Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hofstetter, Rita
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Schneuwly, Bernard, Borer, Valérie Lussi
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232181
Resumo: Este artigo reconstitui e compara a história da formação profissional universitária de professores do ensino primário e secundário durante o século XX na Suíça, cotejando os desenvolvimentos nas áreas culturais germanófonas e francófonas. Ele apresenta e discute três tensões inerentes ao processo de universitarização: 1) entre as diferentes instâncias envolvidas na definição dos cursos de formação; 2) em torno da natureza dos saberes de referência que sustentam a profissão docente; 3) em relação à divisão interna da profissão entre os níveis de ensino primário e secundário.
id UFRGS-2_4ab22d77441e57f2454d3605392512ef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232181
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hofstetter, RitaSchneuwly, BernardBorer, Valérie LussiBúrigo, Elisabete ZardoBarbosa, Janete ViccariPinheiro, Julia MartinsBalt, Tainara Cecília Silveira2021-11-25T04:37:09Z2021http://hdl.handle.net/10183/232181001132730Este artigo reconstitui e compara a história da formação profissional universitária de professores do ensino primário e secundário durante o século XX na Suíça, cotejando os desenvolvimentos nas áreas culturais germanófonas e francófonas. Ele apresenta e discute três tensões inerentes ao processo de universitarização: 1) entre as diferentes instâncias envolvidas na definição dos cursos de formação; 2) em torno da natureza dos saberes de referência que sustentam a profissão docente; 3) em relação à divisão interna da profissão entre os níveis de ensino primário e secundário.This article reconstructs and compares the history of university-based professional training for primary and secondary school teachers during the twentieth century in Switzerland, contrasting developments in German-speaking and French-speaking cultural areas. It presents and discusses three tensions inherent in the process of universityzation: 1) between the different bodies involved in defining training courses; 2) around the nature of the reference knowledge underpinning the teaching profession; 3) concerning the internal division of the professional field between primary and secondary education levels.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 46, n. 2 (2021), e112168, p. 1-15Formação profissionalProfessorEducaçãoPrimary teacherSecondary teacherUniversity professional trainingReference knowledgeEducational sciencesUma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132730.pdf.txt001132730.pdf.txtExtracted Texttext/plain47314http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232181/2/001132730.pdf.txtc3256bc63cb9b8b9b45a6b9cc80b5748MD52ORIGINAL001132730.pdfTexto completoapplication/pdf214815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232181/1/001132730.pdf12733c6f1c67dd9bb3d78f330f2cafd1MD5110183/2321812023-04-27 03:33:25.820887oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232181Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:33:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX
title Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX
spellingShingle Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX
Hofstetter, Rita
Formação profissional
Professor
Educação
Primary teacher
Secondary teacher
University professional training
Reference knowledge
Educational sciences
title_short Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX
title_full Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX
title_fullStr Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX
title_full_unstemmed Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX
title_sort Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX
author Hofstetter, Rita
author_facet Hofstetter, Rita
Schneuwly, Bernard
Borer, Valérie Lussi
author_role author
author2 Schneuwly, Bernard
Borer, Valérie Lussi
author2_role author
author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Búrigo, Elisabete Zardo
Barbosa, Janete Viccari
Pinheiro, Julia Martins
Balt, Tainara Cecília Silveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Hofstetter, Rita
Schneuwly, Bernard
Borer, Valérie Lussi
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Professor
Educação
topic Formação profissional
Professor
Educação
Primary teacher
Secondary teacher
University professional training
Reference knowledge
Educational sciences
dc.subject.eng.fl_str_mv Primary teacher
Secondary teacher
University professional training
Reference knowledge
Educational sciences
description Este artigo reconstitui e compara a história da formação profissional universitária de professores do ensino primário e secundário durante o século XX na Suíça, cotejando os desenvolvimentos nas áreas culturais germanófonas e francófonas. Ele apresenta e discute três tensões inerentes ao processo de universitarização: 1) entre as diferentes instâncias envolvidas na definição dos cursos de formação; 2) em torno da natureza dos saberes de referência que sustentam a profissão docente; 3) em relação à divisão interna da profissão entre os níveis de ensino primário e secundário.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-25T04:37:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232181
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132730
url http://hdl.handle.net/10183/232181
identifier_str_mv 001132730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 46, n. 2 (2021), e112168, p. 1-15
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232181/2/001132730.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232181/1/001132730.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c3256bc63cb9b8b9b45a6b9cc80b5748
12733c6f1c67dd9bb3d78f330f2cafd1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225043841122304