A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes da Silva, Andreza Regina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pfeiffer, Cristina, Soares Bastos, Elizabeth, Menezes de Vasconcellos, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/255
Resumo: Estudos científicos consolidados na área de educação a distância mostram a relevância do design instrucional na elaboração de material didático. Isto se deve, principalmente, à motivação e ao incentivo à autoaprendizagem que o material pode exercer no estimulo da autonomia dos estudantes na modalidade em que devem ser capazes de “construir” sua rede de conhecimento. Este fato foi levado em consideração na elaboração e implementação dos cursos on-line que compõem a área “Formação via Web” da Diretoria de Extensão da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Desde o segundo semestre de 2009, os cursos, que são gratuitos e oferecidos totalmente a distância, são direcionados a professores, em atividade, de escolas públicas e privadas. Neste artigo, é apresentado um estudo de caso por meio de uma pesquisa qualitativa realizada no período setembro/2009 a julho/2012 com os participantes de um destes cursos, intitulado Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na Web (FCTEWeb) – Módulos 1 e 2. Dos 1.364 professores cursistas atendidos no período citado, de acordo com os resultados obtidos nesta pesquisa, com os 682 cursistas aprovados, ficaram evidenciadas a satisfação e a aprovação dos cursistas em relação ao modelo de design instrucional utilizado. Segundo eles, este modelo não só facilitou o processo de aprendizagem no que diz respeito à utilização de algumas ferramentas Web 2.0, bem como a posterior aplicação em sua prática docente, proposta principal do curso FCTEWeb.
id ABED-1_9e3adbae46d98fd22e15ff6e604fb416
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/255
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de casoEducação a DistânciaWeb 2.0Design InstrucionalPrática docente.Estudos científicos consolidados na área de educação a distância mostram a relevância do design instrucional na elaboração de material didático. Isto se deve, principalmente, à motivação e ao incentivo à autoaprendizagem que o material pode exercer no estimulo da autonomia dos estudantes na modalidade em que devem ser capazes de “construir” sua rede de conhecimento. Este fato foi levado em consideração na elaboração e implementação dos cursos on-line que compõem a área “Formação via Web” da Diretoria de Extensão da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Desde o segundo semestre de 2009, os cursos, que são gratuitos e oferecidos totalmente a distância, são direcionados a professores, em atividade, de escolas públicas e privadas. Neste artigo, é apresentado um estudo de caso por meio de uma pesquisa qualitativa realizada no período setembro/2009 a julho/2012 com os participantes de um destes cursos, intitulado Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na Web (FCTEWeb) – Módulos 1 e 2. Dos 1.364 professores cursistas atendidos no período citado, de acordo com os resultados obtidos nesta pesquisa, com os 682 cursistas aprovados, ficaram evidenciadas a satisfação e a aprovação dos cursistas em relação ao modelo de design instrucional utilizado. Segundo eles, este modelo não só facilitou o processo de aprendizagem no que diz respeito à utilização de algumas ferramentas Web 2.0, bem como a posterior aplicação em sua prática docente, proposta principal do curso FCTEWeb.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2014-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/25510.17143/rbaad.v13i0.255Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 13 (2014)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/255/158https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/255/159https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/255/160Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes da Silva, Andreza ReginaPfeiffer, CristinaSoares Bastos, ElizabethMenezes de Vasconcellos, Sandra2019-03-17T02:36:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/255Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:36:58Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de caso
title A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de caso
spellingShingle A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de caso
Lopes da Silva, Andreza Regina
Educação a Distância
Web 2.0
Design Instrucional
Prática docente.
title_short A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de caso
title_full A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de caso
title_fullStr A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de caso
title_full_unstemmed A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de caso
title_sort A relevância do Design Instrucional do material didático para Web: relato de um estudo de caso
author Lopes da Silva, Andreza Regina
author_facet Lopes da Silva, Andreza Regina
Pfeiffer, Cristina
Soares Bastos, Elizabeth
Menezes de Vasconcellos, Sandra
author_role author
author2 Pfeiffer, Cristina
Soares Bastos, Elizabeth
Menezes de Vasconcellos, Sandra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes da Silva, Andreza Regina
Pfeiffer, Cristina
Soares Bastos, Elizabeth
Menezes de Vasconcellos, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Web 2.0
Design Instrucional
Prática docente.
topic Educação a Distância
Web 2.0
Design Instrucional
Prática docente.
description Estudos científicos consolidados na área de educação a distância mostram a relevância do design instrucional na elaboração de material didático. Isto se deve, principalmente, à motivação e ao incentivo à autoaprendizagem que o material pode exercer no estimulo da autonomia dos estudantes na modalidade em que devem ser capazes de “construir” sua rede de conhecimento. Este fato foi levado em consideração na elaboração e implementação dos cursos on-line que compõem a área “Formação via Web” da Diretoria de Extensão da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Desde o segundo semestre de 2009, os cursos, que são gratuitos e oferecidos totalmente a distância, são direcionados a professores, em atividade, de escolas públicas e privadas. Neste artigo, é apresentado um estudo de caso por meio de uma pesquisa qualitativa realizada no período setembro/2009 a julho/2012 com os participantes de um destes cursos, intitulado Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na Web (FCTEWeb) – Módulos 1 e 2. Dos 1.364 professores cursistas atendidos no período citado, de acordo com os resultados obtidos nesta pesquisa, com os 682 cursistas aprovados, ficaram evidenciadas a satisfação e a aprovação dos cursistas em relação ao modelo de design instrucional utilizado. Segundo eles, este modelo não só facilitou o processo de aprendizagem no que diz respeito à utilização de algumas ferramentas Web 2.0, bem como a posterior aplicação em sua prática docente, proposta principal do curso FCTEWeb.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/255
10.17143/rbaad.v13i0.255
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/255
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v13i0.255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/255/158
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/255/159
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/255/160
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 13 (2014)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170863370240