Trajetórias de vida de mulheres da EJA : o papel da escola no empoderamento feminino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199212 |
Resumo: | Este estudo é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da UFRGS (2019/1). Qualifica-se como pesquisa qualitativa por se preocupar com a interpretação dos dados e sua origem. A pesquisa procurou investigar a importância da escola na vida das estudantes e como a escola pode desempenhar um papel fundamental para o empoderamento das mulheres. Pensando nos condicionantes que excluíram tais mulheres da escola, a pesquisa visou entender quais foram as mudanças ocorridas na vida de cada uma delas como elas se sentem após ingressarem na escola novamente. Foram utilizadas como recurso metodológico entrevistas semiestruturadas, buscando entender quais foram as mudanças na vida dessas mulheres e como elas se sentem inseridas nesse ambiente. Para tanto, este estudo encontrou fundamentação em autores como: Guacira Lopes Louro (1997), Heleieth Saffioti (1992), Joan Scott (1990), Chimamanda Adiche (2017) entre outros, os quais produzem pesquisas em diversas áreas que se complementaram para a realização deste trabalho. Este trabalho me proporcionou um aprofundamento sobre o quanto é importante adquirir um olhar atento sobre os sujeitos, bem como suas histórias de vida, possibilitando um outro olhar diante das práticas docentes, principalmente no tocante ao posicionamento profissional, permitindo uma reflexão acerca da postura docente e, consequentemente, a qualificação da minha atuação como professora no sentido de promover ações que envolvam práticas educativas que possibilitem o empoderamento e o olhar crítico das estudantes imersas nos ambientes escolares. |
id |
UFRGS-2_4808115efcafc6be9d9f4e7148b3b041 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199212 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Yasmin CardosoArenhaldt, Rafael2019-09-13T03:49:12Z2019http://hdl.handle.net/10183/199212001100905Este estudo é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da UFRGS (2019/1). Qualifica-se como pesquisa qualitativa por se preocupar com a interpretação dos dados e sua origem. A pesquisa procurou investigar a importância da escola na vida das estudantes e como a escola pode desempenhar um papel fundamental para o empoderamento das mulheres. Pensando nos condicionantes que excluíram tais mulheres da escola, a pesquisa visou entender quais foram as mudanças ocorridas na vida de cada uma delas como elas se sentem após ingressarem na escola novamente. Foram utilizadas como recurso metodológico entrevistas semiestruturadas, buscando entender quais foram as mudanças na vida dessas mulheres e como elas se sentem inseridas nesse ambiente. Para tanto, este estudo encontrou fundamentação em autores como: Guacira Lopes Louro (1997), Heleieth Saffioti (1992), Joan Scott (1990), Chimamanda Adiche (2017) entre outros, os quais produzem pesquisas em diversas áreas que se complementaram para a realização deste trabalho. Este trabalho me proporcionou um aprofundamento sobre o quanto é importante adquirir um olhar atento sobre os sujeitos, bem como suas histórias de vida, possibilitando um outro olhar diante das práticas docentes, principalmente no tocante ao posicionamento profissional, permitindo uma reflexão acerca da postura docente e, consequentemente, a qualificação da minha atuação como professora no sentido de promover ações que envolvam práticas educativas que possibilitem o empoderamento e o olhar crítico das estudantes imersas nos ambientes escolares.application/pdfporMulheresTrajetorias de vidaEscolaExclusãoEmpoderamentoTrajetórias de vida de mulheres da EJA : o papel da escola no empoderamento femininoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100905.pdf.txt001100905.pdf.txtExtracted Texttext/plain75359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199212/2/001100905.pdf.txt21519f08890b29212611c47ace7d6b2eMD52ORIGINAL001100905.pdfTexto completoapplication/pdf733435http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199212/1/001100905.pdfab7dab2defb8c952495a5c2f0ad7e5a7MD5110183/1992122019-09-14 03:53:58.353208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199212Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:53:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trajetórias de vida de mulheres da EJA : o papel da escola no empoderamento feminino |
title |
Trajetórias de vida de mulheres da EJA : o papel da escola no empoderamento feminino |
spellingShingle |
Trajetórias de vida de mulheres da EJA : o papel da escola no empoderamento feminino Alves, Yasmin Cardoso Mulheres Trajetorias de vida Escola Exclusão Empoderamento |
title_short |
Trajetórias de vida de mulheres da EJA : o papel da escola no empoderamento feminino |
title_full |
Trajetórias de vida de mulheres da EJA : o papel da escola no empoderamento feminino |
title_fullStr |
Trajetórias de vida de mulheres da EJA : o papel da escola no empoderamento feminino |
title_full_unstemmed |
Trajetórias de vida de mulheres da EJA : o papel da escola no empoderamento feminino |
title_sort |
Trajetórias de vida de mulheres da EJA : o papel da escola no empoderamento feminino |
author |
Alves, Yasmin Cardoso |
author_facet |
Alves, Yasmin Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Yasmin Cardoso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Arenhaldt, Rafael |
contributor_str_mv |
Arenhaldt, Rafael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulheres Trajetorias de vida Escola Exclusão Empoderamento |
topic |
Mulheres Trajetorias de vida Escola Exclusão Empoderamento |
description |
Este estudo é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da UFRGS (2019/1). Qualifica-se como pesquisa qualitativa por se preocupar com a interpretação dos dados e sua origem. A pesquisa procurou investigar a importância da escola na vida das estudantes e como a escola pode desempenhar um papel fundamental para o empoderamento das mulheres. Pensando nos condicionantes que excluíram tais mulheres da escola, a pesquisa visou entender quais foram as mudanças ocorridas na vida de cada uma delas como elas se sentem após ingressarem na escola novamente. Foram utilizadas como recurso metodológico entrevistas semiestruturadas, buscando entender quais foram as mudanças na vida dessas mulheres e como elas se sentem inseridas nesse ambiente. Para tanto, este estudo encontrou fundamentação em autores como: Guacira Lopes Louro (1997), Heleieth Saffioti (1992), Joan Scott (1990), Chimamanda Adiche (2017) entre outros, os quais produzem pesquisas em diversas áreas que se complementaram para a realização deste trabalho. Este trabalho me proporcionou um aprofundamento sobre o quanto é importante adquirir um olhar atento sobre os sujeitos, bem como suas histórias de vida, possibilitando um outro olhar diante das práticas docentes, principalmente no tocante ao posicionamento profissional, permitindo uma reflexão acerca da postura docente e, consequentemente, a qualificação da minha atuação como professora no sentido de promover ações que envolvam práticas educativas que possibilitem o empoderamento e o olhar crítico das estudantes imersas nos ambientes escolares. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-13T03:49:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199212 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001100905 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199212 |
identifier_str_mv |
001100905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199212/2/001100905.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199212/1/001100905.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21519f08890b29212611c47ace7d6b2e ab7dab2defb8c952495a5c2f0ad7e5a7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447249160765440 |