A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Erica Daiane Ferreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Givigi, Rosana Carla do Nascimento, Silva, Giovanna Santos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19433
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar de que forma as dificuldades interacionais do aluno com autismo reverberam no contexto escolar. Sob o olhar da perspectiva histórico-cultural de Vigotski, são discutidos os desafios da inclusão escolar de um aluno com autismo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se sustenta na pesquisa-ação colaborativo-crítica, e se deu a partir do acompanhamento de um aluno com autismo regularmente matriculado no Ensino Fundamental. Foram realizadas 40 visitas escolares pelo período de um ano. Através da análise qualitativa do diário de campo e dos relatórios descritivo-analíticos produzidos, foi possível concluir que os estigmas atribuídos ao aluno com autismo devido às dificuldades interacionais reforçam condutas de exclusão, tendo em vista que a escola conserva um formato único de ensinar e exclui aqueles que não acompanham esse formato de ensino, bem como instiga a necessidade de práticas educativas que atendam à diversidade e favoreçam a inclusão.
id UFS-3_2e501c352803cb580f567e575d6f729e
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19433
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolarTHE REVERBERATION OF INTERACTIONAL DIFFICULTIES OF STUDENTS WITH AUTISM IN THE SCHOOL CONTEXTLA REVERBERACIÓN DE LAS DIFICULTADES INTERACIONALES DEL ALUMNO CON AUTISMO EN EL CONTEXTO ESCOLARAutismSpecial EducationInclusionAutismoEducación EspecialInclusión.AutismoEducação EspecialInclusãoO presente artigo tem como objetivo analisar de que forma as dificuldades interacionais do aluno com autismo reverberam no contexto escolar. Sob o olhar da perspectiva histórico-cultural de Vigotski, são discutidos os desafios da inclusão escolar de um aluno com autismo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se sustenta na pesquisa-ação colaborativo-crítica, e se deu a partir do acompanhamento de um aluno com autismo regularmente matriculado no Ensino Fundamental. Foram realizadas 40 visitas escolares pelo período de um ano. Através da análise qualitativa do diário de campo e dos relatórios descritivo-analíticos produzidos, foi possível concluir que os estigmas atribuídos ao aluno com autismo devido às dificuldades interacionais reforçam condutas de exclusão, tendo em vista que a escola conserva um formato único de ensinar e exclui aqueles que não acompanham esse formato de ensino, bem como instiga a necessidade de práticas educativas que atendam à diversidade e favoreçam a inclusão.This article aims to analyze how the interactional difficulties of a student with autism reverberate in the school context. From the perspective historical-cultural of Vygotsky's, the challenges of inclusive education for a student with autism are discussed. It is a qualitative research study, grounded in collaborative-critical action research, and it was conducted through the observation of a student with autism who was regularly enrolled in elementary school. Forty school visits were conducted over the course of one year. Through qualitative analysis of the produced field diary and descriptive-analytical reports, it was possible to conclude that the stigmas attributed to the student with autism due to his interactional difficulties reinforce exclusionary behaviors, as the school adheres to a singular teaching format and excludes those who do not fit into that format, thus highlighting the need for educational practices that cater to diversity and promote inclusion.El presente artículo tiene como objetivo analizar cómo las dificultades interacionales del alumno con autismo reverberan en el contexto escolar. De acuerdo con la visión de la perspectiva historico- cultural de Vigotski, son discutidos desafíos de la inclusión escolar de un alumno autista. Se trata de una pesquisa calitativa, sostenido en la pesquisa-acción colaborativo-crítica, que empenzó con el acompañamento de un alumno autista que estudia en la enseñanza básica. Fueron realizadas 40 visitas en la escuela por un período de un año. Con la análisis calitativa del diario del campo y informes descritivo-analíticos, fue posible concluir que los estigmas atribuídos al alumno con autismo por las dificultades interacionales refuerzan conductas de exclusión, teniendo en vista que la escuela mantiene una única metodologia de enseñanza y hay exclusión de aquellos que no acompañan ese formato, y incita la necesidad de prácticas educativas que atendan a la diversidad y favoresca la inclusión.Revista Tempos e Espaços em Educação2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1943310.20952/revtee.v16i35.19433Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e19433Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e19433Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e19433Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e194332358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19433/14927Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Erica Daiane FerreiraGivigi, Rosana Carla do NascimentoSilva, Giovanna Santos da2023-12-27T18:18:04Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19433Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-12-27T18:18:04Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolar
THE REVERBERATION OF INTERACTIONAL DIFFICULTIES OF STUDENTS WITH AUTISM IN THE SCHOOL CONTEXT
LA REVERBERACIÓN DE LAS DIFICULTADES INTERACIONALES DEL ALUMNO CON AUTISMO EN EL CONTEXTO ESCOLAR
title A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolar
spellingShingle A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolar
Camargo, Erica Daiane Ferreira
Autism
Special Education
Inclusion
Autismo
Educación Especial
Inclusión.
Autismo
Educação Especial
Inclusão
title_short A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolar
title_full A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolar
title_fullStr A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolar
title_full_unstemmed A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolar
title_sort A reverberação das dificuldades interacionais do aluno com autismo no contexto escolar
author Camargo, Erica Daiane Ferreira
author_facet Camargo, Erica Daiane Ferreira
Givigi, Rosana Carla do Nascimento
Silva, Giovanna Santos da
author_role author
author2 Givigi, Rosana Carla do Nascimento
Silva, Giovanna Santos da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Erica Daiane Ferreira
Givigi, Rosana Carla do Nascimento
Silva, Giovanna Santos da
dc.subject.por.fl_str_mv Autism
Special Education
Inclusion
Autismo
Educación Especial
Inclusión.
Autismo
Educação Especial
Inclusão
topic Autism
Special Education
Inclusion
Autismo
Educación Especial
Inclusión.
Autismo
Educação Especial
Inclusão
description O presente artigo tem como objetivo analisar de que forma as dificuldades interacionais do aluno com autismo reverberam no contexto escolar. Sob o olhar da perspectiva histórico-cultural de Vigotski, são discutidos os desafios da inclusão escolar de um aluno com autismo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se sustenta na pesquisa-ação colaborativo-crítica, e se deu a partir do acompanhamento de um aluno com autismo regularmente matriculado no Ensino Fundamental. Foram realizadas 40 visitas escolares pelo período de um ano. Através da análise qualitativa do diário de campo e dos relatórios descritivo-analíticos produzidos, foi possível concluir que os estigmas atribuídos ao aluno com autismo devido às dificuldades interacionais reforçam condutas de exclusão, tendo em vista que a escola conserva um formato único de ensinar e exclui aqueles que não acompanham esse formato de ensino, bem como instiga a necessidade de práticas educativas que atendam à diversidade e favoreçam a inclusão.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19433
10.20952/revtee.v16i35.19433
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19433
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v16i35.19433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19433/14927
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e19433
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e19433
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e19433
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e19433
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180475973632