Avaliação da satisfação do usuário na Atenção Básica do SUS : revisão bibliográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/156914 |
Resumo: | Este estudo revisou artigos, dissertações, teses e monografias encontradas na literatura de base nacional que versam sobre pesquisa de satisfação do usuário na Atenção Básica no Sistema Único de Saúde. Buscou-se identificar métodos e instrumentos que vem sendo utilizados, bem como, o envolvimento de trabalhadores dos serviços em tal avaliação. Como assistentes de pesquisa na busca por resultados mais objetivos, foram utilizados três descritores em ciências da saúde controlados pelo DeCS de forma conjugada: "atenção primária à saúde", "satisfação do usuário", "avaliação de serviços de saúde". Foram analisados os estudos publicações no período compreendido de 2005 a 2015. Esta revisão de literatura resultou na identificação de 160 referências para consulta e análise sobre o tema abordado. Para a seleção, realizou-se a leitura minuciosa dos resumos das publicações encontradas. A partir desta leitura foram excluídos os artigos, monografias, teses e dissertações que não atenderam aos critérios de inclusão previamente estabelecidos. Foram incluídas neste estudo as 15 referências que coresponderam ao propósito e foram revisadas para responder ao objetivo deste estudo. Quanto ao método, as pesquisas estão divididas, 6 qualitativas e 8 quantitativas e 1 quali-quantitativa. Na perspectiva de cenários de prática, apenas 3 foram realizadas em Unidades Básicas de Saúde, as 12 restantes foram realizadas em Estratégias da Saúde da Família. Todas as pesquisas foram realizadas em âmbito municipal. A maioria das referências utilizou algum tipo de instrumento para avaliar a satisfação do usuário com os serviços de saúde. Em relação ao uso dos resultados para e pela Gestão do SUS, os estudos em sua maioria, não fazem menção a este fim de forma direta, embora tragam informações valiosas para o entendimento e para a consolidação da avaliação em saúde na atenção primária e para o planejamento a partir de critérios de qualidade referidos pelos próprios usuários. |
id |
UFRGS-2_4d2d82fe13986450f8796f2af5dd9262 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156914 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Arcari, Janete MadalenaMartins, Aline BlayaRitter, Fernando2017-04-19T02:37:51Z2015http://hdl.handle.net/10183/156914001018390Este estudo revisou artigos, dissertações, teses e monografias encontradas na literatura de base nacional que versam sobre pesquisa de satisfação do usuário na Atenção Básica no Sistema Único de Saúde. Buscou-se identificar métodos e instrumentos que vem sendo utilizados, bem como, o envolvimento de trabalhadores dos serviços em tal avaliação. Como assistentes de pesquisa na busca por resultados mais objetivos, foram utilizados três descritores em ciências da saúde controlados pelo DeCS de forma conjugada: "atenção primária à saúde", "satisfação do usuário", "avaliação de serviços de saúde". Foram analisados os estudos publicações no período compreendido de 2005 a 2015. Esta revisão de literatura resultou na identificação de 160 referências para consulta e análise sobre o tema abordado. Para a seleção, realizou-se a leitura minuciosa dos resumos das publicações encontradas. A partir desta leitura foram excluídos os artigos, monografias, teses e dissertações que não atenderam aos critérios de inclusão previamente estabelecidos. Foram incluídas neste estudo as 15 referências que coresponderam ao propósito e foram revisadas para responder ao objetivo deste estudo. Quanto ao método, as pesquisas estão divididas, 6 qualitativas e 8 quantitativas e 1 quali-quantitativa. Na perspectiva de cenários de prática, apenas 3 foram realizadas em Unidades Básicas de Saúde, as 12 restantes foram realizadas em Estratégias da Saúde da Família. Todas as pesquisas foram realizadas em âmbito municipal. A maioria das referências utilizou algum tipo de instrumento para avaliar a satisfação do usuário com os serviços de saúde. Em relação ao uso dos resultados para e pela Gestão do SUS, os estudos em sua maioria, não fazem menção a este fim de forma direta, embora tragam informações valiosas para o entendimento e para a consolidação da avaliação em saúde na atenção primária e para o planejamento a partir de critérios de qualidade referidos pelos próprios usuários.application/pdfporAvaliação de serviços de saúdeAtenção primária à saúdeSatisfação do usuárioAvaliação da satisfação do usuário na Atenção Básica do SUS : revisão bibliográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Atenção Especializada em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018390.pdf001018390.pdfTexto completoapplication/pdf256787http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156914/1/001018390.pdf5ef56bd4489c87c31745af291b8c4d33MD51TEXT001018390.pdf.txt001018390.pdf.txtExtracted Texttext/plain41095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156914/2/001018390.pdf.txt8b264c030b9d95b7117933f5017d21dbMD52THUMBNAIL001018390.pdf.jpg001018390.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156914/3/001018390.pdf.jpg042f18a8aebe2958fa129ba5ba46e8a1MD5310183/1569142018-10-26 09:40:11.737oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156914Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:40:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da satisfação do usuário na Atenção Básica do SUS : revisão bibliográfica |
