Estudar e trabalhar na Itália : instrumentos e procedimentos para a inclusão de pessoas com deficiência
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223921 |
Resumo: | A Itália é conhecida por boas práticas de inclusão educacional e laboral. Um conjunto orgânico de leis permite o pleno acesso à educação e ao trabalho, garantindo direitos e recursos necessários às pessoas com deficiência, suas famílias e organizações que as acolhem. A evolução do quadro normativo italiano, tem resultado no desenvolvimento de um arcabouço teórico-conceitual em pedagogia e didática especial, para dar conta das constantes mudanças e demandas das instituições e da sociedade. Esse trabalho examina a evolução das leis que transformaram a Itália em vanguarda na inclusão social, assim como os diferentes momentos e abrangência das mesmas no tocante a participação de pessoas com deficiência na educação e no trabalho. |
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Giaconi, CatiaRodrigues, Maria Beatriz2021-07-14T04:32:53Z20151516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/223921000985922A Itália é conhecida por boas práticas de inclusão educacional e laboral. Um conjunto orgânico de leis permite o pleno acesso à educação e ao trabalho, garantindo direitos e recursos necessários às pessoas com deficiência, suas famílias e organizações que as acolhem. A evolução do quadro normativo italiano, tem resultado no desenvolvimento de um arcabouço teórico-conceitual em pedagogia e didática especial, para dar conta das constantes mudanças e demandas das instituições e da sociedade. Esse trabalho examina a evolução das leis que transformaram a Itália em vanguarda na inclusão social, assim como os diferentes momentos e abrangência das mesmas no tocante a participação de pessoas com deficiência na educação e no trabalho.Italy is known for the best practices on educational and labour inclusion. An organic set of laws allows a full access to education and work, ensuring rights and necessary resources to disabled people, their families and organisations hosting them. The evolution of the Italian regulatory framework has resulted in the development of a theoreticand conceptual structure on special pedagogy and didactics, to follow the constant changes and demands of the institutions and society. This paper examines the evolution of laws that transformed Italy in the forefront in social inclusion as well as the different moments and scope of them concerning the participation of people with disabilities in education and work.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 18, n. 2 (jul./dez. 2015), p. 93-108Pessoas com deficiênciaTrabalhoInclusão socialEducational inclusionLabour inclusionInclusive lawsEvolutive stages of inclusionEstudar e trabalhar na Itália : instrumentos e procedimentos para a inclusão de pessoas com deficiênciaStudying and living in Italy : tools and procedures to include disabled peopleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000985922.pdf.txt000985922.pdf.txtExtracted Texttext/plain57768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223921/2/000985922.pdf.txtaf3ab30d76990202075ac53afdee52cfMD52ORIGINAL000985922.pdfTexto completoapplication/pdf726475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223921/1/000985922.pdf880f000fcd000e56a2c8ed5d851876aeMD5110183/2239212021-08-18 04:49:38.889636oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223921Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:49:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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