Registro e documentação pedagógica na Educação Infantil : concepções e práticas docentes na rede municipal de Novo Hamburgo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/152912 |
Resumo: | Este trabalho investigou o cotidiano, os pontos de vista e as ações de docentes da Educação Infantil da rede municipal de Novo Hamburgo, no que diz respeito às práticas de Registro e Documentação Pedagógica. Para tanto, se orientou no sentido de responder as seguintes perguntas: Os (as) professores (as) de Educação Infantil da Rede Municipal de Novo Hamburgo produzem registros e documentação pedagógica sobre sua prática cotidiana? E sobre as produções das crianças, como lidam, que usos fazem delas? Que descobertas relatam acerca do seu próprio trabalho e sobre as crianças a partir das análises das suas produções e das produções das crianças em diferentes linguagens? Além disso, o que pensam esses profissionais sobre registro e documentação pedagógica, quais as concepções que eles têm a este respeito? A pesquisa, de cunho qualitativo, apresenta dados gerados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas junto a professores que atuam com crianças da faixa etária de zero a cinco anos da rede municipal de Novo Hamburgo, cujas análises se deram a partir do respaldo teórico de autores como Dahlberg, Moss e Pence (2003), Freire (1998), Ostetto (2008, 2000), Warschauer (1993, 2001). Com este estudo, foi possível detectar, do ponto de vista dos sujeitos da pesquisa, uma confusão entre os conceitos de documentação pedagógica e registros, apontando para a necessidade de redimensionamento destas concepções junto aos profissionais desta rede de ensino. Por outro lado, foi possível constatar, através das entrevistas, que o registro e a documentação pedagógica possibilitam a construção de memória sobre o percurso individual e de grupo, a visibilidade do trabalho pedagógico do professor e das aprendizagens das crianças, a comunicação e a aproximação entre escola e famílias, o que pode e deve ser potencializado se os docentes desenvolverem essa prática cotidianamente, principalmente para refletirem e ampliarem seus conhecimentos sobre as crianças, sobre registro e documentação pedagógica e sobre suas práticas. |
id |
UFRGS-2_4b7b977bce5c120a47a519f4560d64c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152912 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ceron, LilianeJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2017-02-21T02:27:11Z2016http://hdl.handle.net/10183/152912001013636Este trabalho investigou o cotidiano, os pontos de vista e as ações de docentes da Educação Infantil da rede municipal de Novo Hamburgo, no que diz respeito às práticas de Registro e Documentação Pedagógica. Para tanto, se orientou no sentido de responder as seguintes perguntas: Os (as) professores (as) de Educação Infantil da Rede Municipal de Novo Hamburgo produzem registros e documentação pedagógica sobre sua prática cotidiana? E sobre as produções das crianças, como lidam, que usos fazem delas? Que descobertas relatam acerca do seu próprio trabalho e sobre as crianças a partir das análises das suas produções e das produções das crianças em diferentes linguagens? Além disso, o que pensam esses profissionais sobre registro e documentação pedagógica, quais as concepções que eles têm a este respeito? A pesquisa, de cunho qualitativo, apresenta dados gerados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas junto a professores que atuam com crianças da faixa etária de zero a cinco anos da rede municipal de Novo Hamburgo, cujas análises se deram a partir do respaldo teórico de autores como Dahlberg, Moss e Pence (2003), Freire (1998), Ostetto (2008, 2000), Warschauer (1993, 2001). Com este estudo, foi possível detectar, do ponto de vista dos sujeitos da pesquisa, uma confusão entre os conceitos de documentação pedagógica e registros, apontando para a necessidade de redimensionamento destas concepções junto aos profissionais desta rede de ensino. Por outro lado, foi possível constatar, através das entrevistas, que o registro e a documentação pedagógica possibilitam a construção de memória sobre o percurso individual e de grupo, a visibilidade do trabalho pedagógico do professor e das aprendizagens das crianças, a comunicação e a aproximação entre escola e famílias, o que pode e deve ser potencializado se os docentes desenvolverem essa prática cotidianamente, principalmente para refletirem e ampliarem seus conhecimentos sobre as crianças, sobre registro e documentação pedagógica e sobre suas práticas.application/pdfporEducação infantilRegistro e documentação pedagógica na Educação Infantil : concepções e práticas docentes na rede municipal de Novo Hamburgoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoEspecialização