Uma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o plano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ranzan, Adriane Lorenzet
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31578
Resumo: Este trabalho tem como tema o estudo da geometria no Ensino Fundamental apresentando uma nova proposta no processo de ensino-aprendizagem da mesma. Neste trabalho mostraremos a importância do ensino da geometria. O mesmo tem como base o desenvolvimento de atividades no estudo da geometria partindo do tridimensional e não pelo ponto, reta e plano como é o habitual no currículo escolar. Para isso, foi desenvolvida uma experiência didática com alunos da 5ª série da Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho. No desenvolvimento da experiência didática, o modelo de Van Hiele é usado para acompanhar os níveis de aprendizagem da criança sendo bússola do professor para o avanço da sequência didática. Mostramos também a importância das mídias digitais e didáticas no processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pretende apresentar algumas contribuições acerca do ensino da geometria espacial e plana colocando em prática o conhecimento construído ao longo do curso de pós-graduação e a experiência docente. Cabe salientar que, o trabalho aponta uma nova proposta para o ensino da geometria partindo do tridimensional e durante a sequência didática percebemos que há o alcance da geometria plana, contudo não há o aprofundamento do tema.
id UFRGS-2_bed4ee904cb4d85ee2d831ba80cb7200
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31578
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ranzan, Adriane LorenzetStorsmowski, Vandoir2011-09-02T06:02:01Z2010http://hdl.handle.net/10183/31578000782481Este trabalho tem como tema o estudo da geometria no Ensino Fundamental apresentando uma nova proposta no processo de ensino-aprendizagem da mesma. Neste trabalho mostraremos a importância do ensino da geometria. O mesmo tem como base o desenvolvimento de atividades no estudo da geometria partindo do tridimensional e não pelo ponto, reta e plano como é o habitual no currículo escolar. Para isso, foi desenvolvida uma experiência didática com alunos da 5ª série da Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho. No desenvolvimento da experiência didática, o modelo de Van Hiele é usado para acompanhar os níveis de aprendizagem da criança sendo bússola do professor para o avanço da sequência didática. Mostramos também a importância das mídias digitais e didáticas no processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pretende apresentar algumas contribuições acerca do ensino da geometria espacial e plana colocando em prática o conhecimento construído ao longo do curso de pós-graduação e a experiência docente. Cabe salientar que, o trabalho aponta uma nova proposta para o ensino da geometria partindo do tridimensional e durante a sequência didática percebemos que há o alcance da geometria plana, contudo não há o aprofundamento do tema.application/pdfporGeometriaMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaMatemática : Ensino : GeometriaUma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o planoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782481.pdf000782481.pdfTexto completoapplication/pdf2199569http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31578/1/000782481.pdfa2b7086f1aff59eb3a62d85844563f57MD51TEXT000782481.pdf.txt000782481.pdf.txtExtracted Texttext/plain102100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31578/2/000782481.pdf.txt367139b2d8153bc1fdc1c2d6cb818cebMD52THUMBNAIL000782481.pdf.jpg000782481.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31578/3/000782481.pdf.jpg057c1ed2293a36d7bdb89114e27f18cdMD5310183/315782018-10-22 09:14:59.315oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31578Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:14:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o plano
title Uma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o plano
spellingShingle Uma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o plano
Ranzan, Adriane Lorenzet
Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Matemática : Ensino : Geometria
title_short Uma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o plano
title_full Uma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o plano
title_fullStr Uma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o plano
title_full_unstemmed Uma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o plano
title_sort Uma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o plano
author Ranzan, Adriane Lorenzet
author_facet Ranzan, Adriane Lorenzet
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ranzan, Adriane Lorenzet
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Storsmowski, Vandoir
contributor_str_mv Storsmowski, Vandoir
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Matemática : Ensino : Geometria
topic Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Matemática : Ensino : Geometria
description Este trabalho tem como tema o estudo da geometria no Ensino Fundamental apresentando uma nova proposta no processo de ensino-aprendizagem da mesma. Neste trabalho mostraremos a importância do ensino da geometria. O mesmo tem como base o desenvolvimento de atividades no estudo da geometria partindo do tridimensional e não pelo ponto, reta e plano como é o habitual no currículo escolar. Para isso, foi desenvolvida uma experiência didática com alunos da 5ª série da Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho. No desenvolvimento da experiência didática, o modelo de Van Hiele é usado para acompanhar os níveis de aprendizagem da criança sendo bússola do professor para o avanço da sequência didática. Mostramos também a importância das mídias digitais e didáticas no processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pretende apresentar algumas contribuições acerca do ensino da geometria espacial e plana colocando em prática o conhecimento construído ao longo do curso de pós-graduação e a experiência docente. Cabe salientar que, o trabalho aponta uma nova proposta para o ensino da geometria partindo do tridimensional e durante a sequência didática percebemos que há o alcance da geometria plana, contudo não há o aprofundamento do tema.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:02:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31578
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000782481
url http://hdl.handle.net/10183/31578
identifier_str_mv 000782481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31578/1/000782481.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31578/2/000782481.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31578/3/000782481.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a2b7086f1aff59eb3a62d85844563f57
367139b2d8153bc1fdc1c2d6cb818ceb
057c1ed2293a36d7bdb89114e27f18cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224412968517632