O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigoti, Renata de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252054
Resumo: Percebendo a diminuição do tempo destinado ao brincar para as crianças em Escolas de Educação Infantil e o aumento de atividades que visam atender conteúdos estabelecidos em projetos de ensino, surgem inquietações em torno do tema brincar na Educação Infantil. Entendo que o brincar seja um importante processo pedagógico na infância pois, através dele podem ser observados importantes marcos do desenvolvimento da criança. Além disso, pode proporcionar diversas oportunidades de aprendizado que influenciam no seu desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico. Sendo assim, algumas inquietações se evidenciam e motivam esta pesquisa, a exemplo disso estão: de que forma os professores estabelecem suas práticas pedagógicas em torno do brincar? Como a brincadeira é oportunizada para a criança? Livre ou supervisionada? Que lugar ocupa no planejamento dos professores? Como a aprendizagem é avaliada durante o brincar? Para tentar compreender estas questões, foram realizadas pesquisas bibliográficas para a discussão do referencial teórico e entrevistas com professores sobre o brincar como recurso pedagógico na Educação Infantil. Com o uso de formulário on-line no Google Forms, professoras da Rede Pública Municipal de Balneário Pinhal, atuantes em escolas de Educação Infantil nas suas diferentes etapas: creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos), compartilharam suas ações e concepções sobre o tema. A partir dos resultados obtidos, ficou evidente que na concepção dos professores o brincar é fundamental na Educação Infantil por ser um importante recurso para o aprendizado. E, por isso, integram o brincar nas ações dirigidas, ou seja, no planejamento as brincadeiras são pensadas para trabalhar conteúdos de forma lúdica e não o brincar livre.
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