O que esperar da educação infantil? : a visão de um grupo de pais sobre a escola de Educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/153216 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de relatar e problematizar, como tema central, o que esperam os pais a cerca da contribuição da educação infantil para a formação no ensino das crianças. As opiniões dos familiares são retratadas através de uma pesquisa quali-quantitativa que foi realizada por meio de questionários que foram enviados aos pais e que continham questões dissertativas que foram coletadas junto ao grupo de pais das crianças das turmas de jardim com crianças na faixa-etária de quatro a cinco anos de idade. O trabalho inicia com a apresentação dos motivos e justificativas que levaram a autora a escolher esse tema. Em seguida apresenta os aportes teóricos que serão utilizados para conduzirem a pesquisa, como MOSS (2008), FERNANDES (2014) E MEC (2010). As opiniões são então, apresentadas e analisadas de acordo com os eixos que nortearam a pesquisa, tais como: o motivo por optar pela educação infantil, qual a diferença da criança que frequenta a escola e o que a educação infantil influi na vida dessas crianças. Ao final, o trabalho conclui que as expectativas das famílias em relação à educação infantil têm muitos aspectos em comum, mas diferenciam de acordo com os anseios e vivências familiares de acordo com a realidade e contexto de cada família. |
id |
UFRGS-2_4e583e96148b69b13152c8c070314289 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153216 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Lizia Benites daBarbosa, Maria Carmen Silveira2017-03-16T02:20:10Z2016http://hdl.handle.net/10183/153216001013525Este trabalho tem o objetivo de relatar e problematizar, como tema central, o que esperam os pais a cerca da contribuição da educação infantil para a formação no ensino das crianças. As opiniões dos familiares são retratadas através de uma pesquisa quali-quantitativa que foi realizada por meio de questionários que foram enviados aos pais e que continham questões dissertativas que foram coletadas junto ao grupo de pais das crianças das turmas de jardim com crianças na faixa-etária de quatro a cinco anos de idade. O trabalho inicia com a apresentação dos motivos e justificativas que levaram a autora a escolher esse tema. Em seguida apresenta os aportes teóricos que serão utilizados para conduzirem a pesquisa, como MOSS (2008), FERNANDES (2014) E MEC (2010). As opiniões são então, apresentadas e analisadas de acordo com os eixos que nortearam a pesquisa, tais como: o motivo por optar pela educação infantil, qual a diferença da criança que frequenta a escola e o que a educação infantil influi na vida dessas crianças. Ao final, o trabalho conclui que as expectativas das famílias em relação à educação infantil têm muitos aspectos em comum, mas diferenciam de acordo com os anseios e vivências familiares de acordo com a realidade e contexto de cada família.This study aims to report and discuss as a central theme, expecting parents about the child education contribution to training in teaching the children. The views of family are portrayed through a qualitative and quantitative study was carried out through questionnaires that were sent to parents and containing essay questions that were obtained in the group of parents of children in the garden classes with children in the age group four to five years of age. The work begins with the presentation of the reasons and justifications that led the author to choose this theme. Then presents the theoretical contributions that will be used to conduct the research, as MOSS (2008) FERNANDES (2014) and MEC (2010). Opinions are then presented and analyzed according to the axes that guided the research, such as the reason for opting for early childhood education, which the child's difference attending school and the children's education influences the lives of these children. Finally, the paper concludes that the expectations of families for child education have much in common, but differ according to the wishes and family experiences according to the reality and context of each family.application/pdfporEducação infantilSchoolFamilyChildren's educationO que esperar da educação infantil? : a visão de um grupo de pais sobre a escola de Educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoEspecialização em Docência na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013525.pdf001013525.pdfTexto completoapplication/pdf2087489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153216/1/001013525.pdfdebf12c3221d192461860f060b3e5e7bMD51TEXT001013525.pdf.txt001013525.pdf.txtExtracted Texttext/plain51987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153216/2/001013525.pdf.txt3fd25487b178cc27e3579a68ed3d47b9MD52THUMBNAIL001013525.pdf.jpg001013525.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153216/3/001013525.pdf.jpg5badc49061b1da337c7f3426b481fc39MD5310183/1532162024-01-28 06:00:17.864846oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153216Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-28T08:00:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O que esperar da educação infantil? : a visão de um grupo de pais sobre a escola de Educação infantil |
title |
O que esperar da educação infantil? : a visão de um grupo de pais sobre a escola de Educação infantil |
spellingShingle |
O que esperar da educação infantil? : a visão de um grupo de pais sobre a escola de Educação infantil Costa, Lizia Benites da Educação infantil School Family Children's education |
title_short |
O que esperar da educação infantil? : a visão de um grupo de pais sobre a escola de Educação infantil |
title_full |
O que esperar da educação infantil? : a visão de um grupo de pais sobre a escola de Educação infantil |
title_fullStr |
O que esperar da educação infantil? : a visão de um grupo de pais sobre a escola de Educação infantil |
title_full_unstemmed |
O que esperar da educação infantil? : a visão de um grupo de pais sobre a escola de Educação infantil |
title_sort |
O que esperar da educação infantil? : a visão de um grupo de pais sobre a escola de Educação infantil |
author |
Costa, Lizia Benites da |
author_facet |
Costa, Lizia Benites da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Lizia Benites da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbosa, Maria Carmen Silveira |
contributor_str_mv |
Barbosa, Maria Carmen Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil |
topic |
Educação infantil School Family Children's education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School Family Children's education |
description |
Este trabalho tem o objetivo de relatar e problematizar, como tema central, o que esperam os pais a cerca da contribuição da educação infantil para a formação no ensino das crianças. As opiniões dos familiares são retratadas através de uma pesquisa quali-quantitativa que foi realizada por meio de questionários que foram enviados aos pais e que continham questões dissertativas que foram coletadas junto ao grupo de pais das crianças das turmas de jardim com crianças na faixa-etária de quatro a cinco anos de idade. O trabalho inicia com a apresentação dos motivos e justificativas que levaram a autora a escolher esse tema. Em seguida apresenta os aportes teóricos que serão utilizados para conduzirem a pesquisa, como MOSS (2008), FERNANDES (2014) E MEC (2010). As opiniões são então, apresentadas e analisadas de acordo com os eixos que nortearam a pesquisa, tais como: o motivo por optar pela educação infantil, qual a diferença da criança que frequenta a escola e o que a educação infantil influi na vida dessas crianças. Ao final, o trabalho conclui que as expectativas das famílias em relação à educação infantil têm muitos aspectos em comum, mas diferenciam de acordo com os anseios e vivências familiares de acordo com a realidade e contexto de cada família. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-16T02:20:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/153216 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013525 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/153216 |
identifier_str_mv |
001013525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153216/1/001013525.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153216/2/001013525.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153216/3/001013525.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
debf12c3221d192461860f060b3e5e7b 3fd25487b178cc27e3579a68ed3d47b9 5badc49061b1da337c7f3426b481fc39 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224525372719104 |