Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72620 |
Resumo: | Trata-se de um estudo que tem por objetivo identificar as estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem. A metodologia utilizada neste estudo foi uma revisão integrativa da literatura, segundo Whitemore e Knafl (2005). A revisão integrativa da literatura contemplou 5 etapas: definição do problema, pesquisa na literatura, avaliação dos dados, análise dos dados e a apresentação dos dados. Na coleta de dados foram selecionados o total de 12 artigos, na base de dados da Web of Science e no Cinahal, no período de 1998 a 2008. Os resultados encontrados dos artigos científicos foram: 5 (42%) foram publicados no Journal Of Nursing Education e 3 (25%) dos artigos foram publicados pelo Journal of Advanced Nursing; 6 (50%) foram publicados, no período de 1998 a 2000; 19 (51%) dos autores dos artigos analisados tinham a titulação de mestres e 13 (35%) de doutores; 8 (67%) dos artigos analisados, foram desenvolvidas nos Estados Unidos da América.Quanto as estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem, entre os 12 artigos, 3 sugeriram o uso de mapas de conceitos; o conhecimento científico e a atualização por meio de cursos de pós-graduação foi citado em 2 artigos. Utilização de diários clínicos, vídeos online, reflexão da própria prática clínica, hábitos de mente, raciocínio lógico e pesquisa clínica, apareceram em 1 artigo, respectivamente. Estratégias associadas foram desveladas dos conteúdos dos artigos e contribuem de maneira significativa para a prática clínica de enfermagem. |
id |
UFRGS-2_4860b95ca3e3d2600cb12f109c5a05ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72620 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Malta, Michele SantosCrossetti, Maria da Graça Oliveira2013-06-20T01:43:30Z2008http://hdl.handle.net/10183/72620000696460Trata-se de um estudo que tem por objetivo identificar as estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem. A metodologia utilizada neste estudo foi uma revisão integrativa da literatura, segundo Whitemore e Knafl (2005). A revisão integrativa da literatura contemplou 5 etapas: definição do problema, pesquisa na literatura, avaliação dos dados, análise dos dados e a apresentação dos dados. Na coleta de dados foram selecionados o total de 12 artigos, na base de dados da Web of Science e no Cinahal, no período de 1998 a 2008. Os resultados encontrados dos artigos científicos foram: 5 (42%) foram publicados no Journal Of Nursing Education e 3 (25%) dos artigos foram publicados pelo Journal of Advanced Nursing; 6 (50%) foram publicados, no período de 1998 a 2000; 19 (51%) dos autores dos artigos analisados tinham a titulação de mestres e 13 (35%) de doutores; 8 (67%) dos artigos analisados, foram desenvolvidas nos Estados Unidos da América.Quanto as estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem, entre os 12 artigos, 3 sugeriram o uso de mapas de conceitos; o conhecimento científico e a atualização por meio de cursos de pós-graduação foi citado em 2 artigos. Utilização de diários clínicos, vídeos online, reflexão da própria prática clínica, hábitos de mente, raciocínio lógico e pesquisa clínica, apareceram em 1 artigo, respectivamente. Estratégias associadas foram desveladas dos conteúdos dos artigos e contribuem de maneira significativa para a prática clínica de enfermagem.application/pdfporPensamento críticoPrática clínica : EnfermagemEstratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2008Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000696460.pdf000696460.pdfTexto completoapplication/pdf409540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72620/1/000696460.pdf21efc624c2a1781c1bc1723af797e00fMD51TEXT000696460.pdf.txt000696460.pdf.txtExtracted Texttext/plain74270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72620/2/000696460.pdf.txtdfd79502b4e9e0177bf299a013b769e6MD52THUMBNAIL000696460.pdf.jpg000696460.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72620/3/000696460.pdf.jpg5294b59b35b8ab9af57da61be79a339aMD5310183/726202018-10-16 09:32:09.282oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72620Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:32:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa |
title |
Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa |
spellingShingle |
Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa Malta, Michele Santos Pensamento crítico Prática clínica : Enfermagem |
title_short |
Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa |
title_full |
Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa |
title_fullStr |
Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa |
title_sort |
Estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem : uma revisão integrativa |
author |
Malta, Michele Santos |
author_facet |
Malta, Michele Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malta, Michele Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Crossetti, Maria da Graça Oliveira |
contributor_str_mv |
Crossetti, Maria da Graça Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento crítico Prática clínica : Enfermagem |
topic |
Pensamento crítico Prática clínica : Enfermagem |
description |
Trata-se de um estudo que tem por objetivo identificar as estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem. A metodologia utilizada neste estudo foi uma revisão integrativa da literatura, segundo Whitemore e Knafl (2005). A revisão integrativa da literatura contemplou 5 etapas: definição do problema, pesquisa na literatura, avaliação dos dados, análise dos dados e a apresentação dos dados. Na coleta de dados foram selecionados o total de 12 artigos, na base de dados da Web of Science e no Cinahal, no período de 1998 a 2008. Os resultados encontrados dos artigos científicos foram: 5 (42%) foram publicados no Journal Of Nursing Education e 3 (25%) dos artigos foram publicados pelo Journal of Advanced Nursing; 6 (50%) foram publicados, no período de 1998 a 2000; 19 (51%) dos autores dos artigos analisados tinham a titulação de mestres e 13 (35%) de doutores; 8 (67%) dos artigos analisados, foram desenvolvidas nos Estados Unidos da América.Quanto as estratégias para o desenvolvimento da habilidade do pensamento crítico na prática clínica de enfermagem, entre os 12 artigos, 3 sugeriram o uso de mapas de conceitos; o conhecimento científico e a atualização por meio de cursos de pós-graduação foi citado em 2 artigos. Utilização de diários clínicos, vídeos online, reflexão da própria prática clínica, hábitos de mente, raciocínio lógico e pesquisa clínica, apareceram em 1 artigo, respectivamente. Estratégias associadas foram desveladas dos conteúdos dos artigos e contribuem de maneira significativa para a prática clínica de enfermagem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-20T01:43:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72620 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000696460 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72620 |
identifier_str_mv |
000696460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72620/1/000696460.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72620/2/000696460.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72620/3/000696460.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21efc624c2a1781c1bc1723af797e00f dfd79502b4e9e0177bf299a013b769e6 5294b59b35b8ab9af57da61be79a339a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224448798359552 |