Trabalho, educação permanente e Serviço Social : interfaces com as contrarreformas do estado brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274619 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado em Política Social e Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul é resultado da pesquisa que teve como questão central: de que maneira a relação entre o trabalho profissional e a educação vem sendo apreendida pelos assistentes sociais egressos de Cursos de Serviço Social das Universidades Públicas do Rio Grande do Sul (RS), na conjuntura de contrarreformas no Brasil do período pós-golpe de 2016 a 2021? Seu objetivo é analisar como se dá a apreensão da relação do trabalho profissional e da educação pelos assistentes sociais egressos de Cursos de Serviço Social das Universidades Públicas Federais do RS diante da conjuntura de contrarreformas no Brasil do período pós golpe (2016-2021). Destacam-se enquanto objetivos específicos: desvelar as formas de inserção profissional dos assistentes sociais egressos nos espaços socio-ocupacionais diante da conjuntura brasileira de contrarreformas; conhecer os desafios e as potencialidades observadas pelos assistentes sociais egressos acerca da relação entre o trabalho profissional e a educação na conjuntura de contrarreformas no Brasil; identificar as estratégias de educação permanente que os assistentes sociais egressos vivenciam para a realização do trabalho nos espaços socio-ocupacionais. O método empregado foi o materialismo histórico dialético, pautado na Teoria Social de Marx, que subsidiou, ao longo do estudo, reflexões sobre a inserção profissional de assistentes sociais no período de contrarreformas do Estado entre 2016 e 2021. Para tanto, as categorias teóricas que nortearam a pesquisa foram: educação, trabalho, Serviço Social, contrarreformas e educação permanente. É uma pesquisa social, de natureza qualitativa, que teve como instrumento de coleta de dados o questionário e o grupo focal. Contou com a participação de 59 assistentes sociais formados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pela Universidade Federal de Santa Maria e pela Universidade Federal do Pampa. Sua metodologia de análise foi análise de conteúdo, com base em Bardin. Dentre os principais resultados do processo investigativo, há a conclusão de que os assistentes sociais formados pelas universidades públicas federais do RS reconhecem os impactos das contrarreformas entre 2016 e 2021 na sua formação e no trabalho profissional e enxerga na educação permanente uma estratégia de enfrentamento a essa realidade. Esses profissionais observam diferentes modalidades de contratação, com vínculos cada vez mais fragilizados; um Estado menor, interferindo no repasse às políticas públicas sociais; e a precarização das condições de vida da classe trabalhadora, o que inclui os próprios profissionais e os usuários. |
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Martins, Júlia Aparecida CostaFernandes, Rosa Maria Castilhos2024-04-11T06:26:10Z2023http://hdl.handle.net/10183/274619001199999A presente dissertação de mestrado em Política Social e Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul é resultado da pesquisa que teve como questão central: de que maneira a relação entre o trabalho profissional e a educação vem sendo apreendida pelos assistentes sociais egressos de Cursos de Serviço Social das Universidades Públicas do Rio Grande do Sul (RS), na conjuntura de contrarreformas no Brasil do período pós-golpe de 2016 a 2021? Seu objetivo é analisar como se dá a apreensão da relação do trabalho profissional e da educação pelos assistentes sociais egressos de Cursos de Serviço Social das Universidades Públicas Federais do RS diante da conjuntura de contrarreformas no Brasil do período pós golpe (2016-2021). Destacam-se enquanto objetivos específicos: desvelar as formas de inserção profissional dos assistentes sociais egressos nos espaços socio-ocupacionais diante da conjuntura brasileira de contrarreformas; conhecer os desafios e as potencialidades observadas pelos assistentes sociais egressos acerca da relação entre o trabalho profissional e a educação na conjuntura de contrarreformas no Brasil; identificar as estratégias de educação permanente que os assistentes sociais egressos vivenciam para a realização do trabalho nos espaços socio-ocupacionais. O método empregado foi o materialismo histórico dialético, pautado na Teoria Social de Marx, que subsidiou, ao longo do estudo, reflexões sobre a inserção profissional de assistentes sociais no período de contrarreformas do Estado entre 2016 e 2021. Para tanto, as categorias teóricas que nortearam a pesquisa foram: educação, trabalho, Serviço