A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Edivan Machado de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142872
Resumo: O presente estudo busca identificar como o professor deve mediar o processo de construção do conhecimento no aluno, diante da dinâmica do cotidiano da escola e das várias realidades sócio-culturais presente nas turmas do ensino fundamental. No estudo em questão foram utilizados dois (2) tipos de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de levantamento, onde esta foi realizada com auxílio de um questionário aplicado com 7 professoras, atuantes na área do ensino fundamental numa das escolas pertencentes a rede municipal de ensino da cidade de Criciúma – SC. Através das informações coletadas com a pesquisa ficou evidente a necessidade que têm os currículos escolares de revisarem, constantemente, seus objetivos e metas, como forma de demonstrar que a escola está consciente que necessita valorizar as experiências exteriores do indivíduo em suas práticas pedagógicas. Esta pesquisa foi realizada baseada em revisão bibliográfica, considerando os seus principais referenciais teóricos: Vygotski, Paulo Freire e Piaget, a partir de autores como: Candau (2003); Facci (2006); Martins (2006); Moretto (2000); Moreira & Silva (2001), os quais discutem a importância de criar um ambiente em que a o educador consiga perceber como o educando transpõe a sua realidade para os conteúdos escolares. A educação necessita estar constituída no conhecimento da realidade vivenciada e experienciada pelos indivíduos a quem se faz referência e se destina o processo de ensino-aprendizagem.
id UFRGS-2_4b079701944aaec3ff091db23a3231ef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142872
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Edivan Machado deAlmeida, Dória BittencourtCosta, Márcia Caetano2016-06-21T02:10:23Z2010http://hdl.handle.net/10183/142872000993652O presente estudo busca identificar como o professor deve mediar o processo de construção do conhecimento no aluno, diante da dinâmica do cotidiano da escola e das várias realidades sócio-culturais presente nas turmas do ensino fundamental. No estudo em questão foram utilizados dois (2) tipos de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de levantamento, onde esta foi realizada com auxílio de um questionário aplicado com 7 professoras, atuantes na área do ensino fundamental numa das escolas pertencentes a rede municipal de ensino da cidade de Criciúma – SC. Através das informações coletadas com a pesquisa ficou evidente a necessidade que têm os currículos escolares de revisarem, constantemente, seus objetivos e metas, como forma de demonstrar que a escola está consciente que necessita valorizar as experiências exteriores do indivíduo em suas práticas pedagógicas. Esta pesquisa foi realizada baseada em revisão bibliográfica, considerando os seus principais referenciais teóricos: Vygotski, Paulo Freire e Piaget, a partir de autores como: Candau (2003); Facci (2006); Martins (2006); Moretto (2000); Moreira & Silva (2001), os quais discutem a importância de criar um ambiente em que a o educador consiga perceber como o educando transpõe a sua realidade para os conteúdos escolares. A educação necessita estar constituída no conhecimento da realidade vivenciada e experienciada pelos indivíduos a quem se faz referência e se destina o processo de ensino-aprendizagem.application/pdfporConstrução do conhecimentoHeterogeneidadeCurrículo integradoProfessorAlunoDiversidade culturalA construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993652.pdf000993652.pdfTexto completoapplication/pdf368360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142872/1/000993652.pdf81b67d6cc48f0965843e56752f5091ebMD51TEXT000993652.pdf.txt000993652.pdf.txtExtracted Texttext/plain120780http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142872/2/000993652.pdf.txt8177f7a9562e14b32746e49f0144b1deMD52THUMBNAIL000993652.pdf.jpg000993652.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142872/3/000993652.pdf.jpg25ae7dc26a93e632bf899b185449f1e2MD5310183/1428722018-10-26 10:01:17.013oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142872Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores
title A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores
spellingShingle A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores
Oliveira, Edivan Machado de
Construção do conhecimento
Heterogeneidade
Currículo integrado
Professor
Aluno
Diversidade cultural
title_short A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores
title_full A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores
title_fullStr A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores
title_full_unstemmed A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores
title_sort A construção do conhecimento diante da diversidade cultural : desafios para professores
author Oliveira, Edivan Machado de
author_facet Oliveira, Edivan Machado de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Edivan Machado de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Dória Bittencourt
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Costa, Márcia Caetano
contributor_str_mv Almeida, Dória Bittencourt
Costa, Márcia Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv Construção do conhecimento
Heterogeneidade
Currículo integrado
Professor
Aluno
Diversidade cultural
topic Construção do conhecimento
Heterogeneidade
Currículo integrado
Professor
Aluno
Diversidade cultural
description O presente estudo busca identificar como o professor deve mediar o processo de construção do conhecimento no aluno, diante da dinâmica do cotidiano da escola e das várias realidades sócio-culturais presente nas turmas do ensino fundamental. No estudo em questão foram utilizados dois (2) tipos de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de levantamento, onde esta foi realizada com auxílio de um questionário aplicado com 7 professoras, atuantes na área do ensino fundamental numa das escolas pertencentes a rede municipal de ensino da cidade de Criciúma – SC. Através das informações coletadas com a pesquisa ficou evidente a necessidade que têm os currículos escolares de revisarem, constantemente, seus objetivos e metas, como forma de demonstrar que a escola está consciente que necessita valorizar as experiências exteriores do indivíduo em suas práticas pedagógicas. Esta pesquisa foi realizada baseada em revisão bibliográfica, considerando os seus principais referenciais teóricos: Vygotski, Paulo Freire e Piaget, a partir de autores como: Candau (2003); Facci (2006); Martins (2006); Moretto (2000); Moreira & Silva (2001), os quais discutem a importância de criar um ambiente em que a o educador consiga perceber como o educando transpõe a sua realidade para os conteúdos escolares. A educação necessita estar constituída no conhecimento da realidade vivenciada e experienciada pelos indivíduos a quem se faz referência e se destina o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-21T02:10:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142872
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993652
url http://hdl.handle.net/10183/142872
identifier_str_mv 000993652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142872/1/000993652.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142872/2/000993652.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142872/3/000993652.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 81b67d6cc48f0965843e56752f5091eb
8177f7a9562e14b32746e49f0144b1de
25ae7dc26a93e632bf899b185449f1e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224511356403712