"Não é algo para o qual a universidade nos prepara" : materiais didáticos interdisciplinares produzidos por professores de inglês em formação no Programa de Residência Pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256340 |
Resumo: | Este artigo trata sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP), no qual professores de inglês em formação inicial (residentes) trabalharam com turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob uma perspectiva interdisciplinar com a disciplina de Ciências. O estudo objetiva (1) analisar os materiais didáticos (MDs) de inglês produzidos pelos residentes para suas aulas e (2) seus relatos de experiências no PRP. Nos MDs, a integração entre Inglês e Ciências foi analisada a partir das temáticas e dos textos presentes nas tarefas, enquanto nos relatos identificou-se as perspectivas dos residentes acerca dos MDs. Foram estabelecidas categorias de análise a posteriori: relevância da temática para os alunos; autenticidade e coerência dos textos com as temáticas (SCHLATTER, 2009); diversidade de gêneros (SCHLATTER; GARCEZ, 2009; PRADO et al, 2014) e trabalho com a linguagem estabelecendo diálogo (FAZENDA, 2003) e convergência (FIORIN, 2009) com ciências. Observouse que, pelo uso de diferentes textos autênticos sobre temáticas de ciências, possibilitou-se a integração entre as disciplinas de Inglês e Ciências. Para os residentes, a interdisciplinaridade promoveu um ensino mais contextualizado, significativo e crítico, pois os textos sobre temáticas relevantes relacionadas a ciências possibilitaram a aproximação com aspectos da realidade dos alunos. |
id |
UFRGS-2_47c73239d908e17844fa581e0621f677 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256340 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fritsch, Deborah Luchesi Biazus VeroneseVial, Ana Paula SeixasSarmento, Simone2023-03-29T03:24:01Z20222358-5870http://hdl.handle.net/10183/256340001164488Este artigo trata sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP), no qual professores de inglês em formação inicial (residentes) trabalharam com turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob uma perspectiva interdisciplinar com a disciplina de Ciências. O estudo objetiva (1) analisar os materiais didáticos (MDs) de inglês produzidos pelos residentes para suas aulas e (2) seus relatos de experiências no PRP. Nos MDs, a integração entre Inglês e Ciências foi analisada a partir das temáticas e dos textos presentes nas tarefas, enquanto nos relatos identificou-se as perspectivas dos residentes acerca dos MDs. Foram estabelecidas categorias de análise a posteriori: relevância da temática para os alunos; autenticidade e coerência dos textos com as temáticas (SCHLATTER, 2009); diversidade de gêneros (SCHLATTER; GARCEZ, 2009; PRADO et al, 2014) e trabalho com a linguagem estabelecendo diálogo (FAZENDA, 2003) e convergência (FIORIN, 2009) com ciências. Observouse que, pelo uso de diferentes textos autênticos sobre temáticas de ciências, possibilitou-se a integração entre as disciplinas de Inglês e Ciências. Para os residentes, a interdisciplinaridade promoveu um ensino mais contextualizado, significativo e crítico, pois os textos sobre temáticas relevantes relacionadas a ciências possibilitaram a aproximação com aspectos da realidade dos alunos.This article is about the Pedagogical Residency Program (PRP), in which student teachers of English (residents) worked with Youth and Adult Education (YAE) groups under an interdisciplinary perspective with the subject of Sciences. This study aims to (1) analyze the English teaching materials (TMs) produced by residents for their classes and (2) the written reports about the residents‟ experiences in PRP. In the TMs, the integration between English and Sciences was analyzed based on the themes and the texts of the tasks, while in the reports the perspectives of the residents about the TMs were identified. Categories of analysis were later established: relevance of the theme for students; authenticity and coherence of the texts with the themes (SCHLATTER, 2009); diversity of genres (SCHLATTER; GARCEZ, 2009; PRADO et al, 2014) and work with language establishing dialogue (FAZENDA, 2003) and convergence (FIORIN, 2009) with Sciences. It was observed that, by using different authentic texts on science themes, the integration between the English and Science subjects was made possible. For the residents, interdisciplinarity promoted a more contextualized, meaningful and critical teaching, as the texts on relevant themes related to Sciences made it possible to approach aspects of students‟ realities.application/pdfporLeia Escola. [Campina Grande, PB]. Vol. 22, n. 3 (dez. 2022), p. 9-29Material didáticoFormação de professoresLíngua inglesaEducação de jovens e adultosInterdisciplinaridadeTeaching materialsLanguage teachingInterdisciplinarityYouth and Adult EducationTeacher education"Não é algo para o qual a universidade nos prepara" : materiais didáticos interdisciplinares produzidos por professores de inglês em formação no Programa de Residência Pedagógica"It is not something university prepares us for" : interdisciplinary teaching materials designed by student teachers of English in the Pedagogical Residency Programinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001164488.pdf.txt001164488.pdf.txtExtracted Texttext/plain64770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256340/2/001164488.pdf.txtba578193a53f9e616cd00248fdcab7a1MD52ORIGINAL001164488.pdfTexto completoapplication/pdf1870984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256340/1/001164488.pdf6457a0fc1ee4b495783c8166256c53a1MD5110183/2563402023-03-30 03:21:28.357268oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256340Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-30T06:21:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Não é algo para o qual a universidade nos prepara" : materiais didáticos interdisciplinares produzidos por professores de inglês em formação no Programa de Residência Pedagógica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
