Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malta, Michele Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72620
Resumo: Trata-se de um estudo que tem por objetivo identificar as estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem. A metodologia utilizada neste estudo foi uma revisão integrativa da literatura, segundo Whitemore e Knafl (2005). A revisão integrativa da literatura contemplou 5 etapas: definição do problema, pesquisa na literatura, avaliação dos dados, análise dos dados e a apresentação dos dados. Na coleta de dados foram selecionados o total de 12 artigos, na base de dados da Web of Science e no Cinahal, no período de 1998 a 2008. Os resultados encontrados dos artigos científicos foram: 5 (42%) foram publicados no Journal Of Nursing Education e 3 (25%) dos artigos foram publicados pelo Journal of Advanced Nursing; 6 (50%) foram publicados, no período de 1998 a 2000; 19 (51%) dos autores dos artigos analisados tinham a titulação de mestres e 13 (35%) de doutores; 8 (67%) dos artigos analisados, foram desenvolvidas nos Estados Unidos da América.Quanto as estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem, entre os 12 artigos, 3 sugeriram o uso de mapas de conceitos; o conhecimento científico e a atualização por meio de cursos de pós-graduação foi citado em 2 artigos. Utilização de diários clínicos, vídeos online, reflexão da própria prática clínica, hábitos de mente, raciocínio lógico e pesquisa clínica, apareceram em 1 artigo, respectivamente. Estratégias associadas foram desveladas dos conteúdos dos artigos e contribuem de maneira significativa para a prática clínica de enfermagem.
id UFRGS-2_4860b95ca3e3d2600cb12f109c5a05ff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72620
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Malta, Michele SantosCrossetti, Maria da Graça Oliveira2013-06-20T01:43:30Z2008http://hdl.handle.net/10183/72620000696460Trata-se de um estudo que tem por objetivo identificar as estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem. A metodologia utilizada neste estudo foi uma revisão integrativa da literatura, segundo Whitemore e Knafl (2005). A revisão integrativa da literatura contemplou 5 etapas: definição do problema, pesquisa na literatura, avaliação dos dados, análise dos dados e a apresentação dos dados. Na coleta de dados foram selecionados o total de 12 artigos, na base de dados da Web of Science e no Cinahal, no período de 1998 a 2008. Os resultados encontrados dos artigos científicos foram: 5 (42%) foram publicados no Journal Of Nursing Education e 3 (25%) dos artigos foram publicados pelo Journal of Advanced Nursing; 6 (50%) foram publicados, no período de 1998 a 2000; 19 (51%) dos autores dos artigos analisados tinham a titulação de mestres e 13 (35%) de doutores; 8 (67%) dos artigos analisados, foram desenvolvidas nos Estados Unidos da América.Quanto as estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem, entre os 12 artigos, 3 sugeriram o uso de mapas de conceitos; o conhecimento científico e a atualização por meio de cursos de pós-graduação foi citado em 2 artigos. Utilização de diários clínicos, vídeos online, reflexão da própria prática clínica, hábitos de mente, raciocínio lógico e pesquisa clínica, apareceram em 1 artigo, respectivamente. Estratégias associadas foram desveladas dos conteúdos dos artigos e contribuem de maneira significativa para a prática clínica de enfermagem.application/pdfporPensamento críticoPrática clínica : EnfermagemEstratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2008Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000696460.pdf000696460.pdfTexto completoapplication/pdf409540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72620/1/000696460.pdf21efc624c2a1781c1bc1723af797e00fMD51TEXT000696460.pdf.txt000696460.pdf.txtExtracted Texttext/plain74270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72620/2/000696460.pdf.txtdfd79502b4e9e0177bf299a013b769e6MD52THUMBNAIL000696460.pdf.jpg000696460.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72620/3/000696460.pdf.jpg5294b59b35b8ab9af57da61be79a339aMD5310183/726202018-10-16 09:32:09.282oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72620Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:32:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa
title Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa
spellingShingle Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa
Malta, Michele Santos
Pensamento crítico
Prática clínica : Enfermagem
title_short Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa
title_full Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa
title_fullStr Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa
title_sort Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa
author Malta, Michele Santos
author_facet Malta, Michele Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malta, Michele Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Crossetti, Maria da Graça Oliveira
contributor_str_mv Crossetti, Maria da Graça Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento crítico
Prática clínica : Enfermagem
topic Pensamento crítico
Prática clínica : Enfermagem
description Trata-se de um estudo que tem por objetivo identificar as estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem. A metodologia utilizada neste estudo foi uma revisão integrativa da literatura, segundo Whitemore e Knafl (2005). A revisão integrativa da literatura contemplou 5 etapas: definição do problema, pesquisa na literatura, avaliação dos dados, análise dos dados e a apresentação dos dados. Na coleta de dados foram selecionados o total de 12 artigos, na base de dados da Web of Science e no Cinahal, no período de 1998 a 2008. Os resultados encontrados dos artigos científicos foram: 5 (42%) foram publicados no Journal Of Nursing Education e 3 (25%) dos artigos foram publicados pelo Journal of Advanced Nursing; 6 (50%) foram publicados, no período de 1998 a 2000; 19 (51%) dos autores dos artigos analisados tinham a titulação de mestres e 13 (35%) de doutores; 8 (67%) dos artigos analisados, foram desenvolvidas nos Estados Unidos da América.Quanto as estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem, entre os 12 artigos, 3 sugeriram o uso de mapas de conceitos; o conhecimento científico e a atualização por meio de cursos de pós-graduação foi citado em 2 artigos. Utilização de diários clínicos, vídeos online, reflexão da própria prática clínica, hábitos de mente, raciocínio lógico e pesquisa clínica, apareceram em 1 artigo, respectivamente. Estratégias associadas foram desveladas dos conteúdos dos artigos e contribuem de maneira significativa para a prática clínica de enfermagem.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-20T01:43:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72620
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000696460
url http://hdl.handle.net/10183/72620
identifier_str_mv 000696460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72620/1/000696460.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72620/2/000696460.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72620/3/000696460.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 21efc624c2a1781c1bc1723af797e00f
dfd79502b4e9e0177bf299a013b769e6
5294b59b35b8ab9af57da61be79a339a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224448798359552