Uma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o plano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31578 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema o estudo da geometria no Ensino Fundamental apresentando uma nova proposta no processo de ensino-aprendizagem da mesma. Neste trabalho mostraremos a importância do ensino da geometria. O mesmo tem como base o desenvolvimento de atividades no estudo da geometria partindo do tridimensional e não pelo ponto, reta e plano como é o habitual no currículo escolar. Para isso, foi desenvolvida uma experiência didática com alunos da 5ª série da Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho. No desenvolvimento da experiência didática, o modelo de Van Hiele é usado para acompanhar os níveis de aprendizagem da criança sendo bússola do professor para o avanço da sequência didática. Mostramos também a importância das mídias digitais e didáticas no processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pretende apresentar algumas contribuições acerca do ensino da geometria espacial e plana colocando em prática o conhecimento construído ao longo do curso de pós-graduação e a experiência docente. Cabe salientar que, o trabalho aponta uma nova proposta para o ensino da geometria partindo do tridimensional e durante a sequência didática percebemos que há o alcance da geometria plana, contudo não há o aprofundamento do tema. |
id |
UFRGS-2_bed4ee904cb4d85ee2d831ba80cb7200 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31578 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ranzan, Adriane LorenzetStorsmowski, Vandoir2011-09-02T06:02:01Z2010http://hdl.handle.net/10183/31578000782481Este trabalho tem como tema o estudo da geometria no Ensino Fundamental apresentando uma nova proposta no processo de ensino-aprendizagem da mesma. Neste trabalho mostraremos a importância do ensino da geometria. O mesmo tem como base o desenvolvimento de atividades no estudo da geometria partindo do tridimensional e não pelo ponto, reta e plano como é o habitual no currículo escolar. Para isso, foi desenvolvida uma experiência didática com alunos da 5ª série da Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho. No desenvolvimento da experiência didática, o modelo de Van Hiele é usado para acompanhar os níveis de aprendizagem da criança sendo bússola do professor para o avanço da sequência didática. Mostramos também a importância das mídias digitais e didáticas no processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pretende apresentar algumas contribuições acerca do ensino da geometria espacial e plana colocando em prática o conhecimento construído ao longo do curso de pós-graduação e a experiência docente. Cabe salientar que, o trabalho aponta uma nova proposta para o ensino da geometria partindo do tridimensional e durante a sequência didática percebemos que há o alcance da geometria plana, contudo não há o aprofundamento do tema.application/pdfporGeometriaMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaMatemática : Ensino : GeometriaUma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o planoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782481.pdf000782481.pdfTexto completoapplication/pdf2199569http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31578/1/000782481.pdfa2b7086f1aff59eb3a62d85844563f57MD51TEXT000782481.pdf.txt000782481.pdf.txtExtracted Texttext/plain102100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31578/2/000782481.pdf.txt367139b2d8153bc1fdc1c2d6cb818cebMD52THUMBNAIL000782481.pdf.jpg000782481.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31578/3/000782481.pdf.jpg057c1ed2293a36d7bdb89114e27f18cdMD5310183/315782018-10-22 09:14:59.315oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31578Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:14:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o plano |
title |
Uma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o plano |
spellingShingle |
Uma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o plano Ranzan, Adriane Lorenzet Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Matemática : Ensino : Geometria |
title_short |
Uma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o plano |
title_full |
Uma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o plano |
title_fullStr |
Uma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o plano |
title_full_unstemmed |
Uma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o plano |
title_sort |
Uma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o plano |
author |
Ranzan, Adriane Lorenzet |
author_facet |
Ranzan, Adriane Lorenzet |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ranzan, Adriane Lorenzet |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Storsmowski, Vandoir |
contributor_str_mv |
Storsmowski, Vandoir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Matemática : Ensino : Geometria |
topic |
Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Matemática : Ensino : Geometria |
description |
Este trabalho tem como tema o estudo da geometria no Ensino Fundamental apresentando uma nova proposta no processo de ensino-aprendizagem da mesma. Neste trabalho mostraremos a importância do ensino da geometria. O mesmo tem como base o desenvolvimento de atividades no estudo da geometria partindo do tridimensional e não pelo ponto, reta e plano como é o habitual no currículo escolar. Para isso, foi desenvolvida uma experiência didática com alunos da 5ª série da Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho. No desenvolvimento da experiência didática, o modelo de Van Hiele é usado para acompanhar os níveis de aprendizagem da criança sendo bússola do professor para o avanço da sequência didática. Mostramos também a importância das mídias digitais e didáticas no processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pretende apresentar algumas contribuições acerca do ensino da geometria espacial e plana colocando em prática o conhecimento construído ao longo do curso de pós-graduação e a experiência docente. Cabe salientar que, o trabalho aponta uma nova proposta para o ensino da geometria partindo do tridimensional e durante a sequência didática percebemos que há o alcance da geometria plana, contudo não há o aprofundamento do tema. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:02:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31578 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000782481 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31578 |
identifier_str_mv |
000782481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31578/1/000782481.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31578/2/000782481.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31578/3/000782481.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a2b7086f1aff59eb3a62d85844563f57 367139b2d8153bc1fdc1c2d6cb818ceb 057c1ed2293a36d7bdb89114e27f18cd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447062371631104 |