Social, contrarreformas e educação permanente. É uma pesquisa social, de natureza qualitativa, que teve como instrumento de coleta de dados o questionário e o grupo focal. Contou com a participação de 59 assistentes sociais formados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pela Universidade Federal de Santa Maria e pela Universidade Federal do Pampa. Sua metodologia de análise foi análise de conteúdo, com base em Bardin. Dentre os principais resultados do processo investigativo, há a conclusão de que os assistentes sociais formados pelas universidades públicas federais do RS reconhecem os impactos das contrarreformas entre 2016 e 2021 na sua formação e no trabalho profissional e enxerga na educação permanente uma estratégia de enfrentamento a essa realidade. Esses profissionais observam diferentes modalidades de contratação, com vínculos cada vez mais fragilizados; um Estado menor, interferindo no repasse às políticas públicas sociais; e a precarização das condições de vida da classe trabalhadora, o que inclui os próprios profissionais e os usuários.This master's thesis in Social Policy and Social Work at the Federal University of Rio Grande do Sul is the result of research that had as its central question: how the relationship between professional work and education has been apprehended by social workers Graduates of Social Work Courses at Public Universities in Rio Grande do Sul, in the context of counter-reforms in Brazil in the post-coup period from 2016 to 2021? Its objective is to analyze how the relationship between professional work and education is apprehended by social workers who graduated from Social Service Courses at the Federal Public Universities of Rio Grande do Sul in the face of the conjuncture of counter-reforms in Brazil in the post-coup period (2016- 2021). They stand out as specific objectives: to reveal the forms of professional insertion of social workers in socio-occupational spaces in the face of the Brazilian conjuncture of counter-reforms; get to know the challenges and potentialities observed by social workers about the relationship between professional work and education in the context of counter reforms in Brazil; to identify the strategies of permanent education that the social workers experience to carry out the work in the socio-occupational spaces. The method used was dialectical historical materialism, based on Marx's Social Theory, which supported, throughout the study, reflections on the professional insertion of social workers in the period of State counter-reforms between 2016 and 2021. Therefore, the theoretical categories that guided the research were: education, work, Social Service, counter-reforms and permanent education. It is a social research, of a qualitative nature, which used the questionnaire and the focus group as data collection instruments. It had the participation of 59 social workers graduated from the Federal University of Rio Grande do Sul, the Federal University of Santa Maria and the Federal University of Pampa. His analysis methodology was content analysis, based on Laurence Bardin. Among the main results of the investigative process, there is the conclusion that social workers trained by federal public universities in Rio Grande do Sul recognize the impacts of the counter-reforms between 2016 and 2021 on their training and professional workand sees permanent education as a strategy to face this reality. These professionals observe different hiring modalities, with increasingly fragile bonds; a smaller State, interfering in the transfer to public social policies; and the precariousness of living conditions for the working class, which includes professionals and users.application/pdfporAssistente socialTrabalhoEducaçãoQuestão socialPolíticaEducação permanenteBrasilWorkEducationSocial WorkCounter-reformsPermanent educationTrabalho, educação permanente e Serviço Social : interfaces com as contrarreformas do estado brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Política Social e Serviço SocialPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199999.pdf.txt001199999.pdf.txtExtracted Texttext/plain418556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274619/2/001199999.pdf.txtc797082bd7cd98e19572b01618fb90f7MD52ORIGINAL001199999.pdfTexto completoapplication/pdf1552924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274619/1/001199999.pdf2866e7ce7600413425a84524c197cd0fMD5110183/2746192024-07-11 05:39:46.857552oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274619Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-11T08:39:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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