Reflexões sobre a produtividade de marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marta Olívia Rovedder de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Rossi, Carlos Alberto Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224426
Resumo: Este ensaio objetiva fomentar a discussão e análise crítica sobre a Produtividade de Marketing, e sua influência na respectiva disciplina. Para tanto, busca abordar aspectos conceituais e averiguar a evolução do pensamento sobre Produtividade de Marketing. Algumas reflexões foram tecidas, verificando que tal tema pode permitir uma aproximação entre teoria e prática. Crê-se que trabalhos relativos à Produtividade de Marketing e suas consequentes divulgações são extremamente importantes para facilitar o trabalho dos práticos na busca pelo aumento da credibilidade da área de marketing e, por conseguinte, da própria disciplina de marketing frente às outras áreas de conhecimento que tratam sobre negócios. Entretanto, ainda falta consenso sobre conceitos e construtos desse tema e algumas mensurações não são muito claras ou são de difícil operacionalização. Assim, é necessário organizar as bases, definir mais cabalmente os conceitos e definições e aprimorar as métricas.
id UFRGS-2_4e93ea5375df2ad170383099e48028f8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224426
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Marta Olívia Rovedder deRossi, Carlos Alberto Vargas2021-07-23T04:41:33Z20101517-8900http://hdl.handle.net/10183/224426000757717Este ensaio objetiva fomentar a discussão e análise crítica sobre a Produtividade de Marketing, e sua influência na respectiva disciplina. Para tanto, busca abordar aspectos conceituais e averiguar a evolução do pensamento sobre Produtividade de Marketing. Algumas reflexões foram tecidas, verificando que tal tema pode permitir uma aproximação entre teoria e prática. Crê-se que trabalhos relativos à Produtividade de Marketing e suas consequentes divulgações são extremamente importantes para facilitar o trabalho dos práticos na busca pelo aumento da credibilidade da área de marketing e, por conseguinte, da própria disciplina de marketing frente às outras áreas de conhecimento que tratam sobre negócios. Entretanto, ainda falta consenso sobre conceitos e construtos desse tema e algumas mensurações não são muito claras ou são de difícil operacionalização. Assim, é necessário organizar as bases, definir mais cabalmente os conceitos e definições e aprimorar as métricas.This essay proposes a theoretical discussion and critical analysis on Marketing Productivity. It sought to verify conceptualizations and aims to investigate the evolution of Marketing Productivity thinking. Some critical reflections about the subject were done. The authors point out that Marketing Productivity studies can allow a rapprochement between theory and practice, since it is relevant for both. It can facilitate the practitioners’ work and increase marketing credibility in the organizations and in the business academy. However, this theme doesn’t have consensus on concepts. And besides, some measurements are not very clear and are difficult to operate. Therefore, it is necessary to define more fully the constructs, concepts and metrics.application/pdfporFaces : uma revista de idéias. Vol. 9, n. 2 (abr./jun. 2010), p. 143-154MarketingProdutividadeDesempenhoEficiênciaEficáciaMarketing productivityMetricsEffectivenessEfficiency and theoryReflexões sobre a produtividade de marketingReflections on marketing essays info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000757717.pdf.txt000757717.pdf.txtExtracted Texttext/plain43249http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224426/2/000757717.pdf.txtc9d112f8877c35e78fbe319331a3efd8MD52ORIGINAL000757717.pdfTexto completoapplication/pdf500794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224426/1/000757717.pdf71b2fd5f73ecbbcd31d83362ca106598MD5110183/2244262021-08-18 04:49:58.805445oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224426Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:49:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre a produtividade de marketing
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Reflections on marketing essays
title Reflexões sobre a produtividade de marketing
spellingShingle Reflexões sobre a produtividade de marketing
Oliveira, Marta Olívia Rovedder de
Marketing
Produtividade
Desempenho
Eficiência
Eficácia
Marketing productivity
Metrics
Effectiveness
Efficiency and theory
title_short Reflexões sobre a produtividade de marketing
title_full Reflexões sobre a produtividade de marketing
title_fullStr Reflexões sobre a produtividade de marketing
title_full_unstemmed Reflexões sobre a produtividade de marketing
title_sort Reflexões sobre a produtividade de marketing
author Oliveira, Marta Olívia Rovedder de
author_facet Oliveira, Marta Olívia Rovedder de
Rossi, Carlos Alberto Vargas
author_role author
author2 Rossi, Carlos Alberto Vargas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marta Olívia Rovedder de
Rossi, Carlos Alberto Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Produtividade
Desempenho
Eficiência
Eficácia
topic Marketing
Produtividade
Desempenho
Eficiência
Eficácia
Marketing productivity
Metrics
Effectiveness
Efficiency and theory
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing productivity
Metrics
Effectiveness
Efficiency and theory
description Este ensaio objetiva fomentar a discussão e análise crítica sobre a Produtividade de Marketing, e sua influência na respectiva disciplina. Para tanto, busca abordar aspectos conceituais e averiguar a evolução do pensamento sobre Produtividade de Marketing. Algumas reflexões foram tecidas, verificando que tal tema pode permitir uma aproximação entre teoria e prática. Crê-se que trabalhos relativos à Produtividade de Marketing e suas consequentes divulgações são extremamente importantes para facilitar o trabalho dos práticos na busca pelo aumento da credibilidade da área de marketing e, por conseguinte, da própria disciplina de marketing frente às outras áreas de conhecimento que tratam sobre negócios. Entretanto, ainda falta consenso sobre conceitos e construtos desse tema e algumas mensurações não são muito claras ou são de difícil operacionalização. Assim, é necessário organizar as bases, definir mais cabalmente os conceitos e definições e aprimorar as métricas.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-23T04:41:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224426
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-8900
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000757717
identifier_str_mv 1517-8900
000757717
url http://hdl.handle.net/10183/224426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Faces : uma revista de idéias. Vol. 9, n. 2 (abr./jun. 2010), p. 143-154
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224426/2/000757717.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224426/1/000757717.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c9d112f8877c35e78fbe319331a3efd8
71b2fd5f73ecbbcd31d83362ca106598
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225027581902848