O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma escola Kaingang

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, André Boccasius
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lima, Fernanda Oliveira, Sobczak, Jessé Renan Scapini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224124
Resumo: A Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Gomercindo Jete Tehn Ribeiro localiza-se em Tenente Portela, na Terra Indígena Guarita, Km 10, Rodovia RS 330. Observou-se o Projeto Político-Pedagógico e o Plano de Ensino de Ciências dos anos finais. A escola almeja uma educação voltada ao aluno indígena, que valorize o conjunto de experiências oriundas de seu grupo familiar, os conhecimentos culturais e as relações que ele faz com o meio. Com o estudo bibliográfico acerca do assunto, verificou-se que no Plano de Ensino não constam conteúdos curriculares propriamente indígenas conforme consta no Projeto Político-Pedagógico. Dentre algumas legislações em âmbito nacional, a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LD BEN) – Lei nº 9.394/96 reconhecem aos indígenas o direito à diferença cultural através da criação de capítulos específicos e elegem a pluralidade cultural como um tema transversal.
id UFRGS-2_4b55197bcf47410a9ea7b076845ab56d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224124
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Siqueira, André BoccasiusLima, Fernanda OliveiraSobczak, Jessé Renan Scapini2021-07-17T04:44:27Z20151415-8175http://hdl.handle.net/10183/224124001077578A Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Gomercindo Jete Tehn Ribeiro localiza-se em Tenente Portela, na Terra Indígena Guarita, Km 10, Rodovia RS 330. Observou-se o Projeto Político-Pedagógico e o Plano de Ensino de Ciências dos anos finais. A escola almeja uma educação voltada ao aluno indígena, que valorize o conjunto de experiências oriundas de seu grupo familiar, os conhecimentos culturais e as relações que ele faz com o meio. Com o estudo bibliográfico acerca do assunto, verificou-se que no Plano de Ensino não constam conteúdos curriculares propriamente indígenas conforme consta no Projeto Político-Pedagógico. Dentre algumas legislações em âmbito nacional, a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LD BEN) – Lei nº 9.394/96 reconhecem aos indígenas o direito à diferença cultural através da criação de capítulos específicos e elegem a pluralidade cultural como um tema transversal.The Indigenous Elementary School Gomercindo Jete Tehn Ribeiro is located in Tenente Portela, in the Guarita Indigenous Territory, Km 10, Highway RS 330. It was observed the Pedagogical Policy Plan and the Teaching of Science Plan the final years. The school craves an education focused on indigenous student who values the set of experiences derived from their family group, cultural knowledge and the relations that he does with the environment. With the bibliographic study on the subject, it was found that the Education Plan are not listed properly indigenous curricular contents according to part of the Pedagogical Policy Project. Among some legislation at the national level, the Federal/1988 Constitution, the Law of Guidelines and Bases of Education/1996 recognizes to the indigenous right to cultural difference through the creation of specific chapters and they elect cultural plurality as a cross-cutting theme.La escuela estadual indígena de la enseñanza primaria Gomercindo Jete Tehn Ribeiro ubicada en Tenente Portela, en la tierra indígena guarita, km 10, autovía RS 330. Se observó el proyecto político pedagógico y el plan de estudios de ciencias de los años finales. La escuela desea una educación que contempla el alumno indígena, que valore el conjunto de experiencias oriundas de su grupo familiar, los conocimientos culturales y las relaciones que él hace con el medio. Con el estudio bibliográfico acerca del asunto, se verificó que en el plan de estudios no consta los contenidos curriculares propiamente indígenas según consta en el proyecto político pedagógico. Entre algunas legislaciones en ámbito nacional, la Constitución Federal de 1988, la ley de Directrices y Bases de la Educación (ldBen) – ley n 9.394/96 reconoce a los indígenas el derecho a la diferencia cultural a través de la creación de capítulos específicos y eligen la pluralidad cultural como un tema transversal.application/pdfporRevista pedagógica [recurso eletrônico]. Chapecó, SC. Vol. 17, n. 34 (jan/abr. 2015), p. 222-233.Índios kaingangEscola indígenaProjeto político-pedagógicoCiências : EnsinoIndigenous SchoolInterculturalityEscuela indígenaInterculturalidadO projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma escola KaingangThe pedagogical political project and the science teaching plan in a Kaingang school El proyecto político pedagógico y el plan de estudios de ciencias en una escuela Kaingang info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001077578.pdf.txt001077578.pdf.txtExtracted Texttext/plain37242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224124/2/001077578.pdf.txtf93f0242c0dcaaa0eea5e9c27aea4e2eMD52ORIGINAL001077578.pdfTexto completoapplication/pdf389982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224124/1/001077578.pdfe68b76203d971e5595aa59f42b832e3eMD5110183/2241242021-08-18 04:42:08.497444oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224124Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:42:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma escola Kaingang
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The pedagogical political project and the science teaching plan in a Kaingang school
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El proyecto político pedagógico y el plan de estudios de ciencias en una escuela Kaingang
title O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma escola Kaingang
spellingShingle O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma escola Kaingang
Siqueira, André Boccasius
Índios kaingang
Escola indígena
Projeto político-pedagógico
Ciências : Ensino
Indigenous School
Interculturality
Escuela indígena
Interculturalidad
title_short O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma escola Kaingang
title_full O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma escola Kaingang
title_fullStr O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma escola Kaingang
title_full_unstemmed O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma escola Kaingang
title_sort O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma escola Kaingang
author Siqueira, André Boccasius
author_facet Siqueira, André Boccasius
Lima, Fernanda Oliveira
Sobczak, Jessé Renan Scapini
author_role author
author2 Lima, Fernanda Oliveira
Sobczak, Jessé Renan Scapini
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, André Boccasius
Lima, Fernanda Oliveira
Sobczak, Jessé Renan Scapini
dc.subject.por.fl_str_mv Índios kaingang
Escola indígena
Projeto político-pedagógico
Ciências : Ensino
topic Índios kaingang
Escola indígena
Projeto político-pedagógico
Ciências : Ensino
Indigenous School
Interculturality
Escuela indígena
Interculturalidad
dc.subject.eng.fl_str_mv Indigenous School
Interculturality
dc.subject.spa.fl_str_mv Escuela indígena
Interculturalidad
description A Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Gomercindo Jete Tehn Ribeiro localiza-se em Tenente Portela, na Terra Indígena Guarita, Km 10, Rodovia RS 330. Observou-se o Projeto Político-Pedagógico e o Plano de Ensino de Ciências dos anos finais. A escola almeja uma educação voltada ao aluno indígena, que valorize o conjunto de experiências oriundas de seu grupo familiar, os conhecimentos culturais e as relações que ele faz com o meio. Com o estudo bibliográfico acerca do assunto, verificou-se que no Plano de Ensino não constam conteúdos curriculares propriamente indígenas conforme consta no Projeto Político-Pedagógico. Dentre algumas legislações em âmbito nacional, a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LD BEN) – Lei nº 9.394/96 reconhecem aos indígenas o direito à diferença cultural através da criação de capítulos específicos e elegem a pluralidade cultural como um tema transversal.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-17T04:44:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224124
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-8175
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001077578
identifier_str_mv 1415-8175
001077578
url http://hdl.handle.net/10183/224124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista pedagógica [recurso eletrônico]. Chapecó, SC. Vol. 17, n. 34 (jan/abr. 2015), p. 222-233.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224124/2/001077578.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224124/1/001077578.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f93f0242c0dcaaa0eea5e9c27aea4e2e
e68b76203d971e5595aa59f42b832e3e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225026511306752