Esboço de uma análise hermenêutica e não hermenêutica da Música eletrônica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206652 |
Resumo: | O presente trabalho busca articular um entendimento a respeito da música eletrônica com base em um pequeno recorte histórico que inclui a música eletrônica do pós-guerra, o minimalismo e a música eletrônica de pista (Electronic dance music), surgida no final dos anos 80 e fortemente presente até os dias de hoje. No final desse caminho, serão levantadas algumas considerações a respeito da música eletrônica de tais épocas, bem como da música eletrônica de maneira geral, através de certas perspectivas e conceitos presentes na obra de Hans-Georg Gadamer e também através das ideias de Hans Ulrich Gumbrecht em suas obras Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir (2010) e O campo não hermenêutico ou a materialidade da comunicação (2010). O trabalho possui um olhar acentuadamente direcionado para as concepções de criação e as diferentes formas de interação com tecnologias dos compositores de cada época em suas obras, tendo no final a exposição de algumas reflexões sobre a música eletrônica subsidiadas por diferentes autores seguida de uma pequena descrição de uma composição autoral de música eletrônica anexada no trabalho. |
id |
UFRGS-2_489e40855dd5c2cbea05b6bec7bb99e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206652 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Koetz, Gustavo SouzaCruz, Raimundo José Barros2020-03-11T04:17:40Z2019http://hdl.handle.net/10183/206652001112034O presente trabalho busca articular um entendimento a respeito da música eletrônica com base em um pequeno recorte histórico que inclui a música eletrônica do pós-guerra, o minimalismo e a música eletrônica de pista (Electronic dance music), surgida no final dos anos 80 e fortemente presente até os dias de hoje. No final desse caminho, serão levantadas algumas considerações a respeito da música eletrônica de tais épocas, bem como da música eletrônica de maneira geral, através de certas perspectivas e conceitos presentes na obra de Hans-Georg Gadamer e também através das ideias de Hans Ulrich Gumbrecht em suas obras Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir (2010) e O campo não hermenêutico ou a materialidade da comunicação (2010). O trabalho possui um olhar acentuadamente direcionado para as concepções de criação e as diferentes formas de interação com tecnologias dos compositores de cada época em suas obras, tendo no final a exposição de algumas reflexões sobre a música eletrônica subsidiadas por diferentes autores seguida de uma pequena descrição de uma composição autoral de música eletrônica anexada no trabalho.audio/x-wavapplication/pdfporMúsica eletrônicaMinimalismo : MusicaHermenêutica filosóficaHistoricidadeEsboço de uma análise hermenêutica e não hermenêutica da Música eletrônicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2019Música: Habilitação em Música Popular: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112034.pdf.txt001112034.pdf.txtExtracted Texttext/plain105553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206652/3/001112034.pdf.txt5cd3ba67e19f3ed7cd0aae75d91ee642MD53ORIGINAL001112034.pdfTexto completoapplication/pdf389560http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206652/1/001112034.pdf2178f496bf8aa2a069a43602e690cd88MD51001112034.wavMúsicaaudio/x-wav88905644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206652/2/001112034.wav0b4507c2f3a0b9502cfea8c5f1676fddMD5210183/2066522020-03-12 04:14:50.074633oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206652Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-12T07:14:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Esboço de uma análise hermenêutica e não hermenêutica da Música eletrônica |
title |
Esboço de uma análise hermenêutica e não hermenêutica da Música eletrônica |
spellingShingle |
Esboço de uma análise hermenêutica e não hermenêutica da Música eletrônica Koetz, Gustavo Souza Música eletrônica Minimalismo : Musica Hermenêutica filosófica Historicidade |
title_short |
Esboço de uma análise hermenêutica e não hermenêutica da Música eletrônica |
title_full |
Esboço de uma análise hermenêutica e não hermenêutica da Música eletrônica |
title_fullStr |
Esboço de uma análise hermenêutica e não hermenêutica da Música eletrônica |
title_full_unstemmed |
Esboço de uma análise hermenêutica e não hermenêutica da Música eletrônica |
title_sort |
Esboço de uma análise hermenêutica e não hermenêutica da Música eletrônica |
author |
Koetz, Gustavo Souza |
author_facet |
Koetz, Gustavo Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Koetz, Gustavo Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cruz, Raimundo José Barros |
contributor_str_mv |
Cruz, Raimundo José Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música eletrônica Minimalismo : Musica Hermenêutica filosófica Historicidade |
topic |
Música eletrônica Minimalismo : Musica Hermenêutica filosófica Historicidade |
description |
O presente trabalho busca articular um entendimento a respeito da música eletrônica com base em um pequeno recorte histórico que inclui a música eletrônica do pós-guerra, o minimalismo e a música eletrônica de pista (Electronic dance music), surgida no final dos anos 80 e fortemente presente até os dias de hoje. No final desse caminho, serão levantadas algumas considerações a respeito da música eletrônica de tais épocas, bem como da música eletrônica de maneira geral, através de certas perspectivas e conceitos presentes na obra de Hans-Georg Gadamer e também através das ideias de Hans Ulrich Gumbrecht em suas obras Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir (2010) e O campo não hermenêutico ou a materialidade da comunicação (2010). O trabalho possui um olhar acentuadamente direcionado para as concepções de criação e as diferentes formas de interação com tecnologias dos compositores de cada época em suas obras, tendo no final a exposição de algumas reflexões sobre a música eletrônica subsidiadas por diferentes autores seguida de uma pequena descrição de uma composição autoral de música eletrônica anexada no trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-11T04:17:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206652 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001112034 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206652 |
identifier_str_mv |
001112034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
audio/x-wav application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206652/3/001112034.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206652/1/001112034.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206652/2/001112034.wav |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5cd3ba67e19f3ed7cd0aae75d91ee642 2178f496bf8aa2a069a43602e690cd88 0b4507c2f3a0b9502cfea8c5f1676fdd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224594442420224 |