Uma visão dinâmica sobre a inteligibilidade de fala : um estudo longitudinal com haitianos e brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Ubiratã Kickhöfel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221170
Resumo: Na esteira de contribuições que entendem o desenvolvimento linguístico de Línguas Adicionais (LAs) via Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011; LOWIE; VERSPOOR, 2015; LOWIE; VERSPOOR, 2019, dentre outros), assume-se a variabilidade como um processo inerente ao aprendizado de uma língua e, em decorrência disso, a flutuação linguística apresentada por alguns aprendizes pode estar atrelada a uma melhora em sua proficiência (LOWIE; VERSPOOR, 2019). Partindo de tal visão de língua como Sistema Dinâmico Complexo e da definição de ‘inteligibilidade’ de Derwing e Munro (2015), revisitada sob uma visão dinâmica em Albuquerque (2019), este trabalho apresenta resultados de um estudo longitudinal do referido construto. O estudo longitudinal (com 12 pontos de coleta) contou com dois falantes haitianos (com diferentes tempos de residência no Brasil e níveis de proficiência no português) e dois ouvintes brasileiros (com diferentes experiências em outras LAs e graus de contato com estrangeiros, aprendizes de Português como LA). Os ouvintes realizaram uma tarefa de inteligibilidade caracterizada pela repetição oral de palavras. Análises de pico de aprendizagem e simulações de Monte Carlo (cf. VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011) revelaram picos significativos de aprendizagem para duas das quatro possíveis combinações entre falantes e ouvintes. Os achados contribuem com um olhar dinâmico para o construto de ‘inteligibilidade’ e têm implicações para estudos em desenvolvimento linguístico em LAs.
id UFRGS-2_4a27d22b0d09c788cf178e0c8b05b9f9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221170
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara deAlves, Ubiratã Kickhöfel2021-05-18T04:35:44Z20202237-6321http://hdl.handle.net/10183/221170001125363Na esteira de contribuições que entendem o desenvolvimento linguístico de Línguas Adicionais (LAs) via Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011; LOWIE; VERSPOOR, 2015; LOWIE; VERSPOOR, 2019, dentre outros), assume-se a variabilidade como um processo inerente ao aprendizado de uma língua e, em decorrência disso, a flutuação linguística apresentada por alguns aprendizes pode estar atrelada a uma melhora em sua proficiência (LOWIE; VERSPOOR, 2019). Partindo de tal visão de língua como Sistema Dinâmico Complexo e da definição de ‘inteligibilidade’ de Derwing e Munro (2015), revisitada sob uma visão dinâmica em Albuquerque (2019), este trabalho apresenta resultados de um estudo longitudinal do referido construto. O estudo longitudinal (com 12 pontos de coleta) contou com dois falantes haitianos (com diferentes tempos de residência no Brasil e níveis de proficiência no português) e dois ouvintes brasileiros (com diferentes experiências em outras LAs e graus de contato com estrangeiros, aprendizes de Português como LA). Os ouvintes realizaram uma tarefa de inteligibilidade caracterizada pela repetição oral de palavras. Análises de pico de aprendizagem e simulações de Monte Carlo (cf. VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011) revelaram picos significativos de aprendizagem para duas das quatro possíveis combinações entre falantes e ouvintes. Os achados contribuem com um olhar dinâmico para o construto de ‘inteligibilidade’ e têm implicações para estudos em desenvolvimento linguístico em LAs.Developmental studies on Additional Languages (ALs), grounded on Complex Dynamic Systems Theory (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011; LOWIE; VERSPOOR, 2015; LOWIE; VERSPOOR, 2019, among others), view variability as an inherent process in language learning. Moreover, language variability may be connected to an improvement in learners’ proficiency (LOWIE; VERSPOOR, 2019). Based on this Complex Dynamic System view of language and taking into account Derwing and Munro (2015)’s definition of intelligibility (revisited in a dynamic paradigm in Albuquerque (2019), this article presents the results of a longitudinal study on intelligibility. The 12-point longitudinal data collection included two Haitian speakers (with different lengths of residence in Brazil and showing different proficiency levels in Portuguese) and two Brazilian listeners (showing different levels of experience in ALs and exhibiting different degrees of experience with foreigners in interactions). Listeners took part in an intelligibility task, which aimed to obtain the listeners’ oral comprehension of the speakers’ oral productions. Learning peak analyses and Monte Carlo simulations (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011) revealed significant learning peaks to two out of four listener-speaker pair combinations. The findings shed light on a dynamic view of intelligibility, having important implications for the studies on language development in the field of ALs.application/pdfporEntrepalavras. Fortaleza, CE. Vol. 10, n. 1 (jan./abr. 2020), p. 210-231Língua adicionalLíngua portuguesaCompreensão da linguagemTeoria dos sistemas dinâmicos complexosIntelligibility in Portuguese as an additional