Interface adaptativa no meio ambiente AdaptWeb : navegação e apresentação adaptativa baseada no modelo do usuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparini, Isabela
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/12076
Resumo: A área de pesquisa em Informática na Educação tem evoluído com a introdução da Internet e milhares de cursos baseados na Web que surgiram nos últimos anos. Entretanto, estas novas aplicações educacionais são, em muitos casos, desenvolvidas como um repositório estático de conteúdo, sem aproveitar adequadamente as características dinâmicas e de adaptabilidade que o ambiente Web propicia. Este fato ocasiona sérios problemas de usabilidade: - Problemas de orientação: uma página apresenta constantemente o mesmo conteúdo e os mesmos links, não levando em conta quais páginas são mais importantes para o aluno, dificultando a busca de informações de seu interesse. Nossa premissa é que alunos com diferentes metas e conhecimentos podem estar interessados em diferentes porções da informação apresentada em uma página hipermídia e podem utilizar diferentes links para a navegação entre as páginas. - Problemas de caminho: a navegação por caminhos totalmente livres pode ocasionar problemas de compreensão de localização. Nossa premissa é que muitas vezes é aconselhável uma determinada ordenação para percorrer um conjunto de conhecimentos, o qual é construído aos poucos, tornando-se pré-requisito para posteriores conhecimentos. No entanto, reconhecemos que a navegação arbitrária e livre não pode ser de todo abolida. Estes problemas são críticos para ambientes de educação a distância (EAD) baseados na Web. Sistemas Hipermídia Adaptativos (SHA), são sistemas que refletem algumas características dos alunos no modelo do usuário e aplicam este modelo para adaptar vários aspectos visíveis do sistema. SHA tentam superar estes problemas adaptando o conteúdo (informação) e a navegação (links) a serem apresentados para o usuário. O AdaptWeb (Ambiente de Ensino-aprendizagem Adaptativo na Web) é um sistema hipermídia adaptativo de educação a distância baseado na Web que tem como finalidade adaptar o conteúdo, a apresentação e a navegação de acordo com o modelo do usuário. O módulo de interface adaptativa descrito neste trabalho é parte integrante deste projeto e têm como finalidade adaptar a navegação do aluno de acordo com suas características descritas no modelo do usuário, além de adaptar a apresentação da interface juntamente com o módulo de adaptação de conteúdo.
id URGS_b940324d3266f0285c6df55c35f4a5fd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12076
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Gasparini, IsabelaPimenta, Marcelo Soares2008-03-08T04:12:17Z2003http://hdl.handle.net/10183/12076000622639A área de pesquisa em Informática na Educação tem evoluído com a introdução da Internet e milhares de cursos baseados na Web que surgiram nos últimos anos. Entretanto, estas novas aplicações educacionais são, em muitos casos, desenvolvidas como um repositório estático de conteúdo, sem aproveitar adequadamente as características dinâmicas e de adaptabilidade que o ambiente Web propicia. Este fato ocasiona sérios problemas de usabilidade: - Problemas de orientação: uma página apresenta constantemente o mesmo conteúdo e os mesmos links, não levando em conta quais páginas são mais importantes para o aluno, dificultando a busca de informações de seu interesse. Nossa premissa é que alunos com diferentes metas e conhecimentos podem estar interessados em diferentes porções da informação apresentada em uma página hipermídia e podem utilizar diferentes links para a navegação entre as páginas. - Problemas de caminho: a navegação por caminhos totalmente livres pode ocasionar problemas de compreensão de localização. Nossa premissa é que muitas vezes é aconselhável uma determinada ordenação para percorrer um conjunto de conhecimentos, o qual é construído aos poucos, tornando-se pré-requisito para posteriores conhecimentos. No entanto, reconhecemos que a navegação arbitrária e livre não pode ser de todo abolida. Estes problemas são críticos para ambientes de educação a distância (EAD) baseados na Web. Sistemas Hipermídia Adaptativos (SHA), são sistemas que refletem algumas características dos alunos no modelo do usuário e aplicam este modelo para adaptar vários aspectos visíveis do sistema. SHA tentam superar estes problemas adaptando o conteúdo (informação) e a navegação (links) a serem apresentados para o usuário. O AdaptWeb (Ambiente de Ensino-aprendizagem Adaptativo na Web) é um sistema hipermídia adaptativo de educação a distância baseado na Web que tem como finalidade adaptar o conteúdo, a apresentação e a navegação de acordo com o modelo do usuário. O módulo de interface adaptativa descrito neste trabalho é parte integrante deste projeto e têm como finalidade adaptar a navegação do aluno de acordo com suas características descritas no modelo do usuário, além de adaptar a apresentação da interface juntamente com o módulo de adaptação de conteúdo.The research in Computer Science and Education has evolved with the introduction of the Internet and thousand of courses based on the Web that had appeared in recent years. However, these new educational applications are, in many cases, developed as a static repository of content, without using to advantage the dynamic characteristics adequately and of adaptability that the Web environment propitiates. This fact causes serious usability problems: - Orientation problems: a page constantly presents the same content and set of links, don’t taking in account which pages are more important for the student, making the search of information of his interest a very difficult task. Our premise is that students with different goals and knowledge can be interested in different portions of the information presented in a hypermedia page and they can use different links for the navigation between the pages. - Navigation problems: the navigation for totally open ways can cause problems of localization understanding. Our premise is that many times is advisable determined ordinance to cover a set of knowledge, which is constructed gradually, becoming prerequisite for posterior knowledge. However, we recognize that arbitrary and open navigation cannot of all be abolished. These problems are critical for e-learning system. Adaptive Hypermedia System (AHS) are systems that reflect some characteristics of the students in the user's model and apply this model to adapt some visible aspects of the system. AHS try to surpass these