Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232181 |
Resumo: | Este artigo reconstitui e compara a história da formação profissional universitária de professores do ensino primário e secundário durante o século XX na Suíça, cotejando os desenvolvimentos nas áreas culturais germanófonas e francófonas. Ele apresenta e discute três tensões inerentes ao processo de universitarização: 1) entre as diferentes instâncias envolvidas na definição dos cursos de formação; 2) em torno da natureza dos saberes de referência que sustentam a profissão docente; 3) em relação à divisão interna da profissão entre os níveis de ensino primário e secundário. |
id |
UFRGS-2_4ab22d77441e57f2454d3605392512ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232181 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hofstetter, RitaSchneuwly, BernardBorer, Valérie LussiBúrigo, Elisabete ZardoBarbosa, Janete ViccariPinheiro, Julia MartinsBalt, Tainara Cecília Silveira2021-11-25T04:37:09Z2021http://hdl.handle.net/10183/232181001132730Este artigo reconstitui e compara a história da formação profissional universitária de professores do ensino primário e secundário durante o século XX na Suíça, cotejando os desenvolvimentos nas áreas culturais germanófonas e francófonas. Ele apresenta e discute três tensões inerentes ao processo de universitarização: 1) entre as diferentes instâncias envolvidas na definição dos cursos de formação; 2) em torno da natureza dos saberes de referência que sustentam a profissão docente; 3) em relação à divisão interna da profissão entre os níveis de ensino primário e secundário.This article reconstructs and compares the history of university-based professional training for primary and secondary school teachers during the twentieth century in Switzerland, contrasting developments in German-speaking and French-speaking cultural areas. It presents and discusses three tensions inherent in the process of universityzation: 1) between the different bodies involved in defining training courses; 2) around the nature of the reference knowledge underpinning the teaching profession; 3) concerning the internal division of the professional field between primary and secondary education levels.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 46, n. 2 (2021), e112168, p. 1-15Formação profissionalProfessorEducaçãoPrimary teacherSecondary teacherUniversity professional trainingReference knowledgeEducational sciencesUma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132730.pdf.txt001132730.pdf.txtExtracted Texttext/plain47314http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232181/2/001132730.pdf.txtc3256bc63cb9b8b9b45a6b9cc80b5748MD52ORIGINAL001132730.pdfTexto completoapplication/pdf214815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232181/1/001132730.pdf12733c6f1c67dd9bb3d78f330f2cafd1MD5110183/2321812023-04-27 03:33:25.820887oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232181Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:33:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX |
title |
Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX |
spellingShingle |
Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX Hofstetter, Rita Formação profissional Professor Educação Primary teacher Secondary teacher University professional training Reference knowledge Educational sciences |
title_short |
Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX |
title_full |
Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX |
title_fullStr |
Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX |
title_full_unstemmed |
Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX |
title_sort |
Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX |
author |
Hofstetter, Rita |
author_facet |
Hofstetter, Rita Schneuwly, Bernard Borer, Valérie Lussi |
author_role |
author |
author2 |
Schneuwly, Bernard Borer, Valérie Lussi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Búrigo, Elisabete Zardo Barbosa, Janete Viccari Pinheiro, Julia Martins Balt, Tainara Cecília Silveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hofstetter, Rita Schneuwly, Bernard Borer, Valérie Lussi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional Professor Educação |
topic |
Formação profissional Professor Educação Primary teacher Secondary teacher University professional training Reference knowledge Educational sciences |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Primary teacher Secondary teacher University professional training Reference knowledge Educational sciences |
description |
Este artigo reconstitui e compara a história da formação profissional universitária de professores do ensino primário e secundário durante o século XX na Suíça, cotejando os desenvolvimentos nas áreas culturais germanófonas e francófonas. Ele apresenta e discute três tensões inerentes ao processo de universitarização: 1) entre as diferentes instâncias envolvidas na definição dos cursos de formação; 2) em torno da natureza dos saberes de referência que sustentam a profissão docente; 3) em relação à divisão interna da profissão entre os níveis de ensino primário e secundário. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-25T04:37:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232181 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001132730 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232181 |
identifier_str_mv |
001132730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 46, n. 2 (2021), e112168, p. 1-15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232181/2/001132730.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232181/1/001132730.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c3256bc63cb9b8b9b45a6b9cc80b5748 12733c6f1c67dd9bb3d78f330f2cafd1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225043841122304 |