Vídeo na Matemática : aprendendo geometria com produção audiovisual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31607 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo de geometria espacial através de produções audiovisuais dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento e auto-estima do discente ao enfrentar seus desafios em relação ao assunto em foco. A atividade de criações de vídeos consiste em desenvolver aulas ilustrativas sobre o conteúdo de Geometria Espacial. Foram desenvolvidos cálculos de áreas e volumes, assim como, pesquisas de objetos geométricos do cotidiano. A mídia se fez presente em várias etapas do trabalho, pois proporcionou uma melhor ilustração, com isso contribuiu para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Com análise do andamento dos trabalhos pode-se perceber que não era somente um trabalho a ser concluído e sim uma experiência de aprendizado significativa que partiu dos próprios alunos. O objetivo principal desse planejamento foi buscar a aprendizagem através do ensino realizado pelos próprios discentes, quando envolvidos numa atividade que lhes proporcione o incentivo à pesquisa, pois com a mesma, surge a motivação de buscar o conhecimento de forma mais criativa. Com base nisso pode-se obter resultados em relação aos conhecimentos adquiridos, sendo que a busca por novas informações teve destaque quando os alunos agiram de forma ativa, surgindo assim, sujeitos autônomos, capazes de inovar. |
id |
UFRGS-2_4a959b7e6b0d82aa2f9cd407f355f11a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31607 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Abreu, Jeferson RodriguesStorsmowski, Vandoir2011-09-02T06:02:10Z2011http://hdl.handle.net/10183/31607000783834O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo de geometria espacial através de produções audiovisuais dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento e auto-estima do discente ao enfrentar seus desafios em relação ao assunto em foco. A atividade de criações de vídeos consiste em desenvolver aulas ilustrativas sobre o conteúdo de Geometria Espacial. Foram desenvolvidos cálculos de áreas e volumes, assim como, pesquisas de objetos geométricos do cotidiano. A mídia se fez presente em várias etapas do trabalho, pois proporcionou uma melhor ilustração, com isso contribuiu para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Com análise do andamento dos trabalhos pode-se perceber que não era somente um trabalho a ser concluído e sim uma experiência de aprendizado significativa que partiu dos próprios alunos. O objetivo principal desse planejamento foi buscar a aprendizagem através do ensino realizado pelos próprios discentes, quando envolvidos numa atividade que lhes proporcione o incentivo à pesquisa, pois com a mesma, surge a motivação de buscar o conhecimento de forma mais criativa. Com base nisso pode-se obter resultados em relação aos conhecimentos adquiridos, sendo que a busca por novas informações teve destaque quando os alunos agiram de forma ativa, surgindo assim, sujeitos autônomos, capazes de inovar.application/pdfporAudiovisuais : EnsinoGeometriaMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaVídeo na Matemática : aprendendo geometria com produção audiovisualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783834.pdf000783834.pdfTexto completoapplication/pdf851849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31607/1/000783834.pdfb04740ed77ae313c6756e91bba983e87MD51TEXT000783834.pdf.txt000783834.pdf.txtExtracted Texttext/plain101436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31607/2/000783834.pdf.txt9c407cbf8cc28c904f3ed6afce84504bMD52THUMBNAIL000783834.pdf.jpg000783834.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1112http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31607/3/000783834.pdf.jpgb0327be4f5a831fc1237ce5f237698fcMD5310183/316072018-10-22 09:15:19.724oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31607Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-22T12:15:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vídeo na Matemática : aprendendo geometria com produção audiovisual |
title |
Vídeo na Matemática : aprendendo geometria com produção audiovisual |
spellingShingle |
Vídeo na Matemática : aprendendo geometria com produção audiovisual Abreu, Jeferson Rodrigues Audiovisuais : Ensino Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
title_short |
Vídeo na Matemática : aprendendo geometria com produção audiovisual |
title_full |
Vídeo na Matemática : aprendendo geometria com produção audiovisual |
title_fullStr |
Vídeo na Matemática : aprendendo geometria com produção audiovisual |
title_full_unstemmed |
Vídeo na Matemática : aprendendo geometria com produção audiovisual |
title_sort |
Vídeo na Matemática : aprendendo geometria com produção audiovisual |
author |
Abreu, Jeferson Rodrigues |
author_facet |
Abreu, Jeferson Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Jeferson Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Storsmowski, Vandoir |
contributor_str_mv |
Storsmowski, Vandoir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Audiovisuais : Ensino Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
topic |
Audiovisuais : Ensino Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática |
description |
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo de geometria espacial através de produções audiovisuais dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento e auto-estima do discente ao enfrentar seus desafios em relação ao assunto em foco. A atividade de criações de vídeos consiste em desenvolver aulas ilustrativas sobre o conteúdo de Geometria Espacial. Foram desenvolvidos cálculos de áreas e volumes, assim como, pesquisas de objetos geométricos do cotidiano. A mídia se fez presente em várias etapas do trabalho, pois proporcionou uma melhor ilustração, com isso contribuiu para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Com análise do andamento dos trabalhos pode-se perceber que não era somente um trabalho a ser concluído e sim uma experiência de aprendizado significativa que partiu dos próprios alunos. O objetivo principal desse planejamento foi buscar a aprendizagem através do ensino realizado pelos próprios discentes, quando envolvidos numa atividade que lhes proporcione o incentivo à pesquisa, pois com a mesma, surge a motivação de buscar o conhecimento de forma mais criativa. Com base nisso pode-se obter resultados em relação aos conhecimentos adquiridos, sendo que a busca por novas informações teve destaque quando os alunos agiram de forma ativa, surgindo assim, sujeitos autônomos, capazes de inovar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:02:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31607 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000783834 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31607 |
identifier_str_mv |
000783834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31607/1/000783834.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31607/2/000783834.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31607/3/000783834.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b04740ed77ae313c6756e91bba983e87 9c407cbf8cc28c904f3ed6afce84504b b0327be4f5a831fc1237ce5f237698fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724512479739904 |