"It is not something university prepares us for" : interdisciplinary teaching materials designed by student teachers of English in the Pedagogical Residency Program |
title |
"Não é algo para o qual a universidade nos prepara" : materiais didáticos interdisciplinares produzidos por professores de inglês em formação no Programa de Residência Pedagógica |
spellingShingle |
"Não é algo para o qual a universidade nos prepara" : materiais didáticos interdisciplinares produzidos por professores de inglês em formação no Programa de Residência Pedagógica Fritsch, Deborah Luchesi Biazus Veronese Material didático Formação de professores Língua inglesa Educação de jovens e adultos Interdisciplinaridade Teaching materials Language teaching Interdisciplinarity Youth and Adult Education Teacher education |
title_short |
"Não é algo para o qual a universidade nos prepara" : materiais didáticos interdisciplinares produzidos por professores de inglês em formação no Programa de Residência Pedagógica |
title_full |
"Não é algo para o qual a universidade nos prepara" : materiais didáticos interdisciplinares produzidos por professores de inglês em formação no Programa de Residência Pedagógica |
title_fullStr |
"Não é algo para o qual a universidade nos prepara" : materiais didáticos interdisciplinares produzidos por professores de inglês em formação no Programa de Residência Pedagógica |
title_full_unstemmed |
"Não é algo para o qual a universidade nos prepara" : materiais didáticos interdisciplinares produzidos por professores de inglês em formação no Programa de Residência Pedagógica |
title_sort |
"Não é algo para o qual a universidade nos prepara" : materiais didáticos interdisciplinares produzidos por professores de inglês em formação no Programa de Residência Pedagógica |
author |
Fritsch, Deborah Luchesi Biazus Veronese |
author_facet |
Fritsch, Deborah Luchesi Biazus Veronese Vial, Ana Paula Seixas Sarmento, Simone |
author_role |
author |
author2 |
Vial, Ana Paula Seixas Sarmento, Simone |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fritsch, Deborah Luchesi Biazus Veronese Vial, Ana Paula Seixas Sarmento, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material didático Formação de professores Língua inglesa Educação de jovens e adultos Interdisciplinaridade |
topic |
Material didático Formação de professores Língua inglesa Educação de jovens e adultos Interdisciplinaridade Teaching materials Language teaching Interdisciplinarity Youth and Adult Education Teacher education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching materials Language teaching Interdisciplinarity Youth and Adult Education Teacher education |
description |
Este artigo trata sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP), no qual professores de inglês em formação inicial (residentes) trabalharam com turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob uma perspectiva interdisciplinar com a disciplina de Ciências. O estudo objetiva (1) analisar os materiais didáticos (MDs) de inglês produzidos pelos residentes para suas aulas e (2) seus relatos de experiências no PRP. Nos MDs, a integração entre Inglês e Ciências foi analisada a partir das temáticas e dos textos presentes nas tarefas, enquanto nos relatos identificou-se as perspectivas dos residentes acerca dos MDs. Foram estabelecidas categorias de análise a posteriori: relevância da temática para os alunos; autenticidade e coerência dos textos com as temáticas (SCHLATTER, 2009); diversidade de gêneros (SCHLATTER; GARCEZ, 2009; PRADO et al, 2014) e trabalho com a linguagem estabelecendo diálogo (FAZENDA, 2003) e convergência (FIORIN, 2009) com ciências. Observouse que, pelo uso de diferentes textos autênticos sobre temáticas de ciências, possibilitou-se a integração entre as disciplinas de Inglês e Ciências. Para os residentes, a interdisciplinaridade promoveu um ensino mais contextualizado, significativo e crítico, pois os textos sobre temáticas relevantes relacionadas a ciências possibilitaram a aproximação com aspectos da realidade dos alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-29T03:24:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/256340 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2358-5870 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001164488 |
identifier_str_mv |
2358-5870 001164488 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/256340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Leia Escola. [Campina Grande, PB]. Vol. 22, n. 3 (dez. 2022), p. 9-29 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256340/2/001164488.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256340/1/001164488.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ba578193a53f9e616cd00248fdcab7a1 6457a0fc1ee4b495783c8166256c53a1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447823647244288 |