Reflexões sobre o ensino de inglês na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Fernanda Gerhardt de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29196
Resumo: Este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre o ensino de inglês como língua adicional na educação infantil. Inicio tratando das características desta fase da infância, defendo a perspectiva teórica de ensino/aprendizagem Vygotskyana através da interação social. Em seguida, tendo como base principalmente as concepções de Schlatter e Garcez (2009) e de Rajagopalan (2005) ressalto o importante papel do ensino de línguas adicionais para a formação de cidadãos autônomos e críticos, capazes de compreender melhor sua realidade e assim transitar e atuar com desenvoltura e competência na sociedade em que vivem. Na seqüência, considerando alguns estudos desenvolvidos por Pires (2001), Zilles (2006) e Vale e Feunteun (1995) apresento algumas reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem de línguas na educação infantil. Finalmente através da aplicação de um questionário a duas professoras de inglês que atuam na educação infantil, busco mostrar diferentes posições sobre o assunto e, assim, contribuir para o debate.
id UFRGS-2_4b809c382813113541bb61e6c25a6c51
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29196
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barcelos, Fernanda Gerhardt deSarmento, Simone2011-05-27T06:00:26Z2010http://hdl.handle.net/10183/29196000776232Este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre o ensino de inglês como língua adicional na educação infantil. Inicio tratando das características desta fase da infância, defendo a perspectiva teórica de ensino/aprendizagem Vygotskyana através da interação social. Em seguida, tendo como base principalmente as concepções de Schlatter e Garcez (2009) e de Rajagopalan (2005) ressalto o importante papel do ensino de línguas adicionais para a formação de cidadãos autônomos e críticos, capazes de compreender melhor sua realidade e assim transitar e atuar com desenvoltura e competência na sociedade em que vivem. Na seqüência, considerando alguns estudos desenvolvidos por Pires (2001), Zilles (2006) e Vale e Feunteun (1995) apresento algumas reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem de línguas na educação infantil. Finalmente através da aplicação de um questionário a duas professoras de inglês que atuam na educação infantil, busco mostrar diferentes posições sobre o assunto e, assim, contribuir para o debate.This study aims to reflect on the teaching of English as an additional language to children. I initiate addressing the characteristics of childhood and I support Vygotsky theoretical perspective of teaching and learning through social interaction. Then, based on the concepts of Schlatter and Garcez (2009), and Rajagopalan (2005) I emphasize the important role of teaching additional languages to foster autonomous and critical citizens, who are able to understand their reality, transit and act with resourcefulness and competence in their society. Following, grounded on some studies developed by Pires (2001), Zilles (2006) and Vale and Feunteun (1995), I propose a reflection on the teaching/ learning languages in early childhood education. Finally by applying a questionnaire, I intend to unveil different point of view and thus contribute to the debate.application/pdfporEducação infantilEnsino de língua estrangeira (inglês)Early childhood educationEnglish languageAdditional language learningReflexões sobre o ensino de inglês na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2010Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000776232.pdf.txt000776232.pdf.txtExtracted Texttext/plain92042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29196/2/000776232.pdf.txt42289a0cf12d89a4a39a39c767eca3e2MD52ORIGINAL000776232.pdf000776232.pdfTexto completoapplication/pdf374422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29196/1/000776232.pdf86916b1a38e0d8466f0d359f9752fb2aMD51THUMBNAIL000776232.pdf.jpg000776232.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29196/3/000776232.pdf.jpg068afb6cba123ae7d247a358e9ae8817MD5310183/291962022-08-06 04:53:36.085892oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29196Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:53:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre o ensino de inglês na educação infantil
title Reflexões sobre o ensino de inglês na educação infantil
spellingShingle Reflexões sobre o ensino de inglês na educação infantil
Barcelos, Fernanda Gerhardt de
Educação infantil
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Early childhood education
English language
Additional language learning
title_short Reflexões sobre o ensino de inglês na educação infantil
title_full Reflexões sobre o ensino de inglês na educação infantil
title_fullStr Reflexões sobre o ensino de inglês na educação infantil
title_full_unstemmed Reflexões sobre o ensino de inglês na educação infantil
title_sort Reflexões sobre o ensino de inglês na educação infantil
author Barcelos, Fernanda Gerhardt de
author_facet Barcelos, Fernanda Gerhardt de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Fernanda Gerhardt de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sarmento, Simone
contributor_str_mv Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Ensino de língua estrangeira (inglês)
topic Educação infantil
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Early childhood education
English language
Additional language learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Early childhood education
English language
Additional language learning
description Este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre o ensino de inglês como língua adicional na educação infantil. Inicio tratando das características desta fase da infância, defendo a perspectiva teórica de ensino/aprendizagem Vygotskyana através da interação social. Em seguida, tendo como base principalmente as concepções de Schlatter e Garcez (2009) e de Rajagopalan (2005) ressalto o importante papel do ensino de línguas adicionais para a formação de cidadãos autônomos e críticos, capazes de compreender melhor sua realidade e assim transitar e atuar com desenvoltura e competência na sociedade em que vivem. Na seqüência, considerando alguns estudos desenvolvidos por Pires (2001), Zilles (2006) e Vale e Feunteun (1995) apresento algumas reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem de línguas na educação infantil. Finalmente através da aplicação de um questionário a duas professoras de inglês que atuam na educação infantil, busco mostrar diferentes posições sobre o assunto e, assim, contribuir para o debate.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-27T06:00:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29196
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000776232
url http://hdl.handle.net/10183/29196
identifier_str_mv 000776232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29196/2/000776232.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29196/1/000776232.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29196/3/000776232.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 42289a0cf12d89a4a39a39c767eca3e2
86916b1a38e0d8466f0d359f9752fb2a
068afb6cba123ae7d247a358e9ae8817
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447058383896576