Avaliação do acervo sobre autismo nas bibliotecas Maristas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274255 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo principal identificar o acervo sobre autismo nas bibliotecas da Rede Marista de Ensino. A pesquisa foi realizada na Base de Dados Pergamum, abrangendo escolas regulares e sociais em Porto Alegre, região metropolitana, interior do Rio Grande do Sul e outros estados. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa direta na base de dados online, com a transcrição dos resultados para tabelas customizadas, facilitando a análise e interpretação dos dados. Os indicadores utilizados incluíram tamanho bruto do acervo, volumes adicionados por ano, verificação de listas, catálogos e bibliografias. Os resultados indicaram uma variação significativa no número de materiais sobre autismo entre as unidades da rede, com uma concentração maior de recursos em escolas de áreas mais abastadas. Foi observado também que, apesar de um aumento gradual no número de publicações sobre o tema ao longo dos anos, ainda existem lacunas significativas, especialmente em relação à atualidade e diversidade do material disponível. A pesquisa revelou que o acervo, embora tenha crescido em quantidade, necessita de uma atualização e expansão mais sistemática para atender às necessidades informativas e educacionais de indivíduos com autismo. Conclui-se que as bibliotecas Maristas possuem um acervo relevante sobre autismo, mas ainda há espaço para melhorias significativas, especialmente no que tange à atualização e diversificação dos materiais. Recomenda-se uma revisão periódica do acervo, com foco na inclusão de materiais mais recentes e abrangentes, além de uma maior atenção às necessidades das escolas sociais e unidades localizadas em regiões menos privilegiadas. |
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Ferreira, Leandro JoséSilva, Fabiano Couto Corrêa da2024-03-27T06:38:11Z2024http://hdl.handle.net/10183/274255001198810Este estudo tem como objetivo principal identificar o acervo sobre autismo nas bibliotecas da Rede Marista de Ensino. A pesquisa foi realizada na Base de Dados Pergamum, abrangendo escolas regulares e sociais em Porto Alegre, região metropolitana, interior do Rio Grande do Sul e outros estados. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa direta na base de dados online, com a transcrição dos resultados para tabelas customizadas, facilitando a análise e interpretação dos dados. Os indicadores utilizados incluíram tamanho bruto do acervo, volumes adicionados por ano, verificação de listas, catálogos e bibliografias. Os resultados indicaram uma variação significativa no número de materiais sobre autismo entre as unidades da rede, com uma concentração maior de recursos em escolas de áreas mais abastadas. Foi observado também que, apesar de um aumento gradual no número de publicações sobre o tema ao longo dos anos, ainda existem lacunas significativas, especialmente em relação à atualidade e diversidade do material disponível. A pesquisa revelou que o acervo, embora tenha crescido em quantidade, necessita de uma atualização e expansão mais sistemática para atender às necessidades informativas e educacionais de indivíduos com autismo. Conclui-se que as bibliotecas Maristas possuem um acervo relevante sobre autismo, mas ainda há espaço para melhorias significativas, especialmente no que tange à atualização e diversificação dos materiais. Recomenda-se uma revisão periódica do acervo, com foco na inclusão de materiais mais recentes e abrangentes, além de uma maior atenção às necessidades das escolas sociais e unidades localizadas em regiões menos privilegiadas.The main objective of this study is to evaluate the collection on autism in the libraries of the Marist Education Network. The research was carried out on the Pergamum database, covering regular and social schools in Porto Alegre, the metropolitan region, the interior of Rio Grande do Sul and other states. The methodology adopted consisted of a direct search of the online database, with the transcription of the results into customized tables, facilitating the analysis and interpretation of the data. The indicators used included gross collection size, volumes added per year, subject balance and checking lists, catalogs and bibliographies. The results indicated a significant variation in the number of materials on autism between the network's units, with a greater concentration of resources in schools in more affluent areas. It was also observed that, despite a gradual increase in the number of publications on the subject over the years, there are still significant gaps, especially in relation to the timeliness and diversity of the material available. The research revealed that the collection, although it has grown in quantity, needs to be updated and expanded more systematically in order to meet the informational and educational needs of individuals with autism. It is concluded that the Marist libraries have a relevant collection on autism, but there is still room for significant improvement, especially in terms of updating and diversifying the materials. A periodic review of the collection is recommended, with a focus on the inclusion of more recent and comprehensive materials, as well as greater attention to the needs of social schools and units located in less privileged regions.application/pdfporBiblioteca escolarAcervo bibliográfico : AvaliaçãoAutismSchool inclusionSpecialized serviceSchool libraryCollection valuatioAvaliação do acervo sobre autismo nas bibliotecas Maristasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198810.pdf.txt001198810.pdf.txtExtracted Texttext/plain132641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274255/2/001198810.pdf.txt43515b0604cdb5b4966692f2b0d5f70aMD52ORIGINAL001198810.pdfTexto completoapplication/pdf438219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274255/1/001198810.pdf0e064b48799de3dd453b56c9a032db38MD5110183/2742552024-05-17 06:22:29.127204oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274255Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-17T09:22:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este estudo tem como objetivo principal identificar o acervo sobre autismo nas bibliotecas da Rede Marista de Ensino. A pesquisa foi realizada na Base de Dados Pergamum, abrangendo escolas regulares e sociais em Porto Alegre, região metropolitana, interior do Rio Grande do Sul e outros estados. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa direta na base de dados online, com a transcrição dos resultados para tabelas customizadas, facilitando a análise e interpretação dos dados. Os indicadores utilizados incluíram tamanho bruto do acervo, volumes adicionados por ano, verificação de listas, catálogos e bibliografias. Os resultados indicaram uma variação significativa no número de materiais sobre autismo entre as unidades da rede, com uma concentração maior de recursos em escolas de áreas mais abastadas. Foi observado também que, apesar de um aumento gradual no número de publicações sobre o tema ao longo dos anos, ainda existem lacunas significativas, especialmente em relação à atualidade e diversidade do material disponível. A pesquisa revelou que o acervo, embora tenha crescido em quantidade, necessita de uma atualização e expansão mais sistemática para atender às necessidades informativas e educacionais de indivíduos com autismo. Conclui-se que as bibliotecas Maristas possuem um acervo relevante sobre autismo, mas ainda há espaço para melhorias significativas, especialmente no que tange à atualização e diversificação dos materiais. Recomenda-se uma revisão periódica do acervo, com foco na inclusão de materiais mais recentes e abrangentes, além de uma maior atenção às necessidades das escolas sociais e unidades localizadas em regiões menos privilegiadas. |
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