Estudantes e cursos de licenciatura em Química do Brasil e do Rio Grande do Sul : reflexões derivadas do ENADE 2017
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223709 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo qualitativo exploratório que busca investigar dados derivados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2017, aprofundando o caso das licenciaturas da área de Química e de seus estudantes, tanto no contexto brasileiro, quanto no contexto do Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos, com base em diferentes categorias que emergiram da análise documental realizada, mostram que o ENADE reproduz, em sua estrutura, certos problemas curriculares das licenciaturas (como a minimização de espaços para os conhecimentos pedagógicos e a não constituição de uma identidade própria para os cursos de licenciatura e seus estudantes, em comparação com os bacharelados correlatos), bem como mostra que é prevalente a presença de concluintes: trabalhadores ou dependentes de programas governamentais; representantes de famílias com baixa renda; oriundos de escolas públicas; com graus de escolaridade superiores aos de seus pais e de suas mães; que identificam aspectos positivos nos cursos que frequentaram. Apesar de terem sido obtidos resultados relativamente qualificados pela maioria dos cursos, com destaque para o bom desempenho dos cursos do Rio Grande do Sul, no exame em tela, o estudo aponta para o desafio social de se qualificar as condições de trabalho e de salário da profissão docente, pensando na atração de futuros postulantes ao magistério e na permanência destes na profissão. |
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Fonseca, Carlos VenturaHesse, Fernanda Bianca2021-07-13T04:38:51Z20212238-8079http://hdl.handle.net/10183/223709001128382Este artigo apresenta um estudo qualitativo exploratório que busca investigar dados derivados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2017, aprofundando o caso das licenciaturas da área de Química e de seus estudantes, tanto no contexto brasileiro, quanto no contexto do Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos, com base em diferentes categorias que emergiram da análise documental realizada, mostram que o ENADE reproduz, em sua estrutura, certos problemas curriculares das licenciaturas (como a minimização de espaços para os conhecimentos pedagógicos e a não constituição de uma identidade própria para os cursos de licenciatura e seus estudantes, em comparação com os bacharelados correlatos), bem como mostra que é prevalente a presença de concluintes: trabalhadores ou dependentes de programas governamentais; representantes de famílias com baixa renda; oriundos de escolas públicas; com graus de escolaridade superiores aos de seus pais e de suas mães; que identificam aspectos positivos nos cursos que frequentaram. Apesar de terem sido obtidos resultados relativamente qualificados pela maioria dos cursos, com destaque para o bom desempenho dos cursos do Rio Grande do Sul, no exame em tela, o estudo aponta para o desafio social de se qualificar as condições de trabalho e de salário da profissão docente, pensando na atração de futuros postulantes ao magistério e na permanência destes na profissão.This article presents a qualitative exploratory study that seeks to investigate data derived from National Survey of Student Performance (ENADE) 2017 furthering the case of the Chemistry Teacher Education courses and its students, both in the Brazilian context and in the Rio Grande do Sul context. The results obtained, based on different categories that emerged from the documentary analysis carried out show that ENADE reproduces in its structure certain curricular problems of teacher education courses (such as the minimization of spaces for pedagogical knowledge and the lack of an identity for teacher education academic programs and their students in comparison with related bachelor's academic programs), as well as showing that the presence of graduates is prevalent: workers or dependents on government programs; representatives of families with low incomes; from public schools; with higher education levels than their fathers and mothers; that identify positive aspects in the courses they attended. Although relatively qualified results were obtained by most courses with emphasis on the good performance of courses in Rio Grande do Sul in the exam on screen, the study points to the social challenge to qualify the working and salary conditions of the teaching profession considering the attraction of future postulants to the teaching profession and their permanence in the profession.application/pdfporTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2020. Vol. 10, n. 1 (2021), p. 1-21Formação de professoresQuímicaExame Nacional de Desempenho dos EstudantesTeacher educationENADEChemistry teacher education academic programEstudantes e cursos de licenciatura em Química do Brasil e do Rio Grande do Sul : reflexões derivadas do ENADE 2017Students and chemistry teacher education courses in Brazil and Rio Grande do Sul : reflections derived from ENADE 2017info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128382.pdf.txt001128382.pdf.txtExtracted Texttext/plain69544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223709/2/001128382.pdf.txteba6d04193e8d8a04d98135a9a3b05f9MD52ORIGINAL001128382.pdfTexto completoapplication/pdf501938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223709/1/001128382.pdfc2f8be82ffe0425875cc152815724900MD5110183/2237092021-08-18 04:36:17.842249oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223709Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:36:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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