Representações sobre as bibliotecas prisionais: uma análise das interações registradas entre os membros do grupo Bibliotecários do Brasil, na rede social Facebook
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/175261 |
Resumo: | Este trabalho busca investigar as representações sobre a biblioteca prisional a partir das interações entre os membros do grupo Bibliotecários do Brasil, no site de rede social Facebook. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, que se caracteriza pela abordagem mista, apresentando um caráter exploratório-descritivo. Utiliza a técnica de análise de conteúdo para identificar essas representações, através de postagens, curtidas, comentários e compartilhamentos, feitos pelos membros do grupo. Utilizou-se de dezenove termos para a coleta de posts, que formaram dois corpora de pesquisa. O primeiro corpus é formado por 40 postagens derivadas da pesquisa por termos. Seu tratamento distribui as postagens a partir de quatro eixos temáticos: atuação profissional, biblioteca prisional, educação prisional e remição de pena pela leitura; e identifica “quem fala”, “para falar o quê”, “quando”, “como” e com “que resultados”. O segundo corpus de pesquisa é composto por 10 posts, que correspondem às publicações mais representativas em termos de engajamento, derivados da análise do primeiro corpus de pesquisa O resultado de sua análise identifica que as bibliotecas prisionais são percebidas a partir de sete vieses: os ativistas, a educação, a cidadania, as prioridades, o estigma, os irrecuperáveis e o dilema ético. Indica a necessidade de uma ação conjunta que permita um trabalho de conscientização dos profissionais da área, de articulação para a criação dos cargos e de capacitação adequada para atender a demanda dos usuários. Conclui que a resolução dos dilemas éticos internos à biblioteconomia seja a melhor forma de consolidar as bibliotecas prisionais. |
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Freitas, Flávia Petterson Mendonça deCaregnato, Sonia ElisaSilva, Geise Ribeiro da2018-05-03T02:26:18Z2017http://hdl.handle.net/10183/175261001062383Este trabalho busca investigar as representações sobre a biblioteca prisional a partir das interações entre os membros do grupo Bibliotecários do Brasil, no site de rede social Facebook. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, que se caracteriza pela abordagem mista, apresentando um caráter exploratório-descritivo. Utiliza a técnica de análise de conteúdo para identificar essas representações, através de postagens, curtidas, comentários e compartilhamentos, feitos pelos membros do grupo. Utilizou-se de dezenove termos para a coleta de posts, que formaram dois corpora de pesquisa. O primeiro corpus é formado por 40 postagens derivadas da pesquisa por termos. Seu tratamento distribui as postagens a partir de quatro eixos temáticos: atuação profissional, biblioteca prisional, educação prisional e remição de pena pela leitura; e identifica “quem fala”, “para falar o quê”, “quando”, “como” e com “que resultados”. O segundo corpus de pesquisa é composto por 10 posts, que correspondem às publicações mais representativas em termos de engajamento, derivados da análise do primeiro corpus de pesquisa O resultado de sua análise identifica que as bibliotecas prisionais são percebidas a partir de sete vieses: os ativistas, a educação, a cidadania, as prioridades, o estigma, os irrecuperáveis e o dilema ético. Indica a necessidade de uma ação conjunta que permita um trabalho de conscientização dos profissionais da área, de articulação para a criação dos cargos e de capacitação adequada para atender a demanda dos usuários. Conclui que a resolução dos dilemas éticos internos à biblioteconomia seja a melhor forma de consolidar as bibliotecas prisionais.This work seeks to investigate the representations about the prison library from the interactions between the members of the group Bibliotecários do Brasil, in the site of social network Facebook. It is a research of a basic nature, characterized by the mixed approach, presenting an exploratory-descriptive character. It uses the technique of content analysis to identify these representations, through posts, likes, comments and shares, made by the members of the group. It uses nineteen terms for the collection of posts, which formed two corpora of research. The first corpus consists of 40 posts derived from search terms. Its treatment distributes the posts from four thematic axes: professional performance, prison library, prison education and remission of sentence for reading; and identifies "who speaks," "to speak what," "when," "how," and "with what results." The second corpus of research is composed of 10 posts, which correspond to the most representative publications in terms of engagement, derived from the analysis of the first corpus of research. The result of their analysis identifies that prison libraries are perceived from seven biases: activists, education, citizenship, priorities, stigma, unrecoverable and ethical dilemma. It indicates the need for a joint action that allows a work of awareness of the professionals of the area, of articulation for the creation of the positions and of adequate training to meet the demand of the users. It concludes that solving internal ethical dilemmas to librarianship is the best way to consolidate prison libraries.application/pdfporRepresentação socialBiblioteca prisionalFacebook (Site)Prison librarySocial representationsInformation sharingFacebookRepresentações sobre as bibliotecas prisionais: uma análise das interações registradas entre os membros do grupo Bibliotecários do Brasil, na rede social Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062383.pdf001062383.pdfTexto completoapplication/pdf558710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175261/1/001062383.pdf9b429bba8fc2b224eb6c26ae8446221aMD51TEXT001062383.pdf.txt001062383.pdf.txtExtracted Texttext/plain186664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175261/2/001062383.pdf.txt9fbc9a3cc0ef087e1ac42aa66457596aMD5210183/1752612018-05-04 02:25:29.783129oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175261Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-04T05:25:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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