Avaliação de desempenho por competências no Banco Nacional : um estudo sobre a percepção dos funcionários e os efeitos na carreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo, Ivan
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29762
Resumo: Este trabalho foi realizado com o objetivo principal de analisar a percepção dos funcionários do Banco Nacional S/A quanto à utilização do sistema de Avaliação de Desempenho por Competências, e o cenário para a pesquisa foi a unidade do Centro de Serviços Operacionais, Serviço de Compensação de Cheques e Outros Papéis – CSO COMPE, Porto Alegre/RS. Após as descrições bibliográficas que subsidiaram o estudo, discorre-se sobre a metodologia de pesquisa descritiva, que se sustentou em um estudo de caso cujo instrumento de pesquisa foi um questionário quantitativo e qualitativo, com 32 questões fechadas, divididas em seis fatores, e duas questões abertas. A aplicação se realizou diretamente na unidade escolhida e, após a compilação dos dados em aplicativo EXCEL, foram geradas tabelas e gráficos que subsidiaram as análises pertinentes visando a viabilizar as considerações finais. O objetivo geral foi atingido, considerando-se que a amostra pesquisada, na sua grande maioria, se mostrou satisfeita com o modelo de avaliação do Banco, embora determinadas questões ou fatores assinalassem a necessidade de ajustes, principalmente entre os fundamentos teóricos e a efetiva prática exercitada pelos sujeitos do sistema, os avaliadores e avaliados, com ênfase em etapas como o acompanhamento e o autodesenvolvimento. A efetivação desses ajustes certamente resultará em crescimento profissional para os funcionários e propiciará melhores condições para a obtenção de resultados positivos por parte do Banco.
id UFRGS-2_48ef0dc331681d79a7676c0f724b1823
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29762
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marcelo, IvanAntunes, Elaine di DiegoBrunetta, Nádia2011-06-28T06:00:09Z2010http://hdl.handle.net/10183/29762000772483Este trabalho foi realizado com o objetivo principal de analisar a percepção dos funcionários do Banco Nacional S/A quanto à utilização do sistema de Avaliação de Desempenho por Competências, e o cenário para a pesquisa foi a unidade do Centro de Serviços Operacionais, Serviço de Compensação de Cheques e Outros Papéis – CSO COMPE, Porto Alegre/RS. Após as descrições bibliográficas que subsidiaram o estudo, discorre-se sobre a metodologia de pesquisa descritiva, que se sustentou em um estudo de caso cujo instrumento de pesquisa foi um questionário quantitativo e qualitativo, com 32 questões fechadas, divididas em seis fatores, e duas questões abertas. A aplicação se realizou diretamente na unidade escolhida e, após a compilação dos dados em aplicativo EXCEL, foram geradas tabelas e gráficos que subsidiaram as análises pertinentes visando a viabilizar as considerações finais. O objetivo geral foi atingido, considerando-se que a amostra pesquisada, na sua grande maioria, se mostrou satisfeita com o modelo de avaliação do Banco, embora determinadas questões ou fatores assinalassem a necessidade de ajustes, principalmente entre os fundamentos teóricos e a efetiva prática exercitada pelos sujeitos do sistema, os avaliadores e avaliados, com ênfase em etapas como o acompanhamento e o autodesenvolvimento. A efetivação desses ajustes certamente resultará em crescimento profissional para os funcionários e propiciará melhores condições para a obtenção de resultados positivos por parte do Banco.application/pdfporAvaliação de desempenhoCompetênciaSetor bancárioAvaliação de desempenho por competências no Banco Nacional : um estudo sobre a percepção dos funcionários e os efeitos na carreirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000772483.pdf000772483.pdfTexto completoapplication/pdf748198http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29762/1/000772483.pdff109ab46ff7a7abfa2c6cb8e7f4018daMD51TEXT000772483.pdf.txt000772483.pdf.txtExtracted Texttext/plain91850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29762/2/000772483.pdf.txte5efa6a5b5f93c5a19bf128545659bbdMD52THUMBNAIL000772483.pdf.jpg000772483.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29762/3/000772483.pdf.jpg8b916f671725d4a84de9a8ed37d0fea9MD5310183/297622018-10-11 08:43:46.365oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29762Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:43:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de desempenho por competências no Banco Nacional : um estudo sobre a percepção dos funcionários e os efeitos na carreira
title Avaliação de desempenho por competências no Banco Nacional : um estudo sobre a percepção dos funcionários e os efeitos na carreira
spellingShingle Avaliação de desempenho por competências no Banco Nacional : um estudo sobre a percepção dos funcionários e os efeitos na carreira
Marcelo, Ivan
Avaliação de desempenho
Competência
Setor bancário
title_short Avaliação de desempenho por competências no Banco Nacional : um estudo sobre a percepção dos funcionários e os efeitos na carreira
title_full Avaliação de desempenho por competências no Banco Nacional : um estudo sobre a percepção dos funcionários e os efeitos na carreira
title_fullStr Avaliação de desempenho por competências no Banco Nacional : um estudo sobre a percepção dos funcionários e os efeitos na carreira
title_full_unstemmed Avaliação de desempenho por competências no Banco Nacional : um estudo sobre a percepção dos funcionários e os efeitos na carreira
title_sort Avaliação de desempenho por competências no Banco Nacional : um estudo sobre a percepção dos funcionários e os efeitos na carreira
author Marcelo, Ivan
author_facet Marcelo, Ivan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelo, Ivan
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antunes, Elaine di Diego
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Brunetta, Nádia
contributor_str_mv Antunes, Elaine di Diego
Brunetta, Nádia
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de desempenho
Competência
Setor bancário
topic Avaliação de desempenho
Competência
Setor bancário
description Este trabalho foi realizado com o objetivo principal de analisar a percepção dos funcionários do Banco Nacional S/A quanto à utilização do sistema de Avaliação de Desempenho por Competências, e o cenário para a pesquisa foi a unidade do Centro de Serviços Operacionais, Serviço de Compensação de Cheques e Outros Papéis – CSO COMPE, Porto Alegre/RS. Após as descrições bibliográficas que subsidiaram o estudo, discorre-se sobre a metodologia de pesquisa descritiva, que se sustentou em um estudo de caso cujo instrumento de pesquisa foi um questionário quantitativo e qualitativo, com 32 questões fechadas, divididas em seis fatores, e duas questões abertas. A aplicação se realizou diretamente na unidade escolhida e, após a compilação dos dados em aplicativo EXCEL, foram geradas tabelas e gráficos que subsidiaram as análises pertinentes visando a viabilizar as considerações finais. O objetivo geral foi atingido, considerando-se que a amostra pesquisada, na sua grande maioria, se mostrou satisfeita com o modelo de avaliação do Banco, embora determinadas questões ou fatores assinalassem a necessidade de ajustes, principalmente entre os fundamentos teóricos e a efetiva prática exercitada pelos sujeitos do sistema, os avaliadores e avaliados, com ênfase em etapas como o acompanhamento e o autodesenvolvimento. A efetivação desses ajustes certamente resultará em crescimento profissional para os funcionários e propiciará melhores condições para a obtenção de resultados positivos por parte do Banco.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-28T06:00:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29762
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000772483
url http://hdl.handle.net/10183/29762
identifier_str_mv 000772483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29762/1/000772483.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29762/2/000772483.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29762/3/000772483.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f109ab46ff7a7abfa2c6cb8e7f4018da
e5efa6a5b5f93c5a19bf128545659bbd
8b916f671725d4a84de9a8ed37d0fea9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224410490732544