Construção do papel do tutor a partir do feedback discente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140149 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso trata sobre a importância do feedback dos alunos para a construção do papel de tutor em Educação a Distância (EAD). Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados através de interações realizadas durante um semestre em uma Interdisciplina do curso de Pedagogia a Distância. Foram selecionadas e analisadas algumas mensagens trocadas entre tutor e alunos através de um ambiente virtual de aprendizagem. Como fundamentação teórica, utilizaram-se os estudos de Piaget, os quais permitiram a análise do tutor a partir dessas trocas. Nesse sentido, abordaram-se questões sobre a prática pedagógica, intervenções, prática reflexiva, descentração, afetividade, entre outras. |
id |
UFRGS-2_4e30615cdaf7d7d74f35bdac901d8fee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140149 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Amaral, Caroline Bohrer doMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2016-05-04T02:07:34Z2010http://hdl.handle.net/10183/140149000990452Este trabalho de conclusão de curso trata sobre a importância do feedback dos alunos para a construção do papel de tutor em Educação a Distância (EAD). Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados através de interações realizadas durante um semestre em uma Interdisciplina do curso de Pedagogia a Distância. Foram selecionadas e analisadas algumas mensagens trocadas entre tutor e alunos através de um ambiente virtual de aprendizagem. Como fundamentação teórica, utilizaram-se os estudos de Piaget, os quais permitiram a análise do tutor a partir dessas trocas. Nesse sentido, abordaram-se questões sobre a prática pedagógica, intervenções, prática reflexiva, descentração, afetividade, entre outras.application/pdfporTutoriaEnsino a distânciaConstrução do papel do tutor a partir do feedback discenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEADinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990452.pdf000990452.pdfTexto completoapplication/pdf231641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140149/1/000990452.pdfbc84dbc4b69f18a5778e165d8b5f6458MD51TEXT000990452.pdf.txt000990452.pdf.txtExtracted Texttext/plain50742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140149/2/000990452.pdf.txte8a1713ac678667652066b5967f4054bMD52THUMBNAIL000990452.pdf.jpg000990452.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1492http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140149/3/000990452.pdf.jpg76abfad7a04f985bc4f70172bf6ec5c6MD5310183/1401492018-10-25 09:26:00.605oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140149Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-25T12:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construção do papel do tutor a partir do feedback discente |
title |
Construção do papel do tutor a partir do feedback discente |
spellingShingle |
Construção do papel do tutor a partir do feedback discente Amaral, Caroline Bohrer do Tutoria Ensino a distância |
title_short |
Construção do papel do tutor a partir do feedback discente |
title_full |
Construção do papel do tutor a partir do feedback discente |
title_fullStr |
Construção do papel do tutor a partir do feedback discente |
title_full_unstemmed |
Construção do papel do tutor a partir do feedback discente |
title_sort |
Construção do papel do tutor a partir do feedback discente |
author |
Amaral, Caroline Bohrer do |
author_facet |
Amaral, Caroline Bohrer do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Caroline Bohrer do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
contributor_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria Ensino a distância |
topic |
Tutoria Ensino a distância |
description |
Este trabalho de conclusão de curso trata sobre a importância do feedback dos alunos para a construção do papel de tutor em Educação a Distância (EAD). Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados através de interações realizadas durante um semestre em uma Interdisciplina do curso de Pedagogia a Distância. Foram selecionadas e analisadas algumas mensagens trocadas entre tutor e alunos através de um ambiente virtual de aprendizagem. Como fundamentação teórica, utilizaram-se os estudos de Piaget, os quais permitiram a análise do tutor a partir dessas trocas. Nesse sentido, abordaram-se questões sobre a prática pedagógica, intervenções, prática reflexiva, descentração, afetividade, entre outras. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-04T02:07:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/140149 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990452 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/140149 |
identifier_str_mv |
000990452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140149/1/000990452.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140149/2/000990452.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140149/3/000990452.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bc84dbc4b69f18a5778e165d8b5f6458 e8a1713ac678667652066b5967f4054b 76abfad7a04f985bc4f70172bf6ec5c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724601113772032 |