O aprendizado dos princípios táticos do futebol por meio de processos de auto-organização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alaburda, Miguel Schwambach
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172035
Resumo: O futebol é um esporte de grande popularidade e de variadas formas de ensino. Tanto ao nível recreacional quanto ao competitivo, há diversas metodologias e teorias de treinamento, apoiadas em diferentes pressupostos e paradigmas. Baseados no entendimento das pessoas envolvidas na prática do futebol (indivíduos e equipes) como sistemas complexos adaptativos, acreditamos que o ensino desta modalidade deve ser voltado para o desenvolvimento da capacidade de adaptar-se ao contexto encontrado no jogo e na capacidade de auto-organização. Acreditamos que essa ênfase é fundamental para o ensino-aprendizagem no futebol, uma vez que se trata de uma modalidade com elevada variabilidade e imprevisibilidade. Sendo assim, este estudo – descritivo e correlacional, de caráter qualitativo - tem como objetivo geral evidenciar a importância de uma abordagem voltada para o entendimento do jogo de futebol como interação entre sistemas. Como objetivos específicos, determinamos: a) argumentar sobre a auto-organização no jogo de futebol; b) verificar o nível de conhecimento declarativo apresentado por alunos de ensino médio a respeito de princípios táticos (cobertura defensiva, equilíbrio e cobertura ofensiva) do futebol (antes e depois de um período de aulas); c) identificar a influência da aplicação de exercícios jogados/aulas no conhecimento declarativo dos alunos e d) justificar a importância de basear o processo de ensino- aprendizagem do futebol em um entendimento da modalidade como um fenômeno complexo. Como forma de atingir os objetivos, foram exibidos vídeos e aplicado questionário a respeito do tema. Os resultados foram obtidos a partir da interpretação dos dados contidos nos questionários. Foram verificadas melhorias no conhecimento declarativo de 4 dos 5 alunos participantes, após a aplicação das aulas. Consideramos que a melhora se deve à boa receptividade e assimilação dos alunos à proposta das aulas. Além disso, acreditamos que a estrutura das aulas contribuiu para este acontecimento, por contemplar as características complexas do jogo.
id UFRGS-2_4bfb9450114b18be90ab69f60d0581d1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172035
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alaburda, Miguel SchwambachMoraes, Jose Cicero2018-01-19T02:22:22Z2017http://hdl.handle.net/10183/172035001057206O futebol é um esporte de grande popularidade e de variadas formas de ensino. Tanto ao nível recreacional quanto ao competitivo, há diversas metodologias e teorias de treinamento, apoiadas em diferentes pressupostos e paradigmas. Baseados no entendimento das pessoas envolvidas na prática do futebol (indivíduos e equipes) como sistemas complexos adaptativos, acreditamos que o ensino desta modalidade deve ser voltado para o desenvolvimento da capacidade de adaptar-se ao contexto encontrado no jogo e na capacidade de auto-organização. Acreditamos que essa ênfase é fundamental para o ensino-aprendizagem no futebol, uma vez que se trata de uma modalidade com elevada variabilidade e imprevisibilidade. Sendo assim, este estudo – descritivo e correlacional, de caráter qualitativo - tem como objetivo geral evidenciar a importância de uma abordagem voltada para o entendimento do jogo de futebol como interação entre sistemas. Como objetivos específicos, determinamos: a) argumentar sobre a auto-organização no jogo de futebol; b) verificar o nível de conhecimento declarativo apresentado por alunos de ensino médio a respeito de princípios táticos (cobertura defensiva, equilíbrio e cobertura ofensiva) do futebol (antes e depois de um período de aulas); c) identificar a influência da aplicação de exercícios jogados/aulas no conhecimento declarativo dos alunos e d) justificar a importância de basear o processo de ensino- aprendizagem do futebol em um entendimento da modalidade como um fenômeno complexo. Como forma de atingir os objetivos, foram exibidos vídeos e aplicado questionário a respeito do tema. Os resultados foram obtidos a partir da interpretação dos dados contidos nos questionários. Foram verificadas melhorias no conhecimento declarativo de 4 dos 5 alunos participantes, após a aplicação das aulas. Consideramos que a melhora se deve à boa receptividade e assimilação dos alunos à proposta das aulas. Além disso, acreditamos que a estrutura das aulas contribuiu para este acontecimento, por contemplar as características complexas do jogo.Soccer is a sport with great popularity and various ways of teaching. At recreation level as well as competitive level, there are different training methodologies and theories, which are based on different theoretical assumptions and paradigms. Based on the understanding of the people involved in soccer practice (individuals and teams) as complex adaptive systems, we believe the teaching of this modality must be focused on the development of the ability to adapt to the context found on the game and on the ability of self-organization. We believe this emphasis is crucial to the teaching-learning process on soccer, once it is a modality which has high levels of variability and unpredictability. Therefore, this study – descriptive and correlational, of qualitative feature – has, as the main objective, to evidence the importance of an approach which is focused on the understanding of the soccer game as an interaction between systems. As specific objectives, we determined: a) argue about self-organization on the soccer game; b) check the level of declarative knowledge shown by high school students on tactical principles (defensive cover, balance and offensive cover) of soccer (before and after a classes term; c) recognize the influence of the appliance of played exercises/classes on the declarative knowledge of the students; d) justify the importance of basing the soccer teaching-learning