O ensino de farmácia no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menda, Beatriz Buksztejn Castiel
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Fernandes, Zilamar Costa, Seixas, Louise Marguerite Jeanty de, Kolling, Iara Godinho, Ene, Liane Leipnitz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19315
Resumo: O atual modelo de ensino farmacêutico, muito voltado ao tecnicismo e pouco integrado às questões de saúde pública e assistência farmacêutica, não está formando de maneira adequada o profissional que a sociedade exige. Através da busca de referenciais tais como conceito de currículo e componentes curriculares, modelos de ensino, traçado do perfil profissional e adequação da formação acadêmica à realidade social, tem-se procurado propor um modelo que reforce a assistência farmacêutica como atitude fundamental enquanto profissional da saúde, preenchendo lacunas existentes no currículo atual.
id UFRGS-2_4eece76057953e1d95b66b3b83b3b9e6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19315
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Menda, Beatriz Buksztejn CastielFernandes, Zilamar CostaSeixas, Louise Marguerite Jeanty deKolling, Iara GodinhoEne, Liane Leipnitz2010-04-16T09:09:13Z19940102-6593http://hdl.handle.net/10183/19315000264022O atual modelo de ensino farmacêutico, muito voltado ao tecnicismo e pouco integrado às questões de saúde pública e assistência farmacêutica, não está formando de maneira adequada o profissional que a sociedade exige. Através da busca de referenciais tais como conceito de currículo e componentes curriculares, modelos de ensino, traçado do perfil profissional e adequação da formação acadêmica à realidade social, tem-se procurado propor um modelo que reforce a assistência farmacêutica como atitude fundamental enquanto profissional da saúde, preenchendo lacunas existentes no currículo atual.The present model of Pharmacy teaching, strongly attached to technicism and very little to public health and pharmaceutical care, is not preparing the professional that the society needs. Through the search of references such as curriculum concept and components, teaching models, design of professional profile and adequation of academic graduation to the social reality, it has been proposed a teaching model able to improve pharmaceutical care as an essential health professional function, filling the blanks to the present curriculum.application/pdfporCaderno de farmácia. Porto Alegre, RS. Vol. 10, n. 1 (jan./jun. 1994), p. 19-29Ensino : FarmaciaFarmacêuticosPharmaceutical educationCurriculumPharmaceutical careTeaching modelsProfessional profilesO ensino de farmácia no BrasilPharmacy teaching in Brazil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000264022.pdf000264022.pdfTexto completoapplication/pdf1587350http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19315/1/000264022.pdfcaed3ff0c6f18d99dadd1ae37e7d90d9MD51TEXT000264022.pdf.txt000264022.pdf.txtExtracted Texttext/plain38578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19315/2/000264022.pdf.txteec18d280fbd5098ded7354d6c5a278cMD52THUMBNAIL000264022.pdf.jpg000264022.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19315/3/000264022.pdf.jpgb06707af41d782b05acdbeacbae77c3eMD5310183/193152018-10-11 08:58:29.639oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19315Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:58:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de farmácia no Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pharmacy teaching in Brazil
title O ensino de farmácia no Brasil
spellingShingle O ensino de farmácia no Brasil
Menda, Beatriz Buksztejn Castiel
Ensino : Farmacia
Farmacêuticos
Pharmaceutical education
Curriculum
Pharmaceutical care
Teaching models
Professional profiles
title_short O ensino de farmácia no Brasil
title_full O ensino de farmácia no Brasil
title_fullStr O ensino de farmácia no Brasil
title_full_unstemmed O ensino de farmácia no Brasil
title_sort O ensino de farmácia no Brasil
author Menda, Beatriz Buksztejn Castiel
author_facet Menda, Beatriz Buksztejn Castiel
Fernandes, Zilamar Costa
Seixas, Louise Marguerite Jeanty de
Kolling, Iara Godinho
Ene, Liane Leipnitz
author_role author
author2 Fernandes, Zilamar Costa
Seixas, Louise Marguerite Jeanty de
Kolling, Iara Godinho
Ene, Liane Leipnitz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menda, Beatriz Buksztejn Castiel
Fernandes, Zilamar Costa
Seixas, Louise Marguerite Jeanty de
Kolling, Iara Godinho
Ene, Liane Leipnitz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino : Farmacia
Farmacêuticos
topic Ensino : Farmacia
Farmacêuticos
Pharmaceutical education
Curriculum
Pharmaceutical care
Teaching models
Professional profiles
dc.subject.eng.fl_str_mv Pharmaceutical education
Curriculum
Pharmaceutical care
Teaching models
Professional profiles
description O atual modelo de ensino farmacêutico, muito voltado ao tecnicismo e pouco integrado às questões de saúde pública e assistência farmacêutica, não está formando de maneira adequada o profissional que a sociedade exige. Através da busca de referenciais tais como conceito de currículo e componentes curriculares, modelos de ensino, traçado do perfil profissional e adequação da formação acadêmica à realidade social, tem-se procurado propor um modelo que reforce a assistência farmacêutica como atitude fundamental enquanto profissional da saúde, preenchendo lacunas existentes no currículo atual.
publishDate 1994
dc.date.issued.fl_str_mv 1994
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:09:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19315
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6593
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000264022
identifier_str_mv 0102-6593
000264022
url http://hdl.handle.net/10183/19315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno de farmácia. Porto Alegre, RS. Vol. 10, n. 1 (jan./jun. 1994), p. 19-29
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19315/1/000264022.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19315/2/000264022.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19315/3/000264022.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv caed3ff0c6f18d99dadd1ae37e7d90d9
eec18d280fbd5098ded7354d6c5a278c
b06707af41d782b05acdbeacbae77c3e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224701722230784