Reciclagem de termoplásticos : cts : uma disciplina na formação de técnicos em plásticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181137 |
Resumo: | A contextualização no ensino de ciências em uma perspectiva de CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) vem sendo utilizada e defendida por educadores como um princípio norteador de uma educação voltada para a cidadania e que possibilita a aprendizagem de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados à sociedade. Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a construção, a aplicação e a análise de uma proposta de ensino utilizando a abordagem CTS para a reestruturação de uma disciplina de Reciclagem de Termoplásticos de um curso Técnico em Plásticos. A Proposta abordou conteúdos sobre a reciclagem dos materiais poliméricos, as diferentes técnicas de reciclagem, a análise de impacto ambiental, ciclo de vida e a gestão dos resíduos sólidos, além da orientação sobre a reutilização destes materiais, proporcionando discussões sobre as relações sociais da ciência e da tecnologia, incentivando o interesse dos alunos no desenvolvimento de projetos que envolvem aspectos econômicos, sociais e ambientais. Foram utilizadas metodologias de resolução de problemas e outras estratégias didáticas. A análise da aplicação da proposta de reestruturação da disciplina foi realizada pela metodologia da Análise Textual Discursiva. As análises e discussões apontam que a utilização da abordagem CTS para o ensino da reciclagem de polímeros foi adequada, pois os alunos conseguiram compreender a relação da educação tecnológica com sua realidade de profissionais e cidadãos. |
id |
UFRGS-2_4a42a325cb8f81bbe243bd164f87ded5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181137 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fontoura, Cláudia Moreira daLopes, Cesar Valmor Machado2018-08-18T03:01:24Z2018http://hdl.handle.net/10183/181137001073832A contextualização no ensino de ciências em uma perspectiva de CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) vem sendo utilizada e defendida por educadores como um princípio norteador de uma educação voltada para a cidadania e que possibilita a aprendizagem de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados à sociedade. Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a construção, a aplicação e a análise de uma proposta de ensino utilizando a abordagem CTS para a reestruturação de uma disciplina de Reciclagem de Termoplásticos de um curso Técnico em Plásticos. A Proposta abordou conteúdos sobre a reciclagem dos materiais poliméricos, as diferentes técnicas de reciclagem, a análise de impacto ambiental, ciclo de vida e a gestão dos resíduos sólidos, além da orientação sobre a reutilização destes materiais, proporcionando discussões sobre as relações sociais da ciência e da tecnologia, incentivando o interesse dos alunos no desenvolvimento de projetos que envolvem aspectos econômicos, sociais e ambientais. Foram utilizadas metodologias de resolução de problemas e outras estratégias didáticas. A análise da aplicação da proposta de reestruturação da disciplina foi realizada pela metodologia da Análise Textual Discursiva. As análises e discussões apontam que a utilização da abordagem CTS para o ensino da reciclagem de polímeros foi adequada, pois os alunos conseguiram compreender a relação da educação tecnológica com sua realidade de profissionais e cidadãos.The contextualization in science teaching from a STS (Science, Technology and Society) perspective has been used and defended by educators as a guiding principle of an education focused on citizenship and that enables the learning of scientific and technological knowledge related to society. This Course Conclusion Paper presents the construction, application and analysis of a teaching proposal using the STS approach for the structuring of a discipline of Thermoplastics Recycling of a Technical Course in Plastics. The Proposal addressed content on the recycling of polymer materials, different recycling techniques, environmental impact analysis, life cycle and solid waste management, as well as guidance on the reuse of these materials, providing discussions on the social relations of science and technology, encouraging the interest of students in the development of projects that involve economic, social and environmental aspects. Methodologies for problem solving and other didactic strategies were used. The analysis of the application of the proposed structure of the discipline was carried out by the Discursive Textual Analysis methodology. The analyzes and discussions show that the use of the STS approach to the teaching of polymer recycling was adequate, since the students were able to understand the relationship of technological education with their reality of professionals and citizens.application/pdfporReciclagemTermoplásticosEducação tecnológicaCiência e tecnologiaSTSCritical citizen formationTechnological educationThermoplastics recyclingReciclagem de termoplásticos : cts : uma disciplina na formação de técnicos em plásticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2018Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073832.pdfTexto completoapplication/pdf2042774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181137/1/001073832.pdffcffb24c5fa7fe11b94434c09e0ea25fMD51TEXT001073832.pdf.txt001073832.pdf.txtExtracted Texttext/plain170503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181137/2/001073832.pdf.txtea8fd3aa9bebfa4b89e29a0d46c33fffMD52THUMBNAIL001073832.pdf.jpg001073832.