Histórias em quadrinhos na educação brasileira : uma revisão sistemática de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Foohs, Marcelo Magalhães
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Corrêa, Guilherme, Toledo, Eduardo Elisalde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222321
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa teórica a respeito do uso das histórias em quadrinhos (HQs) nas intervenções de sala de aula. Para conhecermos o estado da arte do uso de HQs na educação brasileira, realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Na busca inicial, encontramos 74 produções diversas. Desse montante, havia 43 dissertações, 6 teses e 25 artigos. Após aplicarmos um critério de exclusão, produções dos últimos 7 anos, restaram 19 trabalhos, os quais foram lidos na íntegra. Os resultados, elementos considerados importantes pelos autores na utilização de HQs na educação, foram agrupados, através do software RQDA, em 17 fatores e 2 categorias. A partir do que encontramos na RSL, elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica mediada pelo auxílio do software livre SCRATCH. A principal conclusão, a partir da RSL, foi a de que a alfabetização plena se beneficia com práticas de sala de aula que utilizem histórias em quadrinhos e visem, também, à apropriação digital.
id UFRGS-2_4dcaca580cd27f4688fc86f3d5b3227d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222321
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Foohs, Marcelo MagalhãesCorrêa, GuilhermeToledo, Eduardo Elisalde2021-06-16T04:38:53Z20211516-6368http://hdl.handle.net/10183/222321001126501Este artigo é resultado de uma pesquisa teórica a respeito do uso das histórias em quadrinhos (HQs) nas intervenções de sala de aula. Para conhecermos o estado da arte do uso de HQs na educação brasileira, realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Na busca inicial, encontramos 74 produções diversas. Desse montante, havia 43 dissertações, 6 teses e 25 artigos. Após aplicarmos um critério de exclusão, produções dos últimos 7 anos, restaram 19 trabalhos, os quais foram lidos na íntegra. Os resultados, elementos considerados importantes pelos autores na utilização de HQs na educação, foram agrupados, através do software RQDA, em 17 fatores e 2 categorias. A partir do que encontramos na RSL, elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica mediada pelo auxílio do software livre SCRATCH. A principal conclusão, a partir da RSL, foi a de que a alfabetização plena se beneficia com práticas de sala de aula que utilizem histórias em quadrinhos e visem, também, à apropriação digital.This paper is the result of a theoretical research on the use of comic books in classroom. To understand the state of the art of the use of comic books in Brazilian education, we conducted a Systematic Literature Review (SLR) in which we processed 74 different productions. Of this amount, there were 43 theses, 6 dissertations and 25 articles. After applying an exclusion criterion, productions of the last 7 years, 19 works remained, which were read in full. The results, elements considered important by the authors in the use of comics in education, were grouped, through the RQDA software, into 17 factors and 2 categories. From what we found in the SLR, we elaborated a proposal for pedagogical intervention in which the authorship of comics is mediated by the software SCRATCH. The conclusion, based on the SLR, was that full literacy, which includes digital literacy, benefits from classroom practices that use comic books.Este artículo es el resultado de una investigación teórica sobre el uso de los cómics (HQ) en las intervenciones en aula. Para conocer el estado del arte del uso de las historietas en la educación brasileña, realizamos una Revisión de Literatura Sistemática (RSL). En la búsqueda inicial encontramos 74 producciones diferentes. De esta cantidad, fueron 43 disertaciones, 6 tesis y 25 artículos. Tras aplicar un criterio de exclusión, las producciones de los últimos 7 años quedaron 19 obras, las cuales fueron leídas en su totalidad. Los resultados, elementos considerados importantes por los autores en el uso de las historietas en la educación, fueron agrupados, a través del software RQDA, en 17 factores y 2 categorías. A partir de lo que encontramos, desarrollamos una propuesta de intervención pedagógica mediada por el software libre SCRATCH. La principal conclusión fue que la alfabetización completa se beneficia de las prácticas en el aula que utilizan cómics y también apuntan a la apropiación digital.application/pdfporInstrumento : revista