O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigoti, Renata de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252054
Resumo: Percebendo a diminuição do tempo destinado ao brincar para as crianças em Escolas de Educação Infantil e o aumento de atividades que visam atender conteúdos estabelecidos em projetos de ensino, surgem inquietações em torno do tema brincar na Educação Infantil. Entendo que o brincar seja um importante processo pedagógico na infância pois, através dele podem ser observados importantes marcos do desenvolvimento da criança. Além disso, pode proporcionar diversas oportunidades de aprendizado que influenciam no seu desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico. Sendo assim, algumas inquietações se evidenciam e motivam esta pesquisa, a exemplo disso estão: de que forma os professores estabelecem suas práticas pedagógicas em torno do brincar? Como a brincadeira é oportunizada para a criança? Livre ou supervisionada? Que lugar ocupa no planejamento dos professores? Como a aprendizagem é avaliada durante o brincar? Para tentar compreender estas questões, foram realizadas pesquisas bibliográficas para a discussão do referencial teórico e entrevistas com professores sobre o brincar como recurso pedagógico na Educação Infantil. Com o uso de formulário on-line no Google Forms, professoras da Rede Pública Municipal de Balneário Pinhal, atuantes em escolas de Educação Infantil nas suas diferentes etapas: creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos), compartilharam suas ações e concepções sobre o tema. A partir dos resultados obtidos, ficou evidente que na concepção dos professores o brincar é fundamental na Educação Infantil por ser um importante recurso para o aprendizado. E, por isso, integram o brincar nas ações dirigidas, ou seja, no planejamento as brincadeiras são pensadas para trabalhar conteúdos de forma lúdica e não o brincar livre.
id UFRGS-2_4798b4ae2f4a623b0acbee536cfb0a48
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252054
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rigoti, Renata de SouzaWeber, Dorcas Janice2022-12-01T04:51:18Z2022http://hdl.handle.net/10183/252054001154134Percebendo a diminuição do tempo destinado ao brincar para as crianças em Escolas de Educação Infantil e o aumento de atividades que visam atender conteúdos estabelecidos em projetos de ensino, surgem inquietações em torno do tema brincar na Educação Infantil. Entendo que o brincar seja um importante processo pedagógico na infância pois, através dele podem ser observados importantes marcos do desenvolvimento da criança. Além disso, pode proporcionar diversas oportunidades de aprendizado que influenciam no seu desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico. Sendo assim, algumas inquietações se evidenciam e motivam esta pesquisa, a exemplo disso estão: de que forma os professores estabelecem suas práticas pedagógicas em torno do brincar? Como a brincadeira é oportunizada para a criança? Livre ou supervisionada? Que lugar ocupa no planejamento dos professores? Como a aprendizagem é avaliada durante o brincar? Para tentar compreender estas questões, foram realizadas pesquisas bibliográficas para a discussão do referencial teórico e entrevistas com professores sobre o brincar como recurso pedagógico na Educação Infantil. Com o uso de formulário on-line no Google Forms, professoras da Rede Pública Municipal de Balneário Pinhal, atuantes em escolas de Educação Infantil nas suas diferentes etapas: creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos), compartilharam suas ações e concepções sobre o tema. A partir dos resultados obtidos, ficou evidente que na concepção dos professores o brincar é fundamental na Educação Infantil por ser um importante recurso para o aprendizado. E, por isso, integram o brincar nas ações dirigidas, ou seja, no planejamento as brincadeiras são pensadas para trabalhar conteúdos de forma lúdica e não o brincar livre.Realizing the decrease in the time devoted to playing for children in Early Childhood Education Schools and the increase in activities that aim to meet content established in teaching projects, concerns arise around the theme of playing in Early Childhood Education. I understand that playing is an important pedagogical process in childhood because, through it, important milestones in the child's development can be observed. In addition, it can provide several learning opportunities that influence their cognitive, social, emotional and physical development. Therefore, some concerns are evident and motivate this research, such as: how do teachers establish their pedagogical practices around playing? How is play provided for the child? Free or supervised? What place does it occupy in teachers' planning? How is learning assessed during play? To try to understand these questions, bibliographic research was carried out to discuss the theoretical framework and interviews with teachers about playing as a pedagogical resource in Early Childhood Education. Using