Modelo conceitual para o ensino do cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35329 |
Resumo: | Objetivo: Estabelecer um Modelo Conceitual de Cuidado Farmacêutico para a Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará, fundamentado em valores éticos, competência organizacional, capacidade de integração e proatividade. Metodologia: Pesquisa-ação, prospectiva, descritiva e analítica. Resultados: Apresenta-se os resultados objetivos e subjetivos quanto as percepções de discentes e docentes quanto a atual estrutura e organização da Farmácia Escola; os quais fundamentaram a elaboração de um Modelo Conceitual de Cuidados Farmacêutico pautado na estratégia de simulação realística. Conclusão: O modelo conceitual e as ferramentas para o cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará, foi elaborado a partir de uma perspectiva de cuidado centrado no utente, sendo as intervenções pautadas no contexto do utente, sua experiência subjetiva com as doenças e com os medicamentos, utilizando-se, por fim, de diferentes estratégias de comunicação e do desenvolvimento de habilidades para incentivar os utentes a participarem das decisões sobre as possibilidades de solução dos problemas identificados. |
id |
UNIFEI_9416a112465d602524f95325cda96895 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35329 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelo conceitual para o ensino do cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, ParáConceptual model of pharmaceutical care for the University Pharmacy of Faculdade Integrada Carajás, Redenção, ParáModelo conceptual de cuidado farmacêutico para una Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, ParáEducationUniversity PharmacyPharmaceutical EducationPharmaceutical ServicesPharmaceutical care.EducaciónFarmacia UniversitariaEducación FarmacéuticaServicios farmacéuticosCuidado farmacéutico.EducaçãoFarmácia EscolaEnsino FarmacêuticoServiços FarmacêuticosCuidado farmacêutico.Objetivo: Estabelecer um Modelo Conceitual de Cuidado Farmacêutico para a Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará, fundamentado em valores éticos, competência organizacional, capacidade de integração e proatividade. Metodologia: Pesquisa-ação, prospectiva, descritiva e analítica. Resultados: Apresenta-se os resultados objetivos e subjetivos quanto as percepções de discentes e docentes quanto a atual estrutura e organização da Farmácia Escola; os quais fundamentaram a elaboração de um Modelo Conceitual de Cuidados Farmacêutico pautado na estratégia de simulação realística. Conclusão: O modelo conceitual e as ferramentas para o cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará, foi elaborado a partir de uma perspectiva de cuidado centrado no utente, sendo as intervenções pautadas no contexto do utente, sua experiência subjetiva com as doenças e com os medicamentos, utilizando-se, por fim, de diferentes estratégias de comunicação e do desenvolvimento de habilidades para incentivar os utentes a participarem das decisões sobre as possibilidades de solução dos problemas identificados.Objective: To establish a Conceptual Model of Pharmaceutical Care for the University Pharmacy of Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará, based on ethical values, organizational competence, integration capacity and proactivity. Methodology: Action research, prospective, descriptive, and analytical. Results: The objective and subjective results are presented regarding the perceptions of students and teachers regarding the current structure and organization of the School Pharmacy, which supported the elaboration of a Conceptual Model of Pharmaceutical Care based on the strategy of realistic simulation. Conclusion: The conceptual model and tools for pharmaceutical care at the School Pharmacy of Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará, was developed from a patient-centered care perspective, with interventions based on the patient's context, his subjective experience with diseases and with drugs, finally using different communication strategies and skills development to encourage patients to participate in decisions about the possibilities of solving the identified problems.Objetivo: Establecer un Modelo Conceptual de Atención Farmacéutica para la Farmacia Universitaria de la Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará, basado en valores éticos, competencia organizacional, capacidad de integración y proactividad. Metodología: Investigación acción, prospectiva, descriptiva y analítica. Resultados: Se presentan los resultados objetivos y subjetivos en cuanto a las percepciones de estudiantes y docentes sobre la estructura y organización actual de la Farmacia Escolar; que apoyó la elaboración de un Modelo Conceptual de Atención Farmacéutica basado en la estrategia de simulación realista. Conclusión: El modelo conceptual y las herramientas para la atención farmacéutica en la Facultad de Farmacia de la Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará, se desarrolló desde una perspectiva de atención centrada en el utente, con intervenciones basadas en el contexto del utente, su