Avaliação de desempenho por competências no Banco Nacional : um estudo sobre a percepção dos funcionários e os efeitos na carreira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29762 |
Resumo: | Este trabalho foi realizado com o objetivo principal de analisar a percepção dos funcionários do Banco Nacional S/A quanto à utilização do sistema de Avaliação de Desempenho por Competências, e o cenário para a pesquisa foi a unidade do Centro de Serviços Operacionais, Serviço de Compensação de Cheques e Outros Papéis – CSO COMPE, Porto Alegre/RS. Após as descrições bibliográficas que subsidiaram o estudo, discorre-se sobre a metodologia de pesquisa descritiva, que se sustentou em um estudo de caso cujo instrumento de pesquisa foi um questionário quantitativo e qualitativo, com 32 questões fechadas, divididas em seis fatores, e duas questões abertas. A aplicação se realizou diretamente na unidade escolhida e, após a compilação dos dados em aplicativo EXCEL, foram geradas tabelas e gráficos que subsidiaram as análises pertinentes visando a viabilizar as considerações finais. O objetivo geral foi atingido, considerando-se que a amostra pesquisada, na sua grande maioria, se mostrou satisfeita com o modelo de avaliação do Banco, embora determinadas questões ou fatores assinalassem a necessidade de ajustes, principalmente entre os fundamentos teóricos e a efetiva prática exercitada pelos sujeitos do sistema, os avaliadores e avaliados, com ênfase em etapas como o acompanhamento e o autodesenvolvimento. A efetivação desses ajustes certamente resultará em crescimento profissional para os funcionários e propiciará melhores condições para a obtenção de resultados positivos por parte do Banco. |
id |
UFRGS-2_48ef0dc331681d79a7676c0f724b1823 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29762 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcelo, IvanAntunes, Elaine di DiegoBrunetta, Nádia2011-06-28T06:00:09Z2010http://hdl.handle.net/10183/29762000772483Este trabalho foi realizado com o objetivo principal de analisar a percepção dos funcionários do Banco Nacional S/A quanto à utilização do sistema de Avaliação de Desempenho por Competências, e o cenário para a pesquisa foi a unidade do Centro de Serviços Operacionais, Serviço de Compensação de Cheques e Outros Papéis – CSO COMPE, Porto Alegre/RS. Após as descrições bibliográficas que subsidiaram o estudo, discorre-se sobre a metodologia de pesquisa descritiva, que se sustentou em um estudo de caso cujo instrumento de pesquisa foi um questionário quantitativo e qualitativo, com 32 questões fechadas, divididas em seis fatores, e duas questões abertas. A aplicação se realizou diretamente na unidade escolhida e, após a compilação dos dados em aplicativo EXCEL, foram geradas tabelas e gráficos que subsidiaram as análises pertinentes visando a viabilizar as considerações finais. O objetivo geral foi atingido, considerando-se que a amostra pesquisada, na sua grande maioria, se mostrou satisfeita com o modelo de avaliação do Banco, embora determinadas questões ou fatores assinalassem a necessidade de ajustes, principalmente entre os fundamentos teóricos e a efetiva prática exercitada pelos sujeitos do sistema, os avaliadores e avaliados, com ênfase em etapas como o acompanhamento e o autodesenvolvimento. A efetivação desses ajustes certamente resultará em crescimento profissional para os funcionários e propiciará melhores condições para a obtenção de resultados positivos por parte do Banco.application/pdfporAvaliação de desempenhoCompetênciaSetor bancárioAvaliação de desempenho por competências no Banco Nacional : um estudo sobre a percepção dos funcionários e os efeitos na carreirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000772483.pdf000772483.pdfTexto completoapplication/pdf748198http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29762/1/000772483.pdff109ab46ff7a7abfa2c6cb8e7f4018daMD51TEXT000772483.pdf.txt000772483.pdf.txtExtracted Texttext/plain91850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29762/2/000772483.pdf.txte5efa6a5b5f93c5a19bf128545659bbdMD52THUMBNAIL000772483.pdf.jpg000772483.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29762/3/000772483.pdf.jpg8b916f671725d4a84de9a8ed37d0fea9MD5310183/297622018-10-11 08:43:46.365oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29762Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:43:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação de desempenho por competências no Banco Nacional : um estudo sobre a percepção dos funcionários e os efeitos na carreira |
title |
Avaliação de desempenho por competências no Banco Nacional : um estudo sobre a percepção dos funcionários e os efeitos na carreira |
spellingShingle |
Avaliação de desempenho por competências no Banco Nacional : um estudo sobre a percepção dos funcionários e os efeitos na carreira Marcelo, Ivan Avaliação de desempenho Competência Setor bancário |
title_short |
Avaliação de desempenho por competências no Banco Nacional : um estudo sobre a percepção dos funcionários e os efeitos na carreira |
title_full |
Avaliação de desempenho por competências no Banco Nacional : um estudo sobre a percepção dos funcionários e os efeitos na carreira |
title_fullStr |
Avaliação de desempenho por competências no Banco Nacional : um estudo sobre a percepção dos funcionários e os efeitos na carreira |
title_full_unstemmed |
Avaliação de desempenho por competências no Banco Nacional : um estudo sobre a percepção dos funcionários e os efeitos na carreira |
title_sort |
Avaliação de desempenho por competências no Banco Nacional : um estudo sobre a percepção dos funcionários e os efeitos na carreira |
author |
Marcelo, Ivan |
author_facet |
Marcelo, Ivan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelo, Ivan |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Antunes, Elaine di Diego |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Brunetta, Nádia |
contributor_str_mv |
Antunes, Elaine di Diego Brunetta, Nádia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de desempenho Competência Setor bancário |
topic |
Avaliação de desempenho Competência Setor bancário |
description |
Este trabalho foi realizado com o objetivo principal de analisar a percepção dos funcionários do Banco Nacional S/A quanto à utilização do sistema de Avaliação de Desempenho por Competências, e o cenário para a pesquisa foi a unidade do Centro de Serviços Operacionais, Serviço de Compensação de Cheques e Outros Papéis – CSO COMPE, Porto Alegre/RS. Após as descrições bibliográficas que subsidiaram o estudo, discorre-se sobre a metodologia de pesquisa descritiva, que se sustentou em um estudo de caso cujo instrumento de pesquisa foi um questionário quantitativo e qualitativo, com 32 questões fechadas, divididas em seis fatores, e duas questões abertas. A aplicação se realizou diretamente na unidade escolhida e, após a compilação dos dados em aplicativo EXCEL, foram geradas tabelas e gráficos que subsidiaram as análises pertinentes visando a viabilizar as considerações finais. O objetivo geral foi atingido, considerando-se que a amostra pesquisada, na sua grande maioria, se mostrou satisfeita com o modelo de avaliação do Banco, embora determinadas questões ou fatores assinalassem a necessidade de ajustes, principalmente entre os fundamentos teóricos e a efetiva prática exercitada pelos sujeitos do sistema, os avaliadores e avaliados, com ênfase em etapas como o acompanhamento e o autodesenvolvimento. A efetivação desses ajustes certamente resultará em crescimento profissional para os funcionários e propiciará melhores condições para a obtenção de resultados positivos por parte do Banco. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-28T06:00:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29762 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000772483 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29762 |
identifier_str_mv |
000772483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29762/1/000772483.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29762/2/000772483.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29762/3/000772483.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f109ab46ff7a7abfa2c6cb8e7f4018da e5efa6a5b5f93c5a19bf128545659bbd 8b916f671725d4a84de9a8ed37d0fea9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224410490732544 |