A alfabetização durante o ensino remoto em Porto Alegre e região metropolitana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262058 |
Resumo: | A pandemia da Covid-19 em 2020 provocou diversas mudanças nas escolas brasileiras, que tem gerado um grande desafio para os que atuam na linha de frente da educação, em especial, da alfabetização, tendo em vista que o processo de alfabetização deve seguir sem interrupções e se encerrar no 2º ano do ensino fundamental, conforme aponta a Base Nacional Comum Curricular, cujo ciclo de alfabetização passa de três para dois anos. Isto posto, este trabalho tem como objetivo verificar como ocorreu o processo de alfabetização de crianças de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas durante o ensino remoto na cidade de Porto Alegre e região metropolitana no ano de 2020. Conforme as normas nacionais em ética em pesquisa vigente sobre pesquisas envolvendo seres humanos, a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob Parecer CAAE: 30400620.9.0000.5334. Trata-se de um estudo de delineamento observacional, transversal, descritivo, exploratório de cunho quantitativo. Além disso, a amostra da pesquisa foi constituída por 103 professores (as), cujos dados foram coletados por meio de questionário on-line autoaplicado, disponibilizado na plataforma Google Forms. Os resultados obtidos, apontam de forma estatisticamente significativa (p=0,005) que os alunos de escolas públicas apresentaram mais dificuldade em vários fatores do que os alunos de escola privada. As instituições públicas apresentaram, o maior tempo de ensino remoto assíncrono, sem atividades sincrônicas ou esporadicamente, com percentual de aulas sincrônicas abaixo de 40%, principalmente devido à dificuldade de acesso dos alunos, realizando mais a impressão das atividades para os alunos que não estavam presentes na aula remota em tempo real, muitos professores não puderam avaliar os alunos e com um percentual baixo, ou seja, 10% a 30% dos alunos alcançaram o nível alfabético, tanto no 1º ano quanto no 2º ano. Por outro lado, os professores (as) que atuam nas instituições privadas, revelaram terem tido mais tempo de aulas remotas síncronas, todos os dias, com percentual de aulas sincrônicas de 70% a 100%, as atividades eram enviadas via e-mail ou plataforma de comunicação para os alunos que não acompanham as aulas sincrônicas, consequentemente os professores conseguiram avaliar os alunos e grande parte da turma, acima de 70%, conseguiram alcançar o nível alfabético. Em suma, é necessária ampla discussão envolvendo toda a comunidade educacional, fonoaudiologia educacional e outros setores da sociedade, com o propósito de repensar e promover melhorias nas condições de trabalho dos professores, bem como oferecer condições dignas para os estudantes, em prol da alfabetização igualitária a todos. |
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Pellegrin, Valéria deScherer, Ana Paula Rigatti2023-07-12T03:35:20Z2022http://hdl.handle.net/10183/262058001172549A pandemia da Covid-19 em 2020 provocou diversas mudanças nas escolas brasileiras, que tem gerado um grande desafio para os que atuam na linha de frente da educação, em especial, da alfabetização, tendo em vista que o processo de alfabetização deve seguir sem interrupções e se encerrar no 2º ano do ensino fundamental, conforme aponta a Base Nacional Comum Curricular, cujo ciclo de alfabetização passa de três para dois anos. Isto posto, este trabalho tem como objetivo verificar como ocorreu o processo de alfabetização de crianças de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas durante o ensino remoto na cidade de Porto Alegre e região metropolitana no ano de 2020. Conforme as normas nacionais em ética em pesquisa vigente sobre pesquisas envolvendo seres humanos, a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob Parecer CAAE: 30400620.9.0000.5334. Trata-se de um estudo de delineamento observacional, transversal, descritivo, exploratório de cunho quantitativo. Além disso, a amostra da pesquisa foi constituída por 103 professores (as), cujos dados foram coletados por meio de questionário on-line autoaplicado, disponibilizado na plataforma Google Forms. Os resultados obtidos, apontam de forma estatisticamente significativa (p=0,005) que os alunos de escolas públicas apresentaram mais dificuldade em vários fatores do que os alunos de escola privada. As instituições públicas apresentaram, o maior tempo de ensino remoto assíncrono, sem atividades sincrônicas ou esporadicamente, com percentual de aulas sincrônicas abaixo de 40%, principalmente devido à dificuldade de acesso dos alunos, realizando mais a impressão das atividades para os alunos que não