O que esperar da educação infantil? : a visão de um grupo de pais sobre a escola de Educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Lizia Benites da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/153216
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de relatar e problematizar, como tema central, o que esperam os pais a cerca da contribuição da educação infantil para a formação no ensino das crianças. As opiniões dos familiares são retratadas através de uma pesquisa quali-quantitativa que foi realizada por meio de questionários que foram enviados aos pais e que continham questões dissertativas que foram coletadas junto ao grupo de pais das crianças das turmas de jardim com crianças na faixa-etária de quatro a cinco anos de idade. O trabalho inicia com a apresentação dos motivos e justificativas que levaram a autora a escolher esse tema. Em seguida apresenta os aportes teóricos que serão utilizados para conduzirem a pesquisa, como MOSS (2008), FERNANDES (2014) E MEC (2010). As opiniões são então, apresentadas e analisadas de acordo com os eixos que nortearam a pesquisa, tais como: o motivo por optar pela educação infantil, qual a diferença da criança que frequenta a escola e o que a educação infantil influi na vida dessas crianças. Ao final, o trabalho conclui que as expectativas das famílias em relação à educação infantil têm muitos aspectos em comum, mas diferenciam de acordo com os anseios e vivências familiares de acordo com a realidade e contexto de cada família.
id UFRGS-2_4e583e96148b69b13152c8c070314289
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153216
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Lizia Benites daBarbosa, Maria Carmen Silveira2017-03-16T02:20:10Z2016http://hdl.handle.net/10183/153216001013525Este trabalho tem o objetivo de relatar e problematizar, como tema central, o que esperam os pais a cerca da contribuição da educação infantil para a formação no ensino das crianças. As opiniões dos familiares são retratadas através de uma pesquisa quali-quantitativa que foi realizada por meio de questionários que foram enviados aos pais e que continham questões dissertativas que foram coletadas junto ao grupo de pais das crianças das turmas de jardim com crianças na faixa-etária de quatro a cinco anos de idade. O trabalho inicia com a apresentação dos motivos e justificativas que levaram a autora a escolher esse tema. Em seguida apresenta os aportes teóricos que serão utilizados para conduzirem a pesquisa, como MOSS (2008), FERNANDES (2014) E MEC (2010). As opiniões são então, apresentadas e analisadas de acordo com os eixos que nortearam a pesquisa, tais como: o motivo por optar pela educação infantil, qual a diferença da criança que frequenta a escola e o que a educação infantil influi na vida dessas crianças. Ao final, o trabalho conclui que as expectativas das famílias em relação à educação infantil têm muitos aspectos em comum, mas diferenciam de acordo com os anseios e vivências familiares de acordo com a realidade e contexto de cada família.This study aims to report and discuss as a central theme, expecting parents about the child education contribution to training in teaching the children. The views of family are portrayed through a qualitative and quantitative study was carried out through questionnaires that were sent to parents and containing essay questions that were obtained in the group of parents of children in the garden classes with children in the age group four to five years of age. The work begins with the presentation of the reasons and justifications that led the author to choose this theme. Then presents the theoretical contributions that will be used to conduct the research, as MOSS (2008) FERNANDES (2014) and MEC (2010). Opinions are then presented and analyzed according to the axes that guided the research, such as the reason for opting for early childhood education, which the child's difference attending school and the children's education influences the lives of these children. Finally, the paper concludes that the expectations of families for child education have much in common, but differ according to the wishes and family experiences according to the reality and context of each family.application/pdfporEducação infantilSchoolFamilyChildren's educationO que esperar da educação infantil? : a visão de um grupo de pais sobre a escola de Educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoEspecialização em Docência na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013525.pdf001013525.pdfTexto completoapplication/pdf2087489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153216/1/001013525.pdfdebf12c3221d192461860f060b3e5e7bMD51TEXT001013525.pdf.txt001013525.pdf.txtExtracted Texttext/plain51987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153216/2/001013525.pdf.txt3fd25487b178cc27e3579a68ed3d47b9MD52THUMBNAIL001013525.pdf.jpg001013525.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153216/3/001013525.pdf.jpg5badc49061b1da337c7f3426b481fc39MD5310183/1532162024-01-28 06:00:17.864846oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153216Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-28T08:00:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que esperar da educação infantil? : a visão de um grupo de pais sobre a escola de Educação infantil
title O que esperar da educação infantil? : a visão de um grupo de pais sobre a escola de Educação infantil
spellingShingle O que esperar da educação infantil? : a visão de um grupo de pais sobre a escola de Educação infantil
Costa, Lizia Benites da
Educação infantil
School
Family
Children's education
title_short O que esperar da educação infantil? : a visão de um grupo de pais sobre a escola de Educação infantil
title_full O que esperar da educação infantil? : a visão de um grupo de pais sobre a escola de Educação infantil
title_fullStr O que esperar da educação infantil? : a visão de um grupo de pais sobre a escola de Educação infantil
title_full_unstemmed O que esperar da educação infantil? : a visão de um grupo de pais sobre a escola de Educação infantil
title_sort O que esperar da educação infantil? : a visão de um grupo de pais sobre a escola de Educação infantil
author Costa, Lizia Benites da
author_facet Costa, Lizia Benites da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Lizia Benites da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
contributor_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
topic Educação infantil
School
Family
Children's education
dc.subject.eng.fl_str_mv School
Family
Children's education
description Este trabalho tem o objetivo de relatar e problematizar, como tema central, o que esperam os pais a cerca da contribuição da educação infantil para a formação no ensino das crianças. As opiniões dos familiares são retratadas através de uma pesquisa quali-quantitativa que foi realizada por meio de questionários que foram enviados aos pais e que continham questões dissertativas que foram coletadas junto ao grupo de pais das crianças das turmas de jardim com crianças na faixa-etária de quatro a cinco anos de idade. O trabalho inicia com a apresentação dos motivos e justificativas que levaram a autora a escolher esse tema. Em seguida apresenta os aportes teóricos que serão utilizados para conduzirem a pesquisa, como MOSS (2008), FERNANDES (2014) E MEC (2010). As opiniões são então, apresentadas e analisadas de acordo com os eixos que nortearam a pesquisa, tais como: o motivo por optar pela educação infantil, qual a diferença da criança que frequenta a escola e o que a educação infantil influi na vida dessas crianças. Ao final, o trabalho conclui que as expectativas das famílias em relação à educação infantil têm muitos aspectos em comum, mas diferenciam de acordo com os anseios e vivências familiares de acordo com a realidade e contexto de cada família.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-16T02:20:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/153216
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013525
url http://hdl.handle.net/10183/153216
identifier_str_mv 001013525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153216/1/001013525.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153216/2/001013525.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153216/3/001013525.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv debf12c3221d192461860f060b3e5e7b
3fd25487b178cc27e3579a68ed3d47b9
5badc49061b1da337c7f3426b481fc39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224525372719104