Visão pós-moderna da Educação e os debates de Educação em Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/173922 |
Resumo: | Perante uma ampla gama de pensamentos, ferramentas e tecnologias educacionais que dispomos atualmente e tendo a ciência do ato de educar, entendemos a necessidade de refletir sobre alguns aspectos pós-modernos na educação. Para tanto, o presente trabalho, que é parte de uma pesquisa de Mestrado de Educação em Ciências, faz uma revisão bibliográfica que tem por finalidade levantar o estado da arte e compreender melhor alguns fatores relevantes no âmbito atual da educação. Os resultados, da análise realizada, evidenciaram que os profissionais da educação precisam ter cautela para buscar o equilíbrio em trabalhar com os conceitos pós-modernos e assim utilizá-los juntamente com todos os adventos que estão disponíveis através da ciência, em favor da nossa sociedade. |
id |
UFRGS-2_49f9cf8a93b0eb3dbc888f81f24ce8d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173922 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Ronaldo Eismann deTeixeira, Maria do Rocio Fontoura2018-03-27T02:31:29Z20171677-597Xhttp://hdl.handle.net/10183/173922001061755Perante uma ampla gama de pensamentos, ferramentas e tecnologias educacionais que dispomos atualmente e tendo a ciência do ato de educar, entendemos a necessidade de refletir sobre alguns aspectos pós-modernos na educação. Para tanto, o presente trabalho, que é parte de uma pesquisa de Mestrado de Educação em Ciências, faz uma revisão bibliográfica que tem por finalidade levantar o estado da arte e compreender melhor alguns fatores relevantes no âmbito atual da educação. Os resultados, da análise realizada, evidenciaram que os profissionais da educação precisam ter cautela para buscar o equilíbrio em trabalhar com os conceitos pós-modernos e assim utilizá-los juntamente com todos os adventos que estão disponíveis através da ciência, em favor da nossa sociedade.Before a wide range of thoughts, educational tools and technologies available nowadays and considering science as an act of educating, we recognize there is a need to reflect on some post-modern aspects of education. Therefore, the present study, which is part of a Master research of Science Education, aims at developing a bibliographic review in order to enlight the art of education and comprehend some relevant factors in the current field of education. The results of the analysis revealed that the professionals of education need caution to reach balance in working with post-modern concepts and thus use them simultaneously with all the available science tools in favour of our society.application/pdfporRevista Litterarius. Vol. 16, n. 2 (maio/ago. 2017), p. 1-11Pós-modernidadeEnsino e aprendizagemEducationPost-modernismReflectionVisão pós-moderna da Educação e os debates de Educação em CiênciasPost-Modern View of Education and Science Education Debates info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061755.pdf001061755.pdfTexto completoapplication/pdf728580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173922/1/001061755.pdff02f5323a115d3c0ed80702e2c1a64a5MD51TEXT001061755.pdf.txt001061755.pdf.txtExtracted Texttext/plain29033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173922/2/001061755.pdf.txt6d39cc642f523a98ff2e9c2a696a260aMD52THUMBNAIL001061755.pdf.jpg001061755.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173922/3/001061755.pdf.jpg4fa95f34f7c86d1e6845752343fa143cMD5310183/1739222023-01-15 06:08:05.968352oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173922Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-15T08:08:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Visão pós-moderna da Educação e os debates de Educação em Ciências |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Post-Modern View of Education and Science Education Debates |
title |
Visão pós-moderna da Educação e os debates de Educação em Ciências |
spellingShingle |
Visão pós-moderna da Educação e os debates de Educação em Ciências Castro, Ronaldo Eismann de Pós-modernidade Ensino e aprendizagem Education Post-modernism Reflection |
title_short |
Visão pós-moderna da Educação e os debates de Educação em Ciências |
title_full |
Visão pós-moderna da Educação e os debates de Educação em Ciências |
title_fullStr |
Visão pós-moderna da Educação e os debates de Educação em Ciências |
title_full_unstemmed |
Visão pós-moderna da Educação e os debates de Educação em Ciências |
title_sort |
Visão pós-moderna da Educação e os debates de Educação em Ciências |
author |
Castro, Ronaldo Eismann de |
author_facet |
Castro, Ronaldo Eismann de Teixeira, Maria do Rocio Fontoura |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Maria do Rocio Fontoura |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Ronaldo Eismann de Teixeira, Maria do Rocio Fontoura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-modernidade Ensino e aprendizagem |
topic |
Pós-modernidade Ensino e aprendizagem Education Post-modernism Reflection |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Post-modernism Reflection |
description |
Perante uma ampla gama de pensamentos, ferramentas e tecnologias educacionais que dispomos atualmente e tendo a ciência do ato de educar, entendemos a necessidade de refletir sobre alguns aspectos pós-modernos na educação. Para tanto, o presente trabalho, que é parte de uma pesquisa de Mestrado de Educação em Ciências, faz uma revisão bibliográfica que tem por finalidade levantar o estado da arte e compreender melhor alguns fatores relevantes no âmbito atual da educação. Os resultados, da análise realizada, evidenciaram que os profissionais da educação precisam ter cautela para buscar o equilíbrio em trabalhar com os conceitos pós-modernos e assim utilizá-los juntamente com todos os adventos que estão disponíveis através da ciência, em favor da nossa sociedade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-27T02:31:29Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/173922 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1677-597X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001061755 |
identifier_str_mv |
1677-597X 001061755 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/173922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Litterarius. Vol. 16, n. 2 (maio/ago. 2017), p. 1-11 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173922/1/001061755.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173922/2/001061755.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173922/3/001061755.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f02f5323a115d3c0ed80702e2c1a64a5 6d39cc642f523a98ff2e9c2a696a260a 4fa95f34f7c86d1e6845752343fa143c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224940737789952 |