Reflexões sobre o ensino de inglês na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29196 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre o ensino de inglês como língua adicional na educação infantil. Inicio tratando das características desta fase da infância, defendo a perspectiva teórica de ensino/aprendizagem Vygotskyana através da interação social. Em seguida, tendo como base principalmente as concepções de Schlatter e Garcez (2009) e de Rajagopalan (2005) ressalto o importante papel do ensino de línguas adicionais para a formação de cidadãos autônomos e críticos, capazes de compreender melhor sua realidade e assim transitar e atuar com desenvoltura e competência na sociedade em que vivem. Na seqüência, considerando alguns estudos desenvolvidos por Pires (2001), Zilles (2006) e Vale e Feunteun (1995) apresento algumas reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem de línguas na educação infantil. Finalmente através da aplicação de um questionário a duas professoras de inglês que atuam na educação infantil, busco mostrar diferentes posições sobre o assunto e, assim, contribuir para o debate. |
id |
UFRGS-2_4b809c382813113541bb61e6c25a6c51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29196 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barcelos, Fernanda Gerhardt deSarmento, Simone2011-05-27T06:00:26Z2010http://hdl.handle.net/10183/29196000776232Este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre o ensino de inglês como língua adicional na educação infantil. Inicio tratando das características desta fase da infância, defendo a perspectiva teórica de ensino/aprendizagem Vygotskyana através da interação social. Em seguida, tendo como base principalmente as concepções de Schlatter e Garcez (2009) e de Rajagopalan (2005) ressalto o importante papel do ensino de línguas adicionais para a formação de cidadãos autônomos e críticos, capazes de compreender melhor sua realidade e assim transitar e atuar com desenvoltura e competência na sociedade em que vivem. Na seqüência, considerando alguns estudos desenvolvidos por Pires (2001), Zilles (2006) e Vale e Feunteun (1995) apresento algumas reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem de línguas na educação infantil. Finalmente através da aplicação de um questionário a duas professoras de inglês que atuam na educação infantil, busco mostrar diferentes posições sobre o assunto e, assim, contribuir para o debate.This study aims to reflect on the teaching of English as an additional language to children. I initiate addressing the characteristics of childhood and I support Vygotsky theoretical perspective of teaching and learning through social interaction. Then, based on the concepts of Schlatter and Garcez (2009), and Rajagopalan (2005) I emphasize the important role of teaching additional languages to foster autonomous and critical citizens, who are able to understand their reality, transit and act with resourcefulness and competence in their society. Following, grounded on some studies developed by Pires (2001), Zilles (2006) and Vale and Feunteun (1995), I propose a reflection on the teaching/ learning languages in early childhood education. Finally by applying a questionnaire, I intend to unveil different point of view and thus contribute to the debate.application/pdfporEducação infantilEnsino de língua estrangeira (inglês)Early childhood educationEnglish languageAdditional language learningReflexões sobre o ensino de inglês na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2010Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000776232.pdf.txt000776232.pdf.txtExtracted Texttext/plain92042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29196/2/000776232.pdf.txt42289a0cf12d89a4a39a39c767eca3e2MD52ORIGINAL000776232.pdf000776232.pdfTexto completoapplication/pdf374422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29196/1/000776232.pdf86916b1a38e0d8466f0d359f9752fb2aMD51THUMBNAIL000776232.pdf.jpg000776232.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29196/3/000776232.pdf.jpg068afb6cba123ae7d247a358e9ae8817MD5310183/291962022-08-06 04:53:36.085892oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29196Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:53:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre o ensino de inglês na educação infantil |
title |
Reflexões sobre o ensino de inglês na educação infantil |
spellingShingle |
Reflexões sobre o ensino de inglês na educação infantil Barcelos, Fernanda Gerhardt de Educação infantil Ensino de língua estrangeira (inglês) Early childhood education English language Additional language learning |
title_short |
Reflexões sobre o ensino de inglês na educação infantil |
title_full |
Reflexões sobre o ensino de inglês na educação infantil |
title_fullStr |
Reflexões sobre o ensino de inglês na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o ensino de inglês na educação infantil |
title_sort |
Reflexões sobre o ensino de inglês na educação infantil |
author |
Barcelos, Fernanda Gerhardt de |
author_facet |
Barcelos, Fernanda Gerhardt de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcelos, Fernanda Gerhardt de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sarmento, Simone |
contributor_str_mv |
Sarmento, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Ensino de língua estrangeira (inglês) |
topic |
Educação infantil Ensino de língua estrangeira (inglês) Early childhood education English language Additional language learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Early childhood education English language Additional language learning |
description |
Este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre o ensino de inglês como língua adicional na educação infantil. Inicio tratando das características desta fase da infância, defendo a perspectiva teórica de ensino/aprendizagem Vygotskyana através da interação social. Em seguida, tendo como base principalmente as concepções de Schlatter e Garcez (2009) e de Rajagopalan (2005) ressalto o importante papel do ensino de línguas adicionais para a formação de cidadãos autônomos e críticos, capazes de compreender melhor sua realidade e assim transitar e atuar com desenvoltura e competência na sociedade em que vivem. Na seqüência, considerando alguns estudos desenvolvidos por Pires (2001), Zilles (2006) e Vale e Feunteun (1995) apresento algumas reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem de línguas na educação infantil. Finalmente através da aplicação de um questionário a duas professoras de inglês que atuam na educação infantil, busco mostrar diferentes posições sobre o assunto e, assim, contribuir para o debate. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-27T06:00:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29196 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000776232 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29196 |
identifier_str_mv |
000776232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29196/2/000776232.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29196/1/000776232.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29196/3/000776232.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
42289a0cf12d89a4a39a39c767eca3e2 86916b1a38e0d8466f0d359f9752fb2a 068afb6cba123ae7d247a358e9ae8817 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447058383896576 |