Trajetórias de vida de mulheres da EJA : o papel da escola no empoderamento feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Yasmin Cardoso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199212
Resumo: Este estudo é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da UFRGS (2019/1). Qualifica-se como pesquisa qualitativa por se preocupar com a interpretação dos dados e sua origem. A pesquisa procurou investigar a importância da escola na vida das estudantes e como a escola pode desempenhar um papel fundamental para o empoderamento das mulheres. Pensando nos condicionantes que excluíram tais mulheres da escola, a pesquisa visou entender quais foram as mudanças ocorridas na vida de cada uma delas como elas se sentem após ingressarem na escola novamente. Foram utilizadas como recurso metodológico entrevistas semiestruturadas, buscando entender quais foram as mudanças na vida dessas mulheres e como elas se sentem inseridas nesse ambiente. Para tanto, este estudo encontrou fundamentação em autores como: Guacira Lopes Louro (1997), Heleieth Saffioti (1992), Joan Scott (1990), Chimamanda Adiche (2017) entre outros, os quais produzem pesquisas em diversas áreas que se complementaram para a realização deste trabalho. Este trabalho me proporcionou um aprofundamento sobre o quanto é importante adquirir um olhar atento sobre os sujeitos, bem como suas histórias de vida, possibilitando um outro olhar diante das práticas docentes, principalmente no tocante ao posicionamento profissional, permitindo uma reflexão acerca da postura docente e, consequentemente, a qualificação da minha atuação como professora no sentido de promover ações que envolvam práticas educativas que possibilitem o empoderamento e o olhar crítico das estudantes imersas nos ambientes escolares.
id UFRGS-2_4808115efcafc6be9d9f4e7148b3b041
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199212
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Yasmin CardosoArenhaldt, Rafael2019-09-13T03:49:12Z2019http://hdl.handle.net/10183/199212001100905Este estudo é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da UFRGS (2019/1). Qualifica-se como pesquisa qualitativa por se preocupar com a interpretação dos dados e sua origem. A pesquisa procurou investigar a importância da escola na vida das estudantes e como a escola pode desempenhar um papel fundamental para o empoderamento das mulheres. Pensando nos condicionantes que excluíram tais mulheres da escola, a pesquisa visou entender quais foram as mudanças ocorridas na vida de cada uma delas como elas se sentem após ingressarem na escola novamente. Foram utilizadas como recurso metodológico entrevistas semiestruturadas, buscando entender quais foram as mudanças na vida dessas mulheres e como elas se sentem inseridas nesse ambiente. Para tanto, este estudo encontrou fundamentação em autores como: Guacira Lopes Louro (1997), Heleieth Saffioti (1992), Joan Scott (1990), Chimamanda Adiche (2017) entre outros, os quais produzem pesquisas em diversas áreas que se complementaram para a realização deste trabalho. Este trabalho me proporcionou um aprofundamento sobre o quanto é importante adquirir um olhar atento sobre os sujeitos, bem como suas histórias de vida, possibilitando um outro olhar diante das práticas docentes, principalmente no tocante ao posicionamento profissional, permitindo uma reflexão acerca da postura docente e, consequentemente, a qualificação da minha atuação como professora no sentido de promover ações que envolvam práticas educativas que possibilitem o empoderamento e o olhar crítico das estudantes imersas nos ambientes escolares.application/pdfporMulheresTrajetorias de vidaEscolaExclusãoEmpoderamentoTrajetórias de vida de mulheres da EJA : o papel da escola no empoderamento femininoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100905.pdf.txt001100905.pdf.txtExtracted Texttext/plain75359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199212/2/001100905.pdf.txt21519f08890b29212611c47ace7d6b2eMD52ORIGINAL001100905.pdfTexto completoapplication/pdf733435http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199212/1/001100905.pdfab7dab2defb8c952495a5c2f0ad7e5a7MD5110183/1992122019-09-14 03:53:58.353208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199212Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:53:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetórias de vida de mulheres da EJA : o papel da escola no empoderamento feminino
title Trajetórias de vida de mulheres da EJA : o papel da escola no empoderamento feminino
spellingShingle Trajetórias de vida de mulheres da EJA : o papel da escola no empoderamento feminino
Alves, Yasmin Cardoso
Mulheres
Trajetorias de vida
Escola
Exclusão
Empoderamento
title_short Trajetórias de vida de mulheres da EJA : o papel da escola no empoderamento feminino
title_full Trajetórias de vida de mulheres da EJA : o papel da escola no empoderamento feminino
title_fullStr Trajetórias de vida de mulheres da EJA : o papel da escola no empoderamento feminino
title_full_unstemmed Trajetórias de vida de mulheres da EJA : o papel da escola no empoderamento feminino
title_sort Trajetórias de vida de mulheres da EJA : o papel da escola no empoderamento feminino
author Alves, Yasmin Cardoso
author_facet Alves, Yasmin Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Yasmin Cardoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arenhaldt, Rafael
contributor_str_mv Arenhaldt, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres
Trajetorias de vida
Escola
Exclusão
Empoderamento
topic Mulheres
Trajetorias de vida
Escola
Exclusão
Empoderamento
description Este estudo é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da UFRGS (2019/1). Qualifica-se como pesquisa qualitativa por se preocupar com a interpretação dos dados e sua origem. A pesquisa procurou investigar a importância da escola na vida das estudantes e como a escola pode desempenhar um papel fundamental para o empoderamento das mulheres. Pensando nos condicionantes que excluíram tais mulheres da escola, a pesquisa visou entender quais foram as mudanças ocorridas na vida de cada uma delas como elas se sentem após ingressarem na escola novamente. Foram utilizadas como recurso metodológico entrevistas semiestruturadas, buscando entender quais foram as mudanças na vida dessas mulheres e como elas se sentem inseridas nesse ambiente. Para tanto, este estudo encontrou fundamentação em autores como: Guacira Lopes Louro (1997), Heleieth Saffioti (1992), Joan Scott (1990), Chimamanda Adiche (2017) entre outros, os quais produzem pesquisas em diversas áreas que se complementaram para a realização deste trabalho. Este trabalho me proporcionou um aprofundamento sobre o quanto é importante adquirir um olhar atento sobre os sujeitos, bem como suas histórias de vida, possibilitando um outro olhar diante das práticas docentes, principalmente no tocante ao posicionamento profissional, permitindo uma reflexão acerca da postura docente e, consequentemente, a qualificação da minha atuação como professora no sentido de promover ações que envolvam práticas educativas que possibilitem o empoderamento e o olhar crítico das estudantes imersas nos ambientes escolares.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T03:49:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199212
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100905
url http://hdl.handle.net/10183/199212
identifier_str_mv 001100905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199212/2/001100905.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199212/1/001100905.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21519f08890b29212611c47ace7d6b2e
ab7dab2defb8c952495a5c2f0ad7e5a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447249160765440