experienciais possíveis de autobiografizacióne heterobiografización, no âmbito de um ateliê biográfico. |
id |
UFRGS-2_478a6c14ecc209be261f36669705e591 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248293 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Arenhaldt, RafaelMachado, Alexsandro dos SantosSantos, Irene Reis dos2022-08-31T04:55:16Z20222177-8183http://hdl.handle.net/10183/248293001148221Trabalho e Projeto de Vida é a sexta competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e oferece oportunidades para o desenvolvimento de inovadores dispositivos para a (auto)reflexão, dentro de uma abordagem integral do ser humano. Nesse sentido, este texto apresenta os ateliês biográficos de projeto (ABP) como ambiências estratégicas de criação de projetos de vida para que os educandos, numa perspectiva autopoiética, possam se projetar no amanhã, a partir de seus conhecimentos, experienciais de individualização e de subjetivação, em seus contextos sociais. Assim, tomando a vida como uma obra de arte singular, aberta e viva, os ateliês biográficos de projeto podem favorecer a construção reflexiva das existências dos formandos da educação básica. Por fim, é apresentada a Dinâmica das Cartas como um dos dispositivos experienciais possíveis de autobiografizacióne heterobiografización, no âmbito de um ateliê biográfico.Work and Life Project is the sixth competence of the National Common Curricular Base (BNCC) and offers opportunities for the development of innovative devices for (self)reflection, within a whole approach to the human being. In this sense, this text presents the biographical project ateliers (ABP) as strategic environments for the creation of life projects so that students, from an autopoietic perspective, can project themselves into tomorrow, based on their knowledge, experiences of individualization and subjectivation, in their social contexts. Thus, taking life as a unique, open, and living work of art, biographical project ateliers can favor the reflective construction of the existence of basic education graduates. Finally, the Dynamics of Letters is presented as one of the possible experiential devices for autobiography and heterobiography, within the scope of a biographical atelier.Trabajo y Proyecto de Vida es la sexta competencia de la Base Nacional Común Curricular (BNCC) y ofrece oportunidades para el desarrollo de dispositivos innovadores para la (auto)reflexión, dentro de un abordaje integral del ser humano. En este sentido, este texto presenta los atelieres biográficos de proyectos (ABP) como entornos estratégicos para la creación de proyectos de vida para que los educandos, desde una perspectiva autopoiética, puedan proyectarse hacia el porvenir, a partir de sus conocimientos,experiencias de individualización y subjetivación, en sus contextos sociales. Así, tomando la vida como una obra de arte única, abierta y viva, los atelieres biográficos de proyectos pueden favorecer la construcción reflexiva de las existencias de los egresados de educación básica. Finalmente, la Dinámica de las Cartas se presenta como uno de los posibles dispositivos experienciales de la autobiografización y la heterobiografización, en el ámbito de un atelier biográfico.application/pdfporREVASF, Revista de Educação do Vale do São Francisco. Petrolina, PE. Vol. 12, n. 27 (abr. 2022), 17 f.Educação básicaFormação de professoresProjeto de vidaBiographical project ateliersLife projectDynamics of lettersAtelier biográfico de proyectoProyecto de vidaDinámica de las cartasToda história de vida é uma obra de arte : ateliê biográfico como estratégia de criação de projetos de vida na educação básicaEvery life history is a work of art : biographical atelier as a strategy to create life projects in basic educationToda historia de vida es una obra de arte : atelier biográfico como estrategia de creación de proyectos de vida en educación básicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148221.pdf.txt001148221.pdf.txtExtracted Texttext/plain33636http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248293/2/001148221.pdf.txte8caaf73e1e353476719af47c93da024MD52ORIGINAL001148221.pdfTexto completo (inglês)application/pdf273170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248293/1/001148221.pdf56e947f6d27395d25168c1b59b06b3f8MD5110183/2482932022-10-21 04:57:00.402969oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248293Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-21T07:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Toda história de vida é uma obra de arte : ateliê biográfico como estratégia de criação de projetos de vida na educação básica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Every life history is a work of art : biographical atelier as a strategy to create life projects in basic education |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Toda historia de vida es una obra de arte : atelier biográfico como estrategia de creación de proyectos de vida en educación básica |
title |
Toda história de vida é uma obra de arte : ateliê biográfico como estratégia de criação de projetos de vida na educação básica |
spellingShingle |
Toda história de vida é uma obra de arte : ateliê biográfico como estratégia de criação de projetos de vida na educação básica Arenhaldt, Rafael Educação básica Formação de professores Projeto de vida Biographical project ateliers Life project Dynamics of letters Atelier biográfico de proyecto Proyecto de vida Dinámica de las cartas |
title_short |
Toda história de vida é uma obra de arte : ateliê biográfico como estratégia de criação de projetos de vida na educação básica |
title_full |
Toda história de vida é uma obra de arte : ateliê biográfico como estratégia de criação de projetos de vida na educação básica |
title_fullStr |
Toda história de vida é uma obra de arte : ateliê biográfico como estratégia de criação de projetos de vida na educação básica |
title_full_unstemmed |
Toda história de vida é uma obra de arte : ateliê biográfico como estratégia de criação de projetos de vida na educação básica |
title_sort |
Toda história de vida é uma obra de arte : ateliê biográfico como estratégia de criação de projetos de vida na educação básica |
author |
Arenhaldt, Rafael |
author_facet |
Arenhaldt, Rafael Machado, Alexsandro dos Santos Santos, Irene Reis dos |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Alexsandro dos Santos Santos, Irene Reis dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arenhaldt, Rafael Machado, Alexsandro dos Santos Santos, Irene Reis dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação básica Formação de professores Projeto de vida |
topic |
Educação básica Formação de professores Projeto de vida Biographical project ateliers Life project Dynamics of letters Atelier biográfico de proyecto Proyecto de vida Dinámica de las cartas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Biographical project ateliers Life project Dynamics of letters |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Atelier biográfico de proyecto Proyecto de vida Dinámica de las cartas |
description |
Trabalho e Projeto de Vida é a sexta competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e oferece oportunidades para o desenvolvimento de inovadores dispositivos para a (auto)reflexão, dentro de uma abordagem integral do ser humano. Nesse sentido, este texto apresenta os ateliês biográficos de projeto (ABP) como ambiências estratégicas de criação de projetos de vida para que os educandos, numa perspectiva autopoiética, possam se projetar no amanhã, a partir de seus conhecimentos, experienciais de individualização e de subjetivação, em seus contextos sociais. Assim, tomando a vida como uma obra de arte singular, aberta e viva, os ateliês biográficos de projeto podem favorecer a construção reflexiva das existências dos formandos da educação básica. Por fim, é apresentada a Dinâmica das Cartas como um dos dispositivos experienciais possíveis de autobiografizacióne heterobiografización, no âmbito de um ateliê biográfico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-31T04:55:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/248293 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2177-8183 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001148221 |
identifier_str_mv |
2177-8183 001148221 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/248293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
REVASF, Revista de Educação do Vale do São Francisco. Petrolina, PE. Vol. 12, n. 27 (abr. 2022), 17 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248293/2/001148221.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248293/1/001148221.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e8caaf73e1e353476719af47c93da024 56e947f6d27395d25168c1b59b06b3f8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225067852464128 |