Reflexões sobre a produtividade de marketing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224426 |
Resumo: | Este ensaio objetiva fomentar a discussão e análise crítica sobre a Produtividade de Marketing, e sua influência na respectiva disciplina. Para tanto, busca abordar aspectos conceituais e averiguar a evolução do pensamento sobre Produtividade de Marketing. Algumas reflexões foram tecidas, verificando que tal tema pode permitir uma aproximação entre teoria e prática. Crê-se que trabalhos relativos à Produtividade de Marketing e suas consequentes divulgações são extremamente importantes para facilitar o trabalho dos práticos na busca pelo aumento da credibilidade da área de marketing e, por conseguinte, da própria disciplina de marketing frente às outras áreas de conhecimento que tratam sobre negócios. Entretanto, ainda falta consenso sobre conceitos e construtos desse tema e algumas mensurações não são muito claras ou são de difícil operacionalização. Assim, é necessário organizar as bases, definir mais cabalmente os conceitos e definições e aprimorar as métricas. |
id |
UFRGS-2_4e93ea5375df2ad170383099e48028f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224426 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Marta Olívia Rovedder deRossi, Carlos Alberto Vargas2021-07-23T04:41:33Z20101517-8900http://hdl.handle.net/10183/224426000757717Este ensaio objetiva fomentar a discussão e análise crítica sobre a Produtividade de Marketing, e sua influência na respectiva disciplina. Para tanto, busca abordar aspectos conceituais e averiguar a evolução do pensamento sobre Produtividade de Marketing. Algumas reflexões foram tecidas, verificando que tal tema pode permitir uma aproximação entre teoria e prática. Crê-se que trabalhos relativos à Produtividade de Marketing e suas consequentes divulgações são extremamente importantes para facilitar o trabalho dos práticos na busca pelo aumento da credibilidade da área de marketing e, por conseguinte, da própria disciplina de marketing frente às outras áreas de conhecimento que tratam sobre negócios. Entretanto, ainda falta consenso sobre conceitos e construtos desse tema e algumas mensurações não são muito claras ou são de difícil operacionalização. Assim, é necessário organizar as bases, definir mais cabalmente os conceitos e definições e aprimorar as métricas.This essay proposes a theoretical discussion and critical analysis on Marketing Productivity. It sought to verify conceptualizations and aims to investigate the evolution of Marketing Productivity thinking. Some critical reflections about the subject were done. The authors point out that Marketing Productivity studies can allow a rapprochement between theory and practice, since it is relevant for both. It can facilitate the practitioners’ work and increase marketing credibility in the organizations and in the business academy. However, this theme doesn’t have consensus on concepts. And besides, some measurements are not very clear and are difficult to operate. Therefore, it is necessary to define more fully the constructs, concepts and metrics.application/pdfporFaces : uma revista de idéias. Vol. 9, n. 2 (abr./jun. 2010), p. 143-154MarketingProdutividadeDesempenhoEficiênciaEficáciaMarketing productivityMetricsEffectivenessEfficiency and theoryReflexões sobre a produtividade de marketingReflections on marketing essays info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000757717.pdf.txt000757717.pdf.txtExtracted Texttext/plain43249http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224426/2/000757717.pdf.txtc9d112f8877c35e78fbe319331a3efd8MD52ORIGINAL000757717.pdfTexto completoapplication/pdf500794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224426/1/000757717.pdf71b2fd5f73ecbbcd31d83362ca106598MD5110183/2244262021-08-18 04:49:58.805445oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224426Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:49:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre a produtividade de marketing |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Reflections on marketing essays |
title |
Reflexões sobre a produtividade de marketing |
spellingShingle |
Reflexões sobre a produtividade de marketing Oliveira, Marta Olívia Rovedder de Marketing Produtividade Desempenho Eficiência Eficácia Marketing productivity Metrics Effectiveness Efficiency and theory |
title_short |
Reflexões sobre a produtividade de marketing |
title_full |
Reflexões sobre a produtividade de marketing |
title_fullStr |
Reflexões sobre a produtividade de marketing |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a produtividade de marketing |
title_sort |
Reflexões sobre a produtividade de marketing |
author |
Oliveira, Marta Olívia Rovedder de |
author_facet |
Oliveira, Marta Olívia Rovedder de Rossi, Carlos Alberto Vargas |
author_role |
author |
author2 |
Rossi, Carlos Alberto Vargas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marta Olívia Rovedder de Rossi, Carlos Alberto Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Produtividade Desempenho Eficiência Eficácia |
topic |
Marketing Produtividade Desempenho Eficiência Eficácia Marketing productivity Metrics Effectiveness Efficiency and theory |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Marketing productivity Metrics Effectiveness Efficiency and theory |
description |
Este ensaio objetiva fomentar a discussão e análise crítica sobre a Produtividade de Marketing, e sua influência na respectiva disciplina. Para tanto, busca abordar aspectos conceituais e averiguar a evolução do pensamento sobre Produtividade de Marketing. Algumas reflexões foram tecidas, verificando que tal tema pode permitir uma aproximação entre teoria e prática. Crê-se que trabalhos relativos à Produtividade de Marketing e suas consequentes divulgações são extremamente importantes para facilitar o trabalho dos práticos na busca pelo aumento da credibilidade da área de marketing e, por conseguinte, da própria disciplina de marketing frente às outras áreas de conhecimento que tratam sobre negócios. Entretanto, ainda falta consenso sobre conceitos e construtos desse tema e algumas mensurações não são muito claras ou são de difícil operacionalização. Assim, é necessário organizar as bases, definir mais cabalmente os conceitos e definições e aprimorar as métricas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-23T04:41:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/224426 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-8900 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000757717 |
identifier_str_mv |
1517-8900 000757717 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/224426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Faces : uma revista de idéias. Vol. 9, n. 2 (abr./jun. 2010), p. 143-154 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224426/2/000757717.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224426/1/000757717.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c9d112f8877c35e78fbe319331a3efd8 71b2fd5f73ecbbcd31d83362ca106598 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225027581902848 |