experiencia subjetiva con enfermedades y con medicamentos, finalmente utilizando diferentes estrategias de comunicación y desarrollo de habilidades para animar a los utentes a participar en las decisiones sobre las posibilidades de solución de los problemas identificados.Research, Society and Development2022-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3532910.33448/rsd-v11i13.35329Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e420111335329Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e420111335329Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e4201113353292525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35329/29857Copyright (c) 2022 Yolanda de Jesus Morais; Orenzio Solerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Yolanda de Jesus Soler, Orenzio 2022-10-17T13:43:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35329Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:17.138866Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo conceitual para o ensino do cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará Conceptual model of pharmaceutical care for the University Pharmacy of Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará Modelo conceptual de cuidado farmacêutico para una Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará |
title |
Modelo conceitual para o ensino do cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará |
spellingShingle |
Modelo conceitual para o ensino do cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará Morais, Yolanda de Jesus Education University Pharmacy Pharmaceutical Education Pharmaceutical Services Pharmaceutical care. Educación Farmacia Universitaria Educación Farmacéutica Servicios farmacéuticos Cuidado farmacéutico. Educação Farmácia Escola Ensino Farmacêutico Serviços Farmacêuticos Cuidado farmacêutico. |
title_short |
Modelo conceitual para o ensino do cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará |
title_full |
Modelo conceitual para o ensino do cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará |
title_fullStr |
Modelo conceitual para o ensino do cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará |
title_full_unstemmed |
Modelo conceitual para o ensino do cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará |
title_sort |
Modelo conceitual para o ensino do cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará |
author |
Morais, Yolanda de Jesus |
author_facet |
Morais, Yolanda de Jesus Soler, Orenzio |
author_role |
author |
author2 |
Soler, Orenzio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Yolanda de Jesus Soler, Orenzio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education University Pharmacy Pharmaceutical Education Pharmaceutical Services Pharmaceutical care. Educación Farmacia Universitaria Educación Farmacéutica Servicios farmacéuticos Cuidado farmacéutico. Educação Farmácia Escola Ensino Farmacêutico Serviços Farmacêuticos Cuidado farmacêutico. |
topic |
Education University Pharmacy Pharmaceutical Education Pharmaceutical Services Pharmaceutical care. Educación Farmacia Universitaria Educación Farmacéutica Servicios farmacéuticos Cuidado farmacéutico. Educação Farmácia Escola Ensino Farmacêutico Serviços Farmacêuticos Cuidado farmacêutico. |
description |
Objetivo: Estabelecer um Modelo Conceitual de Cuidado Farmacêutico para a Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará, fundamentado em valores éticos, competência organizacional, capacidade de integração e proatividade. Metodologia: Pesquisa-ação, prospectiva, descritiva e analítica. Resultados: Apresenta-se os resultados objetivos e subjetivos quanto as percepções de discentes e docentes quanto a atual estrutura e organização da Farmácia Escola; os quais fundamentaram a elaboração de um Modelo Conceitual de Cuidados Farmacêutico pautado na estratégia de simulação realística. Conclusão: O modelo conceitual e as ferramentas para o cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará, foi elaborado a partir de uma perspectiva de cuidado centrado no utente, sendo as intervenções pautadas no contexto do utente, sua experiência subjetiva com as doenças e com os medicamentos, utilizando-se, por fim, de diferentes estratégias de comunicação e do desenvolvimento de habilidades para incentivar os utentes a participarem das decisões sobre as possibilidades de solução dos problemas identificados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35329 10.33448/rsd-v11i13.35329 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35329 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i13.35329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35329/29857 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Yolanda de Jesus Morais; Orenzio Soler https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Yolanda de Jesus Morais; Orenzio Soler https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e420111335329 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e420111335329 Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e420111335329 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052827594391552 |