problems adapting their content (information) and their navigation (links) to be presented for the user. The AdaptWeb Environment (Adaptive Web-based learning Environment) is an adaptive e-learning system that has as purpose to adapt the content, the presentation and the navigation in accordance with the user’s model. The adaptive interface module described in this work is integrant part of the AdaptWeb project and has as purpose to adapt the student's navigation in accordance with his described characteristics in the user's model, besides together adapting the presentation of the interface with the content adaptation module.application/pdfporEnsino a distânciaEnsino-aprendizagemInformática : Educaçãoe-learningAdaptive hypermedia systemAdaptWeb environmentInterface adaptativa no meio ambiente AdaptWeb : navegação e apresentação adaptativa baseada no modelo do usuárioAdaptifve interface in the adaptweb environment : adaptive navgaition and adaptive presentation based on user’s modelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000622639.pdf000622639.pdfTexto completoapplication/pdf989470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12076/1/000622639.pdf25a4ff5f8b5697ed5826470c6407800bMD51TEXT000622639.pdf.txt000622639.pdf.txtExtracted Texttext/plain224966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12076/2/000622639.pdf.txtbb4242ddd1bd91f293f01c30886cefb2MD52THUMBNAIL000622639.pdf.jpg000622639.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12076/3/000622639.pdf.jpgd72594298fa7afe6f6d40d4efd496bf4MD5310183/120762021-12-06 05:39:14.535293oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12076Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:39:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interface adaptativa no meio ambiente AdaptWeb : navegação e apresentação adaptativa baseada no modelo do usuário
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Adaptifve interface in the adaptweb environment : adaptive navgaition and adaptive presentation based on user’s model
title Interface adaptativa no meio ambiente AdaptWeb : navegação e apresentação adaptativa baseada no modelo do usuário
spellingShingle Interface adaptativa no meio ambiente AdaptWeb : navegação e apresentação adaptativa baseada no modelo do usuário
Gasparini, Isabela
Ensino a distância
Ensino-aprendizagem
Informática : Educação
e-learning
Adaptive hypermedia system
AdaptWeb environment
title_short Interface adaptativa no meio ambiente AdaptWeb : navegação e apresentação adaptativa baseada no modelo do usuário
title_full Interface adaptativa no meio ambiente AdaptWeb : navegação e apresentação adaptativa baseada no modelo do usuário
title_fullStr Interface adaptativa no meio ambiente AdaptWeb : navegação e apresentação adaptativa baseada no modelo do usuário
title_full_unstemmed Interface adaptativa no meio ambiente AdaptWeb : navegação e apresentação adaptativa baseada no modelo do usuário
title_sort Interface adaptativa no meio ambiente AdaptWeb : navegação e apresentação adaptativa baseada no modelo do usuário
author Gasparini, Isabela
author_facet Gasparini, Isabela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasparini, Isabela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pimenta, Marcelo Soares
contributor_str_mv Pimenta, Marcelo Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Ensino-aprendizagem
Informática : Educação
topic Ensino a distância
Ensino-aprendizagem
Informática : Educação
e-learning
Adaptive hypermedia system
AdaptWeb environment
dc.subject.eng.fl_str_mv e-learning
Adaptive hypermedia system
AdaptWeb environment
description A área de pesquisa em Informática na Educação tem evoluído com a introdução da Internet e milhares de cursos baseados na Web que surgiram nos últimos anos. Entretanto, estas novas aplicações educacionais são, em muitos casos, desenvolvidas como um repositório estático de conteúdo, sem aproveitar adequadamente as características dinâmicas e de adaptabilidade que o ambiente Web propicia. Este fato ocasiona sérios problemas de usabilidade: - Problemas de orientação: uma página apresenta constantemente o mesmo conteúdo e os mesmos links, não levando em conta quais páginas são mais importantes para o aluno, dificultando a busca de informações de seu interesse. Nossa premissa é que alunos com diferentes metas e conhecimentos podem estar interessados em diferentes porções da informação apresentada em uma página hipermídia e podem utilizar diferentes links para a navegação entre as páginas. - Problemas de caminho: a navegação por caminhos totalmente livres pode ocasionar problemas de compreensão de localização. Nossa premissa é que muitas vezes é aconselhável uma determinada ordenação para percorrer um conjunto de conhecimentos, o qual é construído aos poucos, tornando-se pré-requisito para posteriores conhecimentos. No entanto, reconhecemos que a navegação arbitrária e livre não pode ser de todo abolida. Estes problemas são críticos para ambientes de educação a distância (EAD) baseados na Web. Sistemas Hipermídia Adaptativos (SHA), são sistemas que refletem algumas características dos alunos no modelo do usuário e aplicam este modelo para adaptar vários aspectos visíveis do sistema. SHA tentam superar estes problemas adaptando o conteúdo (informação) e a navegação (links) a serem apresentados para o usuário. O AdaptWeb (Ambiente de Ensino-aprendizagem Adaptativo na Web) é um sistema hipermídia adaptativo de educação a distância baseado na Web que tem como finalidade adaptar o conteúdo, a apresentação e a navegação de acordo com o modelo do usuário. O módulo de interface adaptativa descrito neste trabalho é parte integrante deste projeto e têm como finalidade adaptar a navegação do aluno de acordo com suas características descritas no modelo do usuário, além de adaptar a apresentação da interface juntamente com o módulo de adaptação de conteúdo.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-03-08T04:12:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/12076
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000622639
url http://hdl.handle.net/10183/12076
identifier_str_mv 000622639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12076/1/000622639.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12076/2/000622639.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12076/3/000622639.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 25a4ff5f8b5697ed5826470c6407800b
bb4242ddd1bd91f293f01c30886cefb2
d72594298fa7afe6f6d40d4efd496bf4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308956829057024