Relações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259115 |
Resumo: | Este artigo tem como base uma pesquisa que analisa como as redefinições no papel do Estado reorganizam as fronteiras entre o público e o privado, materializando-se das mais diferentes formas na educação básica pública e suas modalidades, com profundas implicações no processo de democratização da educação. O Estado continua sendo o responsável pelo acesso, mas o conteúdo pedagógico e de gestão da escola é cada vez mais determinado por instituições que introduzem a lógica mercantil e neoconservadora. Nas considerações retomamos a ideia de disputa de projetos societários em relação. |
id |
UFRGS-2_4cc01cb76fd1c0e0800bd96648464285 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259115 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Caetano, Maria RaquelPeroni, Vera Maria Vidal2023-06-17T03:37:38Z20221808-799Xhttp://hdl.handle.net/10183/259115001166360Este artigo tem como base uma pesquisa que analisa como as redefinições no papel do Estado reorganizam as fronteiras entre o público e o privado, materializando-se das mais diferentes formas na educação básica pública e suas modalidades, com profundas implicações no processo de democratização da educação. O Estado continua sendo o responsável pelo acesso, mas o conteúdo pedagógico e de gestão da escola é cada vez mais determinado por instituições que introduzem a lógica mercantil e neoconservadora. Nas considerações retomamos a ideia de disputa de projetos societários em relação.This article is based on a research that analyzes how the redefinitions in the role of the State reorganize the borders between the public and the private, materializing in the most different ways in public basic education and its modalities, withprofound implications in the process of democratization of education. The State remains responsible for access, but the pedagogical and management content of the school is increasingly determined by institutions that introduce mercantile and neoconservative logic. In the considerations we resume the idea of dispute of societal projects in relation.Este artículo parte de una investigación que analiza cómo las redefiniciones en el rol del Estado reorganizan las fronteras entre lo público y lo privado, materializándose de las más diversas formas en la educación básica pública y sus modalidades, con profundas implicaciones en el proceso de democratización. de educación. . El Estado sigue siendo responsable del acceso, pero el contenido pedagógico y de gestión de la escuela está cada vez más determinado por instituciones que introducen lógicas mercantilistas y neoconservadoras. En las consideraciones retomamos la idea de disputa de los proyectos societarios en relación.application/pdfporTrabalho necessário. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 20, n. 42 (2022), p. 1-26TrabalhoPublic-private partnership in educationEducational policyDemocratization of educationAsociación Público-Privada en EducaciónPolítica educativaDemocratización de la EducaciónRelações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputaRelaciones entre lo público y lo privado en la educación brasileña: neoliberalismo y neoconservatorismo - proyectos en disputa Relations between the public and the private in brazilian education: neoliberalism and neoconservatorism. projects in dispute info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166360.pdf.txt001166360.pdf.txtExtracted Texttext/plain58795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259115/2/001166360.pdf.txt6f822a6c63299a91f1a86623f19b3deeMD52ORIGINAL001166360.pdfTexto completoapplication/pdf839798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259115/1/001166360.pdf8bb26f4c3b7fd9de6e04460d40ecc720MD5110183/2591152023-06-18 03:52:22.912623oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259115Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-18T06:52:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Relaciones entre lo público y lo privado en la educación brasileña: neoliberalismo y neoconservatorismo - proyectos en disputa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Relations between the public and the private in brazilian education: neoliberalism and neoconservatorism. projects in dispute |
title |
Relações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa |
spellingShingle |
Relações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa Caetano, Maria Raquel Trabalho Public-private partnership in education Educational policy Democratization of education Asociación Público-Privada en Educación Política educativa Democratización de la Educación |
title_short |
Relações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa |
title_full |
Relações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa |
title_fullStr |
Relações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa |
title_full_unstemmed |
Relações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa |
title_sort |
Relações entre o público e o privado na educação brasileira : neoliberalismo e neoconservadorismo - projetos em disputa |
author |
Caetano, Maria Raquel |
author_facet |
Caetano, Maria Raquel Peroni, Vera Maria Vidal |
author_role |
author |
author2 |
Peroni, Vera Maria Vidal |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Maria Raquel Peroni, Vera Maria Vidal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho |
topic |
Trabalho Public-private partnership in education Educational policy Democratization of education Asociación Público-Privada en Educación Política educativa Democratización de la Educación |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Public-private partnership in education Educational policy Democratization of education |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Asociación Público-Privada en Educación Política educativa Democratización de la Educación |
description |
Este artigo tem como base uma pesquisa que analisa como as redefinições no papel do Estado reorganizam as fronteiras entre o público e o privado, materializando-se das mais diferentes formas na educação básica pública e suas modalidades, com profundas implicações no processo de democratização da educação. O Estado continua sendo o responsável pelo acesso, mas o conteúdo pedagógico e de gestão da escola é cada vez mais determinado por instituições que introduzem a lógica mercantil e neoconservadora. Nas considerações retomamos a ideia de disputa de projetos societários em relação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-17T03:37:38Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/259115 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1808-799X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001166360 |
identifier_str_mv |
1808-799X 001166360 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/259115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Trabalho necessário. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 20, n. 42 (2022), p. 1-26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259115/2/001166360.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259115/1/001166360.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6f822a6c63299a91f1a86623f19b3dee 8bb26f4c3b7fd9de6e04460d40ecc720 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225089259143168 |