Registro e documentação pedagógica na Educação Infantil : concepções e práticas docentes na rede municipal de Novo Hamburgo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceron, Liliane
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/152912
Resumo: Este trabalho investigou o cotidiano, os pontos de vista e as ações de docentes da Educação Infantil da rede municipal de Novo Hamburgo, no que diz respeito às práticas de Registro e Documentação Pedagógica. Para tanto, se orientou no sentido de responder as seguintes perguntas: Os (as) professores (as) de Educação Infantil da Rede Municipal de Novo Hamburgo produzem registros e documentação pedagógica sobre sua prática cotidiana? E sobre as produções das crianças, como lidam, que usos fazem delas? Que descobertas relatam acerca do seu próprio trabalho e sobre as crianças a partir das análises das suas produções e das produções das crianças em diferentes linguagens? Além disso, o que pensam esses profissionais sobre registro e documentação pedagógica, quais as concepções que eles têm a este respeito? A pesquisa, de cunho qualitativo, apresenta dados gerados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas junto a professores que atuam com crianças da faixa etária de zero a cinco anos da rede municipal de Novo Hamburgo, cujas análises se deram a partir do respaldo teórico de autores como Dahlberg, Moss e Pence (2003), Freire (1998), Ostetto (2008, 2000), Warschauer (1993, 2001). Com este estudo, foi possível detectar, do ponto de vista dos sujeitos da pesquisa, uma confusão entre os conceitos de documentação pedagógica e registros, apontando para a necessidade de redimensionamento destas concepções junto aos profissionais desta rede de ensino. Por outro lado, foi possível constatar, através das entrevistas, que o registro e a documentação pedagógica possibilitam a construção de memória sobre o percurso individual e de grupo, a visibilidade do trabalho pedagógico do professor e das aprendizagens das crianças, a comunicação e a aproximação entre escola e famílias, o que pode e deve ser potencializado se os docentes desenvolverem essa prática cotidianamente, principalmente para refletirem e ampliarem seus conhecimentos sobre as crianças, sobre registro e documentação pedagógica e sobre suas práticas.
id UFRGS-2_4b7b977bce5c120a47a519f4560d64c7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152912
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ceron, LilianeJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2017-02-21T02:27:11Z2016http://hdl.handle.net/10183/152912001013636Este trabalho investigou o cotidiano, os pontos de vista e as ações de docentes da Educação Infantil da rede municipal de Novo Hamburgo, no que diz respeito às práticas de Registro e Documentação Pedagógica. Para tanto, se orientou no sentido de responder as seguintes perguntas: Os (as) professores (as) de Educação Infantil da Rede Municipal de Novo Hamburgo produzem registros e documentação pedagógica sobre sua prática cotidiana? E sobre as produções das crianças, como lidam, que usos fazem delas? Que descobertas relatam acerca do seu próprio trabalho e sobre as crianças a partir das análises das suas produções e das produções das crianças em diferentes linguagens? Além disso, o que pensam esses profissionais sobre registro e documentação pedagógica, quais as concepções que eles têm a este respeito? A pesquisa, de cunho qualitativo, apresenta dados gerados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas junto a professores que atuam com crianças da faixa etária de zero a cinco anos da rede municipal de Novo Hamburgo, cujas análises se deram a partir do respaldo teórico de autores como Dahlberg, Moss e Pence (2003), Freire (1998), Ostetto (2008, 2000), Warschauer (1993, 2001). Com este estudo, foi possível detectar, do ponto de vista dos sujeitos da pesquisa, uma confusão entre os conceitos de documentação pedagógica e registros, apontando para a necessidade de redimensionamento destas concepções junto aos profissionais desta rede de ensino. Por outro lado, foi possível constatar, através das entrevistas, que o registro e a documentação pedagógica possibilitam a construção de memória sobre o percurso individual e de grupo, a visibilidade do trabalho pedagógico do professor e das aprendizagens das crianças, a comunicação e a aproximação entre escola e famílias, o que pode e deve ser potencializado se os docentes desenvolverem essa prática cotidianamente, principalmente para refletirem e ampliarem seus conhecimentos sobre as crianças, sobre registro e documentação pedagógica e sobre suas práticas.application/pdfporEducação infantilRegistro e documentação pedagógica na Educação Infantil : concepções e práticas docentes