Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIAS, Leissa Wana Alves de.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: CAVALCANTI, Elmano Pontes.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31510
Resumo: Com as crescentes mudanças e transformações do mundo globalizado, as empresas vêem a necessidade de melhorar e desenvolver seus ativos e competências no mercado. Isso inclui a necessidade de uma orientação para o mercado e maiores níveis de satisfação para os consumidores. Diante disso, a eficácia de marketing surge como um imperativo de suporte na configuração de um posicionamento competitivo. O objetivo deste estudo foi analisar até que ponto o marketing das empresas é eficaz. Para tal foi utilizada uma metodologia exploratória e descritiva. O foco da pesquisa foi às pequenas, média e grandes empresas dos setores de comércio e dos setores de serviço, concretizados através de uma amostra censitária. A técnica de coleta de dados foi à entrevista, com abordagens quantitativas e qualitativas. De maneira geral, a eficácia de marketing apresentou um relacionamento positivo e significativo com sucesso empresarial. Para tanto, apenas o indicador organização integrada de marketing apresentou grau de desempenho médio.
id UFCG_ae21722db8981939acfc9c440db003a3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31510
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Com as crescentes mudanças e transformações do mundo globalizado, as empresas vêem a necessidade de melhorar e desenvolver seus ativos e competências no mercado. Isso inclui a necessidade de uma orientação para o mercado e maiores níveis de satisfação para os consumidores. Diante disso, a eficácia de marketing surge como um imperativo de suporte na configuração de um posicionamento competitivo. O objetivo deste estudo foi analisar até que ponto o marketing das empresas é eficaz. Para tal foi utilizada uma metodologia exploratória e descritiva. O foco da pesquisa foi às pequenas, média e grandes empresas dos setores de comércio e dos setores de serviço, concretizados através de uma amostra censitária. A técnica de coleta de dados foi à entrevista, com abordagens quantitativas e qualitativas. De maneira geral, a eficácia de marketing apresentou um relacionamento positivo e significativo com sucesso empresarial. Para tanto, apenas o indicador organização integrada de marketing apresentou grau de desempenho médio.With the growing changes and transformations in the globalized world, companies see the need to improve and develop their assets and skills in the market. This includes the need for guidance to the market and higher levels of satisfaction to consumers. In face it, the effectiveness of marketing is a need for support in setting up a competitive position. This study aimed to examine to what extent the business marketing is effective. For this we used an exploratory and descriptive methodology. The focus of the research was to small, medium and large enterprises in the trade sectors and service sectors, developed through a sample census. The technique of data collection was the interview with quantitative and qualitative approaches. In general, the effectiveness of marketing presented a positive and significant relationship with business success. Thus, only the indicator of integrated marketing organization showed medium level of performance.Submitted by Renata Cardoso (renaatachaves97@hotmail.com) on 2023-08-21T15:54:57Z No. of bitstreams: 1 INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E MARKETING COMO SUPORTE DE APOIO PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL - ANAIS CIC-UFCG 2009.pdf: 697446 bytes, checksum: b079cf33b7c80da0a04dde6c98174fb0 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-21T15:54:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E MARKETING COMO SUPORTE DE APOIO PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL - ANAIS CIC-UFCG 2009.pdf: 697446 bytes, checksum: b079cf33b7c80da0a04dde6c98174fb0 (MD5) Previous issue date: 2009Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilAdministração.MarketingEficácia de marketingSucesso organizacionalComércio e serviçosMarketing effectivenessOrganizational successTrade and services6Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing.Competitive intelligence and marketing as business performance support: the competitive marketing effectiveness.20092023-08-21T15:54:57Z2023-08-212023-08-21T15:54:57Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31510FARIAS, Leissa Wana Alves de; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31510info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporFARIAS, Leissa Wana Alves de.CAVALCANTI, Elmano Pontes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/31510/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALINTELIGÊNCIA COMPETITIVA E MARKETING COMO SUPORTE DE APOIO PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL - ANAIS CIC-UFCG 2009.pdfINTELIGÊNCIA COMPETITIVA E MARKETING COMO SUPORTE DE APOIO PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL - ANAIS CIC-UFCG 2009.pdfapplication/pdf697446http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/31510/1/INTELIG%C3%8ANCIA+COMPETITIVA+E+MARKETING+COMO+SUPORTE+DE+APOIO+PARA+O+SUCESSO+ORGANIZACIONAL+-+ANAIS+CIC-UFCG+2009.pdfb079cf33b7c80da0a04dde6c98174fb0MD51riufcg/315102023-08-21 12:55:37.683oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-21T15:55:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Competitive intelligence and marketing as business performance support: the competitive marketing effectiveness.
title Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing.
spellingShingle Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing.
FARIAS, Leissa Wana Alves de.
Administração.
Marketing
Eficácia de marketing
Sucesso organizacional
Comércio e serviços
Marketing effectiveness
Organizational success
Trade and services
title_short Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing.
title_full Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing.
title_fullStr Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing.
title_full_unstemmed Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing.
title_sort Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing.
author FARIAS, Leissa Wana Alves de.
author_facet FARIAS, Leissa Wana Alves de.
CAVALCANTI, Elmano Pontes.
author_role author
author2 CAVALCANTI, Elmano Pontes.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FARIAS, Leissa Wana Alves de.
CAVALCANTI, Elmano Pontes.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração.
topic Administração.
Marketing
Eficácia de marketing
Sucesso organizacional
Comércio e serviços
Marketing effectiveness
Organizational success
Trade and services
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Eficácia de marketing
Sucesso organizacional
Comércio e serviços
Marketing effectiveness
Organizational success
Trade and services
description Com as crescentes mudanças e transformações do mundo globalizado, as empresas vêem a necessidade de melhorar e desenvolver seus ativos e competências no mercado. Isso inclui a necessidade de uma orientação para o mercado e maiores níveis de satisfação para os consumidores. Diante disso, a eficácia de marketing surge como um imperativo de suporte na configuração de um posicionamento competitivo. O objetivo deste estudo foi analisar até que ponto o marketing das empresas é eficaz. Para tal foi utilizada uma metodologia exploratória e descritiva. O foco da pesquisa foi às pequenas, média e grandes empresas dos setores de comércio e dos setores de serviço, concretizados através de uma amostra censitária. A técnica de coleta de dados foi à entrevista, com abordagens quantitativas e qualitativas. De maneira geral, a eficácia de marketing apresentou um relacionamento positivo e significativo com sucesso empresarial. Para tanto, apenas o indicador organização integrada de marketing apresentou grau de desempenho médio.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-21T15:54:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-21
2023-08-21T15:54:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31510
dc.identifier.citation.fl_str_mv FARIAS, Leissa Wana Alves de; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31510
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31510
identifier_str_mv FARIAS, Leissa Wana Alves de; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da eficácia de marketing. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/31510/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/31510/1/INTELIG%C3%8ANCIA+COMPETITIVA+E+MARKETING+COMO+SUPORTE+DE+APOIO+PARA+O+SUCESSO+ORGANIZACIONAL+-+ANAIS+CIC-UFCG+2009.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
b079cf33b7c80da0a04dde6c98174fb0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1799308941940752384