O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224543 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como temática principal a ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental e busca responder à seguinte pergunta: Como o brincar é vivenciado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com os TCCs produzidos no curso de Pedagogia da UFRGS? Seu objetivo geral é analisar como o brincar e a brincadeira são apresentados nas pesquisas selecionadas como material empírico e como objetivos específicos refletir sobre a abordagem - importância, qualidade e frequência - conferidas pelos autores e identificar a presença e/ou ausência do brincar e da brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo tem como referencial bibliográfico FORTUNA (2004; 2005; 2011), KIRCHHEIM (2021), LUCKESI (2005), utiliza abordagem qualitativa com a pesquisa bibliográfica como método principal para a obtenção dos dados. Os dados obtidos na pesquisa bibliográfica foram um total de 31 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) produzidos no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS entre os anos 2000 a 2020, disponíveis no LUME-UFRGS. Os resumos desses trabalhos foram analisados a partir da estrutura de resumo acadêmico proposta por Motta-Roth e Hendges e (2010), tendo 4 critérios de análise relacionados ao brincar: (1) Objetivos; (2) Etapa dos anos iniciais do Ensino Fundamental; (3) Área de foco apresentada e (4) Conclusões/resultados. Como resultado evidenciou-se um grande número de trabalhos que relatam a importância do brincar nas salas de aula e de como o brincar e a ludicidade são recursos potentes para a prática pedagógica mas, mesmo sendo tão importante, ainda é algo que não ocupa os tempos e espaços dos anos iniciais, sendo presente nos três primeiros anos e se apagando nas outras séries. Esse resultado reforça a importância de se continuar investindo na compreensão sobre o brincar na formação docente. |
id |
UFRGS-2_4857c2acea1f5bc75aa0a37a90cc2fe1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224543 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Luiza Maia deNunes, Marília Forgearini2021-07-27T04:33:36Z2020http://hdl.handle.net/10183/224543001128976Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como temática principal a ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental e busca responder à seguinte pergunta: Como o brincar é vivenciado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com os TCCs produzidos no curso de Pedagogia da UFRGS? Seu objetivo geral é analisar como o brincar e a brincadeira são apresentados nas pesquisas selecionadas como material empírico e como objetivos específicos refletir sobre a abordagem - importância, qualidade e frequência - conferidas pelos autores e identificar a presença e/ou ausência do brincar e da brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo tem como referencial bibliográfico FORTUNA (2004; 2005; 2011), KIRCHHEIM (2021), LUCKESI (2005), utiliza abordagem qualitativa com a pesquisa bibliográfica como método principal para a obtenção dos dados. Os dados obtidos na pesquisa bibliográfica foram um total de 31 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) produzidos no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS entre os anos 2000 a 2020, disponíveis no LUME-UFRGS. Os resumos desses trabalhos foram analisados a partir da estrutura de resumo acadêmico proposta por Motta-Roth e Hendges e (2010), tendo 4 critérios de análise relacionados ao brincar: (1) Objetivos; (2) Etapa dos anos iniciais do Ensino Fundamental; (3) Área de foco apresentada e (4) Conclusões/resultados. Como resultado evidenciou-se um grande número de trabalhos que relatam a importância do brincar nas salas de aula e de como o brincar e a ludicidade são recursos potentes para a prática pedagógica mas, mesmo sendo tão importante, ainda é algo que não ocupa os tempos e espaços dos anos iniciais, sendo presente nos três primeiros anos e se apagando nas outras séries. Esse resultado reforça a importância de se continuar investindo na compreensão sobre o brincar na formação docente.application/pdfporResumoLudicidadeSéries iniciaisEnsino fundamentalO brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128976.pdf.txt001128976.pdf.txtExtracted Texttext/plain122641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224543/2/001128976.pdf.txtf005ab189c68455cd0cb22eb9f303143MD52ORIGINAL001128976.pdfTexto completoapplication/pdf2514202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224543/1/001128976.pdf1557ae50a7e66313431db17cf4933120MD5110183/2245432021-08-18 04:44:15.96688oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224543Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:44:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020) |
title |
O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020) |
spellingShingle |
O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020) Souza, Luiza Maia de Resumo Ludicidade Séries iniciais Ensino fundamental |
title_short |
O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020) |
title_full |
O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020) |
title_fullStr |
O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020) |
title_full_unstemmed |
O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020) |
title_sort |
O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020) |
author |
Souza, Luiza Maia de |
author_facet |
Souza, Luiza Maia de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Luiza Maia de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Marília Forgearini |
contributor_str_mv |
Nunes, Marília Forgearini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resumo Ludicidade Séries iniciais Ensino fundamental |
topic |
Resumo Ludicidade Séries iniciais Ensino fundamental |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como temática principal a ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental e busca responder à seguinte pergunta: Como o brincar é vivenciado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com os TCCs produzidos no curso de Pedagogia da UFRGS? Seu objetivo geral é analisar como o brincar e a brincadeira são apresentados nas pesquisas selecionadas como material empírico e como objetivos específicos refletir sobre a abordagem - importância, qualidade e frequência - conferidas pelos autores e identificar a presença e/ou ausência do brincar e da brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo tem como referencial bibliográfico FORTUNA (2004; 2005; 2011), KIRCHHEIM (2021), LUCKESI (2005), utiliza abordagem qualitativa com a pesquisa bibliográfica como método principal para a obtenção dos dados. Os dados obtidos na pesquisa bibliográfica foram um total de 31 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) produzidos no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS entre os anos 2000 a 2020, disponíveis no LUME-UFRGS. Os resumos desses trabalhos foram analisados a partir da estrutura de resumo acadêmico proposta por Motta-Roth e Hendges e (2010), tendo 4 critérios de análise relacionados ao brincar: (1) Objetivos; (2) Etapa dos anos iniciais do Ensino Fundamental; (3) Área de foco apresentada e (4) Conclusões/resultados. Como resultado evidenciou-se um grande número de trabalhos que relatam a importância do brincar nas salas de aula e de como o brincar e a ludicidade são recursos potentes para a prática pedagógica mas, mesmo sendo tão importante, ainda é algo que não ocupa os tempos e espaços dos anos iniciais, sendo presente nos três primeiros anos e se apagando nas outras séries. Esse resultado reforça a importância de se continuar investindo na compreensão sobre o brincar na formação docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-27T04:33:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/224543 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001128976 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/224543 |
identifier_str_mv |
001128976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224543/2/001128976.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224543/1/001128976.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f005ab189c68455cd0cb22eb9f303143 1557ae50a7e66313431db17cf4933120 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224610120728576 |