title |
Avaliação da satisfação do usuário na Atenção Básica do SUS : revisão bibliográfica |
spellingShingle |
Avaliação da satisfação do usuário na Atenção Básica do SUS : revisão bibliográfica Arcari, Janete Madalena Avaliação de serviços de saúde Atenção primária à saúde Satisfação do usuário |
title_short |
Avaliação da satisfação do usuário na Atenção Básica do SUS : revisão bibliográfica |
title_full |
Avaliação da satisfação do usuário na Atenção Básica do SUS : revisão bibliográfica |
title_fullStr |
Avaliação da satisfação do usuário na Atenção Básica do SUS : revisão bibliográfica |
title_full_unstemmed |
Avaliação da satisfação do usuário na Atenção Básica do SUS : revisão bibliográfica |
title_sort |
Avaliação da satisfação do usuário na Atenção Básica do SUS : revisão bibliográfica |
author |
Arcari, Janete Madalena |
author_facet |
Arcari, Janete Madalena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arcari, Janete Madalena |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Aline Blaya |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Ritter, Fernando |
contributor_str_mv |
Martins, Aline Blaya Ritter, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de serviços de saúde Atenção primária à saúde Satisfação do usuário |
topic |
Avaliação de serviços de saúde Atenção primária à saúde Satisfação do usuário |
description |
Este estudo revisou artigos, dissertações, teses e monografias encontradas na literatura de base nacional que versam sobre pesquisa de satisfação do usuário na Atenção Básica no Sistema Único de Saúde. Buscou-se identificar métodos e instrumentos que vem sendo utilizados, bem como, o envolvimento de trabalhadores dos serviços em tal avaliação. Como assistentes de pesquisa na busca por resultados mais objetivos, foram utilizados três descritores em ciências da saúde controlados pelo DeCS de forma conjugada: "atenção primária à saúde", "satisfação do usuário", "avaliação de serviços de saúde". Foram analisados os estudos publicações no período compreendido de 2005 a 2015. Esta revisão de literatura resultou na identificação de 160 referências para consulta e análise sobre o tema abordado. Para a seleção, realizou-se a leitura minuciosa dos resumos das publicações encontradas. A partir desta leitura foram excluídos os artigos, monografias, teses e dissertações que não atenderam aos critérios de inclusão previamente estabelecidos. Foram incluídas neste estudo as 15 referências que coresponderam ao propósito e foram revisadas para responder ao objetivo deste estudo. Quanto ao método, as pesquisas estão divididas, 6 qualitativas e 8 quantitativas e 1 quali-quantitativa. Na perspectiva de cenários de prática, apenas 3 foram realizadas em Unidades Básicas de Saúde, as 12 restantes foram realizadas em Estratégias da Saúde da Família. Todas as pesquisas foram realizadas em âmbito municipal. A maioria das referências utilizou algum tipo de instrumento para avaliar a satisfação do usuário com os serviços de saúde. Em relação ao uso dos resultados para e pela Gestão do SUS, os estudos em sua maioria, não fazem menção a este fim de forma direta, embora tragam informações valiosas para o entendimento e para a consolidação da avaliação em saúde na atenção primária e para o planejamento a partir de critérios de qualidade referidos pelos próprios usuários. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-19T02:37:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/156914 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001018390 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/156914 |
identifier_str_mv |
001018390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156914/1/001018390.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156914/2/001018390.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156914/3/001018390.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ef56bd4489c87c31745af291b8c4d33 8b264c030b9d95b7117933f5017d21db 042f18a8aebe2958fa129ba5ba46e8a1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447191779540992 |