em Docência na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013636.pdf001013636.pdfTexto completoapplication/pdf325769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152912/1/001013636.pdf1ff1f8958ce147c29ba54f2a7a681a4eMD51TEXT001013636.pdf.txt001013636.pdf.txtExtracted Texttext/plain114457http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152912/2/001013636.pdf.txtaed4b3d85bd2ff6ab8ee20d3772aecf6MD5210183/1529122017-02-22 02:27:56.065015oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152912Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-22T05:27:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Registro e documentação pedagógica na Educação Infantil : concepções e práticas docentes na rede municipal de Novo Hamburgo |
title |
Registro e documentação pedagógica na Educação Infantil : concepções e práticas docentes na rede municipal de Novo Hamburgo |
spellingShingle |
Registro e documentação pedagógica na Educação Infantil : concepções e práticas docentes na rede municipal de Novo Hamburgo Ceron, Liliane Educação infantil |
title_short |
Registro e documentação pedagógica na Educação Infantil : concepções e práticas docentes na rede municipal de Novo Hamburgo |
title_full |
Registro e documentação pedagógica na Educação Infantil : concepções e práticas docentes na rede municipal de Novo Hamburgo |
title_fullStr |
Registro e documentação pedagógica na Educação Infantil : concepções e práticas docentes na rede municipal de Novo Hamburgo |
title_full_unstemmed |
Registro e documentação pedagógica na Educação Infantil : concepções e práticas docentes na rede municipal de Novo Hamburgo |
title_sort |
Registro e documentação pedagógica na Educação Infantil : concepções e práticas docentes na rede municipal de Novo Hamburgo |
author |
Ceron, Liliane |
author_facet |
Ceron, Liliane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ceron, Liliane |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira Filho, Gabriel de Andrade |
contributor_str_mv |
Junqueira Filho, Gabriel de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil |
topic |
Educação infantil |
description |
Este trabalho investigou o cotidiano, os pontos de vista e as ações de docentes da Educação Infantil da rede municipal de Novo Hamburgo, no que diz respeito às práticas de Registro e Documentação Pedagógica. Para tanto, se orientou no sentido de responder as seguintes perguntas: Os (as) professores (as) de Educação Infantil da Rede Municipal de Novo Hamburgo produzem registros e documentação pedagógica sobre sua prática cotidiana? E sobre as produções das crianças, como lidam, que usos fazem delas? Que descobertas relatam acerca do seu próprio trabalho e sobre as crianças a partir das análises das suas produções e das produções das crianças em diferentes linguagens? Além disso, o que pensam esses profissionais sobre registro e documentação pedagógica, quais as concepções que eles têm a este respeito? A pesquisa, de cunho qualitativo, apresenta dados gerados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas junto a professores que atuam com crianças da faixa etária de zero a cinco anos da rede municipal de Novo Hamburgo, cujas análises se deram a partir do respaldo teórico de autores como Dahlberg, Moss e Pence (2003), Freire (1998), Ostetto (2008, 2000), Warschauer (1993, 2001). Com este estudo, foi possível detectar, do ponto de vista dos sujeitos da pesquisa, uma confusão entre os conceitos de documentação pedagógica e registros, apontando para a necessidade de redimensionamento destas concepções junto aos profissionais desta rede de ensino. Por outro lado, foi possível constatar, através das entrevistas, que o registro e a documentação pedagógica possibilitam a construção de memória sobre o percurso individual e de grupo, a visibilidade do trabalho pedagógico do professor e das aprendizagens das crianças, a comunicação e a aproximação entre escola e famílias, o que pode e deve ser potencializado se os docentes desenvolverem essa prática cotidianamente, principalmente para refletirem e ampliarem seus conhecimentos sobre as crianças, sobre registro e documentação pedagógica e sobre suas práticas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-21T02:27:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/152912 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013636 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/152912 |
identifier_str_mv |
001013636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152912/1/001013636.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152912/2/001013636.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ff1f8958ce147c29ba54f2a7a681a4e aed4b3d85bd2ff6ab8ee20d3772aecf6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447189303853056 |