Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Luiza Scheffer de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/125892
Resumo: No presente trabalho, analisa-se os empregos do feminino e do masculino na comunicação organizacional da empresa Dudalina S.A., especificamente em seus blogs Dudalina Feminina e Dudalina Masculina. Através de pesquisa bibliográfica, explorou-se, primeiramente, os conceitos de gênero, identidade e cultura organizacional, bem como os de comunicação organizacional e comunicação organizacional no contexto da web. A análise de conteúdo, empregada em postagens veiculadas nos blogs, foi a metodologia eleita para que se pudesse refletir acerca dos conteúdos disponibilizados para homens e mulheres e das características ressaltadas desses sujeitos. Constatou-se, por fim, que mesmo posicionando-se como uma empresa preocupada com igualdade de gênero e valorização da mulher, a Dudalina S.A. reproduz, mesmo que por vezes sutilmente, padrões hegemônicos de caracterização dos gêneros.
id UFRGS-2_4d7218a8d6486ca353bba30115c79779
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125892
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Araújo, Luiza Scheffer deBaldissera, Rudimar2015-08-27T02:38:41Z2015http://hdl.handle.net/10183/125892000972402No presente trabalho, analisa-se os empregos do feminino e do masculino na comunicação organizacional da empresa Dudalina S.A., especificamente em seus blogs Dudalina Feminina e Dudalina Masculina. Através de pesquisa bibliográfica, explorou-se, primeiramente, os conceitos de gênero, identidade e cultura organizacional, bem como os de comunicação organizacional e comunicação organizacional no contexto da web. A análise de conteúdo, empregada em postagens veiculadas nos blogs, foi a metodologia eleita para que se pudesse refletir acerca dos conteúdos disponibilizados para homens e mulheres e das características ressaltadas desses sujeitos. Constatou-se, por fim, que mesmo posicionando-se como uma empresa preocupada com igualdade de gênero e valorização da mulher, a Dudalina S.A. reproduz, mesmo que por vezes sutilmente, padrões hegemônicos de caracterização dos gêneros.In the present study it is analyzed the female and male employments in Dudalina S.A. organizational communication, specifically on the blogs Dudalina Feminina and Dudalina Masculina. Through bibliographic research, first, it is explored the concept of gender, identity and organizational culture; then, organizational communication and organizational communication in the web context are presented. Content analysis, employed in posts circulated in Dudalina’s blogs, was the elected methodology in order to make a reflection on the subjects provided to men and women and in the highlighted characteristics of these individuals. It was verified at last that even positioning itself as a company concerned with gender equality and women’s empowerment, Dudalina S.A. reproduces, even if sometimes subtly, hegemonic patterns of genres characterization.application/pdfporComunicação organizacionalEstudos de gêneroCommunicationIdentityCultureGenderDudalina S.A.Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972402.pdf000972402.pdfTexto completoapplication/pdf959495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125892/1/000972402.pdf988aadcce82d7ab05fc0ad97bb7acfffMD51TEXT000972402.pdf.txt000972402.pdf.txtExtracted Texttext/plain167941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125892/2/000972402.pdf.txt7e11cdd28517e372adcfd71600eb1222MD52THUMBNAIL000972402.pdf.jpg000972402.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125892/3/000972402.pdf.jpg65a8636e06673d59a950f3f1133ea70aMD5310183/1258922023-04-01 03:30:36.65238oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125892Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-01T06:30:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A.
title Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A.
spellingShingle Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A.
Araújo, Luiza Scheffer de
Comunicação organizacional
Estudos de gênero
Communication
Identity
Culture
Gender
Dudalina S.A.
title_short Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A.
title_full Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A.
title_fullStr Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A.
title_full_unstemmed Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A.
title_sort Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A.
author Araújo, Luiza Scheffer de
author_facet Araújo, Luiza Scheffer de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Luiza Scheffer de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baldissera, Rudimar
contributor_str_mv Baldissera, Rudimar
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Estudos de gênero
topic Comunicação organizacional
Estudos de gênero
Communication
Identity
Culture
Gender
Dudalina S.A.
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Identity
Culture
Gender
Dudalina S.A.
description No presente trabalho, analisa-se os empregos do feminino e do masculino na comunicação organizacional da empresa Dudalina S.A., especificamente em seus blogs Dudalina Feminina e Dudalina Masculina. Através de pesquisa bibliográfica, explorou-se, primeiramente, os conceitos de gênero, identidade e cultura organizacional, bem como os de comunicação organizacional e comunicação organizacional no contexto da web. A análise de conteúdo, empregada em postagens veiculadas nos blogs, foi a metodologia eleita para que se pudesse refletir acerca dos conteúdos disponibilizados para homens e mulheres e das características ressaltadas desses sujeitos. Constatou-se, por fim, que mesmo posicionando-se como uma empresa preocupada com igualdade de gênero e valorização da mulher, a Dudalina S.A. reproduz, mesmo que por vezes sutilmente, padrões hegemônicos de caracterização dos gêneros.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-27T02:38:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/125892
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000972402
url http://hdl.handle.net/10183/125892
identifier_str_mv 000972402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125892/1/000972402.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125892/2/000972402.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125892/3/000972402.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 988aadcce82d7ab05fc0ad97bb7acfff
7e11cdd28517e372adcfd71600eb1222
65a8636e06673d59a950f3f1133ea70a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224488772173824