A imagem entre Tarkovski e da Vinci

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandre Rocha da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pares, André Dornelles Pares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181771
Resumo: A imagem entre Tarkovski e da Vinci discute o estatuto da imagem, e investiga dois modos de sua produção – o pictórico e o técnico-tecnológico – na primeira tomada do filme O Sacrifício (1986), de Tarkovski, em que o diretor filma a pintura A Adoração dos Magos (1441/42), de Leonardo da Vinci. Identifica ainda o debate sobre a imagem sob determinadas perspectivas da filosofia e da semiologia para propor um lugar propriamente comunicacional para sua análise, evidenciando a relevância de conceitos como o de meio, de referência e de sentidos. Por fim, reconhece que é no jogo sincrônico entre as imagens de Tarkovski e da Vinci que se instaura a problemática efetivamente comunicacional das imagens.
id UFRGS-2_4a32129d143f4eca12cfb26bd7d5f268
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181771
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Alexandre Rocha daPares, André Dornelles Pares2018-09-11T02:28:44Z20091415-0549http://hdl.handle.net/10183/181771000765219A imagem entre Tarkovski e da Vinci discute o estatuto da imagem, e investiga dois modos de sua produção – o pictórico e o técnico-tecnológico – na primeira tomada do filme O Sacrifício (1986), de Tarkovski, em que o diretor filma a pintura A Adoração dos Magos (1441/42), de Leonardo da Vinci. Identifica ainda o debate sobre a imagem sob determinadas perspectivas da filosofia e da semiologia para propor um lugar propriamente comunicacional para sua análise, evidenciando a relevância de conceitos como o de meio, de referência e de sentidos. Por fim, reconhece que é no jogo sincrônico entre as imagens de Tarkovski e da Vinci que se instaura a problemática efetivamente comunicacional das imagens.This paper discusses image constitution upon investigating two modes of its production: the pictorial and the technicaltechnological. We investigate the first take of Tarkovski’s The Sacrifice (1986) in which the director shoots da Vinci’s Adoration of the Magi (1441/2). It also characterizes the debate about image in different philosophical and semiological perspectives in order to advance a properly communicational site for image’s analysis. In this vein, we highlight the importance of concepts such as medium, reference and senses. Eventually, we propound that it is in the synchronic game between Tarkovski’s and da Vinci’s images that the communicational problem per se is brought about.application/pdfporRevista FAMECOS : mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre. N. 39 (ago. 2009), p. 42-49ImagemComunicaçãoImageCinemaMediatizationA imagem entre Tarkovski e da Vinciinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000765219.pdfTexto completoapplication/pdf185516http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181771/1/000765219.pdf40afad5e2fac3aed64c316b7a03cbec7MD51TEXT000765219.pdf.txt000765219.pdf.txtExtracted Texttext/plain40228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181771/2/000765219.pdf.txtaa4a0bfd2de1e08ffbec5d2566d9cf26MD52THUMBNAIL000765219.pdf.jpg000765219.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181771/3/000765219.pdf.jpg69f4d0648fcc1163ffe24b86be8775a2MD5310183/1817712018-10-05 07:47:47.071oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181771Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-05T10:47:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A imagem entre Tarkovski e da Vinci
title A imagem entre Tarkovski e da Vinci
spellingShingle A imagem entre Tarkovski e da Vinci
Silva, Alexandre Rocha da
Imagem
Comunicação
Image
Cinema
Mediatization
title_short A imagem entre Tarkovski e da Vinci
title_full A imagem entre Tarkovski e da Vinci
title_fullStr A imagem entre Tarkovski e da Vinci
title_full_unstemmed A imagem entre Tarkovski e da Vinci
title_sort A imagem entre Tarkovski e da Vinci
author Silva, Alexandre Rocha da
author_facet Silva, Alexandre Rocha da
Pares, André Dornelles Pares
author_role author
author2 Pares, André Dornelles Pares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alexandre Rocha da
Pares, André Dornelles Pares
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Comunicação
topic Imagem
Comunicação
Image
Cinema
Mediatization
dc.subject.eng.fl_str_mv Image
Cinema
Mediatization
description A imagem entre Tarkovski e da Vinci discute o estatuto da imagem, e investiga dois modos de sua produção – o pictórico e o técnico-tecnológico – na primeira tomada do filme O Sacrifício (1986), de Tarkovski, em que o diretor filma a pintura A Adoração dos Magos (1441/42), de Leonardo da Vinci. Identifica ainda o debate sobre a imagem sob determinadas perspectivas da filosofia e da semiologia para propor um lugar propriamente comunicacional para sua análise, evidenciando a relevância de conceitos como o de meio, de referência e de sentidos. Por fim, reconhece que é no jogo sincrônico entre as imagens de Tarkovski e da Vinci que se instaura a problemática efetivamente comunicacional das imagens.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-11T02:28:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181771
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-0549
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000765219
identifier_str_mv 1415-0549
000765219
url http://hdl.handle.net/10183/181771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista FAMECOS : mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre. N. 39 (ago. 2009), p. 42-49
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181771/1/000765219.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181771/2/000765219.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181771/3/000765219.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 40afad5e2fac3aed64c316b7a03cbec7
aa4a0bfd2de1e08ffbec5d2566d9cf26
69f4d0648fcc1163ffe24b86be8775a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725029977161728