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181137/3/001073832.pdf.jpg9e8326c45366390c88c45d77608bda33MD5310183/1811372018-10-05 07:39:22.756oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181137Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:39:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reciclagem de termoplásticos : cts : uma disciplina na formação de técnicos em plásticos |
title |
Reciclagem de termoplásticos : cts : uma disciplina na formação de técnicos em plásticos |
spellingShingle |
Reciclagem de termoplásticos : cts : uma disciplina na formação de técnicos em plásticos Fontoura, Cláudia Moreira da Reciclagem Termoplásticos Educação tecnológica Ciência e tecnologia STS Critical citizen formation Technological education Thermoplastics recycling |
title_short |
Reciclagem de termoplásticos : cts : uma disciplina na formação de técnicos em plásticos |
title_full |
Reciclagem de termoplásticos : cts : uma disciplina na formação de técnicos em plásticos |
title_fullStr |
Reciclagem de termoplásticos : cts : uma disciplina na formação de técnicos em plásticos |
title_full_unstemmed |
Reciclagem de termoplásticos : cts : uma disciplina na formação de técnicos em plásticos |
title_sort |
Reciclagem de termoplásticos : cts : uma disciplina na formação de técnicos em plásticos |
author |
Fontoura, Cláudia Moreira da |
author_facet |
Fontoura, Cláudia Moreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontoura, Cláudia Moreira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Cesar Valmor Machado |
contributor_str_mv |
Lopes, Cesar Valmor Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reciclagem Termoplásticos Educação tecnológica Ciência e tecnologia |
topic |
Reciclagem Termoplásticos Educação tecnológica Ciência e tecnologia STS Critical citizen formation Technological education Thermoplastics recycling |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
STS Critical citizen formation Technological education Thermoplastics recycling |
description |
A contextualização no ensino de ciências em uma perspectiva de CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) vem sendo utilizada e defendida por educadores como um princípio norteador de uma educação voltada para a cidadania e que possibilita a aprendizagem de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados à sociedade. Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a construção, a aplicação e a análise de uma proposta de ensino utilizando a abordagem CTS para a reestruturação de uma disciplina de Reciclagem de Termoplásticos de um curso Técnico em Plásticos. A Proposta abordou conteúdos sobre a reciclagem dos materiais poliméricos, as diferentes técnicas de reciclagem, a análise de impacto ambiental, ciclo de vida e a gestão dos resíduos sólidos, além da orientação sobre a reutilização destes materiais, proporcionando discussões sobre as relações sociais da ciência e da tecnologia, incentivando o interesse dos alunos no desenvolvimento de projetos que envolvem aspectos econômicos, sociais e ambientais. Foram utilizadas metodologias de resolução de problemas e outras estratégias didáticas. A análise da aplicação da proposta de reestruturação da disciplina foi realizada pela metodologia da Análise Textual Discursiva. As análises e discussões apontam que a utilização da abordagem CTS para o ensino da reciclagem de polímeros foi adequada, pois os alunos conseguiram compreender a relação da educação tecnológica com sua realidade de profissionais e cidadãos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-18T03:01:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/181137 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001073832 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/181137 |
identifier_str_mv |
001073832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181137/1/001073832.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181137/2/001073832.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181137/3/001073832.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fcffb24c5fa7fe11b94434c09e0ea25f ea8fd3aa9bebfa4b89e29a0d46c33fff 9e8326c45366390c88c45d77608bda33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224555522424832 |