an online form in Google Forms, teachers from the Municipal Public Network of Balneário Pinhal, working in Early Childhood Education schools in their different stages: day care (0 to 3 years old) and preschool (4 and 5 years old), shared their actions and conceptions on the subject. From the results obtained, it was evident that in the teachers' conception, playing is fundamental in Early Childhood Education because it is an important resource for learning. And, for this reason, they integrate playing in the directed actions, that is, in the planning, the games are designed to work content in a playful way and not free play.application/pdfporBrincadeiraEducação infantilAprendizagemDesenvolvimento infantilBalneário Pinhal (RS)PlayJokeChild educationLearningChild developmentO brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154134.pdf.txt001154134.pdf.txtExtracted Texttext/plain61036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252054/2/001154134.pdf.txtde0e797cc6a5cdbb7ca1c66f63714d8eMD52ORIGINAL001154134.pdfTexto completoapplication/pdf231342http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252054/1/001154134.pdff717902cab2ea48f91a332ca8966d055MD5110183/2520542022-12-02 05:52:15.7521oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252054Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-02T07:52:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal
title O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal
spellingShingle O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal
Rigoti, Renata de Souza
Brincadeira
Educação infantil
Aprendizagem
Desenvolvimento infantil
Balneário Pinhal (RS)
Play
Joke
Child education
Learning
Child development
title_short O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal
title_full O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal
title_fullStr O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal
title_full_unstemmed O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal
title_sort O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal
author Rigoti, Renata de Souza
author_facet Rigoti, Renata de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigoti, Renata de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Weber, Dorcas Janice
contributor_str_mv Weber, Dorcas Janice
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeira
Educação infantil
Aprendizagem
Desenvolvimento infantil
Balneário Pinhal (RS)
topic Brincadeira
Educação infantil
Aprendizagem
Desenvolvimento infantil
Balneário Pinhal (RS)
Play
Joke
Child education
Learning
Child development
dc.subject.eng.fl_str_mv Play
Joke
Child education
Learning
Child development
description Percebendo a diminuição do tempo destinado ao brincar para as crianças em Escolas de Educação Infantil e o aumento de atividades que visam atender conteúdos estabelecidos em projetos de ensino, surgem inquietações em torno do tema brincar na Educação Infantil. Entendo que o brincar seja um importante processo pedagógico na infância pois, através dele podem ser observados importantes marcos do desenvolvimento da criança. Além disso, pode proporcionar diversas oportunidades de aprendizado que influenciam no seu desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico. Sendo assim, algumas inquietações se evidenciam e motivam esta pesquisa, a exemplo disso estão: de que forma os professores estabelecem suas práticas pedagógicas em torno do brincar? Como a brincadeira é oportunizada para a criança? Livre ou supervisionada? Que lugar ocupa no planejamento dos professores? Como a aprendizagem é avaliada durante o brincar? Para tentar compreender estas questões, foram realizadas pesquisas bibliográficas para a discussão do referencial teórico e entrevistas com professores sobre o brincar como recurso pedagógico na Educação Infantil. Com o uso de formulário on-line no Google Forms, professoras da Rede Pública Municipal de Balneário Pinhal, atuantes em escolas de Educação Infantil nas suas diferentes etapas: creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos), compartilharam suas ações e concepções sobre o tema. A partir dos resultados obtidos, ficou evidente que na concepção dos professores o brincar é fundamental na Educação Infantil por ser um importante recurso para o aprendizado. E, por isso, integram o brincar nas ações dirigidas, ou seja, no planejamento as brincadeiras são pensadas para trabalhar conteúdos de forma lúdica e não o brincar livre.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-01T04:51:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252054
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154134
url http://hdl.handle.net/10183/252054
identifier_str_mv 001154134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252054/2/001154134.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252054/1/001154134.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv de0e797cc6a5cdbb7ca1c66f63714d8e
f717902cab2ea48f91a332ca8966d055
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447324239855616