Consumo de seriados entre jovens estudantes : narrativas e indícios à individuação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254343 |
Resumo: | Buscamos discutir a relação entre processos de individuação e consumo cultural em plataformas de streaming por jovens estudantes de diferentes níveis de ensino, em estabelecimentos públicos sediados em periferias de Porto Alegre (RS). Contribuições de Danilo Martuccelli e MartínBarbero são as referências centrais do estudo que, em campo, desenvolvemos com base na aplicação de questionários, grupos de discussão e entrevistas semiestruturadas. Constatada a elevação do consumo de seriados associada à ampliação da escolarização, identificamos que as preferências graduam elementos narrativos melodramáticos e configurações reflexivo-identitárias, infletindo para individuações sociais construídas entre certa inconsistência contextual e a figuração de singularizações. |
id |
UFRGS-2_4c80e1db7154b7f5e26ad61eddff5093 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254343 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinheiro, Leandro Rogério2023-02-07T05:02:57Z20220101-7330http://hdl.handle.net/10183/254343001160756Buscamos discutir a relação entre processos de individuação e consumo cultural em plataformas de streaming por jovens estudantes de diferentes níveis de ensino, em estabelecimentos públicos sediados em periferias de Porto Alegre (RS). Contribuições de Danilo Martuccelli e MartínBarbero são as referências centrais do estudo que, em campo, desenvolvemos com base na aplicação de questionários, grupos de discussão e entrevistas semiestruturadas. Constatada a elevação do consumo de seriados associada à ampliação da escolarização, identificamos que as preferências graduam elementos narrativos melodramáticos e configurações reflexivo-identitárias, infletindo para individuações sociais construídas entre certa inconsistência contextual e a figuração de singularizações.We seek to discuss the relationship between individuation processes and cultural consumption of series by young students from different levels of education in public institutions in the peripheries of Porto Alegre, Brazil. Contributions by Danilo Martuccelli and MartínBarbero are the main references for this study, which was developed based on the application of questionnaires, discussion groups and interviews. Given the relationship between the increase in the consumption of series and the expansion of schooling, we identified that preferences comprise melodramatic narrative elements and reflective-identity configurations, inflecting social individuations towards a certain contextual inconsistency and the figuration of singularization.Buscamos discutir la relación entre los procesos de individuación y el consumo cultural en plataformas de streaming por jóvenes estudiantes de diferentes niveles educativos, en establecimientos públicos ubicados en las periferias de Porto Alegre, Brasil. Las aportaciones de Danilo Martuccelli y Martín-Barbero son los referenciales centrales del estudio que, en campo, desarrollamos a partir de la aplicación de cuestionarios, grupos de discusión y entrevistas semiestructuradas. Verificado el aumento en el consumo de series asociado a la expansión de la escolaridad, identificamos que las preferencias gradúan elementos narrativos melodramáticos y configuraciones reflexivo-identitarias, incidiendo para las individuaciones sociales construidas entre una cierta inconsistencia contextual y la figuración de singularizaciones.application/pdfporEducação e sociedade. Campinas, SP. Vol. 43 (2022), e252895 [18 f.]JuventudeNarrativaIndividuaçãoYouthNarrativesSeriesSchoolIndividuationJóvenesNarrativasSeriesEscuelaIndividuaciónConsumo de seriados entre jovens estudantes : narrativas e indícios à individuaçãoSeries consumption among young students : narratives and clues of individuation Consumo de series entre jóvenes estudiantes: narrativas e indicios a la individuación info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160756.pdf.txt001160756.pdf.txtExtracted Texttext/plain67429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254343/3/001160756.pdf.txta0e6027c72f05f6322af3f45a9049170MD53001160756-02.pdf.txt001160756-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain66072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254343/4/001160756-02.pdf.txt7aa6db1a9a5fe6b0dacbf3e5894be8b4MD54ORIGINAL001160756.pdfTexto completoapplication/pdf159191http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254343/1/001160756.pdf11f72d3620485c901e4eebdf5a5ff367MD51001160756-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf194186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254343/2/001160756-02.pdf22f49919cbfdfca69c4431e876c62494MD5210183/2543432023-02-08 06:04:06.416597oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254343Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-08T08:04:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Consumo de seriados entre jovens estudantes : narrativas e indícios à individuação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Series consumption among young students : narratives and clues of individuation |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Consumo de series entre jóvenes estudiantes: narrativas e indicios a la individuación |
title |
Consumo de seriados entre jovens estudantes : narrativas e indícios à individuação |
spellingShingle |
Consumo de seriados entre jovens estudantes : narrativas e indícios à individuação Pinheiro, Leandro Rogério Juventude Narrativa Individuação Youth Narratives Series School Individuation Jóvenes Narrativas Series Escuela Individuación |
title_short |
Consumo de seriados entre jovens estudantes : narrativas e indícios à individuação |
title_full |
Consumo de seriados entre jovens estudantes : narrativas e indícios à individuação |
title_fullStr |
Consumo de seriados entre jovens estudantes : narrativas e indícios à individuação |
title_full_unstemmed |
Consumo de seriados entre jovens estudantes : narrativas e indícios à individuação |
title_sort |
Consumo de seriados entre jovens estudantes : narrativas e indícios à individuação |
author |
Pinheiro, Leandro Rogério |
author_facet |
Pinheiro, Leandro Rogério |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Leandro Rogério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventude Narrativa Individuação |
topic |
Juventude Narrativa Individuação Youth Narratives Series School Individuation Jóvenes Narrativas Series Escuela Individuación |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Youth Narratives Series School Individuation |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Jóvenes Narrativas Series Escuela Individuación |
description |
Buscamos discutir a relação entre processos de individuação e consumo cultural em plataformas de streaming por jovens estudantes de diferentes níveis de ensino, em estabelecimentos públicos sediados em periferias de Porto Alegre (RS). Contribuições de Danilo Martuccelli e MartínBarbero são as referências centrais do estudo que, em campo, desenvolvemos com base na aplicação de questionários, grupos de discussão e entrevistas semiestruturadas. Constatada a elevação do consumo de seriados associada à ampliação da escolarização, identificamos que as preferências graduam elementos narrativos melodramáticos e configurações reflexivo-identitárias, infletindo para individuações sociais construídas entre certa inconsistência contextual e a figuração de singularizações. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-07T05:02:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/254343 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-7330 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001160756 |
identifier_str_mv |
0101-7330 001160756 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/254343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e sociedade. Campinas, SP. Vol. 43 (2022), e252895 [18 f.] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254343/3/001160756.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254343/4/001160756-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254343/1/001160756.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254343/2/001160756-02.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a0e6027c72f05f6322af3f45a9049170 7aa6db1a9a5fe6b0dacbf3e5894be8b4 11f72d3620485c901e4eebdf5a5ff367 22f49919cbfdfca69c4431e876c62494 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225080182669312 |