A imagem entre Tarkovski e da Vinci
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181771 |
Resumo: | A imagem entre Tarkovski e da Vinci discute o estatuto da imagem, e investiga dois modos de sua produção – o pictórico e o técnico-tecnológico – na primeira tomada do filme O Sacrifício (1986), de Tarkovski, em que o diretor filma a pintura A Adoração dos Magos (1441/42), de Leonardo da Vinci. Identifica ainda o debate sobre a imagem sob determinadas perspectivas da filosofia e da semiologia para propor um lugar propriamente comunicacional para sua análise, evidenciando a relevância de conceitos como o de meio, de referência e de sentidos. Por fim, reconhece que é no jogo sincrônico entre as imagens de Tarkovski e da Vinci que se instaura a problemática efetivamente comunicacional das imagens. |
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Silva, Alexandre Rocha daPares, André Dornelles Pares2018-09-11T02:28:44Z20091415-0549http://hdl.handle.net/10183/181771000765219A imagem entre Tarkovski e da Vinci discute o estatuto da imagem, e investiga dois modos de sua produção – o pictórico e o técnico-tecnológico – na primeira tomada do filme O Sacrifício (1986), de Tarkovski, em que o diretor filma a pintura A Adoração dos Magos (1441/42), de Leonardo da Vinci. Identifica ainda o debate sobre a imagem sob determinadas perspectivas da filosofia e da semiologia para propor um lugar propriamente comunicacional para sua análise, evidenciando a relevância de conceitos como o de meio, de referência e de sentidos. Por fim, reconhece que é no jogo sincrônico entre as imagens de Tarkovski e da Vinci que se instaura a problemática efetivamente comunicacional das imagens.This paper discusses image constitution upon investigating two modes of its production: the pictorial and the technicaltechnological. We investigate the first take of Tarkovski’s The Sacrifice (1986) in which the director shoots da Vinci’s Adoration of the Magi (1441/2). It also characterizes the debate about image in different philosophical and semiological perspectives in order to advance a properly communicational site for image’s analysis. In this vein, we highlight the importance of concepts such as medium, reference and senses. Eventually, we propound that it is in the synchronic game between Tarkovski’s and da Vinci’s images that the communicational problem per se is brought about.application/pdfporRevista FAMECOS : mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre. N. 39 (ago. 2009), p. 42-49ImagemComunicaçãoImageCinemaMediatizationA imagem entre Tarkovski e da Vinciinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000765219.pdfTexto completoapplication/pdf185516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181771/1/000765219.pdf40afad5e2fac3aed64c316b7a03cbec7MD51TEXT000765219.pdf.txt000765219.pdf.txtExtracted Texttext/plain40228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181771/2/000765219.pdf.txtaa4a0bfd2de1e08ffbec5d2566d9cf26MD52THUMBNAIL000765219.pdf.jpg000765219.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181771/3/000765219.pdf.jpg69f4d0648fcc1163ffe24b86be8775a2MD5310183/1817712018-10-05 07:47:47.071oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181771Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-05T10:47:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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