Histórias em quadrinhos na educação brasileira : uma revisão sistemática de literatura
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222321 |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma pesquisa teórica a respeito do uso das histórias em quadrinhos (HQs) nas intervenções de sala de aula. Para conhecermos o estado da arte do uso de HQs na educação brasileira, realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Na busca inicial, encontramos 74 produções diversas. Desse montante, havia 43 dissertações, 6 teses e 25 artigos. Após aplicarmos um critério de exclusão, produções dos últimos 7 anos, restaram 19 trabalhos, os quais foram lidos na íntegra. Os resultados, elementos considerados importantes pelos autores na utilização de HQs na educação, foram agrupados, através do software RQDA, em 17 fatores e 2 categorias. A partir do que encontramos na RSL, elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica mediada pelo auxílio do software livre SCRATCH. A principal conclusão, a partir da RSL, foi a de que a alfabetização plena se beneficia com práticas de sala de aula que utilizem histórias em quadrinhos e visem, também, à apropriação digital. |
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Foohs, Marcelo MagalhãesCorrêa, GuilhermeToledo, Eduardo Elisalde2021-06-16T04:38:53Z20211516-6368http://hdl.handle.net/10183/222321001126501Este artigo é resultado de uma pesquisa teórica a respeito do uso das histórias em quadrinhos (HQs) nas intervenções de sala de aula. Para conhecermos o estado da arte do uso de HQs na educação brasileira, realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Na busca inicial, encontramos 74 produções diversas. Desse montante, havia 43 dissertações, 6 teses e 25 artigos. Após aplicarmos um critério de exclusão, produções dos últimos 7 anos, restaram 19 trabalhos, os quais foram lidos na íntegra. Os resultados, elementos considerados importantes pelos autores na utilização de HQs na educação, foram agrupados, através do software RQDA, em 17 fatores e 2 categorias. A partir do que encontramos na RSL, elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica mediada pelo auxílio do software livre SCRATCH. A principal conclusão, a partir da RSL, foi a de que a alfabetização plena se beneficia com práticas de sala de aula que utilizem histórias em quadrinhos e visem, também, à apropriação digital.This paper is the result of a theoretical research on the use of comic books in classroom. To understand the state of the art of the use of comic books in Brazilian education, we conducted a Systematic Literature Review (SLR) in which we processed 74 different productions. Of this amount, there were 43 theses, 6 dissertations and 25 articles. After applying an exclusion criterion, productions of the last 7 years, 19 works remained, which were read in full. The results, elements considered important by the authors in the use of comics in education, were grouped, through the RQDA software, into 17 factors and 2 categories. From what we found in the SLR, we elaborated a proposal for pedagogical intervention in which the authorship of comics is mediated by the software SCRATCH. The conclusion, based on the SLR, was that full literacy, which includes digital literacy, benefits from classroom practices that use comic books.Este artículo es el resultado de una investigación teórica sobre el uso de los cómics (HQ) en las intervenciones en aula. Para conocer el estado del arte del uso de las historietas en la educación brasileña, realizamos una Revisión de Literatura Sistemática (RSL). En la búsqueda inicial encontramos 74 producciones diferentes. De esta cantidad, fueron 43 disertaciones, 6 tesis y 25 artículos. Tras aplicar un criterio de exclusión, las producciones de los últimos 7 años quedaron 19 obras, las cuales fueron leídas en su totalidad. Los resultados, elementos considerados importantes por los autores en el uso de las historietas en la educación, fueron agrupados, a través del software RQDA, en 17 factores y 2 categorías. A partir de lo que encontramos, desarrollamos una propuesta de intervención pedagógica mediada por el software libre SCRATCH. La principal conclusión fue que la alfabetización completa se beneficia de las prácticas en el aula que utilizan cómics y también apuntan a la apropiación digital.application/pdfporInstrumento : revista de estudo e pesquisa em educação. Juiz de Fora, MG. Vol. 23, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 80-96História em quadrinhosComic booksAuthorshipProgrammingSCRATCHSCRATCHCómicsAutoríaProgramaciónHistórias em quadrinhos na educação brasileira : uma revisão sistemática de literaturaComics in brazilian education : a systematic literature reviewCómics en la educación brasileña : una revisión sistemática de la literaturainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126501.pdf.txt001126501.pdf.txtExtracted Texttext/plain45421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222321/2/001126501.pdf.txteb59965bd3b0b3fad4acea503f4ac5a9MD52ORIGINAL001126501.pdfTexto completoapplication/pdf927093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222321/1/001126501.pdf529842ffb508281686bcade5421e8f02MD5110183/2223212021-06-26 04:48:25.441888oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222321Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:48:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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