estavam presentes na aula remota em tempo real, muitos professores não puderam avaliar os alunos e com um percentual baixo, ou seja, 10% a 30% dos alunos alcançaram o nível alfabético, tanto no 1º ano quanto no 2º ano. Por outro lado, os professores (as) que atuam nas instituições privadas, revelaram terem tido mais tempo de aulas remotas síncronas, todos os dias, com percentual de aulas sincrônicas de 70% a 100%, as atividades eram enviadas via e-mail ou plataforma de comunicação para os alunos que não acompanham as aulas sincrônicas, consequentemente os professores conseguiram avaliar os alunos e grande parte da turma, acima de 70%, conseguiram alcançar o nível alfabético. Em suma, é necessária ampla discussão envolvendo toda a comunidade educacional, fonoaudiologia educacional e outros setores da sociedade, com o propósito de repensar e promover melhorias nas condições de trabalho dos professores, bem como oferecer condições dignas para os estudantes, em prol da alfabetização igualitária a todos.The Covid-19 pandemic in 2020 caused several changes in Brazilian schools, which has created a great challenge for those working on the front lines of education, especially literacy, given that the literacy process must continue without interruptions and end in the 2nd year of elementary school, as pointed out by the National Curricular Common Base, whose literacy cycle goes from three to two years. That said, this work aims to verify how the process of children's literacy of 1st and 2nd grade, from public and private schools during the pandemic, where schools had to adopt video lessons to teach students in the city of Porto Alegre and its metropolitan area in 2020. In addition, the research was approved by the Research Ethics Committee of the Institute of Psychology, Federal University of Rio Grande do Sul under CAAE: 30400620.9.0000.5334, in accordance with the national ethics standards regarding research with human beings. This is an observational, transversal, descriptive, exploratory, and quantitative study. The research sample consisted of 103 teachers, whose data were collected through a self-administered online questionnaire, available on the Google Forms platform. The results obtained point out in a statistically significant way (p=0.005) that students from public schools presented more difficulties in several factors than students from private schools. Public institutions presented the longest time of asynchronous remote teaching, without synchronous or sporadic activities, with a percentage of synchronous classes below 40%, mainly due to the difficulty of access by students, making more printing of activities for students who were not present in the real-time remote class. Many teachers could not assess students and with a low percentage, that is, 10% to 30% of students reached the alphabetic level, both in the 1st and 2nd year. On the other hand, teachers who work in private institutions revealed that they had more time of synchronous remote classes, every day, with a percentage of synchronous classes from 70% to 100%, activities were sent via email or communication platform for students who do not follow the synchronous classes, consequently the teachers were able to evaluate the students and a large part of the class, above 70%, managed to reach the alphabetic level. In short, a broad discussion involving the entire educational community, educational speech therapy and other sectors of society is necessary, with the purpose of rethinking and promoting improvements in the working conditions of teachers, as well as offering decent conditions for students, in favor of egalitarian literacy to all.application/pdfporEnsino Remoto Emergencial (ERE)AlfabetizaçãoCOVID-19Base Nacional Comum CurricularProfessoresPorto Alegre, Região Metropolitana de (RS)LiteracyRemote teachingCovid-19 pandemicNational curricular common baseA alfabetização durante o ensino remoto em Porto Alegre e região metropolitanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2022Fonoaudiologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172549.pdf.txt001172549.pdf.txtExtracted Texttext/plain116357http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262058/2/001172549.pdf.txtb9ee118421ef608681f87dbe270f6dbcMD52ORIGINAL001172549.pdfTexto completoapplication/pdf861501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262058/1/001172549.pdf687f79207fb1488083c33756f029ac3eMD5110183/2620582023-07-13 03:35:55.504217oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262058Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-13T06:35:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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