Funções de duas variáveis com o GeoGebra no Ensino Médio : um estudo com a utilização do GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocco, Matheus Lucca de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Notare, Márcia Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/247005
Resumo: O presente artigo apresenta um estudo realizado em um Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Matemática, cujo objetivo foi investigar como estudantes do Ensino Médio manipulam gráficos e leis algébricas de funções de duas variáveis em um ambiente com matemática dinâmica e como ocorre a compreensão dos parâmetros utilizados nas relações algébricas e seus efeitos no comportamento dos gráficos. A pesquisa está ancorada em estudos teóricos sobre potenciais das tecnologias digitais no processo de “fazer matemática” e na ideia cunhada por Shaffer e Clinton (2006) de ferramentasparapensamento (toolsforthoughts), na qual sujeito e recursos tecnológicos se colocam em situação de simbiose. Para a pesquisa, foi utilizado o aplicativo para smartphones GeoGebra 3D Calculator e elaborada uma sequência de atividades que explora movimentos de gráficos de funções de duas variáveis nesse ambiente. Os resultados da investigação indicam que é possível realizar estudo exploratório em ambiente de matemática dinâmica de funções de duas variáveis no Ensino Médio e que, além disso, esse trabalho pode contribuir para aprendizagem de funções.
id UFRGS-2_4bffe1547e244c939d2e3583a21bcd72
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247005
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocco, Matheus Lucca deNotare, Márcia Rodrigues2022-08-16T04:47:46Z20221518-8221http://hdl.handle.net/10183/247005001141963O presente artigo apresenta um estudo realizado em um Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Matemática, cujo objetivo foi investigar como estudantes do Ensino Médio manipulam gráficos e leis algébricas de funções de duas variáveis em um ambiente com matemática dinâmica e como ocorre a compreensão dos parâmetros utilizados nas relações algébricas e seus efeitos no comportamento dos gráficos. A pesquisa está ancorada em estudos teóricos sobre potenciais das tecnologias digitais no processo de “fazer matemática” e na ideia cunhada por Shaffer e Clinton (2006) de ferramentasparapensamento (toolsforthoughts), na qual sujeito e recursos tecnológicos se colocam em situação de simbiose. Para a pesquisa, foi utilizado o aplicativo para smartphones GeoGebra 3D Calculator e elaborada uma sequência de atividades que explora movimentos de gráficos de funções de duas variáveis nesse ambiente. Os resultados da investigação indicam que é possível realizar estudo exploratório em ambiente de matemática dinâmica de funções de duas variáveis no Ensino Médio e que, além disso, esse trabalho pode contribuir para aprendizagem de funções.This article presents a study carried out in a Final paper in Mathematics Degree, whose objective was to investigate how high school students manipulate graphs and algebraic laws of functions of two variables in an environment with dynamic mathematics and how the understanding of the parameters used in algebraic relations and their effects on graph behavior. The research is anchored in theoretical studies on the potential of digital technologies in the process of “doing mathematics” and in the idea coined by Shaffer and Clinton (2006) of toolsforthoughts, in which the subject and technological resources are placed in a situation of symbiosis. For the research, the application for smartphones GeoGebra 3D Calculator was used and a sequence of activities was developed that explores movements of graphs of functions of two variables in this environment. The results of the investigation indicate that it is possible to carry out an exploratory study in a dynamic mathematics environment of functions of two variables in high school and that this work can contribute to learning functions.application/pdfporEducação matemática em revista - RS. Lajeado, RS. Vol. 1, n. 23 (2022), p. 21 - 31GeoGebra : SoftwareFunção de duas variáveisMatemática dinâmicaTecnologias digitaisTwo variable functionsDynamic mathematicsDigital technologiesFunções de duas variáveis com o GeoGebra no Ensino Médio : um estudo com a utilização do GeoGebraTwo-variable functions in High School : a study using GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141963.pdf.txt001141963.pdf.txtExtracted Texttext/plain38390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247005/2/001141963.pdf.txt35f4b1d3693681ecd9e50489fe911f2fMD52ORIGINAL001141963.pdfTexto completoapplication/pdf475843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247005/1/001141963.pdf991ab383b3326364ced3da04efa6b8ddMD5110183/2470052022-08-17 04:49:55.069167oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247005Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:49:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Funções de duas variáveis com o GeoGebra no Ensino Médio : um estudo com a utilização do GeoGebra
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Two-variable functions in High School : a study using GeoGebra
title Funções de duas variáveis com o GeoGebra no Ensino Médio : um estudo com a utilização do GeoGebra
spellingShingle Funções de duas variáveis com o GeoGebra no Ensino Médio : um estudo com a utilização do GeoGebra
Rocco, Matheus Lucca de
GeoGebra : Software
Função de duas variáveis
Matemática dinâmica
Tecnologias digitais
Two variable functions
Dynamic mathematics
Digital technologies
title_short Funções de duas variáveis com o GeoGebra no Ensino Médio : um estudo com a utilização do GeoGebra
title_full Funções de duas variáveis com o GeoGebra no Ensino Médio : um estudo com a utilização do GeoGebra
title_fullStr Funções de duas variáveis com o GeoGebra no Ensino Médio : um estudo com a utilização do GeoGebra
title_full_unstemmed Funções de duas variáveis com o GeoGebra no Ensino Médio : um estudo com a utilização do GeoGebra
title_sort Funções de duas variáveis com o GeoGebra no Ensino Médio : um estudo com a utilização do GeoGebra
author Rocco, Matheus Lucca de
author_facet Rocco, Matheus Lucca de
Notare, Márcia Rodrigues
author_role author
author2 Notare, Márcia Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocco, Matheus Lucca de
Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra : Software
Função de duas variáveis
Matemática dinâmica
Tecnologias digitais
topic GeoGebra : Software
Função de duas variáveis
Matemática dinâmica
Tecnologias digitais
Two variable functions
Dynamic mathematics
Digital technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Two variable functions
Dynamic mathematics
Digital technologies
description O presente artigo apresenta um estudo realizado em um Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Matemática, cujo objetivo foi investigar como estudantes do Ensino Médio manipulam gráficos e leis algébricas de funções de duas variáveis em um ambiente com matemática dinâmica e como ocorre a compreensão dos parâmetros utilizados nas relações algébricas e seus efeitos no comportamento dos gráficos. A pesquisa está ancorada em estudos teóricos sobre potenciais das tecnologias digitais no processo de “fazer matemática” e na ideia cunhada por Shaffer e Clinton (2006) de ferramentasparapensamento (toolsforthoughts), na qual sujeito e recursos tecnológicos se colocam em situação de simbiose. Para a pesquisa, foi utilizado o aplicativo para smartphones GeoGebra 3D Calculator e elaborada uma sequência de atividades que explora movimentos de gráficos de funções de duas variáveis nesse ambiente. Os resultados da investigação indicam que é possível realizar estudo exploratório em ambiente de matemática dinâmica de funções de duas variáveis no Ensino Médio e que, além disso, esse trabalho pode contribuir para aprendizagem de funções.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-16T04:47:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/247005
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-8221
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001141963
identifier_str_mv 1518-8221
001141963
url http://hdl.handle.net/10183/247005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática em revista - RS. Lajeado, RS. Vol. 1, n. 23 (2022), p. 21 - 31
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247005/2/001141963.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247005/1/001141963.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 35f4b1d3693681ecd9e50489fe911f2f
991ab383b3326364ced3da04efa6b8dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225064835710976