de estudo e pesquisa em educação. Juiz de Fora, MG. Vol. 23, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 80-96História em quadrinhosComic booksAuthorshipProgrammingSCRATCHSCRATCHCómicsAutoríaProgramaciónHistórias em quadrinhos na educação brasileira : uma revisão sistemática de literaturaComics in brazilian education : a systematic literature reviewCómics en la educación brasileña : una revisión sistemática de la literaturainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126501.pdf.txt001126501.pdf.txtExtracted Texttext/plain45421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222321/2/001126501.pdf.txteb59965bd3b0b3fad4acea503f4ac5a9MD52ORIGINAL001126501.pdfTexto completoapplication/pdf927093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222321/1/001126501.pdf529842ffb508281686bcade5421e8f02MD5110183/2223212021-06-26 04:48:25.441888oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222321Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:48:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Histórias em quadrinhos na educação brasileira : uma revisão sistemática de literatura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Comics in brazilian education : a systematic literature review
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Cómics en la educación brasileña : una revisión sistemática de la literatura
title Histórias em quadrinhos na educação brasileira : uma revisão sistemática de literatura
spellingShingle Histórias em quadrinhos na educação brasileira : uma revisão sistemática de literatura
Foohs, Marcelo Magalhães
História em quadrinhos
Comic books
Authorship
Programming
SCRATCH
SCRATCH
Cómics
Autoría
Programación
title_short Histórias em quadrinhos na educação brasileira : uma revisão sistemática de literatura
title_full Histórias em quadrinhos na educação brasileira : uma revisão sistemática de literatura
title_fullStr Histórias em quadrinhos na educação brasileira : uma revisão sistemática de literatura
title_full_unstemmed Histórias em quadrinhos na educação brasileira : uma revisão sistemática de literatura
title_sort Histórias em quadrinhos na educação brasileira : uma revisão sistemática de literatura
author Foohs, Marcelo Magalhães
author_facet Foohs, Marcelo Magalhães
Corrêa, Guilherme
Toledo, Eduardo Elisalde
author_role author
author2 Corrêa, Guilherme
Toledo, Eduardo Elisalde
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
Corrêa, Guilherme
Toledo, Eduardo Elisalde
dc.subject.por.fl_str_mv História em quadrinhos
topic História em quadrinhos
Comic books
Authorship
Programming
SCRATCH
SCRATCH
Cómics
Autoría
Programación
dc.subject.eng.fl_str_mv Comic books
Authorship
Programming
SCRATCH
SCRATCH
dc.subject.spa.fl_str_mv Cómics
Autoría
Programación
description Este artigo é resultado de uma pesquisa teórica a respeito do uso das histórias em quadrinhos (HQs) nas intervenções de sala de aula. Para conhecermos o estado da arte do uso de HQs na educação brasileira, realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Na busca inicial, encontramos 74 produções diversas. Desse montante, havia 43 dissertações, 6 teses e 25 artigos. Após aplicarmos um critério de exclusão, produções dos últimos 7 anos, restaram 19 trabalhos, os quais foram lidos na íntegra. Os resultados, elementos considerados importantes pelos autores na utilização de HQs na educação, foram agrupados, através do software RQDA, em 17 fatores e 2 categorias. A partir do que encontramos na RSL, elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica mediada pelo auxílio do software livre SCRATCH. A principal conclusão, a partir da RSL, foi a de que a alfabetização plena se beneficia com práticas de sala de aula que utilizem histórias em quadrinhos e visem, também, à apropriação digital.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-16T04:38:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222321
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-6368
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126501
identifier_str_mv 1516-6368
001126501
url http://hdl.handle.net/10183/222321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Instrumento : revista de estudo e pesquisa em educação. Juiz de Fora, MG. Vol. 23, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 80-96
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222321/2/001126501.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222321/1/001126501.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eb59965bd3b0b3fad4acea503f4ac5a9
529842ffb508281686bcade5421e8f02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225021251649536