O planejamento no nível de agência bancária como diferencial para o resultado econômico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/24637 |
Resumo: | Os avanços das teorias de Administração, da tecnologia da informática e o mercado globalizado, trouxeram consigo uma competitividade nunca antes vista no mundo dos negócios. Neste contexto encontra-se o setor bancário, inserido em um dos mercados mais dinâmicos e competitivos do mundo, o “Mercado Financeiro”. Diante do exposto, o que o presente estudo almeja, é averiguar a aplicabilidade do conceito de Planejamento Estratégico, sob enfoque do Planejamento Tático e Operacional no nível de agência, para a geração de negócios. Buscou-se verificar como uma agência conduz suas atividades para o atingimento de metas e melhoria dos resultados. Para tanto, procurou-se compreender a condução do planejamento, bem como sua execução e controle. Para a coleta de dados, foram utilizadas as técnicas de pesquisa documental, questionários e observação participante, em um período de três meses vivenciados pelo autor. Na prática, a agência bancária é vista como uma “empresa dentro da empresa”, ou seja, uma unidade de negócios que define suas táticas e formas operacionais, alinhadas com os Normativos e o Planejamento Estratégico da Matriz, para o mercado local onde está inserida. |
id |
UFRGS-2_4cc1d496e264ae29cbeffcb57e53b9fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24637 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Swiech, EduardoPinheiro, Ivan Antonio2010-07-15T04:19:25Z2009http://hdl.handle.net/10183/24637000746337Os avanços das teorias de Administração, da tecnologia da informática e o mercado globalizado, trouxeram consigo uma competitividade nunca antes vista no mundo dos negócios. Neste contexto encontra-se o setor bancário, inserido em um dos mercados mais dinâmicos e competitivos do mundo, o “Mercado Financeiro”. Diante do exposto, o que o presente estudo almeja, é averiguar a aplicabilidade do conceito de Planejamento Estratégico, sob enfoque do Planejamento Tático e Operacional no nível de agência, para a geração de negócios. Buscou-se verificar como uma agência conduz suas atividades para o atingimento de metas e melhoria dos resultados. Para tanto, procurou-se compreender a condução do planejamento, bem como sua execução e controle. Para a coleta de dados, foram utilizadas as técnicas de pesquisa documental, questionários e observação participante, em um período de três meses vivenciados pelo autor. Na prática, a agência bancária é vista como uma “empresa dentro da empresa”, ou seja, uma unidade de negócios que define suas táticas e formas operacionais, alinhadas com os Normativos e o Planejamento Estratégico da Matriz, para o mercado local onde está inserida.The advances in Administration Theories, the information technology, and the globalized market brought with it a competitiveness ever seen before in the world business. In this context we see the banks, and they are inserted in the most dynamics, and competitive markets in the world, the “Financial Market”. And up against the subject, what this study intends to is to check out the applicability of the Strategic Planning being focus on the Tactical and Operational Planning at the agency to make business. And also this study shows how an agency does to carry out its activities to achieve goals, and the improvement of results. Therefore, the study tried to understand the planning direction. For the data collection, the documental research techniques were used together with questionnaires, and the role of the observant in a three month period experienced by the author. In practice, the bank agency is seen as a “company within the company”, a place of business that defines its tactics and operation ways with the Normative and Strategic Planning of the Head Office to the local market where it is located.application/pdfporPlanejamento estratégicoAgência bancáriaBanksBank agencyStrategic planningTactic planningOperational planningO planejamento no nível de agência bancária como diferencial para o resultado econômicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoCurso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000746337.pdf000746337.pdfTexto completoapplication/pdf257058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24637/1/000746337.pdfa301db6a825e92d7eaa1c9f9f7dbfbd3MD51TEXT000746337.pdf.txt000746337.pdf.txtExtracted Texttext/plain70365http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24637/2/000746337.pdf.txt9b59086b220b70e411b55193dd1fdc46MD52THUMBNAIL000746337.pdf.jpg000746337.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24637/3/000746337.pdf.jpgbae40cfdcf10a2a244a71c43359d5c4eMD5310183/246372018-10-18 07:30:59.269oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24637Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:30:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O planejamento no nível de agência bancária como diferencial para o resultado econômico |
title |
O planejamento no nível de agência bancária como diferencial para o resultado econômico |
spellingShingle |
O planejamento no nível de agência bancária como diferencial para o resultado econômico Swiech, Eduardo Planejamento estratégico Agência bancária Banks Bank agency Strategic planning Tactic planning Operational planning |
title_short |
O planejamento no nível de agência bancária como diferencial para o resultado econômico |
title_full |
O planejamento no nível de agência bancária como diferencial para o resultado econômico |
title_fullStr |
O planejamento no nível de agência bancária como diferencial para o resultado econômico |
title_full_unstemmed |
O planejamento no nível de agência bancária como diferencial para o resultado econômico |
title_sort |
O planejamento no nível de agência bancária como diferencial para o resultado econômico |
author |
Swiech, Eduardo |
author_facet |
Swiech, Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Swiech, Eduardo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinheiro, Ivan Antonio |
contributor_str_mv |
Pinheiro, Ivan Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico Agência bancária |
topic |
Planejamento estratégico Agência bancária Banks Bank agency Strategic planning Tactic planning Operational planning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Banks Bank agency Strategic planning Tactic planning Operational planning |
description |
Os avanços das teorias de Administração, da tecnologia da informática e o mercado globalizado, trouxeram consigo uma competitividade nunca antes vista no mundo dos negócios. Neste contexto encontra-se o setor bancário, inserido em um dos mercados mais dinâmicos e competitivos do mundo, o “Mercado Financeiro”. Diante do exposto, o que o presente estudo almeja, é averiguar a aplicabilidade do conceito de Planejamento Estratégico, sob enfoque do Planejamento Tático e Operacional no nível de agência, para a geração de negócios. Buscou-se verificar como uma agência conduz suas atividades para o atingimento de metas e melhoria dos resultados. Para tanto, procurou-se compreender a condução do planejamento, bem como sua execução e controle. Para a coleta de dados, foram utilizadas as técnicas de pesquisa documental, questionários e observação participante, em um período de três meses vivenciados pelo autor. Na prática, a agência bancária é vista como uma “empresa dentro da empresa”, ou seja, uma unidade de negócios que define suas táticas e formas operacionais, alinhadas com os Normativos e o Planejamento Estratégico da Matriz, para o mercado local onde está inserida. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-07-15T04:19:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/24637 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000746337 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/24637 |
identifier_str_mv |
000746337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24637/1/000746337.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24637/2/000746337.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24637/3/000746337.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a301db6a825e92d7eaa1c9f9f7dbfbd3 9b59086b220b70e411b55193dd1fdc46 bae40cfdcf10a2a244a71c43359d5c4e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224396726075392 |