languageComplex Dynamic Systems TheoryLongitudinal studyUma visão dinâmica sobre a inteligibilidade de fala : um estudo longitudinal com haitianos e brasileirosA dynamic view on speech intelligibility : a longitudinal study with Haitians and Braziliansinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125363.pdf.txt001125363.pdf.txtExtracted Texttext/plain54694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221170/2/001125363.pdf.txt805a2db74501d6bb7e5a47ddbb8328ffMD52ORIGINAL001125363.pdfTexto completoapplication/pdf320260http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221170/1/001125363.pdf827b40d184445ceb3fcea1fa1295fb22MD5110183/2211702023-04-08 03:29:05.034441oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221170Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-08T06:29:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma visão dinâmica sobre a inteligibilidade de fala : um estudo longitudinal com haitianos e brasileiros
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A dynamic view on speech intelligibility : a longitudinal study with Haitians and Brazilians
title Uma visão dinâmica sobre a inteligibilidade de fala : um estudo longitudinal com haitianos e brasileiros
spellingShingle Uma visão dinâmica sobre a inteligibilidade de fala : um estudo longitudinal com haitianos e brasileiros
Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de
Língua adicional
Língua portuguesa
Compreensão da linguagem
Teoria dos sistemas dinâmicos complexos
Intelligibility in Portuguese as an additional language
Complex Dynamic Systems Theory
Longitudinal study
title_short Uma visão dinâmica sobre a inteligibilidade de fala : um estudo longitudinal com haitianos e brasileiros
title_full Uma visão dinâmica sobre a inteligibilidade de fala : um estudo longitudinal com haitianos e brasileiros
title_fullStr Uma visão dinâmica sobre a inteligibilidade de fala : um estudo longitudinal com haitianos e brasileiros
title_full_unstemmed Uma visão dinâmica sobre a inteligibilidade de fala : um estudo longitudinal com haitianos e brasileiros
title_sort Uma visão dinâmica sobre a inteligibilidade de fala : um estudo longitudinal com haitianos e brasileiros
author Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de
author_facet Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de
Alves, Ubiratã Kickhöfel
author_role author
author2 Alves, Ubiratã Kickhöfel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de
Alves, Ubiratã Kickhöfel
dc.subject.por.fl_str_mv Língua adicional
Língua portuguesa
Compreensão da linguagem
Teoria dos sistemas dinâmicos complexos
topic Língua adicional
Língua portuguesa
Compreensão da linguagem
Teoria dos sistemas dinâmicos complexos
Intelligibility in Portuguese as an additional language
Complex Dynamic Systems Theory
Longitudinal study
dc.subject.eng.fl_str_mv Intelligibility in Portuguese as an additional language
Complex Dynamic Systems Theory
Longitudinal study
description Na esteira de contribuições que entendem o desenvolvimento linguístico de Línguas Adicionais (LAs) via Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011; LOWIE; VERSPOOR, 2015; LOWIE; VERSPOOR, 2019, dentre outros), assume-se a variabilidade como um processo inerente ao aprendizado de uma língua e, em decorrência disso, a flutuação linguística apresentada por alguns aprendizes pode estar atrelada a uma melhora em sua proficiência (LOWIE; VERSPOOR, 2019). Partindo de tal visão de língua como Sistema Dinâmico Complexo e da definição de ‘inteligibilidade’ de Derwing e Munro (2015), revisitada sob uma visão dinâmica em Albuquerque (2019), este trabalho apresenta resultados de um estudo longitudinal do referido construto. O estudo longitudinal (com 12 pontos de coleta) contou com dois falantes haitianos (com diferentes tempos de residência no Brasil e níveis de proficiência no português) e dois ouvintes brasileiros (com diferentes experiências em outras LAs e graus de contato com estrangeiros, aprendizes de Português como LA). Os ouvintes realizaram uma tarefa de inteligibilidade caracterizada pela repetição oral de palavras. Análises de pico de aprendizagem e simulações de Monte Carlo (cf. VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011) revelaram picos significativos de aprendizagem para duas das quatro possíveis combinações entre falantes e ouvintes. Os achados contribuem com um olhar dinâmico para o construto de ‘inteligibilidade’ e têm implicações para estudos em desenvolvimento linguístico em LAs.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-18T04:35:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221170
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-6321
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125363
identifier_str_mv 2237-6321
001125363
url http://hdl.handle.net/10183/221170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Entrepalavras. Fortaleza, CE. Vol. 10, n. 1 (jan./abr. 2020), p. 210-231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221170/2/001125363.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221170/1/001125363.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 805a2db74501d6bb7e5a47ddbb8328ff
827b40d184445ceb3fcea1fa1295fb22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225017691734016