process on an understanding of the modality as a complex phenom. As a way of accomplishing the objectives , there were shown videos and applied a questionnaire concerning the subject. The results were obtained from the interpretation of the data within the questionnaires. There were recognized improvements on the declarative knowledge on 4 out of 5 participants, after the classes were applied. We consider the improvement is due to the pupils’ good receptivity and understanding of the purpose of the classes. Besides that, we believe the structure of the classes has contributed to this good understanding, due to attend to the complex features of the game.application/pdfporFutebolTreinamento esportivoEnsino e aprendizagemSoccerTactical PrinciplesSelf-OrganizingComplex Adaptive SystemsTeaching-Learning ProcessO aprendizado dos princípios táticos do futebol por meio de processos de auto-organizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001057206.pdf001057206.pdfTexto completoapplication/pdf791522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172035/1/001057206.pdfcc635761c1f3741df2bc1925e1621a7eMD51TEXT001057206.pdf.txt001057206.pdf.txtExtracted Texttext/plain133493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172035/2/001057206.pdf.txtf522e0e13f1bca5ee525208e9591d445MD52THUMBNAIL001057206.pdf.jpg001057206.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172035/3/001057206.pdf.jpg6800b61bf9a9ec5625132d838b93beb1MD5310183/1720352018-10-23 09:08:48.045oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172035Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:08:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O aprendizado dos princípios táticos do futebol por meio de processos de auto-organização
title O aprendizado dos princípios táticos do futebol por meio de processos de auto-organização
spellingShingle O aprendizado dos princípios táticos do futebol por meio de processos de auto-organização
Alaburda, Miguel Schwambach
Futebol
Treinamento esportivo
Ensino e aprendizagem
Soccer
Tactical Principles
Self-Organizing
Complex Adaptive Systems
Teaching-Learning Process
title_short O aprendizado dos princípios táticos do futebol por meio de processos de auto-organização
title_full O aprendizado dos princípios táticos do futebol por meio de processos de auto-organização
title_fullStr O aprendizado dos princípios táticos do futebol por meio de processos de auto-organização
title_full_unstemmed O aprendizado dos princípios táticos do futebol por meio de processos de auto-organização
title_sort O aprendizado dos princípios táticos do futebol por meio de processos de auto-organização
author Alaburda, Miguel Schwambach
author_facet Alaburda, Miguel Schwambach
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alaburda, Miguel Schwambach
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, Jose Cicero
contributor_str_mv Moraes, Jose Cicero
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Treinamento esportivo
Ensino e aprendizagem
topic Futebol
Treinamento esportivo
Ensino e aprendizagem
Soccer
Tactical Principles
Self-Organizing
Complex Adaptive Systems
Teaching-Learning Process
dc.subject.eng.fl_str_mv Soccer
Tactical Principles
Self-Organizing
Complex Adaptive Systems
Teaching-Learning Process
description O futebol é um esporte de grande popularidade e de variadas formas de ensino. Tanto ao nível recreacional quanto ao competitivo, há diversas metodologias e teorias de treinamento, apoiadas em diferentes pressupostos e paradigmas. Baseados no entendimento das pessoas envolvidas na prática do futebol (indivíduos e equipes) como sistemas complexos adaptativos, acreditamos que o ensino desta modalidade deve ser voltado para o desenvolvimento da capacidade de adaptar-se ao contexto encontrado no jogo e na capacidade de auto-organização. Acreditamos que essa ênfase é fundamental para o ensino-aprendizagem no futebol, uma vez que se trata de uma modalidade com elevada variabilidade e imprevisibilidade. Sendo assim, este estudo – descritivo e correlacional, de caráter qualitativo - tem como objetivo geral evidenciar a importância de uma abordagem voltada para o entendimento do jogo de futebol como interação entre sistemas. Como objetivos específicos, determinamos: a) argumentar sobre a auto-organização no jogo de futebol; b) verificar o nível de conhecimento declarativo apresentado por alunos de ensino médio a respeito de princípios táticos (cobertura defensiva, equilíbrio e cobertura ofensiva) do futebol (antes e depois de um período de aulas); c) identificar a influência da aplicação de exercícios jogados/aulas no conhecimento declarativo dos alunos e d) justificar a importância de basear o processo de ensino- aprendizagem do futebol em um entendimento da modalidade como um fenômeno complexo. Como forma de atingir os objetivos, foram exibidos vídeos e aplicado questionário a respeito do tema. Os resultados foram obtidos a partir da interpretação dos dados contidos nos questionários. Foram verificadas melhorias no conhecimento declarativo de 4 dos 5 alunos participantes, após a aplicação das aulas. Consideramos que a melhora se deve à boa receptividade e assimilação dos alunos à proposta das aulas. Além disso, acreditamos que a estrutura das aulas contribuiu para este acontecimento, por contemplar as características complexas do jogo.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-19T02:22:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172035
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001057206
url http://hdl.handle.net/10183/172035
identifier_str_mv 001057206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172035/1/001057206.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172035/2/001057206.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172035/3/001057206.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cc635761c1f3741df2bc1925e1621a7e
f522e0e13f1bca5ee525208e9591d445
6800b61bf9a9ec5625132d838b93beb1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447208152006656