Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/125892 |
Resumo: | No presente trabalho, analisa-se os empregos do feminino e do masculino na comunicação organizacional da empresa Dudalina S.A., especificamente em seus blogs Dudalina Feminina e Dudalina Masculina. Através de pesquisa bibliográfica, explorou-se, primeiramente, os conceitos de gênero, identidade e cultura organizacional, bem como os de comunicação organizacional e comunicação organizacional no contexto da web. A análise de conteúdo, empregada em postagens veiculadas nos blogs, foi a metodologia eleita para que se pudesse refletir acerca dos conteúdos disponibilizados para homens e mulheres e das características ressaltadas desses sujeitos. Constatou-se, por fim, que mesmo posicionando-se como uma empresa preocupada com igualdade de gênero e valorização da mulher, a Dudalina S.A. reproduz, mesmo que por vezes sutilmente, padrões hegemônicos de caracterização dos gêneros. |
id |
UFRGS-2_4d7218a8d6486ca353bba30115c79779 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125892 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Luiza Scheffer deBaldissera, Rudimar2015-08-27T02:38:41Z2015http://hdl.handle.net/10183/125892000972402No presente trabalho, analisa-se os empregos do feminino e do masculino na comunicação organizacional da empresa Dudalina S.A., especificamente em seus blogs Dudalina Feminina e Dudalina Masculina. Através de pesquisa bibliográfica, explorou-se, primeiramente, os conceitos de gênero, identidade e cultura organizacional, bem como os de comunicação organizacional e comunicação organizacional no contexto da web. A análise de conteúdo, empregada em postagens veiculadas nos blogs, foi a metodologia eleita para que se pudesse refletir acerca dos conteúdos disponibilizados para homens e mulheres e das características ressaltadas desses sujeitos. Constatou-se, por fim, que mesmo posicionando-se como uma empresa preocupada com igualdade de gênero e valorização da mulher, a Dudalina S.A. reproduz, mesmo que por vezes sutilmente, padrões hegemônicos de caracterização dos gêneros.In the present study it is analyzed the female and male employments in Dudalina S.A. organizational communication, specifically on the blogs Dudalina Feminina and Dudalina Masculina. Through bibliographic research, first, it is explored the concept of gender, identity and organizational culture; then, organizational communication and organizational communication in the web context are presented. Content analysis, employed in posts circulated in Dudalina’s blogs, was the elected methodology in order to make a reflection on the subjects provided to men and women and in the highlighted characteristics of these individuals. It was verified at last that even positioning itself as a company concerned with gender equality and women’s empowerment, Dudalina S.A. reproduces, even if sometimes subtly, hegemonic patterns of genres characterization.application/pdfporComunicação organizacionalEstudos de gêneroCommunicationIdentityCultureGenderDudalina S.A.Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972402.pdf000972402.pdfTexto completoapplication/pdf959495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125892/1/000972402.pdf988aadcce82d7ab05fc0ad97bb7acfffMD51TEXT000972402.pdf.txt000972402.pdf.txtExtracted Texttext/plain167941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125892/2/000972402.pdf.txt7e11cdd28517e372adcfd71600eb1222MD52THUMBNAIL000972402.pdf.jpg000972402.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125892/3/000972402.pdf.jpg65a8636e06673d59a950f3f1133ea70aMD5310183/1258922023-04-01 03:30:36.65238oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125892Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-01T06:30:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A. |
title |
Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A. |
spellingShingle |
Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A. Araújo, Luiza Scheffer de Comunicação organizacional Estudos de gênero Communication Identity Culture Gender Dudalina S.A. |
title_short |
Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A. |
title_full |
Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A. |
title_fullStr |
Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A. |
title_full_unstemmed |
Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A. |
title_sort |
Amor às pessoas e à camisa : o feminino e o masculino na comunicação organizacional da Dudalina S.A. |
author |
Araújo, Luiza Scheffer de |
author_facet |
Araújo, Luiza Scheffer de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Luiza Scheffer de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baldissera, Rudimar |
contributor_str_mv |
Baldissera, Rudimar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Estudos de gênero |
topic |
Comunicação organizacional Estudos de gênero Communication Identity Culture Gender Dudalina S.A. |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Communication Identity Culture Gender Dudalina S.A. |
description |
No presente trabalho, analisa-se os empregos do feminino e do masculino na comunicação organizacional da empresa Dudalina S.A., especificamente em seus blogs Dudalina Feminina e Dudalina Masculina. Através de pesquisa bibliográfica, explorou-se, primeiramente, os conceitos de gênero, identidade e cultura organizacional, bem como os de comunicação organizacional e comunicação organizacional no contexto da web. A análise de conteúdo, empregada em postagens veiculadas nos blogs, foi a metodologia eleita para que se pudesse refletir acerca dos conteúdos disponibilizados para homens e mulheres e das características ressaltadas desses sujeitos. Constatou-se, por fim, que mesmo posicionando-se como uma empresa preocupada com igualdade de gênero e valorização da mulher, a Dudalina S.A. reproduz, mesmo que por vezes sutilmente, padrões hegemônicos de caracterização dos gêneros. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-27T02:38:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/125892 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000972402 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/125892 |
identifier_str_mv |
000972402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125892/1/000972402.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125892/2/000972402.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125892/3/000972402.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
988aadcce82d7ab05fc0ad97bb7acfff 7e11cdd28517e372adcfd71600eb1222 65a8636e06673d59a950f3f1133ea70a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224488772173824 |