O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252054 |
Resumo: | Percebendo a diminuição do tempo destinado ao brincar para as crianças em Escolas de Educação Infantil e o aumento de atividades que visam atender conteúdos estabelecidos em projetos de ensino, surgem inquietações em torno do tema brincar na Educação Infantil. Entendo que o brincar seja um importante processo pedagógico na infância pois, através dele podem ser observados importantes marcos do desenvolvimento da criança. Além disso, pode proporcionar diversas oportunidades de aprendizado que influenciam no seu desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico. Sendo assim, algumas inquietações se evidenciam e motivam esta pesquisa, a exemplo disso estão: de que forma os professores estabelecem suas práticas pedagógicas em torno do brincar? Como a brincadeira é oportunizada para a criança? Livre ou supervisionada? Que lugar ocupa no planejamento dos professores? Como a aprendizagem é avaliada durante o brincar? Para tentar compreender estas questões, foram realizadas pesquisas bibliográficas para a discussão do referencial teórico e entrevistas com professores sobre o brincar como recurso pedagógico na Educação Infantil. Com o uso de formulário on-line no Google Forms, professoras da Rede Pública Municipal de Balneário Pinhal, atuantes em escolas de Educação Infantil nas suas diferentes etapas: creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos), compartilharam suas ações e concepções sobre o tema. A partir dos resultados obtidos, ficou evidente que na concepção dos professores o brincar é fundamental na Educação Infantil por ser um importante recurso para o aprendizado. E, por isso, integram o brincar nas ações dirigidas, ou seja, no planejamento as brincadeiras são pensadas para trabalhar conteúdos de forma lúdica e não o brincar livre. |
id |
UFRGS-2_4798b4ae2f4a623b0acbee536cfb0a48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252054 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rigoti, Renata de SouzaWeber, Dorcas Janice2022-12-01T04:51:18Z2022http://hdl.handle.net/10183/252054001154134Percebendo a diminuição do tempo destinado ao brincar para as crianças em Escolas de Educação Infantil e o aumento de atividades que visam atender conteúdos estabelecidos em projetos de ensino, surgem inquietações em torno do tema brincar na Educação Infantil. Entendo que o brincar seja um importante processo pedagógico na infância pois, através dele podem ser observados importantes marcos do desenvolvimento da criança. Além disso, pode proporcionar diversas oportunidades de aprendizado que influenciam no seu desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico. Sendo assim, algumas inquietações se evidenciam e motivam esta pesquisa, a exemplo disso estão: de que forma os professores estabelecem suas práticas pedagógicas em torno do brincar? Como a brincadeira é oportunizada para a criança? Livre ou supervisionada? Que lugar ocupa no planejamento dos professores? Como a aprendizagem é avaliada durante o brincar? Para tentar compreender estas questões, foram realizadas pesquisas bibliográficas para a discussão do referencial teórico e entrevistas com professores sobre o brincar como recurso pedagógico na Educação Infantil. Com o uso de formulário on-line no Google Forms, professoras da Rede Pública Municipal de Balneário Pinhal, atuantes em escolas de Educação Infantil nas suas diferentes etapas: creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos), compartilharam suas ações e concepções sobre o tema. A partir dos resultados obtidos, ficou evidente que na concepção dos professores o brincar é fundamental na Educação Infantil por ser um importante recurso para o aprendizado. E, por isso, integram o brincar nas ações dirigidas, ou seja, no planejamento as brincadeiras são pensadas para trabalhar conteúdos de forma lúdica e não o brincar livre.Realizing the decrease in the time devoted to playing for children in Early Childhood Education Schools and the increase in activities that aim to meet content established in teaching projects, concerns arise around the theme of playing in Early Childhood Education. I understand that playing is an important pedagogical process in childhood because, through it, important milestones in the child's development can be observed. In addition, it can provide several learning opportunities that influence their cognitive, social, emotional and physical development. Therefore, some concerns are evident and motivate this research, such as: how do teachers establish their pedagogical practices around playing? How is play provided for the child? Free or supervised? What place does it occupy in teachers' planning? How is learning assessed during play? To try to understand these questions, bibliographic research was carried out to discuss the theoretical framework and interviews with teachers about playing as a pedagogical resource in Early Childhood Education. Using an online form in Google Forms, teachers from the Municipal Public Network of Balneário