"Não é algo para o qual a universidade nos prepara" : materiais didáticos interdisciplinares produzidos por professores de inglês em formação no Programa de Residência Pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fritsch, Deborah Luchesi Biazus Veronese
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vial, Ana Paula Seixas, Sarmento, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256340
Resumo: Este artigo trata sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP), no qual professores de inglês em formação inicial (residentes) trabalharam com turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob uma perspectiva interdisciplinar com a disciplina de Ciências. O estudo objetiva (1) analisar os materiais didáticos (MDs) de inglês produzidos pelos residentes para suas aulas e (2) seus relatos de experiências no PRP. Nos MDs, a integração entre Inglês e Ciências foi analisada a partir das temáticas e dos textos presentes nas tarefas, enquanto nos relatos identificou-se as perspectivas dos residentes acerca dos MDs. Foram estabelecidas categorias de análise a posteriori: relevância da temática para os alunos; autenticidade e coerência dos textos com as temáticas (SCHLATTER, 2009); diversidade de gêneros (SCHLATTER; GARCEZ, 2009; PRADO et al, 2014) e trabalho com a linguagem estabelecendo diálogo (FAZENDA, 2003) e convergência (FIORIN, 2009) com ciências. Observouse que, pelo uso de diferentes textos autênticos sobre temáticas de ciências, possibilitou-se a integração entre as disciplinas de Inglês e Ciências. Para os residentes, a interdisciplinaridade promoveu um ensino mais contextualizado, significativo e crítico, pois os textos sobre temáticas relevantes relacionadas a ciências possibilitaram a aproximação com aspectos da realidade dos alunos.
id UFRGS-2_47c73239d908e17844fa581e0621f677
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256340
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fritsch, Deborah Luchesi Biazus VeroneseVial, Ana Paula SeixasSarmento, Simone2023-03-29T03:24:01Z20222358-5870http://hdl.handle.net/10183/256340001164488Este artigo trata sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP), no qual professores de inglês em formação inicial (residentes) trabalharam com turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob uma perspectiva interdisciplinar com a disciplina de Ciências. O estudo objetiva (1) analisar os materiais didáticos (MDs) de inglês produzidos pelos residentes para suas aulas e (2) seus relatos de experiências no PRP. Nos MDs, a integração entre Inglês e Ciências foi analisada a partir das temáticas e dos textos presentes nas tarefas, enquanto nos relatos identificou-se as perspectivas dos residentes acerca dos MDs. Foram estabelecidas categorias de análise a posteriori: relevância da temática para os alunos; autenticidade e coerência dos textos com as temáticas (SCHLATTER, 2009); diversidade de gêneros (SCHLATTER; GARCEZ, 2009; PRADO et al, 2014) e trabalho com a linguagem estabelecendo diálogo (FAZENDA, 2003) e convergência (FIORIN, 2009) com ciências. Observouse que, pelo uso de diferentes textos autênticos sobre temáticas de ciências, possibilitou-se a integração entre as disciplinas de Inglês e Ciências. Para os residentes, a interdisciplinaridade promoveu um ensino mais contextualizado, significativo e crítico, pois os textos sobre temáticas relevantes relacionadas a ciências possibilitaram a aproximação com aspectos da realidade dos alunos.This article is about the Pedagogical Residency Program (PRP), in which student teachers of English (residents) worked with Youth and Adult Education (YAE) groups under an interdisciplinary perspective with the subject of Sciences. This study aims to (1) analyze the English teaching materials (TMs) produced by residents for their classes and (2) the written reports about the residents‟ experiences in PRP. In the TMs, the integration between English and Sciences was analyzed based on the themes and the texts of the tasks, while in the reports the perspectives of the residents about the TMs were identified. Categories of analysis were later established: relevance of the theme for students; authenticity and coherence of the texts with the themes (SCHLATTER, 2009); diversity of genres (SCHLATTER; GARCEZ, 2009; PRADO et al, 2014) and work with language establishing dialogue (FAZENDA, 2003) and convergence (FIORIN, 2009) with Sciences. It was observed that, by using different authentic texts on science themes, the integration between the English and Science subjects was made possible. For the residents, interdisciplinarity promoted a more contextualized, meaningful and critical teaching, as the texts on relevant themes related to Sciences made it possible to approach aspects of students‟ realities.application/pdfporLeia Escola. [Campina Grande, PB]. Vol. 22, n. 3 (dez. 2022), p. 9-29Material didáticoFormação de professoresLíngua inglesaEducação de jovens e adultosInterdisciplinaridadeTeaching materialsLanguage teachingInterdisciplinarityYouth and Adult EducationTeacher education"Não é algo para o qual a universidade nos prepara" : materiais didáticos interdisciplinares produzidos por professores de inglês em formação no Programa de Residência Pedagógica"It is not something university prepares us for" : interdisciplinary teaching materials designed by student teachers of English in the Pedagogical Residency Programinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001164488.pdf.txt001164488.pdf.txtExtracted