Relações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Maria Raquel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Peroni, Vera Maria Vidal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259115
Resumo: Este artigo tem como base uma pesquisa que analisa como as redefinições no papel do Estado reorganizam as fronteiras entre o público e o privado, materializando-se das mais diferentes formas na educação básica pública e suas modalidades, com profundas implicações no processo de democratização da educação. O Estado continua sendo o responsável pelo acesso, mas o conteúdo pedagógico e de gestão da escola é cada vez mais determinado por instituições que introduzem a lógica mercantil e neoconservadora. Nas considerações retomamos a ideia de disputa de projetos societários em relação.
id UFRGS-2_4cc01cb76fd1c0e0800bd96648464285
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259115
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Caetano, Maria RaquelPeroni, Vera Maria Vidal2023-06-17T03:37:38Z20221808-799Xhttp://hdl.handle.net/10183/259115001166360Este artigo tem como base uma pesquisa que analisa como as redefinições no papel do Estado reorganizam as fronteiras entre o público e o privado, materializando-se das mais diferentes formas na educação básica pública e suas modalidades, com profundas implicações no processo de democratização da educação. O Estado continua sendo o responsável pelo acesso, mas o conteúdo pedagógico e de gestão da escola é cada vez mais determinado por instituições que introduzem a lógica mercantil e neoconservadora. Nas considerações retomamos a ideia de disputa de projetos societários em relação.This article is based on a research that analyzes how the redefinitions in the role of the State reorganize the borders between the public and the private, materializing in the most different ways in public basic education and its modalities, withprofound implications in the process of democratization of education. The State remains responsible for access, but the pedagogical and management content of the school is increasingly determined by institutions that introduce mercantile and neoconservative logic. In the considerations we resume the idea of dispute of societal projects in relation.Este artículo parte de una investigación que analiza cómo las redefiniciones en el rol del Estado reorganizan las fronteras entre lo público y lo privado, materializándose de las más diversas formas en la educación básica pública y sus modalidades, con profundas implicaciones en el proceso de democratización. de educación. . El Estado sigue siendo responsable del acceso, pero el contenido pedagógico y de gestión de la escuela está cada vez más determinado por instituciones que introducen lógicas mercantilistas y neoconservadoras. En las consideraciones retomamos la idea de disputa de los proyectos societarios en relación.application/pdfporTrabalho necessário. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 20, n. 42 (2022), p. 1-26TrabalhoPublic-private partnership in educationEducational policyDemocratization of educationAsociación Público-Privada en EducaciónPolítica educativaDemocratización de la EducaciónRelações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputaRelaciones entre lo público y lo privado en la educación brasileña: neoliberalismo y neoconservatorismo - proyectos en disputa Relations between the public and the private in brazilian education: neoliberalism and neoconservatorism. projects in dispute info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166360.pdf.txt001166360.pdf.txtExtracted Texttext/plain58795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259115/2/001166360.pdf.txt6f822a6c63299a91f1a86623f19b3deeMD52ORIGINAL001166360.pdfTexto completoapplication/pdf839798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259115/1/001166360.pdf8bb26f4c3b7fd9de6e04460d40ecc720MD5110183/2591152023-06-18 03:52:22.912623oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259115Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-18T06:52:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Relaciones entre lo público y lo privado en la educación brasileña: neoliberalismo y neoconservatorismo - proyectos en disputa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Relations between the public and the private in brazilian education: neoliberalism and neoconservatorism. projects in dispute
title Relações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa
spellingShingle Relações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa
Caetano, Maria Raquel
Trabalho
Public-private partnership in education
Educational policy
Democratization of education
Asociación Público-Privada en Educación
Política educativa
Democratización de la Educación
title_short Relações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa
title_full Relações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa
title_fullStr Relações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa
title_full_unstemmed Relações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa
title_sort Relações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa
author Caetano, Maria Raquel
author_facet Caetano, Maria Raquel
Peroni, Vera Maria Vidal
author_role author
author2 Peroni, Vera Maria Vidal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Maria Raquel
Peroni, Vera Maria Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
topic Trabalho
Public-private partnership in education
Educational policy
Democratization of education
Asociación Público-Privada en Educación
Política educativa
Democratización de la Educación
dc.subject.eng.fl_str_mv Public-private partnership in education
Educational policy
Democratization of education
dc.subject.spa.fl_str_mv Asociación Público-Privada en Educación
Política educativa
Democratización de la Educación
description Este artigo tem como base uma pesquisa que analisa como as redefinições no papel do Estado reorganizam as fronteiras entre o público e o privado, materializando-se das mais diferentes formas na educação básica pública e suas modalidades, com profundas implicações no processo de democratização da educação. O Estado continua sendo o responsável pelo acesso, mas o conteúdo pedagógico e de gestão da escola é cada vez mais determinado por instituições que introduzem a lógica mercantil e neoconservadora. Nas considerações retomamos a ideia de disputa de projetos societários em relação.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-17T03:37:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259115
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1808-799X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001166360
identifier_str_mv 1808-799X
001166360
url http://hdl.handle.net/10183/259115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Trabalho necessário. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 20, n. 42 (2022), p. 1-26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259115/2/001166360.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259115/1/001166360.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f822a6c63299a91f1a86623f19b3dee
8bb26f4c3b7fd9de6e04460d40ecc720
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225089259143168