Modelo conceitual para o ensino do cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Yolanda de Jesus
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Soler, Orenzio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35329
Resumo: Objetivo: Estabelecer um Modelo Conceitual de Cuidado Farmacêutico para a Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará, fundamentado em valores éticos, competência organizacional, capacidade de integração e proatividade. Metodologia: Pesquisa-ação, prospectiva, descritiva e analítica. Resultados: Apresenta-se os resultados objetivos e subjetivos quanto as percepções de discentes e docentes quanto a atual estrutura e organização da Farmácia Escola; os quais fundamentaram a elaboração de um Modelo Conceitual de Cuidados Farmacêutico pautado na estratégia de simulação realística. Conclusão: O modelo conceitual e as ferramentas para o cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará, foi elaborado a partir de uma perspectiva de cuidado centrado no utente, sendo as intervenções pautadas no contexto do utente, sua experiência subjetiva com as doenças e com os medicamentos, utilizando-se, por fim, de diferentes estratégias de comunicação e do desenvolvimento de habilidades para incentivar os utentes a participarem das decisões sobre as possibilidades de solução dos problemas identificados.
id UNIFEI_9416a112465d602524f95325cda96895
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35329
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Modelo conceitual para o ensino do cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, ParáConceptual model of pharmaceutical care for the University Pharmacy of Faculdade Integrada Carajás, Redenção, ParáModelo conceptual de cuidado farmacêutico para una Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, ParáEducationUniversity PharmacyPharmaceutical EducationPharmaceutical ServicesPharmaceutical care.EducaciónFarmacia UniversitariaEducación FarmacéuticaServicios farmacéuticosCuidado farmacéutico.EducaçãoFarmácia EscolaEnsino FarmacêuticoServiços FarmacêuticosCuidado farmacêutico.Objetivo: Estabelecer um Modelo Conceitual de Cuidado Farmacêutico para a Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará, fundamentado em valores éticos, competência organizacional, capacidade de integração e proatividade. Metodologia: Pesquisa-ação, prospectiva, descritiva e analítica. Resultados: Apresenta-se os resultados objetivos e subjetivos quanto as percepções de discentes e docentes quanto a atual estrutura e organização da Farmácia Escola; os quais fundamentaram a elaboração de um Modelo Conceitual de Cuidados Farmacêutico pautado na estratégia de simulação realística. Conclusão: O modelo conceitual e as ferramentas para o cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará, foi elaborado a partir de uma perspectiva de cuidado centrado no utente, sendo as intervenções pautadas no contexto do utente, sua experiência subjetiva com as doenças e com os medicamentos, utilizando-se, por fim, de diferentes estratégias de comunicação e do desenvolvimento de habilidades para incentivar os utentes a participarem das decisões sobre as possibilidades de solução dos problemas identificados.Objective: To establish a Conceptual Model of Pharmaceutical Care for the University Pharmacy of Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará, based on ethical values, organizational competence, integration capacity and proactivity. Methodology: Action research, prospective, descriptive, and analytical. Results: The objective and subjective results are presented regarding the perceptions of students and teachers regarding the current structure and organization of the School Pharmacy, which supported the elaboration of a Conceptual Model of Pharmaceutical Care based on the strategy of realistic simulation. Conclusion: The conceptual model and tools for pharmaceutical care at the School Pharmacy of Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará, was developed from a patient-centered care perspective, with interventions based on the patient's context, his subjective experience with diseases and with drugs, finally using different communication strategies and skills development to encourage patients to participate in decisions about the possibilities of solving the identified problems.Objetivo: Establecer un Modelo Conceptual de Atención Farmacéutica para la Farmacia Universitaria de la Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará, basado en valores éticos, competencia organizacional, capacidad de integración y proactividad. Metodología: Investigación acción, prospectiva, descriptiva y analítica. Resultados: Se presentan los resultados objetivos y subjetivos en cuanto a las percepciones de estudiantes y docentes sobre la estructura y organización actual de la Farmacia Escolar; que apoyó la elaboración de un Modelo Conceptual de Atención Farmacéutica basado en la estrategia de simulación realista. Conclusión: El modelo conceptual y las herramientas para la atención farmacéutica en la Facultad de Farmacia de la Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará, se desarrolló desde una perspectiva de atención centrada en el utente, con intervenciones basadas en el contexto del utente, su experiencia subjetiva con enfermedades y con medicamentos, finalmente utilizando diferentes estrategias de comunicación y desarrollo de habilidades para animar a los utentes a participar en las decisiones sobre las posibilidades de solución de los problemas identificados.Research, Society and Development2022-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3532910.33448/rsd-v11i13.35329Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e420111335329Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e420111335329Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e4201113353292525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35329/29857Copyright (c) 2022 Yolanda de Jesus Morais; Orenzio Solerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Yolanda de Jesus Soler, Orenzio 2022-10-17T13:43:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35329Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:17.138866Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo conceitual para o ensino do cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará
Conceptual model of pharmaceutical care for the University Pharmacy of Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará
Modelo conceptual de cuidado farmacêutico para una Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará
title Modelo conceitual para o ensino do cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará
spellingShingle Modelo conceitual para o ensino do cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará
Morais, Yolanda de Jesus
Education
University Pharmacy
Pharmaceutical Education
Pharmaceutical Services
Pharmaceutical care.
