Produção sobre o handebol em periódicos nacionais: mapeamento e implicações para a subárea pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cagliari, Mayara De Sena
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ginciene, Guy, Menezes, Rafael Pombo, Sarruge, Carina Lara, Impolcetto, Fernanda Moreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236701
Resumo: O objetivo do estudo foi mapear e discutir a produção acadêmica sobre o handebol nos diferentes campos de conhecimento da Educação Física, especialmente o da subárea pedagógica. Realizou-se uma pesquisa do tipo estado da arte, em 10 periódicos nacionais e tradicionais da área da Educação Física, no recorte temporal de janeiro de 2006 a dezembro de 2015. Os resultados indicaram que de 4.885 artigos publicados, 37 se relacionam com o handebol. Constatou-se a predominância da subárea pedagógica, seguida pela biodinâmica e pela sociocultural. Observou-se uma lacuna a partir das pesquisas analisadas, referente à abordagem do ensino do handebol em aulas de Educação Física escolar segundo as particularidades desse meio, mesmo com predomínio de estudos na subárea pedagógica.
id UFRGS-2_4b57cc9abf066adb9e0ca02d3f3a115e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236701
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cagliari, Mayara De SenaGinciene, GuyMenezes, Rafael PomboSarruge, Carina LaraImpolcetto, Fernanda Moreto2022-04-07T04:48:07Z20200103-4111http://hdl.handle.net/10183/236701001137531O objetivo do estudo foi mapear e discutir a produção acadêmica sobre o handebol nos diferentes campos de conhecimento da Educação Física, especialmente o da subárea pedagógica. Realizou-se uma pesquisa do tipo estado da arte, em 10 periódicos nacionais e tradicionais da área da Educação Física, no recorte temporal de janeiro de 2006 a dezembro de 2015. Os resultados indicaram que de 4.885 artigos publicados, 37 se relacionam com o handebol. Constatou-se a predominância da subárea pedagógica, seguida pela biodinâmica e pela sociocultural. Observou-se uma lacuna a partir das pesquisas analisadas, referente à abordagem do ensino do handebol em aulas de Educação Física escolar segundo as particularidades desse meio, mesmo com predomínio de estudos na subárea pedagógica.The study’s aim was mapping and discuss the academic production on handball in different fields of knowledge in Physical Education, especially on that of the pedagogical subarea. State-of-the-art research was carried out in 10 national and traditional periodicals from the Physical Education area, from January 2006 to December 2015. The results indicated from 4,885 published articles, 37 are related to handball. It was verified the predominance of the pedagogical subarea, followed by biodynamic and, sociocultural. Thus, a gap was observed from the surveys analyzed, referring to the approach of teaching handball in classes of Physical Education school according to the particularities of this field of knowledge.El objetivo del estudio fue mapear y discutir la producción académica sobre el balonmano en los diferentes campos de conocimiento de la Educación Física, especialmente el de la subárea pedagógica. Se realizó una investigación del tipo estado del arte, en 10 periódicos nacionales y tradicionales del área de la Educación Física, en el recorte temporal de enero de 2006 a diciembre de 2015. Los resultados indicaron que de 4.885 artículos publicados, 37 se relacionan con el balonmano. Se constató la predominancia de la subárea pedagógica, seguida por la biodinámica y la sociocultural. Se observó una laguna a partir de las investigaciones analizadas, referente al abordaje de la enseñanza del balonmano en clases de Educación Física escolar según las particularidades de ese medio, incluso con el predominio de estudios en la subárea pedagógica.application/pdfporMotrivivência. Florianópolis. Vol. 32, n.61 (2020), p. 01-22Educação físicaEnsinoEsportesProdução científicaHandebolSportPhysical educationTeachingDeporteEducación físicaEnseñanzaProdução sobre o handebol em periódicos nacionais: mapeamento e implicações para a subárea pedagógicaHandball’s production in national journals: mapping and implications for pedagogical subáreaProducción sobre el balonmano en periódicos nacionales: mapeamiento e implicaciones para la