Utilização de telessaúde em disfagia pediátrica : revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Aline Vianna
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264959
Resumo: O objetivo central desta pesquisa é revisar sistematicamente as evidências publicadas até hoje sobre a utilização de ferramentas de telessaúde (telefonoaudiologia) em disfagia pediátrica. Estratégia de pesquisa: A estratégia de pesquisa foi conduzida pelo acrônimo PICO (P = pacientes pediátricos com diagnóstico ou suspeita de disfagia orofaríngea; I = telessaúde; C = atendimento presencial; e O = assistência clínica e/ou diagnóstica). Utilizou se os descritores de busca em inglês e português nas seguintes bases de dados eletrônicos: MedLine, Virtual Health, Cochrane Library, Embase e Centre for Reviews and Dissemination (database vinculado à University of York). Para busca da literatura cinzenta, empregou-se a pesquisa nas bases de dados MedRxiv, Scopus, Banco de Teses e Periódicos CAPES, Clinical Trials, Web of Science e Google Scholar. Critérios de seleção Foram incluídos estudos que apresentassem uso de ferramenta de telessaúde para atendimento de pacientes pediátricos com diagnóstico ou suspeita de disfagia orofaríngea. Não houve restrição de língua ou ano de publicação. Como critérios de exclusão, foram elencados artigos publicados com caráter de notas ao editor. Análise dos dados 16 Foram avaliados (1) ano de publicação, (2) autores, (3) delineamento do estudo, (4) presença ou não de grupo controle, (5) tamanho da amostra, (6) características da população do estudo (sexo, idade média ou mediana), (7) tipo de telessaúde adotada e (8) desfechos analisados. Além disso, avaliou-se qualidade metodológica e nível de evidência dos estudos incluídos. Resultados: Três estudos foram considerados aptos para participação da presente revisão, sendo um relato de caso, uma série de casos e um estudo de intervenção. Os estudos foram redigidos na língua inglesa e publicados entre 2014 e 2019. Conclusão: Esta revisão sistemática demonstrou que a atuação fonoaudiológica em disfagia pediátrica utilizando-se de ferramenta de telessaúde, apesar de promissora, ainda é limitada e pouco estudada. A análise dos dados encontrados na presente revisão sistemática possibilitaram inferir que as três publicações incluídas não se enquadraram em metodologias de elevada evidência científica. Existe, portanto, uma necessidade de estudos futuros que investiguem a confiabilidade, aplicabilidade, eficácia e satisfação de pacientes atendidos por telessaúde quanto à avaliação, gerenciamento, reabilitação e tratamento de pacientes pediátricos nas modalidades síncronas e assíncronas.
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spelling Pereira, Aline ViannaLevy, Deborah Salle2023-09-16T03:39:41Z2021http://hdl.handle.net/10183/264959001138803O objetivo central desta pesquisa é revisar sistematicamente as evidências publicadas até hoje sobre a utilização de ferramentas de telessaúde (telefonoaudiologia) em disfagia pediátrica. Estratégia de pesquisa: A estratégia de pesquisa foi conduzida pelo acrônimo PICO (P = pacientes pediátricos com diagnóstico ou suspeita de disfagia orofaríngea; I = telessaúde; C = atendimento presencial; e O = assistência clínica e/ou diagnóstica). Utilizou se os descritores de busca em inglês e português nas seguintes bases de dados eletrônicos: MedLine, Virtual Health, Cochrane Library, Embase e Centre for Reviews and Dissemination (database vinculado à University of York). Para busca da literatura cinzenta, empregou-se a pesquisa nas bases de dados MedRxiv, Scopus, Banco de Teses e Periódicos CAPES, Clinical Trials, Web of Science e Google Scholar. Critérios de seleção Foram incluídos estudos que apresentassem uso de ferramenta de telessaúde para atendimento de pacientes pediátricos com diagnóstico ou suspeita de disfagia orofaríngea. Não houve restrição de língua ou ano de publicação. Como critérios de exclusão, foram elencados artigos publicados com caráter de notas ao editor. Análise dos dados 16 Foram avaliados (1) ano de publicação, (2) autores, (3) delineamento do estudo, (4) presença ou não de grupo controle, (5) tamanho da amostra, (6) características da população do estudo (sexo, idade média ou mediana), (7) tipo de telessaúde adotada e (8) desfechos analisados. Além disso, avaliou-se qualidade