Construção do papel do tutor a partir do feedback discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Caroline Bohrer do
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140149
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso trata sobre a importância do feedback dos alunos para a construção do papel de tutor em Educação a Distância (EAD). Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados através de interações realizadas durante um semestre em uma Interdisciplina do curso de Pedagogia a Distância. Foram selecionadas e analisadas algumas mensagens trocadas entre tutor e alunos através de um ambiente virtual de aprendizagem. Como fundamentação teórica, utilizaram-se os estudos de Piaget, os quais permitiram a análise do tutor a partir dessas trocas. Nesse sentido, abordaram-se questões sobre a prática pedagógica, intervenções, prática reflexiva, descentração, afetividade, entre outras.
id UFRGS-2_4e30615cdaf7d7d74f35bdac901d8fee
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140149
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Amaral, Caroline Bohrer doMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2016-05-04T02:07:34Z2010http://hdl.handle.net/10183/140149000990452Este trabalho de conclusão de curso trata sobre a importância do feedback dos alunos para a construção do papel de tutor em Educação a Distância (EAD). Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados através de interações realizadas durante um semestre em uma Interdisciplina do curso de Pedagogia a Distância. Foram selecionadas e analisadas algumas mensagens trocadas entre tutor e alunos através de um ambiente virtual de aprendizagem. Como fundamentação teórica, utilizaram-se os estudos de Piaget, os quais permitiram a análise do tutor a partir dessas trocas. Nesse sentido, abordaram-se questões sobre a prática pedagógica, intervenções, prática reflexiva, descentração, afetividade, entre outras.application/pdfporTutoriaEnsino a distânciaConstrução do papel do tutor a partir do feedback discenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEADinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990452.pdf000990452.pdfTexto completoapplication/pdf231641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140149/1/000990452.pdfbc84dbc4b69f18a5778e165d8b5f6458MD51TEXT000990452.pdf.txt000990452.pdf.txtExtracted Texttext/plain50742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140149/2/000990452.pdf.txte8a1713ac678667652066b5967f4054bMD52THUMBNAIL000990452.pdf.jpg000990452.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1492http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140149/3/000990452.pdf.jpg76abfad7a04f985bc4f70172bf6ec5c6MD5310183/1401492018-10-25 09:26:00.605oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140149Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-25T12:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção do papel do tutor a partir do feedback discente
title Construção do papel do tutor a partir do feedback discente
spellingShingle Construção do papel do tutor a partir do feedback discente
Amaral, Caroline Bohrer do
Tutoria
Ensino a distância
title_short Construção do papel do tutor a partir do feedback discente
title_full Construção do papel do tutor a partir do feedback discente
title_fullStr Construção do papel do tutor a partir do feedback discente
title_full_unstemmed Construção do papel do tutor a partir do feedback discente
title_sort Construção do papel do tutor a partir do feedback discente
author Amaral, Caroline Bohrer do
author_facet Amaral, Caroline Bohrer do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Caroline Bohrer do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Ensino a distância
topic Tutoria
Ensino a distância
description Este trabalho de conclusão de curso trata sobre a importância do feedback dos alunos para a construção do papel de tutor em Educação a Distância (EAD). Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados através de interações realizadas durante um semestre em uma Interdisciplina do curso de Pedagogia a Distância. Foram selecionadas e analisadas algumas mensagens trocadas entre tutor e alunos através de um ambiente virtual de aprendizagem. Como fundamentação teórica, utilizaram-se os estudos de Piaget, os quais permitiram a análise do tutor a partir dessas trocas. Nesse sentido, abordaram-se questões sobre a prática pedagógica, intervenções, prática reflexiva, descentração, afetividade, entre outras.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-04T02:07:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140149
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990452
url http://hdl.handle.net/10183/140149
identifier_str_mv 000990452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140149/1/000990452.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140149/2/000990452.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140149/3/000990452.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bc84dbc4b69f18a5778e165d8b5f6458
e8a1713ac678667652066b5967f4054b
76abfad7a04f985bc4f70172bf6ec5c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724601113772032