Pinhal, working in Early Childhood Education schools in their different stages: day care (0 to 3 years old) and preschool (4 and 5 years old), shared their actions and conceptions on the subject. From the results obtained, it was evident that in the teachers' conception, playing is fundamental in Early Childhood Education because it is an important resource for learning. And, for this reason, they integrate playing in the directed actions, that is, in the planning, the games are designed to work content in a playful way and not free play.application/pdfporBrincadeiraEducação infantilAprendizagemDesenvolvimento infantilBalneário Pinhal (RS)PlayJokeChild educationLearningChild developmentO brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154134.pdf.txt001154134.pdf.txtExtracted Texttext/plain61036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252054/2/001154134.pdf.txtde0e797cc6a5cdbb7ca1c66f63714d8eMD52ORIGINAL001154134.pdfTexto completoapplication/pdf231342http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252054/1/001154134.pdff717902cab2ea48f91a332ca8966d055MD5110183/2520542022-12-02 05:52:15.7521oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252054Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-02T07:52:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal |
title |
O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal |
spellingShingle |
O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal Rigoti, Renata de Souza Brincadeira Educação infantil Aprendizagem Desenvolvimento infantil Balneário Pinhal (RS) Play Joke Child education Learning Child development |
title_short |
O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal |
title_full |
O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal |
title_fullStr |
O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal |
title_full_unstemmed |
O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal |
title_sort |
O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal |
author |
Rigoti, Renata de Souza |
author_facet |
Rigoti, Renata de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rigoti, Renata de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Weber, Dorcas Janice |
contributor_str_mv |
Weber, Dorcas Janice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincadeira Educação infantil Aprendizagem Desenvolvimento infantil Balneário Pinhal (RS) |
topic |
Brincadeira Educação infantil Aprendizagem Desenvolvimento infantil Balneário Pinhal (RS) Play Joke Child education Learning Child development |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Play Joke Child education Learning Child development |
description |
Percebendo a diminuição do tempo destinado ao brincar para as crianças em Escolas de Educação Infantil e o aumento de atividades que visam atender conteúdos estabelecidos em projetos de ensino, surgem inquietações em torno do tema brincar na Educação Infantil. Entendo que o brincar seja um importante processo pedagógico na infância pois, através dele podem ser observados importantes marcos do desenvolvimento da criança. Além disso, pode proporcionar diversas oportunidades de aprendizado que influenciam no seu desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico. Sendo assim, algumas inquietações se evidenciam e motivam esta pesquisa, a exemplo disso estão: de que forma os professores estabelecem suas práticas pedagógicas em torno do brincar? Como a brincadeira é oportunizada para a criança? Livre ou supervisionada? Que lugar ocupa no planejamento dos professores? Como a aprendizagem é avaliada durante o brincar? Para tentar compreender estas questões, foram realizadas pesquisas bibliográficas para a discussão do referencial teórico e entrevistas com professores sobre o brincar como recurso pedagógico na Educação Infantil. Com o uso de formulário on-line no Google Forms, professoras da Rede Pública Municipal de Balneário Pinhal, atuantes em escolas de Educação Infantil nas suas diferentes etapas: creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos), compartilharam suas ações e concepções sobre o tema. A partir dos resultados obtidos, ficou evidente que na concepção dos professores o brincar é fundamental na Educação Infantil por ser um importante recurso para o aprendizado. E, por isso, integram o brincar nas ações dirigidas, ou seja, no planejamento as brincadeiras são pensadas para trabalhar conteúdos de forma lúdica e não o brincar livre. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-01T04:51:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/252054 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001154134 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/252054 |
identifier_str_mv |
001154134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252054/2/001154134.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252054/1/001154134.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
de0e797cc6a5cdbb7ca1c66f63714d8e f717902cab2ea48f91a332ca8966d055 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447324239855616 |