Texttext/plain64770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256340/2/001164488.pdf.txtba578193a53f9e616cd00248fdcab7a1MD52ORIGINAL001164488.pdfTexto completoapplication/pdf1870984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256340/1/001164488.pdf6457a0fc1ee4b495783c8166256c53a1MD5110183/2563402023-03-30 03:21:28.357268oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256340Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-30T06:21:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Não é algo para o qual a universidade nos prepara" : materiais didáticos interdisciplinares produzidos por professores de inglês em formação no Programa de Residência Pedagógica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv "It is not something university prepares us for" : interdisciplinary teaching materials designed by student teachers of English in the Pedagogical Residency Program
title "Não é algo para o qual a universidade nos prepara" : materiais didáticos interdisciplinares produzidos por professores de inglês em formação no Programa de Residência Pedagógica
spellingShingle "Não é algo para o qual a universidade nos prepara" : materiais didáticos interdisciplinares produzidos por professores de inglês em formação no Programa de Residência Pedagógica
Fritsch, Deborah Luchesi Biazus Veronese
Material didático
Formação de professores
Língua inglesa
Educação de jovens e adultos
Interdisciplinaridade
Teaching materials
Language teaching
Interdisciplinarity
Youth and Adult Education
Teacher education
title_short "Não é algo para o qual a universidade nos prepara" : materiais didáticos interdisciplinares produzidos por professores de inglês em formação no Programa de Residência Pedagógica
title_full "Não é algo para o qual a universidade nos prepara" : materiais didáticos interdisciplinares produzidos por professores de inglês em formação no Programa de Residência Pedagógica
title_fullStr "Não é algo para o qual a universidade nos prepara" : materiais didáticos interdisciplinares produzidos por professores de inglês em formação no Programa de Residência Pedagógica
title_full_unstemmed "Não é algo para o qual a universidade nos prepara" : materiais didáticos interdisciplinares produzidos por professores de inglês em formação no Programa de Residência Pedagógica
title_sort "Não é algo para o qual a universidade nos prepara" : materiais didáticos interdisciplinares produzidos por professores de inglês em formação no Programa de Residência Pedagógica
author Fritsch, Deborah Luchesi Biazus Veronese
author_facet Fritsch, Deborah Luchesi Biazus Veronese
Vial, Ana Paula Seixas
Sarmento, Simone
author_role author
author2 Vial, Ana Paula Seixas
Sarmento, Simone
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fritsch, Deborah Luchesi Biazus Veronese
Vial, Ana Paula Seixas
Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático
Formação de professores
Língua inglesa
Educação de jovens e adultos
Interdisciplinaridade
topic Material didático
Formação de professores
Língua inglesa
Educação de jovens e adultos
Interdisciplinaridade
Teaching materials
Language teaching
Interdisciplinarity
Youth and Adult Education
Teacher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching materials
Language teaching
Interdisciplinarity
Youth and Adult Education
Teacher education
description Este artigo trata sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP), no qual professores de inglês em formação inicial (residentes) trabalharam com turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob uma perspectiva interdisciplinar com a disciplina de Ciências. O estudo objetiva (1) analisar os materiais didáticos (MDs) de inglês produzidos pelos residentes para suas aulas e (2) seus relatos de experiências no PRP. Nos MDs, a integração entre Inglês e Ciências foi analisada a partir das temáticas e dos textos presentes nas tarefas, enquanto nos relatos identificou-se as perspectivas dos residentes acerca dos MDs. Foram estabelecidas categorias de análise a posteriori: relevância da temática para os alunos; autenticidade e coerência dos textos com as temáticas (SCHLATTER, 2009); diversidade de gêneros (SCHLATTER; GARCEZ, 2009; PRADO et al, 2014) e trabalho com a linguagem estabelecendo diálogo (FAZENDA, 2003) e convergência (FIORIN, 2009) com ciências. Observouse que, pelo uso de diferentes textos autênticos sobre temáticas de ciências, possibilitou-se a integração entre as disciplinas de Inglês e Ciências. Para os residentes, a interdisciplinaridade promoveu um ensino mais contextualizado, significativo e crítico, pois os textos sobre temáticas relevantes relacionadas a ciências possibilitaram a aproximação com aspectos da realidade dos alunos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-29T03:24:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256340
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2358-5870
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001164488
identifier_str_mv 2358-5870
001164488
url http://hdl.handle.net/10183/256340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Leia Escola. [Campina Grande, PB]. Vol. 22, n. 3 (dez. 2022), p. 9-29
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256340/2/001164488.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256340/1/001164488.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ba578193a53f9e616cd00248fdcab7a1
6457a0fc1ee4b495783c8166256c53a1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225084234366976