Educación
Farmacia Universitaria
Educación Farmacéutica
Servicios farmacéuticos
Cuidado farmacéutico.
Educação
Farmácia Escola
Ensino Farmacêutico
Serviços Farmacêuticos
Cuidado farmacêutico.
title_short Modelo conceitual para o ensino do cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará
title_full Modelo conceitual para o ensino do cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará
title_fullStr Modelo conceitual para o ensino do cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará
title_full_unstemmed Modelo conceitual para o ensino do cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará
title_sort Modelo conceitual para o ensino do cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará
author Morais, Yolanda de Jesus
author_facet Morais, Yolanda de Jesus
Soler, Orenzio
author_role author
author2 Soler, Orenzio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Yolanda de Jesus
Soler, Orenzio
dc.subject.por.fl_str_mv Education
University Pharmacy
Pharmaceutical Education
Pharmaceutical Services
Pharmaceutical care.
Educación
Farmacia Universitaria
Educación Farmacéutica
Servicios farmacéuticos
Cuidado farmacéutico.
Educação
Farmácia Escola
Ensino Farmacêutico
Serviços Farmacêuticos
Cuidado farmacêutico.
topic Education
University Pharmacy
Pharmaceutical Education
Pharmaceutical Services
Pharmaceutical care.
Educación
Farmacia Universitaria
Educación Farmacéutica
Servicios farmacéuticos
Cuidado farmacéutico.
Educação
Farmácia Escola
Ensino Farmacêutico
Serviços Farmacêuticos
Cuidado farmacêutico.
description Objetivo: Estabelecer um Modelo Conceitual de Cuidado Farmacêutico para a Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará, fundamentado em valores éticos, competência organizacional, capacidade de integração e proatividade. Metodologia: Pesquisa-ação, prospectiva, descritiva e analítica. Resultados: Apresenta-se os resultados objetivos e subjetivos quanto as percepções de discentes e docentes quanto a atual estrutura e organização da Farmácia Escola; os quais fundamentaram a elaboração de um Modelo Conceitual de Cuidados Farmacêutico pautado na estratégia de simulação realística. Conclusão: O modelo conceitual e as ferramentas para o cuidado farmacêutico na Farmácia Escola da Faculdade Integrada Carajás, Redenção, Pará, foi elaborado a partir de uma perspectiva de cuidado centrado no utente, sendo as intervenções pautadas no contexto do utente, sua experiência subjetiva com as doenças e com os medicamentos, utilizando-se, por fim, de diferentes estratégias de comunicação e do desenvolvimento de habilidades para incentivar os utentes a participarem das decisões sobre as possibilidades de solução dos problemas identificados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35329
10.33448/rsd-v11i13.35329
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35329
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i13.35329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35329/29857
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Yolanda de Jesus Morais; Orenzio Soler
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Yolanda de Jesus Morais; Orenzio Soler
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e420111335329
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e420111335329
Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e420111335329
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052827594391552