subárea pedagógicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137531.pdf.txt001137531.pdf.txtExtracted Texttext/plain61482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236701/2/001137531.pdf.txt9fb67e58bc0969ff78d4c1fee9e916d6MD52ORIGINAL001137531.pdfTexto completoapplication/pdf509063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236701/1/001137531.pdf27cd90f53e6e21f987bd0502bea68029MD5110183/2367012022-04-20 04:48:50.936355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236701Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:48:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produção sobre o handebol em periódicos nacionais: mapeamento e implicações para a subárea pedagógica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Handball’s production in national journals: mapping and implications for pedagogical subárea
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Producción sobre el balonmano en periódicos nacionales: mapeamiento e implicaciones para la subárea pedagógica
title Produção sobre o handebol em periódicos nacionais: mapeamento e implicações para a subárea pedagógica
spellingShingle Produção sobre o handebol em periódicos nacionais: mapeamento e implicações para a subárea pedagógica
Cagliari, Mayara De Sena
Educação física
Ensino
Esportes
Produção científica
Handebol
Sport
Physical education
Teaching
Deporte
Educación física
Enseñanza
title_short Produção sobre o handebol em periódicos nacionais: mapeamento e implicações para a subárea pedagógica
title_full Produção sobre o handebol em periódicos nacionais: mapeamento e implicações para a subárea pedagógica
title_fullStr Produção sobre o handebol em periódicos nacionais: mapeamento e implicações para a subárea pedagógica
title_full_unstemmed Produção sobre o handebol em periódicos nacionais: mapeamento e implicações para a subárea pedagógica
title_sort Produção sobre o handebol em periódicos nacionais: mapeamento e implicações para a subárea pedagógica
author Cagliari, Mayara De Sena
author_facet Cagliari, Mayara De Sena
Ginciene, Guy
Menezes, Rafael Pombo
Sarruge, Carina Lara
Impolcetto, Fernanda Moreto
author_role author
author2 Ginciene, Guy
Menezes, Rafael Pombo
Sarruge, Carina Lara
Impolcetto, Fernanda Moreto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cagliari, Mayara De Sena
Ginciene, Guy
Menezes, Rafael Pombo
Sarruge, Carina Lara
Impolcetto, Fernanda Moreto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino
Esportes
Produção científica
Handebol
topic Educação física
Ensino
Esportes
Produção científica
Handebol
Sport
Physical education
Teaching
Deporte
Educación física
Enseñanza
dc.subject.eng.fl_str_mv Sport
Physical education
Teaching
dc.subject.spa.fl_str_mv Deporte
Educación física
Enseñanza
description O objetivo do estudo foi mapear e discutir a produção acadêmica sobre o handebol nos diferentes campos de conhecimento da Educação Física, especialmente o da subárea pedagógica. Realizou-se uma pesquisa do tipo estado da arte, em 10 periódicos nacionais e tradicionais da área da Educação Física, no recorte temporal de janeiro de 2006 a dezembro de 2015. Os resultados indicaram que de 4.885 artigos publicados, 37 se relacionam com o handebol. Constatou-se a predominância da subárea pedagógica, seguida pela biodinâmica e pela sociocultural. Observou-se uma lacuna a partir das pesquisas analisadas, referente à abordagem do ensino do handebol em aulas de Educação Física escolar segundo as particularidades desse meio, mesmo com predomínio de estudos na subárea pedagógica.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-07T04:48:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236701
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-4111
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137531
identifier_str_mv 0103-4111
001137531
url http://hdl.handle.net/10183/236701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Motrivivência. Florianópolis. Vol. 32, n.61 (2020), p. 01-22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236701/2/001137531.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236701/1/001137531.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9fb67e58bc0969ff78d4c1fee9e916d6
27cd90f53e6e21f987bd0502bea68029
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225052465659904