na rede municipal de Novo Hamburgoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoEspecialização em Docência na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013636.pdf001013636.pdfTexto completoapplication/pdf325769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152912/1/001013636.pdf1ff1f8958ce147c29ba54f2a7a681a4eMD51TEXT001013636.pdf.txt001013636.pdf.txtExtracted Texttext/plain114457http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152912/2/001013636.pdf.txtaed4b3d85bd2ff6ab8ee20d3772aecf6MD5210183/1529122017-02-22 02:27:56.065015oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152912Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-22T05:27:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Registro e documentação pedagógica na Educação Infantil : concepções e práticas docentes na rede municipal de Novo Hamburgo
title Registro e documentação pedagógica na Educação Infantil : concepções e práticas docentes na rede municipal de Novo Hamburgo
spellingShingle Registro e documentação pedagógica na Educação Infantil : concepções e práticas docentes na rede municipal de Novo Hamburgo
Ceron, Liliane
Educação infantil
title_short Registro e documentação pedagógica na Educação Infantil : concepções e práticas docentes na rede municipal de Novo Hamburgo
title_full Registro e documentação pedagógica na Educação Infantil : concepções e práticas docentes na rede municipal de Novo Hamburgo
title_fullStr Registro e documentação pedagógica na Educação Infantil : concepções e práticas docentes na rede municipal de Novo Hamburgo
title_full_unstemmed Registro e documentação pedagógica na Educação Infantil : concepções e práticas docentes na rede municipal de Novo Hamburgo
title_sort Registro e documentação pedagógica na Educação Infantil : concepções e práticas docentes na rede municipal de Novo Hamburgo
author Ceron, Liliane
author_facet Ceron, Liliane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceron, Liliane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
contributor_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
topic Educação infantil
description Este trabalho investigou o cotidiano, os pontos de vista e as ações de docentes da Educação Infantil da rede municipal de Novo Hamburgo, no que diz respeito às práticas de Registro e Documentação Pedagógica. Para tanto, se orientou no sentido de responder as seguintes perguntas: Os (as) professores (as) de Educação Infantil da Rede Municipal de Novo Hamburgo produzem registros e documentação pedagógica sobre sua prática cotidiana? E sobre as produções das crianças, como lidam, que usos fazem delas? Que descobertas relatam acerca do seu próprio trabalho e sobre as crianças a partir das análises das suas produções e das produções das crianças em diferentes linguagens? Além disso, o que pensam esses profissionais sobre registro e documentação pedagógica, quais as concepções que eles têm a este respeito? A pesquisa, de cunho qualitativo, apresenta dados gerados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas junto a professores que atuam com crianças da faixa etária de zero a cinco anos da rede municipal de Novo Hamburgo, cujas análises se deram a partir do respaldo teórico de autores como Dahlberg, Moss e Pence (2003), Freire (1998), Ostetto (2008, 2000), Warschauer (1993, 2001). Com este estudo, foi possível detectar, do ponto de vista dos sujeitos da pesquisa, uma confusão entre os conceitos de documentação pedagógica e registros, apontando para a necessidade de redimensionamento destas concepções junto aos profissionais desta rede de ensino. Por outro lado, foi possível constatar, através das entrevistas, que o registro e a documentação pedagógica possibilitam a construção de memória sobre o percurso individual e de grupo, a visibilidade do trabalho pedagógico do professor e das aprendizagens das crianças, a comunicação e a aproximação entre escola e famílias, o que pode e deve ser potencializado se os docentes desenvolverem essa prática cotidianamente, principalmente para refletirem e ampliarem seus conhecimentos sobre as crianças, sobre registro e documentação pedagógica e sobre suas práticas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-21T02:27:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/152912
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013636
url http://hdl.handle.net/10183/152912
identifier_str_mv 001013636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152912/1/001013636.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152912/2/001013636.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ff1f8958ce147c29ba54f2a7a681a4e
aed4b3d85bd2ff6ab8ee20d3772aecf6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224524280102912