O ensino de farmácia no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/19315 |
Resumo: | O atual modelo de ensino farmacêutico, muito voltado ao tecnicismo e pouco integrado às questões de saúde pública e assistência farmacêutica, não está formando de maneira adequada o profissional que a sociedade exige. Através da busca de referenciais tais como conceito de currículo e componentes curriculares, modelos de ensino, traçado do perfil profissional e adequação da formação acadêmica à realidade social, tem-se procurado propor um modelo que reforce a assistência farmacêutica como atitude fundamental enquanto profissional da saúde, preenchendo lacunas existentes no currículo atual. |
id |
UFRGS-2_4eece76057953e1d95b66b3b83b3b9e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19315 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Menda, Beatriz Buksztejn CastielFernandes, Zilamar CostaSeixas, Louise Marguerite Jeanty deKolling, Iara GodinhoEne, Liane Leipnitz2010-04-16T09:09:13Z19940102-6593http://hdl.handle.net/10183/19315000264022O atual modelo de ensino farmacêutico, muito voltado ao tecnicismo e pouco integrado às questões de saúde pública e assistência farmacêutica, não está formando de maneira adequada o profissional que a sociedade exige. Através da busca de referenciais tais como conceito de currículo e componentes curriculares, modelos de ensino, traçado do perfil profissional e adequação da formação acadêmica à realidade social, tem-se procurado propor um modelo que reforce a assistência farmacêutica como atitude fundamental enquanto profissional da saúde, preenchendo lacunas existentes no currículo atual.The present model of Pharmacy teaching, strongly attached to technicism and very little to public health and pharmaceutical care, is not preparing the professional that the society needs. Through the search of references such as curriculum concept and components, teaching models, design of professional profile and adequation of academic graduation to the social reality, it has been proposed a teaching model able to improve pharmaceutical care as an essential health professional function, filling the blanks to the present curriculum.application/pdfporCaderno de farmácia. Porto Alegre, RS. Vol. 10, n. 1 (jan./jun. 1994), p. 19-29Ensino : FarmaciaFarmacêuticosPharmaceutical educationCurriculumPharmaceutical careTeaching modelsProfessional profilesO ensino de farmácia no BrasilPharmacy teaching in Brazil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000264022.pdf000264022.pdfTexto completoapplication/pdf1587350http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19315/1/000264022.pdfcaed3ff0c6f18d99dadd1ae37e7d90d9MD51TEXT000264022.pdf.txt000264022.pdf.txtExtracted Texttext/plain38578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19315/2/000264022.pdf.txteec18d280fbd5098ded7354d6c5a278cMD52THUMBNAIL000264022.pdf.jpg000264022.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19315/3/000264022.pdf.jpgb06707af41d782b05acdbeacbae77c3eMD5310183/193152018-10-11 08:58:29.639oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19315Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:58:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de farmácia no Brasil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pharmacy teaching in Brazil |
title |
O ensino de farmácia no Brasil |
spellingShingle |
O ensino de farmácia no Brasil Menda, Beatriz Buksztejn Castiel Ensino : Farmacia Farmacêuticos Pharmaceutical education Curriculum Pharmaceutical care Teaching models Professional profiles |
title_short |
O ensino de farmácia no Brasil |
title_full |
O ensino de farmácia no Brasil |
title_fullStr |
O ensino de farmácia no Brasil |
title_full_unstemmed |
O ensino de farmácia no Brasil |
title_sort |
O ensino de farmácia no Brasil |
author |
Menda, Beatriz Buksztejn Castiel |
author_facet |
Menda, Beatriz Buksztejn Castiel Fernandes, Zilamar Costa Seixas, Louise Marguerite Jeanty de Kolling, Iara Godinho Ene, Liane Leipnitz |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Zilamar Costa Seixas, Louise Marguerite Jeanty de Kolling, Iara Godinho Ene, Liane Leipnitz |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menda, Beatriz Buksztejn Castiel Fernandes, Zilamar Costa Seixas, Louise Marguerite Jeanty de Kolling, Iara Godinho Ene, Liane Leipnitz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino : Farmacia Farmacêuticos |
topic |
Ensino : Farmacia Farmacêuticos Pharmaceutical education Curriculum Pharmaceutical care Teaching models Professional profiles |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pharmaceutical education Curriculum Pharmaceutical care Teaching models Professional profiles |
description |
O atual modelo de ensino farmacêutico, muito voltado ao tecnicismo e pouco integrado às questões de saúde pública e assistência farmacêutica, não está formando de maneira adequada o profissional que a sociedade exige. Através da busca de referenciais tais como conceito de currículo e componentes curriculares, modelos de ensino, traçado do perfil profissional e adequação da formação acadêmica à realidade social, tem-se procurado propor um modelo que reforce a assistência farmacêutica como atitude fundamental enquanto profissional da saúde, preenchendo lacunas existentes no currículo atual. |
publishDate |
1994 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1994 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T09:09:13Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/19315 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-6593 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000264022 |
identifier_str_mv |
0102-6593 000264022 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/19315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Caderno de farmácia. Porto Alegre, RS. Vol. 10, n. 1 (jan./jun. 1994), p. 19-29 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19315/1/000264022.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19315/2/000264022.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19315/3/000264022.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
caed3ff0c6f18d99dadd1ae37e7d90d9 eec18d280fbd5098ded7354d6c5a278c b06707af41d782b05acdbeacbae77c3e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224701722230784 |