A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142872 |
Resumo: | O presente estudo busca identificar como o professor deve mediar o processo de construção do conhecimento no aluno, diante da dinâmica do cotidiano da escola e das várias realidades sócio-culturais presente nas turmas do ensino fundamental. No estudo em questão foram utilizados dois (2) tipos de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de levantamento, onde esta foi realizada com auxílio de um questionário aplicado com 7 professoras, atuantes na área do ensino fundamental numa das escolas pertencentes a rede municipal de ensino da cidade de Criciúma – SC. Através das informações coletadas com a pesquisa ficou evidente a necessidade que têm os currículos escolares de revisarem, constantemente, seus objetivos e metas, como forma de demonstrar que a escola está consciente que necessita valorizar as experiências exteriores do indivíduo em suas práticas pedagógicas. Esta pesquisa foi realizada baseada em revisão bibliográfica, considerando os seus principais referenciais teóricos: Vygotski, Paulo Freire e Piaget, a partir de autores como: Candau (2003); Facci (2006); Martins (2006); Moretto (2000); Moreira & Silva (2001), os quais discutem a importância de criar um ambiente em que a o educador consiga perceber como o educando transpõe a sua realidade para os conteúdos escolares. A educação necessita estar constituída no conhecimento da realidade vivenciada e experienciada pelos indivíduos a quem se faz referência e se destina o processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_4b079701944aaec3ff091db23a3231ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142872 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Edivan Machado deAlmeida, Dória BittencourtCosta, Márcia Caetano2016-06-21T02:10:23Z2010http://hdl.handle.net/10183/142872000993652O presente estudo busca identificar como o professor deve mediar o processo de construção do conhecimento no aluno, diante da dinâmica do cotidiano da escola e das várias realidades sócio-culturais presente nas turmas do ensino fundamental. No estudo em questão foram utilizados dois (2) tipos de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de levantamento, onde esta foi realizada com auxílio de um questionário aplicado com 7 professoras, atuantes na área do ensino fundamental numa das escolas pertencentes a rede municipal de ensino da cidade de Criciúma – SC. Através das informações coletadas com a pesquisa ficou evidente a necessidade que têm os currículos escolares de revisarem, constantemente, seus objetivos e metas, como forma de demonstrar que a escola está consciente que necessita valorizar as experiências exteriores do indivíduo em suas práticas pedagógicas. Esta pesquisa foi realizada baseada em revisão bibliográfica, considerando os seus principais referenciais teóricos: Vygotski, Paulo Freire e Piaget, a partir de autores como: Candau (2003); Facci (2006); Martins (2006); Moretto (2000); Moreira & Silva (2001), os quais discutem a importância de criar um ambiente em que a o educador consiga perceber como o educando transpõe a sua realidade para os conteúdos escolares. A educação necessita estar constituída no conhecimento da realidade vivenciada e experienciada pelos indivíduos a quem se faz referência e se destina o processo de ensino-aprendizagem.application/pdfporConstrução do conhecimentoHeterogeneidadeCurrículo integradoProfessorAlunoDiversidade culturalA construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993652.pdf000993652.pdfTexto completoapplication/pdf368360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142872/1/000993652.pdf81b67d6cc48f0965843e56752f5091ebMD51TEXT000993652.pdf.txt000993652.pdf.txtExtracted Texttext/plain120780http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142872/2/000993652.pdf.txt8177f7a9562e14b32746e49f0144b1deMD52THUMBNAIL000993652.pdf.jpg000993652.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142872/3/000993652.pdf.jpg25ae7dc26a93e632bf899b185449f1e2MD5310183/1428722018-10-26 10:01:17.013oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142872Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores |
title |
A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores |
spellingShingle |
A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores Oliveira, Edivan Machado de Construção do conhecimento Heterogeneidade Currículo integrado Professor Aluno Diversidade cultural |
title_short |
A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores |
title_full |
A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores |
title_fullStr |
A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores |
title_full_unstemmed |
A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores |
title_sort |
A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores |
author |
Oliveira, Edivan Machado de |
author_facet |
Oliveira, Edivan Machado de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Edivan Machado de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Dória Bittencourt |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Costa, Márcia Caetano |
contributor_str_mv |
Almeida, Dória Bittencourt Costa, Márcia Caetano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção do conhecimento Heterogeneidade Currículo integrado Professor Aluno Diversidade cultural |
topic |
Construção do conhecimento Heterogeneidade Currículo integrado Professor Aluno Diversidade cultural |
description |
O presente estudo busca identificar como o professor deve mediar o processo de construção do conhecimento no aluno, diante da dinâmica do cotidiano da escola e das várias realidades sócio-culturais presente nas turmas do ensino fundamental. No estudo em questão foram utilizados dois (2) tipos de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de levantamento, onde esta foi realizada com auxílio de um questionário aplicado com 7 professoras, atuantes na área do ensino fundamental numa das escolas pertencentes a rede municipal de ensino da cidade de Criciúma – SC. Através das informações coletadas com a pesquisa ficou evidente a necessidade que têm os currículos escolares de revisarem, constantemente, seus objetivos e metas, como forma de demonstrar que a escola está consciente que necessita valorizar as experiências exteriores do indivíduo em suas práticas pedagógicas. Esta pesquisa foi realizada baseada em revisão bibliográfica, considerando os seus principais referenciais teóricos: Vygotski, Paulo Freire e Piaget, a partir de autores como: Candau (2003); Facci (2006); Martins (2006); Moretto (2000); Moreira & Silva (2001), os quais discutem a importância de criar um ambiente em que a o educador consiga perceber como o educando transpõe a sua realidade para os conteúdos escolares. A educação necessita estar constituída no conhecimento da realidade vivenciada e experienciada pelos indivíduos a quem se faz referência e se destina o processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-21T02:10:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142872 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000993652 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142872 |
identifier_str_mv |
000993652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142872/1/000993652.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142872/2/000993652.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142872/3/000993652.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
81b67d6cc48f0965843e56752f5091eb 8177f7a9562e14b32746e49f0144b1de 25ae7dc26a93e632bf899b185449f1e2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447176442019840 |