Visão pós-moderna da Educação e os debates de Educação em Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Ronaldo Eismann de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173922
Resumo: Perante uma ampla gama de pensamentos, ferramentas e tecnologias educacionais que dispomos atualmente e tendo a ciência do ato de educar, entendemos a necessidade de refletir sobre alguns aspectos pós-modernos na educação. Para tanto, o presente trabalho, que é parte de uma pesquisa de Mestrado de Educação em Ciências, faz uma revisão bibliográfica que tem por finalidade levantar o estado da arte e compreender melhor alguns fatores relevantes no âmbito atual da educação. Os resultados, da análise realizada, evidenciaram que os profissionais da educação precisam ter cautela para buscar o equilíbrio em trabalhar com os conceitos pós-modernos e assim utilizá-los juntamente com todos os adventos que estão disponíveis através da ciência, em favor da nossa sociedade.
id UFRGS-2_49f9cf8a93b0eb3dbc888f81f24ce8d4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173922
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Castro, Ronaldo Eismann deTeixeira, Maria do Rocio Fontoura2018-03-27T02:31:29Z20171677-597Xhttp://hdl.handle.net/10183/173922001061755Perante uma ampla gama de pensamentos, ferramentas e tecnologias educacionais que dispomos atualmente e tendo a ciência do ato de educar, entendemos a necessidade de refletir sobre alguns aspectos pós-modernos na educação. Para tanto, o presente trabalho, que é parte de uma pesquisa de Mestrado de Educação em Ciências, faz uma revisão bibliográfica que tem por finalidade levantar o estado da arte e compreender melhor alguns fatores relevantes no âmbito atual da educação. Os resultados, da análise realizada, evidenciaram que os profissionais da educação precisam ter cautela para buscar o equilíbrio em trabalhar com os conceitos pós-modernos e assim utilizá-los juntamente com todos os adventos que estão disponíveis através da ciência, em favor da nossa sociedade.Before a wide range of thoughts, educational tools and technologies available nowadays and considering science as an act of educating, we recognize there is a need to reflect on some post-modern aspects of education. Therefore, the present study, which is part of a Master research of Science Education, aims at developing a bibliographic review in order to enlight the art of education and comprehend some relevant factors in the current field of education. The results of the analysis revealed that the professionals of education need caution to reach balance in working with post-modern concepts and thus use them simultaneously with all the available science tools in favour of our society.application/pdfporRevista Litterarius. Vol. 16, n. 2 (maio/ago. 2017), p. 1-11Pós-modernidadeEnsino e aprendizagemEducationPost-modernismReflectionVisão pós-moderna da Educação e os debates de Educação em CiênciasPost-Modern View of Education and Science Education Debates info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061755.pdf001061755.pdfTexto completoapplication/pdf728580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173922/1/001061755.pdff02f5323a115d3c0ed80702e2c1a64a5MD51TEXT001061755.pdf.txt001061755.pdf.txtExtracted Texttext/plain29033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173922/2/001061755.pdf.txt6d39cc642f523a98ff2e9c2a696a260aMD52THUMBNAIL001061755.pdf.jpg001061755.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173922/3/001061755.pdf.jpg4fa95f34f7c86d1e6845752343fa143cMD5310183/1739222023-01-15 06:08:05.968352oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173922Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-15T08:08:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Visão pós-moderna da Educação e os debates de Educação em Ciências
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Post-Modern View of Education and Science Education Debates
title Visão pós-moderna da Educação e os debates de Educação em Ciências
spellingShingle Visão pós-moderna da Educação e os debates de Educação em Ciências
Castro, Ronaldo Eismann de
Pós-modernidade
Ensino e aprendizagem
Education
Post-modernism
Reflection
title_short Visão pós-moderna da Educação e os debates de Educação em Ciências
title_full Visão pós-moderna da Educação e os debates de Educação em Ciências
title_fullStr Visão pós-moderna da Educação e os debates de Educação em Ciências
title_full_unstemmed Visão pós-moderna da Educação e os debates de Educação em Ciências
title_sort Visão pós-moderna da Educação e os debates de Educação em Ciências
author Castro, Ronaldo Eismann de
author_facet Castro, Ronaldo Eismann de
Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
author_role author
author2 Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Ronaldo Eismann de
Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-modernidade
Ensino e aprendizagem
topic Pós-modernidade
Ensino e aprendizagem
Education
Post-modernism
Reflection
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Post-modernism
Reflection
description Perante uma ampla gama de pensamentos, ferramentas e tecnologias educacionais que dispomos atualmente e tendo a ciência do ato de educar, entendemos a necessidade de refletir sobre alguns aspectos pós-modernos na educação. Para tanto, o presente trabalho, que é parte de uma pesquisa de Mestrado de Educação em Ciências, faz uma revisão bibliográfica que tem por finalidade levantar o estado da arte e compreender melhor alguns fatores relevantes no âmbito atual da educação. Os resultados, da análise realizada, evidenciaram que os profissionais da educação precisam ter cautela para buscar o equilíbrio em trabalhar com os conceitos pós-modernos e assim utilizá-los juntamente com todos os adventos que estão disponíveis através da ciência, em favor da nossa sociedade.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-27T02:31:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173922
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-597X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061755
identifier_str_mv 1677-597X
001061755
url http://hdl.handle.net/10183/173922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Litterarius. Vol. 16, n. 2 (maio/ago. 2017), p. 1-11
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173922/1/001061755.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173922/2/001061755.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173922/3/001061755.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f02f5323a115d3c0ed80702e2c1a64a5
6d39cc642f523a98ff2e9c2a696a260a
4fa95f34f7c86d1e6845752343fa143c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224940737789952