metodológica e nível de evidência dos estudos incluídos. Resultados: Três estudos foram considerados aptos para participação da presente revisão, sendo um relato de caso, uma série de casos e um estudo de intervenção. Os estudos foram redigidos na língua inglesa e publicados entre 2014 e 2019. Conclusão: Esta revisão sistemática demonstrou que a atuação fonoaudiológica em disfagia pediátrica utilizando-se de ferramenta de telessaúde, apesar de promissora, ainda é limitada e pouco estudada. A análise dos dados encontrados na presente revisão sistemática possibilitaram inferir que as três publicações incluídas não se enquadraram em metodologias de elevada evidência científica. Existe, portanto, uma necessidade de estudos futuros que investiguem a confiabilidade, aplicabilidade, eficácia e satisfação de pacientes atendidos por telessaúde quanto à avaliação, gerenciamento, reabilitação e tratamento de pacientes pediátricos nas modalidades síncronas e assíncronas.Purpose: The main objective of this research is to systematically review the evidence published to date on the use of telehealth tools (tele-audiology) in pediatric dysphagia. Search strategy: The research strategy was conducted by the acronym PICO (P = pediatric patients diagnosed or suspected of oropharyngeal dysphagia; I = telehealth; C = face-to-face care; and O = clinical and / or diagnostic assistance). Search descriptors in English and Portuguese were used in the following electronic databases: MedLine, Virtual Health, Cochrane Library, Embase and Center for Reviews and Dissemination (database linked to the University of York). In order to find gray literature, searches were conducted in the following databases: MedRxiv, Scopus, Bank of Theses and Journals CAPES, Clinical Trials, Web of Science and Google Scholar. Selection criteria Studies that included the use of a telehealth tool for the care of pediatric patients diagnosed or suspected of oropharyngeal dysphagia were included. There was no language or year of publication restriction. As exclusion criteria, articles published as notes to the editor were listed. Data analysis 18 We evaluated (1) year of publication, (2) authors, (3) study design, (4) presence or absence of a control group, (5) sample size, (6) characteristics of the study population (sex, age average or median), (7) type of telehealth adopted and (8) outcomes analyzed. In addition, methodological quality and level of evidence of the included studies were assessed. Results: Three studies were considered suitable for participation in this review, being a case report, a series of cases and an intervention study. The studies were written in English and published between 2014 and 2019. Conclusion: This systematic review demonstrated that the speech therapy performance in pediatric dysphagia using a telehealth tool, although promising, is still limited and little studied. The analysis of the data found in the present systematic review made it possible to infer that the three publications included did not fit into methodologies with high scientific evidence. There is, therefore, a need for future studies that investigate the reliability, applicability, efficacy and satisfaction of patients assisted by telehealth regarding the assessment, management, rehabilitation and treatment of pediatric patients in synchronous and asynchronous modalitiesapplication/pdfporTelemedicinaTranstornos de deglutiçãoCriançaRevisão de literaturaTelemedicineTelehealtDysphagiaDeglution disorderPediatricUtilização de telessaúde em disfagia pediátrica : revisão sistemáticaUse of telehealth in pediatric dysphagia : a systematic reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2021Fonoaudiologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138803.pdf.txt001138803.pdf.txtExtracted Texttext/plain51853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264959/2/001138803.pdf.txt170522b46046fbf081f11dd0664d50a4MD52ORIGINAL001138803.pdfTexto completoapplication/pdf1020490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264959/1/001138803.pdf9fc74a849b0fd75af71e079d0f1482cbMD5110183/2649592023-09-17 03:31:28.5185oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264959Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-17T06:31:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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