Negociadores e competências: quais características e qual papel lhes são atribuídos pelos servidores da UFSJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Tania Marilia Resende
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/61801
Resumo: Esse estudo objetiva identificar se os servidores da Universidade Federal de São João del-Rei conhecem o tema Negociação Coletiva. Busca investigar se já participaram de algum tipo de negociação, se a negociação atingiu o objetivo esperado, que competências consideram importantes a um negociador que possa vir a representá-los e as demandas que julgam que deveriam ser levadas a uma mesa de negociação. O método de pesquisa survey foi utilizado por possibilitar que todos os servidores pudessem participar do questionário de pesquisa, possibilitando ainda fazer uma análise quantitativa dos resultados. A pesquisa é de natureza quali-quanti, por analisar quantitativamente as opções dos respondentes do questionário e qualitativamente as questões em que os respondentes expressaram suas concepções sobre o assunto. O trabalho aborda o tema gestão por competências, pela perspectiva de alguns autores como: Ruas (2005), Fleury (2000) e Rabaglio (2001), gestão por competências no serviço público onde os principais autores citados são: Guimarães (2000), Dutra (2001) e Fisher (2001) e por último o tema negociação coletiva e as competências necessárias a um bom negociador, os principais autores citados para abordar esse tema, são: Misoczky (2009), Stoll (2007) e Ruas (2010). Percebe-se através do trabalho que o mapeamento de competências possibilita a identificação das competências que estão disponíveis bem como das que devem ser desenvolvidas em uma instituição, no caso, a Universidade Federal de São João del-Rei e que a participação dos servidores em negociações ainda é pequena.
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