O acesso digital ao patrimônio arqueológico : a tecnologia em favor da educação patrimonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laborido, Jeanne Lee Robertt
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189721
Resumo: Esta pesquisa trata da educação patrimonial a partir de acervos arqueológicos em meio digital. Tem por objetivo ressaltar a importância da utilização de acervos arqueológicos na Educação Patrimonial, por meio da coleção de artefatos do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo, situado na Região Portuária da Cidade do Rio de Janeiro, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta de difusão e valorização dos conhecimentos produzidos através da cultura material. Após pesquisa bibliográfica sobre os temas preponderantes do trabalho, realizamos um questionário para compreender a importância e o conhecimento da sociedade sobre a Arqueologia, bem como seu interesse em uma plataforma digital de acesso aos acervos arqueológicos, onde pode-se concluir que: a Educação Patrimonial voltada para os acervos arqueológicos deve estar associada ao trabalho coletivo entre os profissionais das áreas de Museologia, Arqueologia, Patrimônio e Educação, para possibilitar a renovação dos conhecimentos através da Arqueologia, em benefício da sociedade e de seu desenvolvimento. Percebe-se a grande utilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação na difusão do conhecimento, o que acarreta o compromisso dos profissionais de pensar em alternativas de efetivação e renovação da Educação Patrimonial no Brasil.
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